3° Batalhão de Aviação do Exército (Batalhão Pantera)

O 3º Batalhão de Aviação do Exército (3° BAvEx) é uma das mais recentes unidades aéreas surgidas com a última reestruturação pela qual passou a Aviação do Exército, sendo criado em 17 de agosto de 1993, data em que comemora seu aniversário.

Integrando a Força de Ação Rápida (FAR) do Exército, cuja missão é atuar rapidamente onde houver conflitos no território nacional, a unidade é composta de profissionais adestrados na arte de voar e fazer voar o helicóptero Pantera e hoje possui dez HM-1 Pantera e seis HA-1 Fennec.

É uma OM destinada ao emprego em ações de combate, e o eventual emprego de meios desta Unidade em missões de apoio ao combate e/ou missões de apoio logístico é uma decisão de Comando, que pode se justificar conforme as circunstâncias.

Desde 17 de janeiro deste ano, o 3° BAvEx possui um destacamento composto por cinco aeronaves HA-1 Fennec operando no complexo do Comando Militar do Oeste (CMO), sediado em Campo Grande/MS, para onde o Batalhão será transferido, tão logo estejam prontas as instalações que estão sendo construídas em uma área da Base Aérea de Campo Grande (BACG).

A unidade realiza os seguintes tipos de missões: Além das missões de apoio à Força Terrestre, o 3º BAvEx se destaca também pelas de caráter humanitário, tais como de evacuação aeromédica (EVAM), e de apoio à comunidade. Exemplos disso foi a missão de apoio ao governo do Paraná, em 1994, transportando um reservatório de água de 20.000 litros permitindo o fornecimento de água potável para toda comunidade de Superagui (litoral paranaense), sua atuação de combate ao fogo na região da reserva de Monte Pascoal em 1995 e a operação de apoio durante a enchente que assolou o litoral paulista em 1996.

O Batalhão Pantera, participou de grandes operações militares do Exército, tais como: a Operação Surumu, em 1994 na região amazônica; a Operação Rio, em 1995 e a Operação Tarauacá em 1995, realizada também na região amazônica.

Seus integrantes estão conscientes de que o Exército vive uma época em que a sociedade brasileira e o mundo redefinem conceitos e objetivos. Hoje, mais do que nunca, será verdadeiramente soberano o país cujo Exército dominar a 3ª dimensão do campo de batalha, o espaço aéreo.

Seatual Comandante é Cel. William

FOTOS: Guilherme Wiltgen/ForTe

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Galileu
Galileu
13 anos atrás

Tive a oportunidade de voar, participar de uma instrução com o 3º Batalhão, os pilotos são muito capacitados, e doidos, a julgar pelas manobras que eles fizeram, ahahah

Na ocasião voamos nesse esquilo, como o da foto, ainda com a pintura no padrão antigo.

Raptor
Raptor
13 anos atrás

Os gatos até que se apavoram mas, as pantera… haha… é amiga da onça… risos…

http://www.youtube.com/watch?v=nmzpTveD_bc

Raptor
Raptor
13 anos atrás

Ops falha crítica…

as = OS!!!!!!!!!

Raptor
Raptor
13 anos atrás

Os gatos até que se apavoram mas, os panteras… haha… são amigos da onça… risos…

http://www.youtube.com/watch?v=nmzpTveD_bc

Ps. editor favor apagar as anteriores, grato.

Sopa
Sopa
13 anos atrás

O que é uma pena, é a mesma coisa de sempre, poucos e antigos meios !

sDs,

Mauricio R.
13 anos atrás

Pantera e Esquilo, 2 tranqueiras francesas que não valem um centavo.
Taxí-aéreo fantasiado de helo militar.

Bandeira
13 anos atrás

Novidades no porto de Rio Grand/RS na data de hoje.