Sem deixar claro sua motivação, Moaz Alkhatib deixa o comando da coalização

 

moaz-siria-size-598

vinheta-clipping-forte1O chefe da Caolizão Nacional Síria, Moaz Alkhatib, apresentou neste domingo sua renúncia ao comando da principla força de oposição do país. Em uma postagem no seu perfil do Facebook, Alkhatib comunicou sua saída sem deixar claro suas motivações.

“Eu tinha prometido ao grande povo sírio e prometido a Deus que renunciaria se os problemas alcançassem algumas linhas vermelhas”, diz o comunicado publicado na rede social. “Agora estou cumprindo minha promessa e anunciando minha renúncia da Coalizão Nacional para que eu possa estar pronto para trabalhar com a liberdade que não pode existir dentro de instituições oficiais.”

Ex-imã da mesquita Umayyad, em Damasco, Moaz Alkhatib havia sido escolhido em novembro para comandar a Coalizão Nacional para a Síria Revolucionária e as Forças da Oposição, depois de ter deixado o país devido à repressão de Bashar Assad a grupos rebeldes. No começo do ano, ele apresentou uma proposta da oposição para conversações com o governo de Assad para uma transição política, mas disse que as autoridades em Damasco não responderam.

Na semana passada, a coalizão escolheu o ex-empresário Ghassan Hitto como primeiro-ministro provisório para formar um governo que preencha o vazio de poder na Síria, resultante de dois anos de uma revolta que já causou a morte de mais de 70.000 pessoas.

FONTE: Veja.com

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Drcockroach
Drcockroach
11 anos atrás

A motivacao p/ a renuncia do “Presidente” da oposicao e um importante ex-lider religioso de Damascus, eh que o novo primeiro-ministro (materia aqui no Forte) eh ligado a irmandade mulcumana. Aqui sumario de 3 anos de conflito: A Siria eh (era) governada por um violento ditador (Assad), mas a Siria em si eh (era) relativamente um dos dois paises mais modernos na regiao, com clara separacao constitucional entre religiao e governo (uma das marcas do iluminismo), respeito as mulheres, etc. Com a Primavera Arabe protestos ocorreram p/ se obter democracia e mais alguns direitos individuais (respeito aos gays, por exemplo).… Read more »