HA-1 Esquilo EB-1011

vinheta-especial-forteEstivemos na tarde de ontem no Comando de Aviação do Exército, onde obtivemos mais algumas informações a respeito do acidente que envolveu a aeronave HA-1 Esquilo matrícula EB-1011, pertencente à Esquadrilha de Helicópteros de Instrução (EHI), do CIAvEx.

A aeronave em questão era tripulada pelo aluno Ten. Alexandre Noriyoshi Côrtes MASSUNARI e pelo instrutor Maj. Marcus Vinícius Pinheiro Dutra PIFFER.

Era o último voo do Estágio de Pilotagem Tática, o EPT 11, quando o aluno já se encontra no comando da aeronave (1P), supervisionado pelo instrutor que ocupa a posição de 2P. O retorno para o CAvEx estava programado para a manhã do dia 11.02, dia seguinte à conclusão do estágio.

Aparentemente, quando da realização de uma curva acentuada em navegação tática a baixa altura, a ponta de uma das pás do rotor principal veio a colidir com o solo, ocasionando a queda da aeronave na área de instrução da Aviação Naval, próxima ao morro São João e ao município de Casimiro de Abreu/RJ.

Mapa da RegiãoÁrea de Instr. Av. Naval

Outra aeronave que participava da mesma missão acionou a aeronave de emergência (HM-1 Pantera), que se encontrava na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), que dista aproximadamente 15 min. de voo do local onde se encontrava a aeronave “crasheada”, antes de pousar próximo ao EB-1011 para auxiliar o resgate dos dois tripulantes.

Mesmo ferido, o Maj. Piffer retirou o aluno dos destroços, que já se encontravam pegando fogo, e ainda ordenou que o mesmo fosse embarcado na primeira aeronave de resgate, que o evacuou para a Policlínica Naval de São Pedro da Aldeia (PNSPA), aproximadamente 18 min. após a queda da aeronave.

Em seguida, o Maj. Piffer também foi evacuado por uma aeronave AH-11A Super Lynx para a Macega, após aproximadamente 20 minutos da queda.

Assim, entre a queda da aeronave, o resgate dos tripulantes e a chegada a PNSPA, decorreram aproximados 30 minutos, demonstrando o alto grau de prontidão das aeronaves da AvEx e da Aviação Naval.

No período da tarde os dois tripulantes, já estabilizados, foram transferidos para o Hospital Central do Exército (HCE), no Rio.

No mesmo dia do acidente, o Gen. Bgd. Peternelli, comandante da AvEx, se mobilizou para a BAeNSPA, retornando no início da tarde de ontem ao CAvEx, juntamente com o Cel. Castro, Comandante do CIAvEx.

A aeronave sinistrada foi removida do local do acidente e já se encontra em trânsito para Taubaté.

O vídeo abaixo foi produzido pelo Maj. Piffer, durante o EPT de 2009 realizado na área de instrução da Aviação Naval, e dá uma noção de como é realizada a navegação tática a baixa altitude.

Abaixo, reproduzimos a mensagem que o Maj. Piffer deixou no seu site (www.vootatico.com.br), com relação ao acidente:

As minhas suspeitas de fraturas que haviam sido noticiadas não se confirmaram. Estou todo doído e ralado, com a cara mais feia que o normal, mas nada além disso. O Massunari também deve receber alta em breve.

Agradeço a todos que me enviaram mensagens por email, Facebook, Twitter etc. Espero que entendam que não vou poder responder a cada um individualmente.”

Nós do ForTe ficamos contentes de saber que o nosso amigo Piffer e o Ten. Massunari se recuperam bem e que, em breve, estarão de volta à ativa.

FOTO: Guilherme Wiltgen/ForTe

SAIBA MAIS:


Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo Ostra
Marcelo Ostra
14 anos atrás

O Maj Pifer é gente nossa, participa conosco ha bastante tempo

Desejamos em nome do Poder Naval sua mais breve recuperação e retorno para ensinar os “garotos” do EB a pilotar

o mesmo extendido ao Ten Massunari o mesmo

Saude, vida longa e prospera para ambos

Abs
Marcelo Lopes

marcelo lisboa ferilles
marcelo lisboa ferilles
13 anos atrás

Eu e toda a equipe da Policlinica de SPA, fizemos o melhor, agimos rapido, e com certeza.Os profissionais da Marinha do Brasil, tanto médicos e enfermeiros são muito safos, souberam atender a todos com eficiencia, e graças a Deus, nao teve consequencias piores neste acidente, ainda temos muito que aprender, mas este acidente demostra que tanto o resgate e o socorro dos profissuinais de saude, foram com exito e estamos prontos.