Home Blindados Leopard I: generalidades sobre as munições usadas pelo EB

Leopard I: generalidades sobre as munições usadas pelo EB

2512
4

Leopard I firing

Tiro 105mm APDS-T

A – A APDS-T é o principal projétil Anti-Carro da VBC Leopard.
B – Segurança:
1 – Tempo de Paz – É proibido o tiro quando o pessoal se encontra exposto dentro da zona que se estende sobre uma profundidade de 1000m a partir da boca do canhão sobre uma largura de 70m em ambos os lados e a partir da linha de tiro.

2 – Tempo de Guerra – Esta munição será atirada mesmo se o pessoal amigo se encontrar exposto à frente da VBC; se possível, será prevenido a colocar-se em posição abrigada, antes da abertura de fogo.

Tiro 105mm HEAT

A HEAT é o projétil Anti-Carro complementar ao APDS-T. Ele é utilizado quando o APDS-T não é eficaz, em particular contra a face dianteira das torres dos carros pesados. O HEAT-T tem também um efeito explosivo e pode ser empregado contra objetivos não blindados.
OBS.:
1 – Os efeitos de perfuração são bastante análogos aos da APDS-T.
2 – A probabilidade a acerto no alvo no 1º tiro é bem menor que com a APDS-T principalmente acima de 1500m.

Leopard I firing 2

Tiro 105mm HEP-T

A – A HEP-T é essencialmente um projétil Anti-Pessoal e Anti-Material não blindado ou levemente blindado.
B – Ela pode, entretanto, ser utilizada como munição Anti-Carro, em caso de urgência ou de necessidade. Por exemplo, quando um Carro de Combate inimigo aparecer repentinamente dentro do alcance e quando:
– o canhão d Leopard já se encontra carregado com a HEP-T
– ou que não há nenhuma outra munição Anti-Carro embarcada ou ao alcance da mão.

C – Tendo em conta a velocidade reduzida da HEP-T, o tiro sobre alvos móveis com esta munição é dificultado acima de 1000m e contra objetivos que se movam rapidamente. Dentro dessas circunstâncias, é preferível utilizar a HEAT-T.

Tiro 105mm Fumígeno (WP)

A – Este projétil permite principalmente incendiar as zonas do terreno e material inimigo exceto Carros de Combate e demarcar alvos. Será sobretudo empregada para ocasionar os incêndios.
B – Não se pode utilizar:
1 – Para a criação imediata de uma reação fumígena a curta distância ao abrigo do qual o carro de combate amigo possa se desdobrar para uma posição de tiro mais favorável ou ocultar-se. Os lança-fumígenos da torre são reservados a este emprego.
2 – para a criação de cortinas de fumaça densas e de longa durabilidade do qual os Tiros 105 mm Fumígenos (HC)é previsto.

Tiro 105mm Fumígeno (HC)

A – Esta munição não se encontra mais como orgânica da VBC, porém ainda existem estocadas nas reservas regimentares. Ela é fornecida segundo as necessidades de um Esquadrão de Carros de Combate encarregado de criar uma cortina de fumaça densa e de suficiente durabilidade.
B – O tiro desta munição é feito com instrumentos de tiro indireto com clinômetro e tabela de tiro.

Tiro 105mm de treinamento

A – O Tiro 105mm DS-T – O DS-T é utilizado em treinamento como projétil em substituição APDS-T. Sua balística é + idêntica a da APDS-T em distâncias inferiores a 1500m. Ela não tem possibilidade de perfuração Anti-Carro.
B – Tiro 105mm HEAT-T inerte – O HEAT-T inerte é utilizado como treinamento mesmo contra alvos móveis como substituição a HEAT-T. Sua balística é idêntica a da HEAT em qualquer distância.

Princípios de Emprego

Generalidades concernentes ao emprego

A – A escolha da munição é uma responsabilidade do Cmt CC.
B – A abundância e a complexidade dos fatores a serem apreciados pelo Cmt CC para decidir a escolha, não permite estabelecer regras rígidas.
C – O Cmt CC terá todas vezes e sempre em memória os grandes princípios abaixo.

Princípios de emprego

A – Em razão da fraca dotação de APDS-T e tendo em conta do feito que esta munição alcança a alça de combate da mais elevada, é desejável reservar esta munição para engajar os objetivos blindados médios e pesados que se apresentarem a uma distância inferior a 2000m.
B – A APDS não será utilizada contra um blindado pesado acima de 2000m, contra um blindado médio acima de 2500m (potência de perfuração insuficiente).
C – Um alvo móvel não será engajado
Acima de 2000 m com Mun APDS ou HEAT
Acima de 1000 m com Mun HEP
A probabilidade de acerto é muito pequena.

Tabelas de emprego das munições

A – Observações:
1 – Estes dados são destinados a orientar os usuários, mas não devem ser considerados como diretivas imperativas.
2 – Os alcances máximos de engajamento citados tendo em conta, não somente a eficácia de tiro das munições, mas também a probabilidade de acertos. (alta probabilidade).

Tabelas de emprego das munições

A – Observações:
1 – Estes dados são destinados a orientar os usuários, mas não devem ser considerados como diretivas imperativas.
2 – Os alcances máximos de engajamento citados tendo em conta, não somente a eficácia de tiro das munições, mas também a probabilidade de acertos. (alta probabilidade).

Tiros de exercício

Tiros de manejo

FONTE: Informatbel – Escola de de Material Bélico

Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
rsbacchi
rsbacchi
8 anos atrás

Guilherme,

Meus PARABENS. Um dos melhores posts que já vi em sitios de defesa no Brasil.

Excepcional.

Depois de tantas criticas é bom ver algo de se elogiar.

Concorda com tudo aquilo que aprendi nos meus anos de labuta na ENGESA.

Bacchi

Blind Man's Bluff
Blind Man's Bluff
8 anos atrás

Muito legal o texto, mas enfim, ainda é um canhão de 105mm que foi oficialmente aposentado quando surgiu o T-72!

capdanielfalcao
capdanielfalcao
8 anos atrás

Na verdade essas informações estão desatualizadas. As munições em uso atualmente são as seguintes: – APFSDS-T (Armour Piercing Fin Stabilized Discarding Sabot with Tracer) DM 33; – APFSDS-T M426 (DM 63); – HEAT-T (High Explosive Anti Tank with Tracer) M456; – HESH-T (High Explosive Squash Head with Tracer) L35A1; – FLASH L38 (possui curva balística semelhante à da munição HESH L35A1); – TP-T (Target Practice with Tracer) M490 (possui curva balística semelhante à da munição HEAT M456); – TP-T M490A1 (possui curva balística semelhante à da munição HEAT M456); – TPDS-T (Target Practice Discarding Sabot).M724 (possui curva balística semelhante à… Read more »

Sonia Bastos
2 anos atrás

Boa tarde!
Gostaria de saber sobre os direitos autorais das imagens desse post. Sou designer, estou fazendo um livro e gostaria de poder usar a segunda imagem. Podemos mensionar os créditos da foto caso seja possível. Aguardo contato!
Att.
Sonia