Home Espionagem Congresso já acessa os documentos secretos da Abin e GSI

Congresso já acessa os documentos secretos da Abin e GSI

267
1

ABIN

Clipping  Pela primeira vez na História do País, os 12 parlamentares da Comissão de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI), composta por senadores e deputados, tiveram acesso aos relatórios ultrassecretos sobre quem foi e é espionado, como, e por que, entre outros assuntos de soberania nacional os quais só a presidente Dilma conhece.

Os políticos não poderão divulgar as informações. Os documentos chegaram há poucas semanas à CCAI – o prazo era abril – depois de negociação com a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), da Presidência.

Neste cenário, os parlamentares da CCAI hoje são os mais bem informados do Brasil. Será na quarta-feira a próxima audiência da comissão, que é secreta, para aprovar novos requerimentos.

É emblemática a CCAI, regulamentada após 12 anos de sua criação. Até ano passado, era figurativa, apenas realizava audiências públicas sem acesso aos documentos.

DADOS

O GSI e a Abin informaram ao Congresso, entre outros assuntos, dados de relatórios de espionagem, de instalações e dos gastos secretos dos órgãos vinculados à Presidência, além de informações sobre as fronteiras.

O serviço secreto ficou devendo informações sobre a descontrolada entrada de haitianos pelo Acre. Há relatos de que ganeses e senegaleses também ingressam no País pelas fronteiras no Estado, o que aumenta o risco da entrada do vírus Ebola no Brasil, em razão do surto na África.

Os ‘coiotes’ – que começaram a trazer haitianos – viram um grande negócio no elo com os africanos, que fogem da pobreza no continente e buscam melhores condições no Brasil.

FONTE: Blog da Coluna Esplanada

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Mauricio R. Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Mauricio R.
Visitante
Member
Mauricio R.

OFF TOPIC…

…mas nem tanto!!!

Na falta de post mais adequado, vai tu mesmo, já que lá está, que lá esteje:

Estas são somente umas imagensinhas russas:

(http://snafu-solomon.blogspot.com.br/2014/11/uralvagonzavod-corporation-armor.html)

Estas são somente umas fotinhos chinesas:

(http://snafu-solomon.blogspot.com.br/2014/11/chinese-ifvs-mobile-guns.html)

E este é o Merkava IV, c/ aquele gadget antimíssil ATGW instalado…

(http://snafu-solomon.blogspot.com.br/2014/11/the-merkava-iv-tank-in-7th-armored.html)