Revista do Clube Militar: entrevista com o General-de-Exército Heleno
O General-de-Exército Augusto Heleno Ribeiro Pereira é hoje um dos chefes militares mais respeitados e prestigiados do Exército Brasileiro. A partir de posicionamentos firmes, claros e sempre fiéis aos valores universais que temos orgulho de cultuar, granjeou uma legião de admiradores. Tem demonstrado especial apreço pelo Clube Militar, seja proferindo palestras e, assim, colaborando na discussão de temas nacionais importantes, seja comparecendo, seguidamente, a eventos programados nesta associação, apesar de residir fora do Rio de Janeiro, em Brasília. O Gen Heleno concordou em conceder esta entrevista à Revista do Clube Militar.
Revista – Gen Heleno, sua primeira participação no Clube foi proferindo uma palestra, sobre a Amazônia, que se tornou memorável. Após esse evento a situação da área de Raposa Serra do Sol evoluiu, a partir de uma decisão do STF. VExa julga que o desfecho do rumoroso caso foi satisfatório?
Gen Heleno – À época, exercia o cargo de Comandante Militar da Amazônia. Raposa Serra do Sol enquadrava-se em um contexto maior, no qual se destacava um documento intitulado “Declaração de Direitos dos Povos Indígenas”, cujo texto, em minha opinião, poderia motivar ações prejudiciais à integridade territorial e à segurança nacional. Em princípio, as decisões da Suprema Corte devem ser cumpridas e não discutidas. Vale a pena ressaltar que, no voto do Supremo Tribunal Federal, constam dezenove recomendações que reforçam e/ou estabelecem princípios relevantes com relação à demarcação, ocupação e exploração econômica de terras indígenas. Quem desejar maiores detalhes sobre a situação atual, aconselho a leitura da matéria da revista VEJA, de 05 de maio de 2010, sob o título “A Farra da Antropologia Oportunista”.
Revista – Como VExa avalia a situação atual da Amazônia, em termos de ameaças à soberania brasileira?
Gen Heleno – Apesar das restrições orçamentárias a que as Forças Armadas vêm sendo submetidas, com reflexos evidentes nos investimentos para sua modernização, julgo que não há ameaças iminentes à nossa soberania na Amazônia. Graças ao trabalho incansável e competente das Forças Armadas (única presença visível do Estado em muitas regiões da brasileira Amazônia), ao conhecimento que adquirimos da área e de suas peculiaridades e, principalmente, ao fato de possuirmos, em nossas organizações militares de fronteira, combatentes de selva reconhecidos internacionalmente como os melhores do planeta, preservamos um poder de combate e de dissuasão compatível. Recente reportagem do jornal “O GLOBO” fala sobre a prisão de um dirigente das FARC, em Manaus. Sabemos perfeitamente que a Cabeça do Cachorro, extensa área de selva, percorrida por inúmeros cursos d’água, favorece o tráfico da cocaína produzida na Colômbia e controlada, em grande parte, por aquele movimento ilegal que se vale de táticas terroristas. Isso não significa que as FARC tenham bases guerrilheiras estabelecidas em território brasileiro. O que foi descrito na matéria jornalística nada tem a ver com ações militares. É preciso deixar claro que nossa fronteira, em área de selva, se estende por mais de 11 mil quilômetros. A fronteira México – EUA, com apenas 3200 km, não chega a ser perfeitamente controlada, apesar de todos os recursos disponíveis e de se tratar de terreno desértico. Melhorar o controle de nossas fronteiras, aí incluído o combate aos ilícitos transnacionais, exige melhor aparelhamento das Forças Armadas e um trabalho conjunto e efetivo de todos os órgãos com responsabilidade nessa dificílima tarefa: Polícia Federal, Receita Federal, INCRA, IBAMA, Funai, Polícias Militares e Civis Estaduais etc. A Estratégia Nacional de Defesa contempla a Amazônia com flagrante e justa prioridade. Prevê, inclusive, a instalação de mais de vinte novas organizações militares na faixa de fronteira, além de largo aporte de recursos tecnológicos. Esperamos que isso aconteça.
Revista – A imprensa, nacional e internacional, tem apontado a existência de inúmeros problemas ligados à Ecologia na área amazônica. Como VExa vê essa exposição relativamente frequente?
Gen Heleno – Sabemos que a ambição de riqueza leva o homem a ignorar os limites da lei. O desmatamento da Amazônia Oriental, a exploração ilegal de madeiras, a extração clandestina de minérios, o tráfico de peles e animais silvestres, o roubo de nossa inesgotável biodiversidade preocupam e exigem medidas educativas e repressivas que coíbam os crimes ambientais. Não conseguiremos colocar a Amazônia e suas incalculáveis riquezas em uma redoma. É injusto que os povos da floresta sejam privados de explorar os recursos da selva, de forma sustentável e planejada. Serão eles, sejam ribeirinhos, indígenas, mestiços, habitantes de povoados e cidades da Amazônia, os grandes responsáveis pela preservação ecológica. Terão interesse em zelar intensamente pelo meio ambiente se dele retirarem recursos que atendam seus anseios. Precisam sentir-se amparados por ações governamentais que lhes proporcionem saúde, educação, segurança, infraestrutura, conforto, enfim, uma vida digna e próspera. Governantes sabem perfeitamente o que fazer para atingir esses objetivos. Não precisamos, nem devemos aceitar que estrangeiros, mesmo bem intencionados, interfiram ou intervenham em problemas genuinamente nacionais, principalmente quando o passado os condena e lhes falta força moral para nos ensinar qualquer coisa sobre Ecologia ou sobre relacionamento com indígenas.
Revista – Como VExa poderia resumir a situação do índio na região amazônica?
Gen Heleno – Antes de mais nada, reafirmo que o Exército Brasileiro é o maior interessado no bem-estar dos nossos povos indígenas. Em alguns batalhões da Amazônia, eles são maioria absoluta. Voluntários, representantes de numerosas etnias, orgulham-se de ser brasileiros, soldados, e constituem nosso grupo humano mais valioso. A eles devemos os ensinamentos que nos tornaram combatentes diferenciados em área de selva. A política indigenista, contestada por diversos setores, tem merecido maior atenção governamental. Providências e resultados ainda são bastante modestos diante da grandiosidade do problema, agravado pelas divergências em sua abordagem. Há muito que fazer, pelos órgãos competentes. Aos índios, na minha opinião, devemos oferecer a oportunidade de escolha entre o isolamento e a integração ao, impropriamente chamado, “mundo civilizado”. Não se justifica o abandono em que vivem algumas etnias e comunidades, muitas delas ávidas pelo acesso aos recursos mais desenvolvidos. É possível preservar a cultura e os costumes desses povos e, ao mesmo tempo, proporcionar-lhes saúde, educação, tecnologia e infraestrutura. Torço para que isso aconteça no mais curto prazo.
Revista – Após concluída a missão na Amazônia, VExa recebeu a missão de dirigir outra importante área do Exército, embora completa-mente distinta da anterior. Como foi sua adaptação ao setor de Ciência e Tecnologia?
Gen Heleno – A adaptação continua até hoje. Aprendo diariamente e estou convencido da importância capital da Ciência e Tecnologia no mundo moderno e, obviamente, no campo militar. No caso específico do Exército, lutamos por uma mudança de mentalidade que nos proporcione resultados. Avançamos bastante nesse aspecto. Queremos, a partir de objetivos claros e factíveis estabelecidos pelo Estado-Maior do Exército, dentro dos critérios de necessidades, prioridades e prazos, aproveitar as privilegiadas inteligências, lapidadas pelo Instituto Militar de Engenharia, para produzir o material de emprego militar da nossa Força Terrestre. Pesquisa e desenvolvimento de projetos dependem de investimento continuado e compatível. Exigem massa crítica de engenheiros, sem perda de qualidade, e gestores competentes. Seguindo orientação expressa da Estratégia Nacional de Defesa, não mais se farão aquisições sem que se garanta o offset, ou seja, a transferência de tecnologia, por mais que esse conceito seja polêmico e complexo. Se não formos autônomos na produção de itens estratégicos, poderemos, em situação de crise, perder a capacidade de atuar.
Revista – Quais os projetos, nessa área, com maior potencial de provocar impactos positivos na evolução da Força Terrestre?
Gen Heleno – São 85 projetos em desenvolvimento no Sistema de Ciência e Tecnologia. Vou destacar alguns que me parecem de fundamental importância:
– a prioridade um é a família de blindados sobre rodas. O protótipo será testado ainda esse ano;
– o radar Saber M60, tipicamente dual, poderá elevar consideravelmente nossa capacidade de vigilância na faixa de fronteira. Interessa à Petrobras, a Infraero, a Itaipu Binacional, ao CENSIPAN (Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amaz6nia) etc;
– o levantamento cartográfico da Amazônia é revolucionário. O radar empregado permite que a sondagem ultrapasse a copa das arvores e reflita exatamente o terreno, o que não acontecia anteriormente. Além da produção de cartas militares, haverá enorme progresso em mapeamento geológico, censo florestal, cartas de navegação fluvial, construção de hidroelétricas, traçado de rodovias etc.
Poderíamos acrescentar a essa lista: os óculos de visão termal, o projeto da fibra de carbono, o equipamento de comando e controle, o fuzil 5.56 mm e o novo FAL 7,62 mm, o míssil solo-solo AC, a Arma Leve Anticarro, a pilha térmica, o Veiculo Aéreo Não-Tripulado e os simuladores de helicóptero e do tiro de pistola. Temos, portanto, um leque ambicioso de produtos, bem encaminhados, de alto valor estratégico, que dependem de investimento e de encomendas.
Revista – O que VExa pode destacar sobre o IME, reconhecidamente uma das melhores escolas de engenharia do país?
Gen Heleno – O IME, desde sua fundação em 1792, mantém o conceito de excelência que o coloca, sem ufanismo, como uma das melhores, senão a melhor escola de engenharia do país. Destaca-se, anualmente, de forma exponencial no ENADE, instrumento de medida de qualidade dos cursos de nível superior. Forma engenheiros para o meio civil e para o Exército Brasileiro. Transmite a esses jovens, de inteligência privilegiada, valores de disciplina, persistência, amor a pesquisa, ética, além de conhecimentos profissionais de altíssimo nível, em graduação e pós-graduação, graças a qualidade dos seus docentes e discentes.
Revista – Ciência, sabidamente, não se faz sem recursos financeiros. Quais as perspectivas para os próximos anos?
Gen Heleno – Talvez seja esse o ponto crítico das nossas aspirações e perspectivas. Recursos orçamentários muito aquém de nossas reais necessidades nos impedem, há décadas, de investir, e nos obrigam a utilizar todo nosso estoicismo e flexibilidade para cumprir as missões que nos são atribuídas. Pode ser que a Estratégia Nacional de Defesa desperte a sociedade para a urgência em dotar nossas Forcas Armadas de efetivos, equipamentos e estrutura compatíveis com a grandeza estratégica do Brasil. Precisamos manter nossa capacidade de dissuasão e ganhar capacidade de projetar poder, única forma de nos fazer presentes, em tempo hábil, com a potência pertinente, em qualquer ponto de um País continental.
Revista – Na internet, especulou-se bastante sobre uma possível candidatura sua a Deputado, a Senador e até a Presidente da Republica. VExa admite, para o futuro, pensar em um projeto na área política?
Gen Heleno – Não tenho qualquer aspiração nessa área. Respeito os que exercem a Política, com ética e dignidade, no entanto meu perfil não se alinha com os requisitos básicos para o desempenho dessa atividade, na atual conjuntura. Além do mais, não gostaria que meus pares e subordinados deduzissem que minhas atitudes, ao longo da carreira, escondiam aspirações políticas.
Revista – A Revista do Clube Militar põe à disposição de VExa um espaço para outras considerações que deseje expor.
Gen Heleno – Gostaria de lembrar, principalmente aos mais jovens, que nós, militares, somos formados para a adversidade, para o inesperado e para decidir, com sabedoria, nos momentos de crise. Nosso espírito de cumprimento de missão e os valores que cultuamos, ao longo da História, permitem que nos superemos quando exigidos e que, invariavelmente, coloquemos o Brasil Acima de Tudo.
Nota do ForTe: Essa entrevista com o General-de-Exército Heleno, concedida à Revista do Clube Militar, foi realizada entre maio e julho deste ano e chegou, recentemente, ao nosso conhecimento, sendo que, apesar de ter sido realizada há alguns meses, somos de parecer que seu conteúdo é atual e importante, bem como é de interesse de nosso Blog publicá-lo para o conhecimento de nossos leitores e comentaristas.
FONTE: Revista do Clube Militar, Ano LXXXIII, n° 437, 2010.
Não sabia da existência deste blindado sobre rodas sendo construído. Alguém sabe dizer qual é?
Trata-se de um líder nato.
Parabéns Gen Heleno pela lucidez de seus comentários.
Seria muito bom para o país e para as FAA ter esse homem como Min Def!
É pena que o momento histórico atual não o permita.
Brasil Acima de Tudo!
Muito boa a entrevista!!!!!! Parabéns aos editores pela oportuna publicação.
Destaco dois pontos. Comento e após coloco a citação:
1) Olhando os comentários nos posts sobre o CS da ONU, este recado serve bem àqueles que defendem alinhamento aos EUA. É um recado claro ao Tio Sam (“lhes falta força moral para nos ensinar qualquer coisa sobre Ecologia ou sobre relacionamento com indígenas”). Que venham aqui chamar o General Heleno de PeTralha.
“Não precisamos, nem devemos aceitar que estrangeiros, mesmo bem intencionados, interfiram ou intervenham em problemas genuinamente nacionais, principalmente quando o passado os condena e lhes falta força moral para nos ensinar qualquer coisa sobre Ecologia ou sobre relacionamento com indígenas.”
2) A citação seguinte significa que o General entendeu duas coisas: (1) é preciso seguir a END; (2) a END prioriza TT em relação a preço. Se a entrevista fosse postada no Poder Aéreo, seria chamado de “rafalechete”.
“Seguindo orientação expressa da Estratégia Nacional de Defesa, não mais se farão aquisições sem que se garanta o offset, ou seja, a transferência de tecnologia, por mais que esse conceito seja polêmico e complexo. Se não formos autônomos na produção de itens estratégicos, poderemos, em situação de crise, perder a capacidade de atuar.”
Incrível como as opiniões de quem defende o Brasil podem ofender radicais…….dos dois lados.
1) O blindado sobre rodas é o Guarani:
http://podermil.wordpress.com/
http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&biw=1680&bih=925&gbv=2&tbs=isch:1&sa=1&q=guarani+blindado&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=
2) “Se a entrevista fosse postada no Poder Aéreo, seria chamado de ‘rafalechete’ ”.
Mais transferência de tecnologia do que projetar uma aeronave em conjunto com uma empresa com tradição no ramo (SAAB), impossível, no FX-2.
Taí um homem que eu admiro muito e acima de tudo, um “brasileiro nato”.
Esse tipo de líder me deixa orgulhoso de ser Brasileiro.
Se em Brasília tivesse mais homens da postura e caráter do general Heleno esse seria outro pais!
Este é o homem público brasileiro que mais respeito neste país. Brasileiro, patriota e responsável o suficiente para saber que não se encaixaria bem no meio político por ser avesso à certas atitudes e conchavos que conhecemos bem. Pena uma pessoa deste gabarito não poder servir mais ao Brasil! Precisamos de mais brasileiros com a índole e o carater deste grande homem.
Seria um excelente Ministro da Defesa ou até Presidente da República pelo que já fez e mostrou à sociedade, desde que a política neste país fosse coisa séria e responsável onde os interesses da nação fossem mais importantes do que as aspirações pessoais, como hoje de fato ocorre com nossa classe política.
Abraços.
Concordo Marco Antônio, muito oportuna sim da parte do blog trazer esta entrevista.
Acrescentaria em sua lista esta frase que me chama a atenção e que, como o Jacubão, me fez ainda mais admirar este General:
“Gen Heleno – Não tenho qualquer aspiração nessa área. Respeito os que exercem a Política, com ética e dignidade, no entanto meu perfil não se alinha com os requisitos básicos para o desempenho dessa atividade, na atual conjuntura. Além do mais, não gostaria que meus pares e subordinados deduzissem que minhas atitudes, ao longo da carreira, escondiam aspirações políticas.”
Espetacular ainda existir pessoas deste espírito de real clareza de sua missão pessoal.
Ainda assim fazem muitíssima falta no cenário político justamente porque possuem bagagem moral suficientemente capaz de transformar o atual exercício político em algo digno e verdadeiramente interessado no bem estar público da cidadania brasileira.
A este eu bato continência! 🙂
Bravo!!!!
Simplesmente, um Bravo!
Este sim é um patriota de corpo e alma, meus parabéns ao General Heleno e aos amigos do Blog.
Até mais!!!
Gostaria de parabenizar o site e a revista do Clube Militar pelo brilhante trabalho, o Gen Heleno é antes de tudo um grande brasileiro que percebe muito bem as reais necessidades do EB no Brasil e na Amazônia.
o Brasil precisa de mais homens como o senhor Gen. Heleno
Parabéns a Todos
SELVA!!!
Por este homem eu vestiria uma farda e iria ao combate, pois tenho certeza de que ele dedica sua vida ao meu país, ao meu povo, e eu faria isso por ele de mesma forma.
São declarações como a do Gal Heleno, que eu vejo a diferença entre os militares e a Ptralhada..
Enquanto ele não se intimida de chamar a FARC de terrorista e traficante, enquanto a turma da estrelhinha vermelha de movimento social.
Ainda tem velhinha de Taubaté que diz que os militares são fãs do Petê!
Rodrigo
12 de novembro de 2010 às 6:34
Bom Dia.
Não sou PT, mas o que difere o PT dos outros partidos? .O país sempre esteve na ________.., nas mãos do PMDB e PSDB, a verdade é que nossos políticos são uma corja de ladrões, lesa pátria e isso não tem nada a ver com partido, tem a ver com moral e dignidade individual, coisa que nenhum político nos dias de hoje tem, agora pegar partido A, B ou C como BUCHA, no mínimo e tapar o sol com a peneira, ser muito sego ou ser muito ingênuo, coisa que você pelos seus comentários, já provou não ser.
Um abraço.
Por homens iguais ao honrado General Heleno que as FA se sagra a instituição mais confiável do povo brasileiro. Fico orgulhoso por ter homens iguais a Ele servindo ao Brasil. Parabéns ao General Heleno e a todos do Blog.
“Isso não significa que as FARC tenham bases guerrilheiras estabelecidas em território brasileiro”
Indios neste pais são aliciados e infernizados pelas FARC….São forçados a ingressar ou a prestar alguma forma de apoio….Os que se negam sofrem “pesadas retaliações”……….É só 1 ex…..Se eu hoje chegasse na frente dessa Amazonia…..Diante dessa mata….E desse um tiro pra cima…..Sairia correndo de tudo…….Guerrilheiro de FARC….Traficantes……Matadores de freiras….Grileiros…Pedofilos…Jagunços/capangas assasinos e terroristas(madeireiras~agronegocio~garimpo)…….Politicos corruptos….americano…Japones….Chines…Frances..Alemão….Holandes….Ingles….Europa toda…Argentino…..Venezuelano….Paraguaio…Gente de todos os tipos de ongs de terceiras intenções que imaginassem….ET de varginha…Chupa chupa…Chupa cabra…….Queimam e derrubam bilhões para ter alguns milhões……Agua…Recursos minerais…Petroleo….Gas…….Farmacia….Biomedicina…..Tudo sendo disperdiçado e esculhambado…..Fazendeiros….Madereiras…..Plantadores…Grileiros…..Desrespeito e conflitos com os indios……”Ongs” a vontade…Corrupção brutal, cínica e absurda(Chico Mendes e a Freira estrangeira por Ex!Até hoje tudo do mesmo jeito!Pior na verdade)…Mal uso de tudo de todas as formas…Paises vizinhos fazendo burrices e outros dominados e manipulados………Até japoneses patentiando e se apropriando de tudo(PQP!Meu cupuaçu!)…Ta tudo dominado…..Tudo uma bagunça e uma baderna……Tudo um carnaval no lugar………Esta tudo perfeito…….Por isso urubuzam…….
http://conexaoto.com.br/2007/10/24/ndice-de-suicidio-em-aldeias-indigenas-do-mato-grosso-do-sul-preocupa-especialistas/
Seria um grande golpe de mestre politiqueiro…..Se o PT colocasse ele pra ser o proximo ministro da defesa………… 🙂
Luis disse:
11 de novembro de 2010 às 21:17
Respeito a sua opinião de que a SAAB é a empresa que oferece a melhor proposta de TT. Com este embasamento, a sua opinião é válida em uma discussão.
O que quero dizer é que muitos criticam as propostas pelo preço ou qualidade e isto é um erro pq não é a prioridade. A prioridade é TT. Como disse o General Heleno: “Se não formos autônomos na produção de itens estratégicos, poderemos, em situação de crise, perder a capacidade de atuar.”
E aí eu pergunto: qual o preço que devemos pagar para manter a capacidade de atuar em situação de crise? É melhor ter um super sistema de armas que nos causa dependência de fornecimento ou um sistema um pouco pior mas sobre o qual temos independência?
`
É neste sentido a minha intervenção.
Concordo.
Existe alguém mais preparado para assumir o MD?
Porém não é político e provavelmente outro civil irá ocupar o emprego, digo, cargo.
No Brasil algumas vezes é mais importante fazer parte de um partido político do que ser honrado e honesto.
O Homem tem caráter, tem autoridade, lucidez, não exita em fazer denúncias…
Vejo-o também como um futuro candidato a presidência da república, embrora ele tenha dito que não tem interesse na politica; conhece os problemas da defesa e da amazônia de perto e não de ouvir falar sentado atrás de um gabinete.
General Heleno para Ministro da Defesa já
Sds
Um grande Brasileiro, formado nas fileiras do nosso Exército. Caráter, patriotismo, desapego ao poder e à sedução do caminho mais fácil e pragmatico, mantendo suas posições com honradez e espírito de corpo.
Este país ainda possui homens corajosos e precisamos enaltecer essas pessoas. Somos privados em todos os níveis da nossa educação seja ela pública e/ou privada de cultuar nossos heróis do passado. Acho que espírito de Brasilidade e amor à Pátria se faz com o culto e respeito aos nossos heróis e o Gen.Heleno é um deles com certeza.
Como disse um colega aqui, eu também envergaria uma farda do nosso Exército (graças à Deus já fiz isso), e iria para o campo de batalha com orgulho, defender nosso país comandado por homens como ele.
Um grande Brasileiro este militar, que merece todo o nosso orgulho, respeito, apreço e que nos honra a cada vez que faz suas declarações e suas aspirações que são somente a favor do interesse maior para o Brasil e seu povo.
Continências ao General Heleno.
Sim, o gnereal Heleno é um líder nato e com uma grande capacidade de reflexão e comando. Mas o cargo que lhe caberia como uma luva é o comando do EB, o que poderá acontecer no próximo governo. Ministro da Defesa, até que a pasta esteja consolidada e consagrado o primado do civil sobre o militar no comando há de prevalecer.
Embaixo do sapato de Dilma Rouseff é muito pouco provável, quem o conhece pessoalmente diria o mesmo.
Vida longa ao Gen. Heleno
Cor Tau! grandes palavras!
O Gen Heleno está numa sinuca de bico, ele como grande e respeitado militar, deve ser um estrategista dos bons tb, sabe que tem que dizer que está tudo sob “controle”, senão piora o que já é péssimo! mas no fundo creio, e realmente espero, que ele sabe que não temos nada muito melhor que nossos vizinhos! quiçá, no máximo, igual, no balanço geral (equipamento, doutrina e treinamento) as grandes potências, porém o número de formados no CiGS não são significantes para contrapor uma potência! e sua mobilização total não é tão simples…
Espero que equipem e formem, o mais rápido possível, um grande número de guerreiros de selva (10 mil operacionais), equipem-os com o que há de melhor a nível pessoal (fuzil, munição, pistola, equipamento de comunicação e visão noturna), treinem-os para enfrentar o pior dos pesadelos… incluindo nisso um bom sistema anti-aéreo portátil… e um investimento preciso em inteligência, além de poder de polícia claro!
Sds!
A turma do ParTidão arranja umas desculpas esfarrapadas que chegam ser cômicas!
Não adianta distorcer os fatos. O General e qualquer brasileiro honrado enxergam as FARC como um bando de criminosos enquanto a esquerda brasileira romantiza o crime e os definem como movimento social risos…
Como sempre a tropa de choque em ação agora só falta se vitimizar…rs PaTrullha!! rs
Salve general Heleno orgulho do país! Vida longa!
Este é o Grande General da Força,Maravilhoso se fosse MD,meus cumprimentos e respeito a este BRASILEIRO patrióta,justo,honra a farda verde-oliva,não é general GENÉRICO.
Brasil acima de tudo.
Pergunta que não quer calar:
– Quanto oficiais de ascendência indígena temos nos batalhões de fronteira ?
Podem haver vários com ascendência, difícil dizer.
Athalyba.
Não temos oficiais indígenas na Amazônia porque simplesmente não houve aprovação de índios nos concursos da AMAM. Apenas isso.
Gostaria que desse uma olhada neste site bastante interessante. A principio vc pode achar desnecessário más como me parece que você é um leitor assíduo e gosta de ficar informado à respeito, recomendo a leitura. É da revista CATOLICISMO.
http://www.catolicismo.com.br/materia/materia.cfm?IDmat=2A0EA5E9-3048-313C-2E1A98452A387C0B&mes=Fevereiro2009
Aqui vai um das frases do entrevistado:
Catolicismo –– O que o Sr. pensa dessas imensas demarcações de reservas indígenas em áreas contínuas, que vêm ocorrendo no Brasil? Elas não poderão colocar em xeque a integridade e a soberania nacional?
Dr. Raul Gouvêa –– Não podemos inviabilizar a economia de um estado como Roraima, onde 47% de suas terras foram demarcadas como reservas para os índios. Considero isso uma insanidade sem precedentes no mundo. Precisamos ter muito cuidado com este aspecto, pois não se pode estrangular a economia de um estado. Ademais, não adianta dar terras para os índios pensando que eles vão parar de reclamar. O que temos de dar a eles é educação, saúde, crédito, criar condições para fazer germinar, florescer e frutificar seus negócios. Cabe ressaltar que nem todo indígena será empreendedor, mas poderá ser médico, dentista, oficial das Forças Armadas, advogado; enfim, brasileiro como nós. “
Athalyba
Outra coisa. O Marechal Rondon tinha ascedência indígena lembra? Portanto é possível sim indígenas serem oficiais no EB.
Abraços.
@Soldier
Obrigado pelo link, muito interessante a movimentação … Mas acho que a pergunta sobre termos ou não termos oficiais indígenas ainda ficou sem explicação …
Não temos oficiais indígenas na Amazônia porque simplesmente não houve aprovação de índios nos concursos da AMAM. Apenas isso.
Pq, convenhos, não pra dizer “apenas não foram aprovados”, pq não sabemos que, ao se voluntariarem à servir ao EB, esse índios tiveram as condições de se preparar para os concursos. Poderíamos desdobrar a pergunta, então:
– Estão sendo oferecidas as condições necessárias para que os índios que servem ao EB sigam carreira ???
Essa pergunta torna-se MUITO IMPORTANTE se lembrarmos que, já faz algum tempo, se ouvem rumores que índios que prestaram serviço ao EB, ao saírem da corporação, estão montando “milícias” de proteção para suas redes sociais, usando os conhecimentos adquiridos.
A integração plena dos povos da floresta só se dará quando a eles forem ofertadas as mesma condições de ascenção de todos.
athalyba,
Não é obrigação e nem destinação do Exército preparar o índio para obter as condições prévias para poder ter acesso a seus quadros de oficiais.
Dar condições aos índios, inclusive de acesso ao oficialato nas Forças Armadas é uma reivindicação há muito tempo requerida pelo Exército.
Compete a outros órgãos do governo e não ao Exército, dar condições aos indígenas para poder realizar com sucesso os concursos de admissão, incluindo aí os concursos da AMAN.
Não é de competência do Exército preparar o índio pra tal. O Exército somente aceita os que já estão preparados e isso é válido paras todos os brasileiros e não somente para os índios.
O governo nunca se interessou em dar o preparo adequado aos índios.
Infelizmente, o governo está mais interessado em segregar do que integrar os índios.
O que não falta é instituições que pretendem tutelar o índio, com intenções obscuras, devido à cobiça pela nossa Amazônia. Os índios não precisam de tutores.
O que deveria ser feito é dar aos índios o poder de escolha. Eles, os índios, que deveriam escolher se querem se integrar ou se querem se manter afastados.
O General Heleno responde à sua pergunta, é só entender o contexto dessa parte de sua entrevista:
“É injusto que os povos da floresta sejam privados de explorar os recursos da selva, de forma sustentável e planejada. Serão eles, sejam ribeirinhos, indígenas, mestiços, habitantes de povoados e cidades da Amazônia, os grandes responsáveis pela preservação ecológica. Terão interesse em zelar intensamente pelo meio ambiente se dele retirarem recursos que atendam seus anseios. Precisam sentir-se amparados por ações governamentais que lhes proporcionem saúde, educação, segurança, infraestrutura, conforto, enfim, uma vida digna e próspera. Governantes sabem perfeitamente o que fazer para atingir esses objetivos. – General Heleno”
eu acho que esse __________.
_______________________________________
EDITADO
Comentário moderado pelo Blog por solicitação do próprio usuário, efetuado no seguinte link:
http://www.forte.jor.br/2010/11/11/revista-do-clube-militar-entrevista-com-o-general-de-exercito-heleno/#comment-31434
Prezado senhor athalyba já foi lembrado que O Marechal Rondon tinha ascendência indígena como outros, porém pelo teor do questionamento o Senhor Deve estar ciente que os índios tem uma cultura, hábitos e costumes bem particulares e que devemos protegê-los da intervenção do homem branco por uma série de motivos de conhecimento geral.
O Senhor devia questionar os políticos de Brasília sobre esse tema! Eles sim são os responsáveis pelas políticas indígenas de integração, mas o que vemos é o total abandono.
É impressão minha, mas esses questionamentos tem o intuito de livrar a União de suas responsabilidades e passar as FA a assumirem esse papel. Seja mais claro.
A PaTrullha está ativa… risos
Vida longa ao general!!! Brasil acima de tudo!
Sr. Paulo Negresco,
Concordo com sua exposição oportuna.
Quando a incompetência é por demais evidente, os covardes são os primeiros a tentar se esquivar de suas responsabilidades e tentam, com manobras desonestas, responsabilizar outros pelos seus fracassos e incompetências.
senhor marco antonio pesso desculpas pelos comentarios acima direcionado ao senhor pois nao foram de minha autoria e sim de meu filho de 10 anos, pesso desculpas ao pessoal do blog.
________________________________
EDITADO
Sem problemas, sua justificativa foi aceita pelo Blog e moderamos o comentário postado indevidamente pelo seu filho no seguinte link:
http://www.forte.jor.br/2010/11/11/revista-do-clube-militar-entrevista-com-o-general-de-exercito-heleno/#comment-31426
A PaTrullha do ParTidão fica indignada com a integridade e a reserva moral da tropa. O jeito é eles se consumirem com o que tem em quantidade! raiva…rs
Coragem, caráter, inteligência, patriotismo! Um general e tanto!
General Heleno, um exemplo de patriota, brasileiro e cidadão.
Muito nos orgulha saber que, ainda, no Brasil, existem pessoas cultas, coerentes e compromissadas como o General.
Prezado Sr. Antares.
Sua lucidez em seu comentário reforça a manobra tendenciosa d os questionamentos maldosos, cheio de veneno com o intuito de denegrir o grande trabalho das armadas na Amazônia com um parco orçamento. E ainda por cima as acusando de descriminação indígena.
Esse cidadão queria com malicia e maldade desmerecer aqueles que não estão na imoralidade de Brasília, é o velho método de sabotagem dos stalinistas, viúvas do muro de Berlim, que adoram dinheiro de preferência dólar, boa comida, bebida alcoólica e charutos.
Mas na hora do tranco de trabalhar pelo pais são uns preguiçosos com cuecas cheias de dinheiro. É assim que funciona a tropa de choque do ParTidão do fascismo sindical.
Força tropa de selva! Brasil acima de tudo.
Paulo diz:
Prezado Sr. Antares.
Sua lucidez em seu comentário reforça a manobra tendenciosa d os questionamentos maldosos, cheio de veneno com o intuito de denegrir o grande trabalho das armadas na Amazônia com um parco orçamento. E ainda por cima as acusando de descriminação indígena.
Esse cidadão queria com malicia e maldade desmerecer aqueles que não estão na imoralidade de Brasília, é o velho método de sabotagem dos stalinistas, viúvas do muro de Berlim, que adoram dinheiro de preferência dólar, boa comida, bebida alcoólica e charutos.
Mas na hora do tranco de trabalhar pelo pais são uns preguiçosos com cuecas cheias de dinheiro.
É assim que funciona a tropa de choque do ParTidão do fascismo sindical.
Força tropa de selva! Brasil acima de tudo.
Bom, se o Gal. Heleno diz que não há ameaça iminente a nossa soberania na Amazônia, então os políticos dirão: não vamos gastar dinheiro com as fôrças armadas; não temos inimigo a vista. Vamos investir na saúde, na educação, na infraestrutura das estradas, dos portos, dos aeroportos , etc. Se quisermos ver nossas forças armadas bem aparelhadas, é necessário que os comandantes das três forças elejam uma ameaça, um inimigo a ser combatido. Basta ver como os EUA fazem: antes a ameaça era a URSS , depois o Sadam Husseim , o Bin Ladem , e agora o terrorísmo internacional .
Cor Tau disse:
12 de novembro de 2010 às 7:41
Obrigado Mestre Tau por dizer aquilo tudo!
É exatamente isto! Assino!
Abraços
Defourt
Turboalfa disse:
12 de novembro de 2010 às 14:48
athalyba,
O texto do Turboalfa é muito bom e desmascara de vez, as insinuações peçonhentas e desqualificadas do cidadão acima! Falta leitura com atenção ou então é má fé mesmo…rs
Relendo a entrevista tive a impressão que o general Heleno (isso não lhe tira nenhum mérito) está em campanha para algum cargo no próximo governo. Será que vai conseguir? Ele desafiou publicamente o presidente Lula na questão da reserva Raposa Terra do Sol. Por isso, saíu de um comando operacional, o da Amazônia, direto para um cargo administrativo e sem tropas.
Parabéns General Heleno!
General Heleno para presidente!
Prezado Marujo
Boa observação, mas temos que concordar que questão da reserva Raposa Terra do Sol é um caso de polícia. O General teve uma atitude de coragem e seriedade em relação a nossa soberania.
Ai, ai, ai … Lá vão as vivandeiras bulir com os granadeiros para provocar as extravagancias retóricas de sempre … Afinal, para alguns, é mais fácil atacar o interlocutor que suas idéias … Já acostumado com essa indigência intelectual e comunitária, prossigo.
Primeiro, a reposta à lúcida colocação do TurboAlfa: amigo, de certa maneira sua frase “Dar condições aos índios, inclusive de acesso ao oficialato nas Forças Armadas é uma reivindicação há muito tempo requerida pelo Exército.” entra em contradição com o postulado de exclusividade sobre a educação indígena. A maioria de nós sabe que os BF’s se encontram em áreas que só mesmo os locais conseguem chegar e, como disse o general Heleno, as FA’s são a única presença do Estado Brasileiro por lá. Cobrar de municipios, estados e do GF o oferecimento de condições de prestar concursos como o da Agulhas Negras é apenas uma maneira de fugir desse serviço, que só pode ser realizado com a ajuda das FA’s. Pq não existe uma ESPCEX naquela região ??? Gostaria muito de saber onde estão as reivindicações do EB que vc cita. Seria uma grande bandeira a ser defendida, sem dúvida nenhuma, ter uma ESPCEX na Região Norte, para um oficialato que espelhe o caráter étnico da região.
Qto às invectivas do sr. Paulo Biscoito e miguelitos associados, nem vale a pena tentar argumentar, pois quem vê preconceito e discriminação em qqer dúvida mais sofisticada não terá condições de discorrer com propriedade sobre qqer coisa, aja vista a quantidade incrível de contradições do discurso raivoso destes em relação à fala substanciosa do general.
PS: ter de voltar a 1881 pra citar um oficial indígena é dose pra leão !!!
O general Heleno sabe que para passar pra política, terá de dar baixa, ir pra reserva e filiar-se a um partido político.
E daí em vez de dizer faça ou sim senhor, terá de dizer com licença, desculpe, vamos conversar, não foi esta minha intenção, por favor, eu te perdoo, vamos esquecer isso, agora somos amigos, o que você quer em troca?, é isto que eu posso oferecer, … e mais um monte de engolidas de sapo.
Não estou aqui dizendo que ele é mal educado. O “com licença” ou “desculpe” tem outra conotação.
É preciso muito estômago. Somente no Congresso são uns 600 (Câmara e Senado) querendo puxar o tapete um do outro. E destes, pelo menos 300 são picaretas (denúncia feita pelo próprio Lula).
Para esta função, em vez de AMAN, ele deveria ter cursado a Academia do Carandiru ou a de Bangu I.
Uma pista para os futuros comandantes militares. Está entre os mais antigos oficiais de 4 estrelas. Talvez alguns até sejam passados para a reserva, para abrirem caminho para os escolhidos. Ou seriam mantidos os mesmos. Não foge disso.
Risos… athalyba vc quer aparecer ok! Parabéns!
” Gostaria muito de saber onde estão as reivindicações do EB que vc cita.”
Vc é militar? mora em Brasília? é só ir ao comando do EX e verá! são milhares de solicitações. Qual é a sua? quer insinuar o que?.
Só rindo mesmo não merecia resposta, mas deve estar com raiva porque falamos das farc, ParTidão e…