NATO ofensiva Afeganistão - EPA

vinheta-clipping-forteMARJAH, Afeganistão (Reuters) – Forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) lideradas pelos Estados Unidos lançaram uma grande ofensiva neste sábado contra a última fortaleza do Taliban na província mais violenta do Afeganistão. A ofensiva foi respondida rapidamente por militantes.

O ataque é um teste da estratégia do presidente norte-americano, Barack Obama, que ordenou em dezembro um aumento repentino no número de tropas no Afeganistão e início de uma campanha para impor controle do governo sobre áreas dominadas por rebeldes antes que as forças dos EUA se retirem do país em 2011.

Com horas de operação em andamento, fuzileiros dos EUA travavam batalhas com militantes do Talibã em Marjah, na província de Helmand, no sul do Afeganistão.

Três soldados norte-americanos morreram após um ataque numa estrada no sul do país. A Otan não divulgou detalhes do ataque e não ficou claro se os militares foram mortos durante a ofensiva.

Assim como civis no distrito habitado por 100 mil pessoas, os fuzileiros enfrentam o risco de detonarem uma série de bombas que acredita-se terem sido espalhadas pelo Talibã.

A operação envolve 15 mil soldados e recebeu o nome de Mushtarak, ou “juntos”, em uma alusão à determinação da Otan e das forças afegãs em trabalharem juntas para levar estabilidade ao país.

FONTE: Reuters e Brasil Online / FOTO: EPA

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marine
14 anos atrás

Galante,

You beat me to the punch!! Hehehehe

Ok, os 3 soldados morreram num ataque de IED mas numa area nao relacionada com a operacao. 2 outros soldados da OTAN morreram envolvidos na operacao, um por IED e o outro em um tiroteio, contanto a OTAN nao revelou suas identidades e geralmente isso quer dizer que nao sao americanos. Ja que britanicos e canadenses operam em Helmand eu arriscaria a dizer que eles devem ser dessas nacionalidades.

Ate agora tambem foram divulgadas 20 baixas de insurgentes.

Semper Fidelis!
Senta a Pua!!

Vassili
Vassili
14 anos atrás

Marine,

O sr tem alguma expectativa sobre o tempo necessário para o desfecho desta operação???????

Eu chuto que não dura mais que 72 horas, mesmo com os insurgentes talibãs estando bem acostumados com o relevo local…….. a qualidade do treinamento e a ação da aviação serão fatores determinantes para uma rápida aniquilação dos muja…..

abraços.

Semper Fi!

Marine
14 anos atrás

Vassily,

Te confesso que ainda nao tive tempo nem de olhar para o mapa de Marjah e arredores, entao fica dificil te dar uma opiniao profissional sem conhecer o terreno e ter acesso a dezenas de outras coisas mas em geral diria que dentro de uma semana nao havera mais resistencia organizada dentro da cidade.

Semper Fidelis!

Bernardo
Bernardo
14 anos atrás

Vassili,

Como vc, concordo que a força da otan é desproporcional em número, preparo e equipamentos….
Mas achar simplesmente que será barbada é errado….
Se for pra lembrar, estão lá já a 9 anos praticamente e até agora nada de ponto final…
Então, otimismo sim, mas com moderação!!