Rússia volta a usar máquinas de escrever para evitar espionagem

18

maquina de escrever

Serviço Federal de Proteção russo comprou ao menos 20 máquinas, diz jornal local

 

vinheta-clipping-forte1MOSCOU – O serviço secreto russo vai voltar a utilizar a máquina de escrever para evitar que informações confidenciais sejam espionadas, informou nesta quinta-feira o jornal russo “Isvestiya”. Segundo o diário, ao menos 20 máquinas foram compradas pelo Serviço Federal de Proteção (FSO, na sigla em inglês), que já reservou locais sem acesso eletrônico para escrever e guardar papéis com dados secretos.

Em entrevista ao jornal, o ex-chefe dos serviços secretos internos da FSB, Nikolai Kovalyov, disse que é comum o armazenamento de documentos secretos escritos a mão. Cada Triumph-Adler Twen 180 – o tipo preferido de máquinas de escrever do governo russo – tem seu próprio registro para que cada papel esteja relacionado a uma máquina específica.
O porta-voz do FSO, Serguei Devyatov, acrescentou que a Rússia continua a usar antigas conexões telefônicas à prova de escutas para conversas secretas entre lideranças de países. O uso de máquinas de escrever também se estende ao Ministério da Defesa e o Ministério de Proteção Civil, segundo o jornal.

FONTE: O Globo

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
akhorus
akhorus
10 anos atrás

é, os velhos tempos literalmente voltaram…

Vader
10 anos atrás

Kkkkkkkkkkkkk…

Quando eu digo que os russos estão 20 anos atrasados em termos eletrônicos nego diz que sou “vendido”, “americanófilo”, e outras cretinices…

Ao invés de desenvolver sistemas e equipamentos para criptografar as comunicações os caras voltam pra máquina de escrever, rsrsrsrs…

Imaginem o quão “eletrônico” não é o cockpit de um Su-27/30/35… 😉

Oganza
Oganza
10 anos atrás

Uma Olivetti neste post, no anterior um Toughpad kkkkk as coisas nos últimos dias estão muito estranhas 😉

Mas Galante, a Olivetti foi sacanagem…. kkkkkk 😀

Acho que o modelo russo em questão é esse aqui.
http://www.bueromarkt-ag.de/schreibmaschine_triumph-adler_twen_180,p-t180.html

Bosco Jr
Bosco Jr
10 anos atrás

Bem, pelo menos não reativaram seu programa de paranormais telepáticos, apesar do programa de armas escalares estar de vento em popa. rsrsss

Bosco Jr
Bosco Jr
10 anos atrás

Antes precisava de bilhões de dólares pra espionar os russos, agora basta umas 50 verdinhas pra comprar o carteiro. rsrssss

Clésio Luiz
Clésio Luiz
10 anos atrás

Vader disse: 12 de julho de 2013 às 8:15 Kkkkkkkkkkkkk… Quando eu digo que os russos estão 20 anos atrasados em termos eletrônicos nego diz que sou “vendido”, “americanófilo”, e outras cretinices… Ao invés de desenvolver sistemas e equipamentos para criptografar as comunicações os caras voltam pra máquina de escrever, rsrsrsrs… Imaginem o quão “eletrônico” não é o cockpit de um Su-27/30/35… 😉 Vader, o motivo de chamarem você dessas coisas é porque você é, só que ainda não se deu conta… Sobre desenvolver comunicações criptografadas seguras, parece que isso não adiantou muito para os americanos, tendo em vista os… Read more »

Baschera
Baschera
10 anos atrás

Putz…. eu usei muito uma Linea 90…. depois usei muito mais uma Tekne 4 elétrica e por fim uma Praxis 201…. hehehehe…. bons tempos ! Acho que vamos acabar tendo que usar uma “Enigma” mais moderna…. Mas os russos as vezes tem soluções inovadoras…. reza a lenda que em certa época a NASA gastou meses de estudo e desenvolvimento para inventar uma caneta que escrevesse em baixo da água (para o treino dos astronautas) e ao mesmo tempo fosse possível de usar no espaço….. o custo teria sido de Us$ 12 mil. Os russos usaram um lápis de Us$ 0,50.… Read more »

joao.filho
joao.filho
10 anos atrás

Bem, pelo menos não reativaram seu programa de paranormais telepáticos, apesar do programa de armas escalares estar de vento em popa. rsrsss
Isso nao e so coise de russo, nao. Faz uma busca sobre: “Pentagon Remote Viewing Program”

Vader
10 anos atrás

Clésio Luiz disse: 12 de julho de 2013 às 12:46 “Vader, o motivo de chamarem você dessas coisas é porque você é, só que ainda não se deu conta…” É meu caro Clésio, vai ver que eu não me dei conta de que sou “vendido” porque não pingou nada em minha conta corrente ainda, né? 😉 Quanto a ser americanófilo: se ser americanófilo é admirar com sinceridade um povo e uma nação que em três séculos de existência construiu a maior potência bélica, econômica, científica, tecnológica e cultural que o mundo jamais viu; se ser americanófilo é desmascarar sem piedade… Read more »

Bosco Jr
Bosco Jr
10 anos atrás

Baschera, Essa estória do lápis é lenda da internet. Nunca existiu. Mesmo porque os lápis não são bons para serem usados em órbita, na microgravidade, porque o grafite é muito bom condutor elétrico e se ele quebrasse a ponta ou quando fosse apontado os resíduos poderiam provocar curto circuito. Os russos também usam canetas. Canetas estas que não devem ter nada de extraordinário, só que devem usar algum fluído sob pressão, ou mesmo uma mola, para “empurrar” a tinta em direção à ponta, ao invés da gravidade, como ocorre aqui na superfície da Terra. Só de curiosidade, as ogivas “disruptivas”… Read more »

wsmdal
wsmdal
10 anos atrás

As canetas usadas pelos russos no espaço, desde 1969, são as americanas da Fisher Space Pen Company: http://en.wikipedia.org/wiki/Space_Pen

akhorus
akhorus
10 anos atrás

Vader, se vc é americanófilo ( e de fato vc é), isso é problema seu. mas cuidado : não é porque alguém é contra os Estados Unidos que necessariamente é esquerdista. O problema é a sua tentativa de sufocar, ridicularizar e escrachar opiniões desfavoráveis ao Império. E vc nem sempre faz isso com delicadeza… E escrachar com a honra dos demais povos, tal como vc costuma fazer com russos e persas. Todos os povos merecem respeito aqui no blog, nenhum de nós tem a autoridade moral para escrachar algum povo. Vc pode criticar um governo( tal como eu critico a… Read more »

Antonio M
Antonio M
10 anos atrás

A Inglaterra está tomando as medidas para reagir a isso ! Sean Connery voltará a ser o agente 007 e os EUA com Martin Landau para cuidar de “missões impossíveis”.

Medida sem sentido, o grande problema não foi exatamente tecnologia e sim o próprio ser humano pois a bases dos sistemas ainda é a confiança e basta alguém para rompê-la e qualquer sistema vai por água abaixo…

Flávio Vilaça
Flávio Vilaça
10 anos atrás

akhorus, sem ironia na pergunta – sou leigo em assuntos Rússia. Pode me dizer algumas contribuições russas para a humanidade? É pergunta mesmo, sem sarcasmo. Obg

Colombelli
Colombelli
10 anos atrás

Somente quando for criada uma tecnologia de criptografia quantica aplicável se terá sinais 100% seguros, pois a própria leitura ja destróí a informação. Há pesquisas em andamento acerca disso.

Mas não há sistema 100% seguro. Coloca-se no papel e bastará que se usem métodos de espionagem de 50 anos atras.

Vader
10 anos atrás

akhorus disse: 12 de julho de 2013 às 19:29 Ah Wágner, obrigado mas dispenso sua “liçãozinha de moral” ok? 😉 Ao contrário de você lutando por sua “Mãe Rússia”, eu não “luto” pelos EUA, país o qual aliás sequer visitei (pra ser honesto tenho outras prioridades em termos de viagens), e sei muito bem que tem um monte de problemas. Apenas luto contra o antiamericanismo imbecil da latrino-americano, pelos motivos que já citei e por muitos outros. Dentro do antiamericanismo está a ridícula tentativa relativista de igualar Rússia e Irã, por exemplo, países com contribuições RIDÍCULAS à espécie humana como… Read more »

F - 5
F - 5
10 anos atrás

Me divirto com essas discussões na Trilogia