Home Sem categoria Operação Ágata: Mais uma edição será realizada ainda este ano

Operação Ágata: Mais uma edição será realizada ainda este ano

2718
1

Operação Ágata

O Ministério da Defesa otimiza os preparativos para realizar, ainda este ano, a Operação Ágata 10. A informação é do chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), general José Carlos De Nardi.

A atividade será realizada por integrantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, conforme o estabelecido pela Lei Complementar 136, que prevê a atuação das Forças em atribuições subsidiárias e na prevenção e repressão de crimes na faixa de fronteira.

Apesar dos cortes orçamentários, a Ágata 10 terá investimentos de R$ 9,5 milhões e contará com cerca de 4 mil militares. Eles vão operar, desta vez, em uma área fronteiriça menos habitada, beneficiando locais inóspitos e de difícil acesso do país.

Sobre a operação

A Operação Ágata é de responsabilidade do Ministério da Defesa, sob coordenação do EMCFA junto com a Marinha, o Exército e a Aeronáutica. Foi instituída por decreto da Presidenta da República, Dilma Rousseff, em 2011, no âmbito do Plano Estratégico de Fronteira (PEF).

Um de seus objetivos é intensificar a presença do Estado brasileiro junto à faixa de fronteira, contribuindo para o combate e a redução de ilícitos como contrabando, tráfico de drogas, de pessoas, de armas e munições, exploração sexual, evasão de divisas, crimes ambientais, roubo de veículos, garimpo ilegal, entre outros.

Somente na última edição, na Ágata 9, durante dez dias foram apreendidas mais de quatro toneladas de maconha e 65 toneladas de gêneros alimentícios sem procedência. O contrabando de materiais proibidos e o descaminho de mercadorias, sem o pagamento de tributos, foram avaliados em cerca de R$ 700 mil.

Além disso, houve a realização de mais de 7,3 mil ações cívico sociais, entre atendimentos médicos e odontológicos, reforma de escolas, emissão de documentos, distribuição de medicamentos e kit de higiene bucal.

FONTE: Ministério da Defesa

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Wellington Góes Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Wellington Góes
Visitante
Member
Wellington Góes

A título de informação, a foto usada na matéria é de uma operação no Rio Oiapoque, fronteira do Amapá com a Guiana Francesa. As duas lanchas são das polícias estaduais, uma da PC e outra da PM. A SEJUSP-AP fez a aquisição de um helicóptero Esquilo, que será muito útil neste trabalho de policiamento da faixa de fronteira. Este helicóptero não ficará dedicado a esta operação em específico, mas quando for necessário, será um incremento e tanto. Vale lembrar que a unidade aérea mais próxima fica em Belém (BABE – 1°/8° Esquadrão Falcão), cerca de 700 km em linha reta,… Read more »