1ª Bda C Mec participa da Operação Guarani na República Argentina

16

operacao-guarani-1

Monte Caseros (República Argentina) – A 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (1ª Bda C Mec) participou, no período de 11 a 18 de outubro, da Operação Guarani 2016, importante exercício militar realizado em conjunto com a Brigada de Monte XII, “General Manuel Obligado”, do Exército Argentino, compondo a Brigada Combinada Guarani.

A operação contou com o apoio do 1º Batalhão de Aviação do Exército, de Taubaté (SP); da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO) de Uruguaiana; e da 1ª Seção de Aviação de Monte XII, de Posadas (AR).

Esse exercício militar combinado possibilitou a integração e o intercâmbio de conhecimentos doutrinários nos aspectos operacionais, logísticos e de inteligência, observando-se, em todas as atividades realizadas, o profissionalismo e a dedicação dos militares, que suplantaram a diferença de idioma e as condições climáticas adversas para que a missão atingisse os objetivos propostos.

O efetivo mobilizado na Operação foi de 1.630 militares, sendo 505 do Exército Brasileiro e 1.125 do Exército Argentino. Quanto ao material de emprego militar, foram utilizados 16 helicópteros, 291 viaturas, 25 peças de artilharia, duas pontes M4T6 e 22 botes de assalto.

Finalizando as ações combinadas com tropas no terreno, foi realizada, no dia 18 de outubro, no Grupo de Artillería 3, em Paso de Los Libres (AR), a cerimônia de encerramento, que contou com a participação das tropas brasileira e argentina e a presença de autoridades de ambos os países.

A Operação Guarani

A Operação Guarani consiste em um exercício combinado, realizado desde o ano de 2012, entre os exércitos da Argentina e do Brasil, com o objetivo de desenvolver laços de confiança e de camaradagem entre as forças, criar um glossário comum de termos militares e desenvolver uma doutrina combinada de operações convencionais.

operacao-guarani-2

operacao-guarani-3

FONTE: 1ª Bda C Mec

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bueno
Bueno
7 anos atrás

Não vi o Guarani na operação Guarani
https://www.youtube.com/watch?v=JP-HcSISLdA

Bueno
Bueno
7 anos atrás

VD Completo. Muito bom a operacionalidade com os Los ermanos
https://www.youtube.com/watch?v=ERkxGzNGql0

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
7 anos atrás

Caramba, muito legal. E a chuva caindo muito! teste de máquinas, armas e logística. Deveríamos fazer mais exercícios deste porte.Detalhe para os ante-H225: Tinham 4 deles com o EB, ok?

Renato Carvalho
7 anos atrás

Me parece uma força leve, onde estão os Léos, os guaranis? sem falar no IA2, e que falta faz um heli puro de ataque.

Carlos Alberto Soares-Israel
Carlos Alberto Soares-Israel
7 anos atrás

Como diz um Cel Fabiano que frequenta o PA,
com os Argies somente uma boa carne e um bom vinho, FELIZMENTE.

Carlos Alberto Soares-Israel
Carlos Alberto Soares-Israel
7 anos atrás

Assisti aos dois filmes, muito bom.

Osvaldo Marcilio Junior
Osvaldo Marcilio Junior
7 anos atrás

Muito bom a matéria e os vídeos, não sabia que “Los Ermanos” operavam Hummer, interessante!!

Carlos Crispim
Carlos Crispim
7 anos atrás

Faço coro com a galera, eu acho fundamental essas operações entre exércitos, acho mesmo que não devia ter fronteira entre Brasil e Argentina, como acontece com EUA e Canadá, devíamos nos unir e fazer uma cobertura única de radar e defesa aéra combinada.

Wellington Góes
Wellington Góes
7 anos atrás

Olá Carlos Crispim, boa tarde! – Desculpe amigo, mas também não é para tanto. – Sim, sou favorável a uma maior interação entre os exércitos do Cone Sul, especialmente num maior aprofundamento das relações comerciais de equipamentos militares desenvolvidos por nós (não estou falando no nível que acontece na UE, mas algo mais racional, aonde cada país desenvolve e produz um equipamento, mas com o entendimento de cada membro do bloco Sul’Americano), acredito haver possibilidade de fornecimento de equipamentos que nos seriam muito úteis, bem como a eles (aliás, mais daqui para lá, do que de lá para cá, mesmo… Read more »

Wellington Góes
Wellington Góes
7 anos atrás

No mais, mais uma missão desmentindo “certas Fuentes” sobre a indisponibilidade e desgosto do EB com os seus H225M.

Quem quiser acreditar em disse-me-disse, fique à vontade, eu prefiro acreditar em fatos.

Até mais e um ótimo final de semana a todos!!! 😉

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
7 anos atrás

Aonde estão os Hind brasileiros??? Teriam feito uma bela figura nesse exercicio.

Fresney
Fresney
7 anos atrás

Não sabia que a Argentina ainda usava os SAPÕES UH1-H , Pelo visto nossos Guaranis não foram, uma pena. Valeu pelo intercambio e espero que venha outras de preferência no norte com as Guianas.

Bueno
Bueno
7 anos atrás

este vídeo de 2014 produção e narração argentina. Muito legal para propaganda.
https://www.youtube.com/watch?v=h4BApvAUvVY

Buerno
Buerno
7 anos atrás

Não entendo nada de estratégia militar e afins , queria entender melhor o que ocorre na operação em 9,08 do vídeo acima, os Super Cougar transportando obuseiro. Não teria que ter escolta de Black Hawk artilhados ou os esquilos ? Não pode transporta alguns soldados juntos com o material transportado aproveitando a logística? Os caçadores são mais eficientes para neutralizar um atirador de míssil em terra do que um Helicóptero de escolta? Grato, se alguém responder.

Bueno
Bueno
7 anos atrás

🙁 abandonaram.