Indicado por Obama, sua aprovação acentua rixa entre democratas e republicanos

 

chuck_hagel_obama

vinheta-clipping-forte1 Chuck Hagel foi confirmado ontem, pelo Senado dos EUA, como o próximo secretário de Defesa do país, após uma turbulenta disputa entre parlamentares democratas e republicanos.

A casa confirmou sua indicação por 58 votos a 41, sendo que quatro senadores republicanos se uniram à base de apoio democrata.

Os republicanos se opuseram a Hagel, indicado ao cargo pelo presidente dos EUA, Barack Obama, sobretudo por ele ter sido contra a Guerra do Iraque e por ter criticado a influência do lobby de Israel em Washington.

Os republicanos chegaram a barrar a votação, no último dia 15, adiando saída de Leon Panetta do posto.

“Seu histórico de serviço a este país é impecável. Os senadores republicanos atrasaram por quase duas semanas [sua confirmação] por uma razão: partidarismo”, criticou o líder da maioria democrata no Senado, Harry Reid, antes da votação que coloca Hagel no cargo a partir de hoje.

Já os republicanos advertem que o novo secretário de Defesa assumirá o posto com o maior número de votos contrários de qualquer outro escolhido. A bancada alega que a disputa deixa seu nome politicamente mais fraco.

AMIGOS E RIVAIS

Apesar da oposição sofrida, Hagel, um veterano da guerra do Vietnã, é ex-senador republicano. Foi como colega de Obama quando ambos eram senadores que eles se tornaram próximos. Os dois chegaram a integrar juntos a Comissão de Relações Exteriores da casa.

FONTE: Folha de São Paulo

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments