terça-feira, junho 28, 2022

Saab RBS 70NG

EUA divulgam documento que aprovou missão contra Bin Laden

Destaques

Guilherme Poggiohttp://www.forte.jor.br
Editor da Revista Forças de Defesa

A autorização dada pelo presidente americano, Barack Obama, aos membros do comando Navy Seals para atacar a residência onde Osama bin Laden se escondia foi divulgada nesta quinta-feira na forma de um memorando do diretor da CIA, Leon Panetta, e publicado pela revista Time. Essa publicação da “nota de memorando” foi feita com a aproximação do primeiro aniversário da morte do líder do grupo Al-Qaeda no Paquistão, tem data de 29 de abril de 2011 às 10h35 local e está escrita à mão e assinada por “DAI”, o secretário de defesa Leon Panetta, então diretor da agência de inteligência CIA, seguindo decisão de Obama.

“A ordem é entrar e capturar bin Laden e se ele não estiver ali, sair”, escreveu no memorando Panetta, à frente do Pentágono desde julho. Panetta recebeu a ordem do presidente através de Tom Donilon, conselheiro de segurança nacional. “Foi recebido o telefonema de Tom Donilon, o que indica que o presidente tomou a decisão de AC1”, escreveu Panetta. “A decisão é prosseguir com o ataque”. “AC1” se refere à residência de Abbottabad, ao norte da capital paquistanesa Islamabad, onde se escondia o chefe da Al-Qaeda, que morreu na incursão das forças especiais americanas no dia 2 de maio, segundo o governo de Obama.

Bin Laden morreu 10 anos depois dos atentados de 11 de setembro em Nova York. Essa operação secreta foi qualificada como “clandestina” pelo governo de Islamabad e provocou a reação da população paquistanesa, majoritariamente antiamericana, pela violação da soberania.

FONTE: AFP, via Portal Terra

- Advertisement -
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias

Ataques bem atrás das linhas inimigas

Fortes explosões estão acontecendo bem dentro do território ucraniano ocupado pelos russos. Na manhã de hoje (28/6) uma forte...
- Advertisement -
- Advertisement -