1040385467

O Exército sírio, apoiado pela aviação russa, e os combatentes curdos, ajudados pelos Estados Unidos, operavam nesta segunda-feira separadamente para apertar o cerco contra o grupo Estado Islâmico (EI) no norte da Síria. No primeiro dia do Ramadã, ao menos 17 civis, incluindo oito crianças, morreram em ataques aéreos contra um mercado no leste da Síria, anunciou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

A pressão está aumentando dia após dia sobre o EI que, dois anos após a sua ofensiva relâmpago para criar um “califado”, também tenta resistir a uma grande ofensiva no Iraque, onde as forças do governo procuram recuperar o controle de Fallujah.

O Estado Islâmico, que conta com entre 19.000 e 25.000 combatentes em ambos os países, de acordo com estimativas dos Estados Unidos, enfrenta uma dupla operação no norte da Síria. De acordo com o OSDH, as forças do regime avançam para o sudeste e estão a 30 km do aeroporto de Tabqa e a 24 km do Lago Assad, um reservatório de água no vale do Eufrates. Tabqa está localizada 500 km a oeste de Raqa, a capital do autoproclamado califado do EI.

Do outro lado, a coalizão árabe-curda das Forças Democráticas da Síria (FDS) está 60 km ao norte e não avança mais para o sul porque a sua prioridade é tomar Minbej, uma localidade estratégica para os curdos.

Coordenação “informal”

A coincidência destes ataques levanta a questão de uma coordenação entre Moscou e Washington. “É claro que existe uma cooperação entre a Rússia e o exército americano. Seria impossível realizar ataques na mesma região sem coordenação”, assegurou nesta segunda-feira à AFP uma fonte do regime sírio.

“Existe há vários meses em Bagdá uma sala de operação militar conjunta de luta contra o EI que reúne oficiais sírios e iraquianos com a cooperação dos russos e americanos para coordenar as grandes operações contra o grupo extremista”, explicou. Mas para o especialista Matthew Henman, esta coordenação é “informal”. “Há talvez uma espécie de coordenação informal a um nível elevado para evitar confusão e combates inadvertidamente, mas é pouco provável que esta seja uma coordenação plena”, afirma Henman, que dirige o centro de investigação sobre o terrorismo e a insurgência do IHS Jane’s.

A Rússia sofreu uma rejeição quando propôs aos Estados Unidos realizar ataques conjuntos contra o EI em junho de 2014.

Os extremistas também enfrentam uma ofensiva das FDS na província de Aleppo. Depois de atravessar o rio Eufrates, perto da fronteira turca, combatentes curdo-árabes avançam para o oeste, em direção a Minbej, que é, segundo os especialistas, uma prioridade.

Minbej encontra-se no eixo que o EI utiliza para fazer transitar homens, armas e dinheiro pela fronteira com a Turquia – cerca de 30 km mais ao norte – no sentido de Raqa, a capital do grupo ultrarradical na Síria.

As FDS, dominadas pelos curdos, conseguiram desde 31 de maio assumir o controle de mais de 42 aldeias nas mãos dos extremistas e monitorar a principal rota de abastecimento entre Minbej e Raqa.

Raqa, ‘última a cair’

Esta ofensiva destaca a complexidade do conflito sírio, que matou mais de 280 mil pessoas em cinco anos e deixou milhões de deslocados, enquanto as negociações para resolver o conflito estão num impasse. Os grupos extremistas não foram incluídos num acordo de cessar-fogo entre o regime e os rebeldes alcançado sob a liderança dos Estados Unidos e da Rússia em fevereiro. Se os combates por Tabqa e Minbej são estrategicamente importantes, a recuperação de Raqa é mais simbólica, porque representaria um golpe terrível para o moral do Estado Islâmico.

Para Matthew Henman, “Raqa será, certamente, um dos últimos, se não o último reduto do Estado Islâmico a cair na Síria”. “Damasco, assim como os curdos, quer ser o primeiro a entrar em Raqa e prefere não ver a outra parte controlar a cidade”, indicou.

Em um relatório publicado neste fim de semana, o geógrafo Fabrice Balanche ressalta que esta ofensiva “está longe de ser uma batalha rápida que pode rapidamente conduzir as FDS à entrada de Raqa”.

FONTE: AFP

Subscribe
Notify of
guest

52 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ronilson
ronilson
7 anos atrás

o Isis não tem a mínima chance de sobreviver com tantos inimigos seu erro foi ser radical demais

Victor Moraes
Victor Moraes
7 anos atrás

Sim, Ronilson, eles foram contra tudo e contra todos, mostrando a pior face do ser humano, que é aquela que mata em nome de ideais subjetivos e particulares, ainda que comum a muitos. A religião é apenas uma justificativa para a ferocidade humana, ignorância e miséria. É o tipo de coisa que não pode prosperar no século XXI. A sorte é que hoje tudo é filmado, e é fácil para uma mente razoavelmente sabia abominar os atos daquele grupo extremista. São sujos querendo higienizar e serão higienizados.

Flamenguista
Flamenguista
7 anos atrás

Nao entendo a Turquia, que tem poder militar pra transformar o tal califado do ISIS em um grande estacionamento e, no entanto, nada faz….

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
7 anos atrás

Flamenguista.
Já escrevi outras vezes, no Oriente Médio tem lá os que matam, os que morrem, e os que tomam cafezinho…

Augusto
Augusto
7 anos atrás

Deve ser pq o Erdogan meio q curte a irmandade muçulmana, é como o lula e as Farcs aqui. As forças armadas turcas tem se rebelado contra ele

ScudB
ScudB
7 anos atrás

Os turcos ha muitos anos não tem poder militar nenhum.Tem armas , tem frotas , tem exércitos … Mas nos últimos séculos maior poder que eles demonstraram é matar os civis e atirar nas costas.
Estão sofrendo severas baixas contras os curdos. Imagine se ficar de cara a cara com os mercenários da Chechénia , Uzbequistão e etc..
Um abraço!

Augusto
Augusto
7 anos atrás

Pelo que eu sei eles chutaram o russos umas duas vezes no seu 18. Na primeira guerra dos Balcãs perderam porque a França e o uk intervirão, perdeu pra Itália em 1912 a posse da Líbia o que deixou o país fagrilizado na segunda guerra dos Balcãs aí logo depois veio a 1GM teve Lawrence da arabia, teve a guerras contra Grécia acho que umas duas ou 3 dos anos 20 até os anos 70 sendo que os turcos levaram a melhor em todas. Falar que os turcos não sabem lutar é como falar que o russos são fracos porque… Read more »

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
7 anos atrás

O problema da quela banda,é o petróleo só isso.O quê deveria ser solução para os problemas e alavancar a região,na verdade é o seu maior câncer.Se não tivesse petróleo seria um lugar calmo e pacífico,sem as super potências os fazendo de marionetes.

ScudB
ScudB
7 anos atrás

Amigo Augusto! Parece que a gente analisa historia de forma diferente. Os turcos perderam TUDO que conseguiram nos primeiros séculos do seu glorioso e brilhante império.TUDO! So os russos comeram toda parte europeia e caucasiana moderna.Tomaram Crimea , afundaram frotas inteiras (em numero ate maior que as russas) com baixas frequentemente 1:10 ou ate mais que isso.Nas raras e estranhas ocasiões de “vencer” uma outras das batalhas perderam todas as guerras . Nao compare os turcos dos séculos 18, 19 . 20 e 21 com os turcos da Porta.É como comparar seleção 1982 com essa que ta na copa. Repito… Read more »

Ocidental Sincero
Ocidental Sincero
7 anos atrás

Os Estados Unidos agem constantemente de forma ambígua ou contraditória. Atacam de forma “leve” as posições do ISIS, e ao mesmo tempo; via Arábia Saudita repassa armamentos e suprimentos aos terroristas. A verdade é que os banqueiros americanos e europeus querem que o grande parte do oriente médio entre em um caos absoluto; para sim poder lucrar com a venda de armamentos para ambos os lados, em uma guerra sem fim. Desde o momento em que a Rússia entrou na Síria, ela conseguiu sucesso em menos de 8 meses de intervenção. Coisa que a OTAN e EUA não fizeram em… Read more »

Leonardo
Leonardo
7 anos atrás

Culpar todos os problemas do O.M. ao petróleo é um pensamento muito rasteiro.

junior
junior
7 anos atrás

Quero ver quando os Curdos se apoderarem de territórios da Síria como o EI fez, ninguém entra na linha de frente em uma guerra dessas em troca de nada. Os Curdos sonham com um Estado próprio e para isso precisam tomar territórios da Turquia, Síria, Iraque ou Irã
.
Já até teve princípio de confronto entre os curdos e o governo Sírio por território, a Rússia que colocou panos quentes para a Síria não retaliar só quero ver de que lado a Rússia vai ficar quando os Curdos não quiserem devolver território para o Assad.
https://youtu.be/zmvXAVWKzA8

Bernardo R.
7 anos atrás

Flamenguista —————– Os turcos não enfrentam o ISIS pois preferem ver os curdos concentrados nisto e menos envolvidos na insurreição dentro de sua fronteira, simples. Não sou o mapento, portanto não ilustrarei, mas entre o ISIS e a Turquia, fica um grande pedaço de terra onde os curdos “dominam”. Melhor deixar eles ocupados contra o ISIS e ficar de standby. Politicamente os turcos não podem também acabar com os curdos, pois seriam banidos da OTAN, então eles empurram com a barriga a situação destes. Victor Moraes —————— Não entre muito fundo na questão religião, acredite, os fanáticos muçulmanos quase nada… Read more »

_RR_
_RR_
7 anos atrás

ScudB ( 7 de junho de 2016 at 8:12 ), . Os turcos tem sim uma industria militar de ponta, e produzem sim sistemas militares avançados… . Só citando os mais aparentes: . – KORAL, um sistema ECM muito similar ao Krasukha russo… . – SOM, um míssil de cruzeiro que em nada deve aos ocidentais ou russos do mesmo seguimento… . Fora isso, cooperam com outros países na concepção de equipamento para suas FAs, que vão desde munições e sensores, até as plataformas para seus sistemas de armas propriamente ditas… Creio que o maior exemplo disso é o TA-129,… Read more »

_RR_
_RR_
7 anos atrás

Ocidental ( 7 de junho de 2016 at 9:40 )… . Os americanos foram os primeiros a combater o ISIS… Ocorre que não dá pra fazer muita coisa com muitos dos seus “aliados” jogando areia nos olhos… . Não é segredo que o ISIS tem simpatizantes na própria Península Arábica… E se aproveitando do vácuo de poder no OM, originado da ocupação do Iraque, emergiram como força de fato. . Se o Ocidente ( americanos em particular ) tem alguma culpa nisso, foi justamente em ter varrido do Iraque toda a sua estrutura de comando civil… Isso deixou aquele país… Read more »

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
7 anos atrás

“Culpar todos os problemas do O.M ao petróleo,é um pensamento muito rasteiro”.É,porém os EUA ,OTAN,Rússia,China e outros estão lá porque? As belezas da região desértica?Mulheres?Clima?Culinária? Ora faça o favor.

paco
paco
7 anos atrás

O grosso do ISIS é formado pelos antigos veteranos do exercito de Saddam. A estrategia americana de guerra relâmpago tem seus defeitos: deixa um exercito inteiro inimigo para trás que se rende antes mesmo de lutar. Aconteceu o mesmo com os nazistas na Sérvia, URSS e França, quase o exercito inteiro virava partisan.

ScudB
ScudB
7 anos atrás

Amigo _RR_! Nenhum dos dois seria um bom exemplo ja que um nem começou a ser fabricado (deve ser por causa de propulsor francês 🙂 ) e outro nunca foi testado e só agora começou coletar assinaturas dos “concorrentes”. Estão muito atrasados! Ja nem falo de algo realmente essencial como navios , aviões , submarinos ou tanques com artilharia. Me fale de quantas fragatas desenvolvidas e construidas pela Turquia existem? Os tanques e obuseiros – idem. Inclusive , Você considera Altay como turco ou coreano? Dos aviões pode nem responder (ja sei a resposta)… E cá entre nos.Se continuar desse… Read more »

Antonio Palhares
Antonio Palhares
7 anos atrás

Me enganem que eu gosto, religião não tem nada com aquela estupidez daqueles personagens. É fanatismo mesmo. A turquia é um pais acusado de ter praticado genocidio contra os Armenios. Por uma fatalidade destas que dessem do além, está numa posição super estratégica e importante. Ainda é um pais super complicado, do contrario teria sido aceito sem maiores restrições na comunidade européia. Somente é aceito no ocidente por causa da geografia que o faz ser parte da OTAN.

RodrigoMF_SP
RodrigoMF_SP
7 anos atrás

Peço desculpas pelo Off-topic Vamos ao que me fez aparecer aqui hj… O Exército Brasileiro está para publicar um novo “R105” que é o decreto lei que regulamenta o uso de produtos controlados no Brasil. Defini-se por produto controlado desde arma de Airsoft até armas nucleares, passando por produtos químicos, explosivos, dispositivos de visão noturna e qualquer acessórios para armas de fogo ou de brinquedo. O Exército está no melhor estilo das esquerdas propagandeando uma falsa consulta a sociedade. Por que eu digo falsa ? Simples… Segundo o Gal de Exército Teóphilo, Comandante Logístico do Exército Brasileiro e consequentemente comandante… Read more »

_RR_
_RR_
7 anos atrás

Olá, ScudB ( 7 de junho de 2016 at 14:17 ) . Até onde sei, o míssil SOM já é produzido em variantes preliminares… . Se formos partir desse princípio de que “nunca foi usado em combate” para julgar o desempenho de uma máquina, então muita coisa não presta, como Mig-31; e que muita coisa não prestava até ser usada em combate, como Tu-160… Vai me desculpar, mas não posso concordar com esse raciocínio… . Nos dias de hoje, pouco importa de onde venha a plataforma de um sistema de armas ( até porque, poucos tem o dinheiro pra fazer… Read more »

_RR_
_RR_
7 anos atrás

Renato de Mello Machado ( 7 de junho de 2016 at 12:38 ); . A maior parte dos problemas do OM foi gerado no próprio OM… . Até é possível dizer que interferências externas agiram como agente catalisador em algumas situações ( não todas ), mas daí a dizer que a culpa maior pertence a esses fatores externos, isso é um exagero… . Da mesma forma, a questão vai muito além do petróleo, já que disputas locais de poder são fomentadas por lideranças dessas localidades a mais de mil anos… Até é possível dizer que o petróleo é um agente… Read more »

Bardini
Bardini
7 anos atrás

A respeito da industria militar turca:
http://www.ssm.gov.tr/home/projects/Sayfalar/default.aspx

augusto
augusto
7 anos atrás

Vale lembra que é o OM que liga a Europa à Asia, dai que vem o novo middle east ou oriente medio. Alguém ai se lembra da rota da seda?????? é

augusto
augusto
7 anos atrás

sobre a industria turca bélica produziu sob licença da Blohm + Voss fragatas MEKO 200 e foram 8 navios de dois diferentes bloco, tem umas 6 classes de corveta construída, tem a MILGEM que é um projeto indígena muito semelhante aos LCS americanos, ainda construirão U-209 sob licença tbm. Sem contar com inúmeros projetos de sistemas de guerra e de ECM sendo construídos e projetados, alem dos projetos de outras forcas

Soldat
Soldat
7 anos atrás

Bom na logica todos esse grupos terroristas Sunitas foram criados por culpa dos Anglos-Americanos em suas guerras para trazer democracia, paz e amor!!!
—————————————————————————————————————————
Querem ver a logica se o Isis fosse invenção Iraniana os Âmis já teriam destruído o Isis faz tempo.
—————————————————————————————————————————
Os Russo todos os dias pedem para os Âmis lutarem junto e varrerem de vez o Isis, o que eles dizem Não e Não..
Só ficam choramingando tirem o Assad….e blablabla…..

Fala serio,,,,

augusto
augusto
7 anos atrás

o exercito tem os ATGMs Mizrak-u e Mizrak-O semelhantes ao hellfire, eles tem seu próprio Marpat o Kirpi, tem seu próprio míssil balístico o J-600T Yildirim, tem 2 MLRS um baseado num projeto chines o T-300 e o outro indígena o TOROS,tem o T-122 que tbm é um MLRS,tem o T-155 Fırtına que é um obuseiro auto-propulsado, tem um obus nacional de 155mm o Panter. Ainda tem muitos outros sistemas produzidos sob licença, em conjunto ou mesmo indígenas, não coloquei tudo porque ficaria muito grande.

augusto
augusto
7 anos atrás

https://www.youtube.com/watch?v=ziitzaMLHc4 aqui o link de um video que fala sobre a força da turquia suas relações com o ISIS e sua industria de armas

bosco123
7 anos atrás

A Turquia ocupa lugar de destaque em relação à sua tecnologia militar em “estado da arte”.

Zmun
Zmun
7 anos atrás

Eu acho que o tiro dos turcos saiu pela culatra. A ideia era fragilizar (ou mesmo eliminar) as forças curdas através dos embates com o ISIS. Porém o que aconteceu é que os curdos, não só resistiram aos fanáticos, como passaram a receber armas e treinamento de alguns países europeus. Operando à moda alemã, os curdos estão mais fortes do que nunca. . No campo da política, os curdos nunca estiverem melhor. Hoje são reconhecidos pelo grande público como a nação sem território próprio que lutou bravamente contra o ISIS. Os imagens das vilas curdas destruídas, aliadas às de homens… Read more »

_RR_
_RR_
7 anos atrás

Soldat… . Na lógica, todos esses grupos foram criados por disputas entre lideranças do próprio OM… . Ninguém faz guerra simplesmente por democracia ou por comunismo… Grosso modo, se faz guerra essencialmente para se mudar uma situação geopolítica adversa… Daí pouco importa apoiar um governo de viés A ou B, desde que esse não se mostre um problema mais a frente ( e mesmo assim, tem vezes que nem isso dá pra se levar em consideração )… Fosse tudo unicamente por essa lógica que você mostrou, o Ocidente jamais teria apoiado a Rússia contra os Nazis na SGM, só pra… Read more »

junior
junior
7 anos atrás

Esse Soldat só fala besteiras, é automaticamente ignorar os comentários inúteis dele. Tem vários grupos por lá que recebem suporte do Irã, como o hezbollah, e estão todos bem vivos.

kfir
kfir
7 anos atrás

Off regular do exército Br
https://www.youtube.com/watch?v=Wp1ADFd3DhQ

Bardini
Bardini
7 anos atrás

Ainda a respeito dos Turcos:
https://www.youtube.com/watch?v=QzZoxDcFRpI

ScudB
ScudB
7 anos atrás

Amigo Augusto! Tudo que Você “colou” so comprova uma tremenda incapacidade (para ser objetivo vou acrescentar a frase “ate agora”) de DESENVOLVER e , em seguida , produzir armamento de ponta! Copias e licenças (frequentemente de copias).Pouca coisa vem das cabeças dos turcos… T-122/300 ? Procure a origem nos Grad e Uragan. Panter? Vai para FH-88. Firtina? Samsung.Nem tem poder de fogo sustentado de alta intensidade e estamos falando da terceira geração dos obus.Ate um 2S3 soviético fazia isso brincando.. Yildirim? Dongfeng.Que vem dos R-1..11. Piada de Altay? Ve um K2 castrado e atrasado. Etc, etc.. Não tem nada :… Read more »

Alexandre Sousa
Alexandre Sousa
7 anos atrás

O daesh não cometeu erro nenhum. Eles foram exatamente o bando de vagabundos que sempre foram. Um bando assassinos e estupradores que infelizmente já fizeram o estrago e pior ainda estão lá fazendo mais estragos. São um bando de vagabundos, assassinos e estupradores e foi tratado como facção.

augusto
augusto
7 anos atrás

se fosse assim Scudb tudo de eletrônica dos russos é uma merda porque eles tem parceria com israel nessa área para poder obter tecnologia, se fosse assim tudo que a china produz é lixo pq é claramente copiado dos russos e americanos, a industria de defesa do japão e da Coreia do sul seria um lixo pela quantidade de produtos licenciado dos americanos. Os turcos começaram a investir em sua industria bélico tem no máximo 30 anos eles estão fazendo sim o dever de casa, é so pegar a Coreia do sul nos anos 80 estava no mesmo patamar dos… Read more »

Oganza
Oganza
7 anos atrás

Caro Augusto, o caso da Coreia do Sul é ainda pior, mas não menos emblemático… nos anos 80 os caras estavam em um governo “Interino” pq tinham assassinado o ditador anterior. Dai veio ouro pretendente (um General, claro) e deu mais um golpe contra o tal Primeiro Ministro Interino… a lambança durou até 1987 quando foram proclamada as Diretas Já deles… e o que os caras fizeram no ano seguinte (1988)? Realizaram a Olimpíada de Seul, muito elogiada e aclamada como a Primeira Olimpíada de planejamento Perene. Ps.: nos 15 anos seguintes o PIB sul-coreano cresceu 320% 😮 . Grande… Read more »

Soldat
Soldat
7 anos atrás

“Esse Junior só fala besteiras, é automaticamente ignorar os comentários inúteis”
Não quer ver a realidade problema seu troll todo mundo sabe que o Isis é invenção Americana e ponto,,,,,

E a turquia só vence a Russia com ajuda dos Âmis e de suas colonias Europeias a Otan fui ..
seu Ze,,,,,,,

Bernardo R.
7 anos atrás

Soldat

Eu não chamaria de invenção americana, mas uma consequência da má política empregada no Iraque pós-guerra. Culpa dos americanos, sim, invenção, não.
No mais,

ScudB
ScudB
7 anos atrás

Amigo Augusto! É exatamente como Você disse! So que as causas são diferentes. Por exemplo , TODA a eletrônica e micro-eletrônica russa é uma bosta.Mas Israel não tem nada a ver com isso.A causa é mais simples.Após união acabar uma boa parte dos Institutos das pesquisas e as linhas de produção dos componentes high-tech ficaram nas republicas vizinhas : KBTM , Planar, Integral , Impuls , NIICT , Kwartz , etc..Todos eles ficaram na Bielorrússia e Ucrânia.Ate agora os russos estão tentando resolver este atraso com ajuda da França, Israel , China entre outras.Mas , ao contrario dos concorrentes ,… Read more »

bosco123
7 anos atrás

O problema de comentários repetitivos e ingênuos como o do comentarista Soldat é que não contribui em nada com o debate. Ele só vem aqui pra destilar suas angústias, nos lembrar que o mundo não é um lugar perfeito e utiliza um expediente de sempre tocar uma música com uma nota só já que só vê o mundo a partir de um ponto de vista estático, e imagina esse mundo dividido entre as forças do bem e as do mal, sem meios termos, e ele já tem plena consciência de quem é quem. Ele é incapaz de nos surpreender e… Read more »

bosco123
7 anos atrás

Vale salientar que os americanos só passaram a ser um ator de peso no mundo a partir do início do Século XX e com muito mais força a partir da SGM.
Fossem os americanos a origem de todo o mal do mundo como explicar que antes deles o mundo vivia em guerra e miséria do mesmo jeito que sempre?
Culpar os americanos de tudo é no mínimo uma burrice sem tamanho e um completo desconhecimento da história da humanidade e da miséria da condição humana.

Possani
Possani
7 anos atrás

Eu particularmente gosto de dois tipos de comentários, aqueles que eu aprendo, e os do Soldat. Confesso que fico esperando suas pérolas.

Soldat
Soldat
7 anos atrás

Interessante esses pro-Amis…. ————————————————————————————————————————— Em vez dos Âmis atacarem o Isis o que eles fazem!!!!!!, manda um porta aviões nuclear que contem, mais de 5000 mil homens para o oriente médio NÃO para atacar o ISIS e sim para intimidar a Russia. ————————————————————————————————————————— E eu segundo os Zumbis eu sou o fascista!!!!!! ————————————————————————————————————————– U.S. Carrier’s Moves Send Message to Russia ————————————————————————————————————————— http://www.wsj.com/articles/u-s-carriers-moves-send-message-to-russia-1465419667. ————————————————————————————————————————— “O reposicionamento da USS Harry S. Truman proporciona uma janela para a estratégia militar norte-americana em um momento quando a Rússia impôs-se de forma agressiva na região, utilizando a sua marinha e força aérea para virar a… Read more »

bosco123
7 anos atrás

Soldat, Você não defende a tese que foi os EUA que criaram o EI? Não entendo como você fica revoltado pelos EUA não atacar o EI como você gostaria. E cada um sabe de sua política externa e de suas prioridades. Se o EI não é prioridade americana, dane-se. Todo mundo não fica incomodado deles se passarem como a polícia do mundo mas na hora de por o pé na areia cobram é dos americanos. Cadê os russos? Cadê os chineses? Cadê os brasileiros? Lá é terra de ninguém e todo mundo pode se candidatar a enviar tropas. Quanto à… Read more »

Bernardo R.
7 anos atrás

Olá Bosco e Soldat. Recomendo a leitura de Tucídides, “História da guerra do Peloponeso”. Livro primeiro, Versos 72 a 78. Claro, recomendo a leitura do livro completo, mas essa parte é perfeita para traçarmos um paralelo. Reproduz a fala de delegados atenienses, se defendendo das acusações dos aliados dos Lacedemônios(Esparta) quanto ao seu Império e práticas que supostamente eram opressoras. Muitos desses aliados dos espartanos eram colônias revoltosas de Atenas, e estavam convencendo Esparta de fazer guerra contra Atenas. Os Atenienses dizem serem os grandes responsáveis no passado, pela vitória sobre os persas, e acima de tudo, de criar uma… Read more »

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
7 anos atrás

O que esperar quando dois blocos opostos, de política expansionista e religiosidade proselitista se encontram ?
Um sangrento conflito. O resto é “justificativa” rasteira.

ScudB
ScudB
7 anos atrás

A primeira coisa que lembrei após essa passagem do amigo Bosco seria a frase escrita nas fivelas dos nazis : “GOTT MIT UNS”!
Um abraço!

Rafael
Rafael
7 anos atrás

NOTA DOS EDITORES: APAGAMOS ESTE E OUTROS COMENTÁRIOS DE OUTROS COMENTARISTAS, QUE DESVIARAM A DISCUSSÃO PARA O PROSELITISMO RELIGIOSO / ANTI-RELIGIOSO, QUE NÃO TEM NADA A VER COM ESTE SITE E ESTÁ CRIANDO UMA BOLA DE NEVE FORA DE TÓPICO. NÃO USEM ESTE ESPAÇO PARA ATIVISMO RELIGIOSO OU ANTI-RELIGIÃO.