Home Conflitos em andamento ‘Não vamos falar de invasão, não estamos bem de armamento’

‘Não vamos falar de invasão, não estamos bem de armamento’

24548
481
Carros de combate M60 e M113 do Exército Brasileiro

O presidente Jair Bolsonaro morde e assopra na questão da Venezuela. Quase ao mesmo tempo em que a conta do presidente no Twitter escreve que “qualquer hipótese” sobre a situação do país vizinho “será decidida exclusivamente” por ele (não descartando uma ação militar), Bolsonaro declarou na TV que rechaça um conflito para depor Maduro.

O presidente afirmou ao jornalista José Luiz Datena, nesta tarde de terça, 30, que “não quer falar em invasão”. “Não estamos bem de armamento, não podemos fazer frente a ninguém. Seria uma aventura e não é nossa vocação”, afirmou.

FONTE: BR18 – Estadão Conteúdo

481
Deixe um comentário

avatar
104 Comment threads
377 Thread replies
8 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
179 Comment authors
Vitor Bruno Fonseca RodriguesMagerui mendesmendesCamiloClodoaldo Donato Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Leonardo
Visitante
Leonardo

Força armadas brasileiras têm quesser atualizar !

Joao Moita Jr
Visitante
Joao Moita Jr

No shit, Sherlock!!!! Outra vez digo, aqui estamos entupidos de tudo! Sacanagem, não. Não temos aonde colocar tantos Abrams, Strikers, Hummers, Skyhawks, etc, e etc.
Só falta vontade do Capitão. Manda uma comitiva urgente, assina lá na caixa do Trump e depois paga aos poucos, no modo Lend-Lease. A hora é AGORA!!! Será que o Brasil perderá o bonde de novo???

Paddy Mayne
Visitante
Paddy Mayne

Vou comprar um Bradley pra mim, tá complicada a criminalidade aqui!

Joao Moita Jr
Visitante
Joao Moita Jr

One Stryker to go!!! Leva até grátis… hehe

PRAEFECTUS
Visitante
PRAEFECTUS

A realidade, os fatos são o seguinte: Na visão da mídia esquerdista mundo afora(inclusive é a maioria da mídia americana) não importa o quão ruim seja a situação na Venezuela, uma resposta militar de qualquer país para solucionar o problema e principalmente dos EUA, só piorará as coisas para os venezuelanos. E, desgraçadamente a mídia, tem capacidade de fazer a cabeça da grande massa desavisada. A Venezuela hoje é um caso trágico de uma revolução que deu errado e o que acontece em todos os lugares quando as trevas da imoralidade, incompetência e a corrupção se cruzam. A real do… Read more »

Farroupilha
Visitante
Farroupilha

PRAEFECTUS, Análise ótima. Observando vários atores com seus interesses particulares e cuidados estratégicos, que estão participando da delicada cena (Drama) Venezuela. – Quanto ao Bolsonaro… É bom saber que ele está muito bem ciente de nossa fragilidade bélica. Portando não é daqueles que ficam deslumbrados com um punhadinho de Astros, ou com um (hoje, limitado) Exocet (remotorizado, ou feito no Brasil – Mansup). Mostra saber muito bem a cerca da atual realidade bélica mundial e nosso comparativo atraso. Ele foi consciente, realista e humilde, deixando de lado frases de efeito como: (Braço Forte) (Asas Que Protegem o Brasil) etc. Afinal,… Read more »

Marco
Visitante
Marco

É o q penso também

Francico Farias
Visitante
Francico Farias

O que o Brasil ganha atacando a Venezuela? Expliquem-me porque ainda não consegui entender isso. Mas, por favor não venham com essa lenga-lenga de “comunismo”, “democracia”, “liberdade do povo” e outros dogmas mentirosos, que só servem aos interesses de quem visa lucrar com a queda do Maduro.

Pedro
Visitante
Pedro

Os Eua teriam 300 bilhoes de barris de petroleo e se esqueceriam do pre- sal

Rodrigo Martins Ferreira
Visitante
Rodrigo Martins Ferreira

Os EUA hoje em dia produzem 93% do petróleo que usam..

Não precisam invadir ninguém para conseguir os outros 7%.

Da um F5 na Narrativa..

Camargoer
Visitante

Olá Rodrigo. Segundo o Anuário 2018 da ANP, os números são um pouco diferentes. As reservas mundiais estão em 1,7 trilhões de barris, praticamente o mesmo volume dos anos anteriores, sendo que a OPEP controla 70% das reservas. A Venezuela tem as maiores reservas 313 bilhões de barris (18%). A produção mundial está constante em cerca de 92 milhões de barris/dia. Os EUA é o maior produtor ( 13 millhões de barris/dia ou 14% da produção mundial) seguido da Arábia Saudita (13%), Russia (12%) e Irâ (5%). Os EUA é o maior consumidor (20 milhões de barris/dia ou 20%) seguindo… Read more »

Alison Lene
Visitante
Alison Lene

Vc é tão esperto que nao vê nada… Consumir as reservas dos outros antes das suas… Todos sabem disso… ops, todos com inteligência…

Camilo
Visitante
Camilo

Claro,deixa de tonterías se vc sabe algo de matemática,só fazer as contas ,quanto costa uma invasão ,aparte dos danos colaterais na ecônomia e politica do país,seria bilhões de dolares,só com esse gasto não recupera com o suposto petróleo,sai muito mais barato comprarlo.não crees.A tipíca narrativa da esquerda,ataca os paises pelo petróleo,o pais gasta bilhões para ganhar milhões,que narrativa boa ,não é.

Cristiano GR
Visitante
Cristiano GR

É sério isso? Já pensou que se isso ocorre que China e Rússia não ficariam de braços cruzados? Já pensou que um conflito poderia durar muitos anos e abrir espaço para várias potências enviarem tropas para os territórios amazônicos do Brasil e, mesmo que viessem sob a desculpa de proteger o país, poderiam não sair mais? Já pensou que a economia vai pro espaço e aí simplesmente qualquer comprinha de equipamento do exterior torna-se impagável? Não temos nem hospitais de qualidade para a população.

Datenão
Visitante
Datenão

Exatamente! o primeiro passo é tirar maduro e instalar bases militares lá, depois pegam a amazônia pra eles e nenhum país do mundo irá nos ajudar! é uma burrice isso tudo!

Francico Farias
Visitante
Francico Farias

Se bem entendi, você pretende que o Brasil se endivide., comprando equipamentos norte-americano, para fazer uma guerra que só trará lucro aos USA?
Quer dizer: no final o Brasil está endividado e os USA ganham de presente o petróleo e o outo da Venezuela.
MUIIIITO Inteligente essa idéia.

WVJ
Visitante
WVJ

Meu caro, você precisa prestar mais atenção ao português, blza?
Sobre não estarmos ‘bem de armamento’ isso é lá motivo de gente decente?
Temos muitos motivos pra não ir a Venezuela, esse alegado pelo digníssimo é argumento de covarde, de gente que gosta de bater em indefesos.
Já brigamos contra o dobro muito mais preparado e vencemos, ou seja, se invadirem nosso pedaço, vamos pra luta, até lá, somos da paz.

Romp
Visitante
Romp

Falando em interpretação de português, ele disse que não estamos bem armados, não que não temos pessoal preparado e capaz.

Uma intervenção com armamento adequado, seria cirúrgico, neutralizando as defesas inimigas, com equipamento de ponta, sem muitos efeitos colaterais e baixas para ambos os lados.

WVJ
Visitante
WVJ

Isso seria mais pros EUA fazerem, não fazem porque sabem a encrenca que virá. Querem mais é que o grupo de Lima arrombe a porta mas há boas razões pra não fazermos isso.
Pra nossa norte, nossos generais possuem um pensamento mais complexo que o do capitão.

Vitor Bruno Fonseca Rodrigues
Visitante
Vitor Bruno Fonseca Rodrigues

Nossos generais estão preocupados com a própria aposentadoria e olhe lá.

Vitor Bruno Fonseca Rodrigues
Visitante
Vitor Bruno Fonseca Rodrigues

Em caso de invasão, liberaremos todos os nossos recrutas treinados nos presídios e eles que se virem.

Edimur
Visitante
Edimur

Principalmente atualizar a mente dos comandantes, fico pensando um Su venezuelano explodindo itaipu oque fariamos sem energia

Fligth_Falcon
Visitante
Fligth_Falcon

Vc acha mesmo que um SU-30 conseguiria atravessar todo o país e atacar Itaipu e voltar sem acontecer nada mais?

Mauricio R.
Visitante

Os bombardeiros “Camberra” do Perú faziam exatamente isso e somente qndo uma tempestade abateu um deles é que se mancaram.

Ghutoz
Visitante
Ghutoz

Pegando um atalho pela bolivia e paraguai seria facinho

Jacinto
Visitante
Jacinto

Ghutos, não entendi: como é que o Paraguai poderia servir de atalho para um avião vindo da Venezuela em direção a Itaipu?

Joao Moita Jr
Visitante
Joao Moita Jr

Simples. Teleportation!!! 😂😂😂

Dilbert_SC
Visitante
Dilbert_SC

Meu Deus! Quanta asneira (parte II)…
Primeiro que o Brasil não ficaria sem energia se Itaipu fosse destruída.
Segundo que um SU-30 não teria autonomia para isso.
Terceiro, o Paraguai é dono da metade de Itaipu, porque que é que ele liberaria o espaço aéreo para atacar o patrimônio que também é dele.
E por último: destruir Itaipu é declarar guerra com o Brasil, Paraguai e Argentina (que teria os Pampas inundados em caso de rompimento da barragem).
Parem de falar em guerra com a Venezuela. Não precisamos disso. Já temos muitas mazelas para resolver no Brasil.

100nick-Elâ
Visitante
100nick-Elâ

Um SU-30 não tem combustível para isso, mas um submarino russo poderia furtivamente entrar incólume no nosso litoral e, usando bandeira da Venezuela, destruir com mísseis de cruzeiro: Itaipu, Brasíla, Avenida Paulista em SP, Cristo Redentor e Pão-de-Açúcar. Deixem de ser idiotas, a Rússia pode destruir, da Antártida ao Ártico, qualquer país do mundo e somente dois ou três países no mundo podem retaliar à altura. Parem de acreditar na idiotices que Rinaldo Nery alega, dizendo que pode emboscar e abater TU-160; embora isso em tese seja possível,a probabilidade é a mesma de uma pessoa comum nocautear um campeão de… Read more »

Jacinto
Visitante
Jacinto

Quer dizer então que os russos vão abrir mão de sua soberania (navios de guerra são parte do território de um pais) e “emprestar” um submarino em favor da Venezuela, enfraquecendo sua própria frota estratégica para atacar, de surpresa, alvos civis do Brasil e do Paraguai (afinal, Itaipu é bi-nacional)?

100nick-Elã
Visitante
100nick-Elã

Quer dizer então que os russos vão abrir mão de sua soberania e deixar que os EUA ataquem um país soberano que eles percam tudo que investiram na Venezuela? O fornecimento de um ou dois submarinos nucleares vai enfraquecer a frota russa, sendo que ela possui 16 nucleares? e podem usar esse hipotético ataque como treinamento, como alegaram que fizeram na Síria, não acha? Eles seriam malvados se atacassem alvos civis, como a OTAN fez na Iugoslávia em 1999, que bombardeou alvos e infra-estrutura civil para pressionar o governo iugoslávio? sim, Itaipu é bin-nacional, mas que eu saiba o Paraguai… Read more »

Jacinto
Visitante
Jacinto

Bom, o que dizer? Na Síria, os russos não atacaram nenhum país. A Síria pediu ajuda aos russos para debelar uma guerra civil e a Rússia atendeu e nunca dissimulou os ataques como treinamento. O que eles afirmavam e afirmam é que operações reais são importantes para adestrar a tropa. Mas a Rússia não atacou nenhum outro pais, mesmo após provocada várias vezes. A Rússia tem 16 submarinos nucleares, mas quantos estão disponíveis? Não existe nenhum país que consiga manter todos os seus submarinos ativos ao mesmo tempo e, de forma genérica, afirma-se que a frota é dividida em três:… Read more »

Flanker
Visitante
Flanker

Erva forte!!

paddy mayne
Visitante
paddy mayne

ele deve ter uns 14 anos de idade. Se não cronológica, mental.

Rodrigo Martins Ferreira
Visitante
Rodrigo Martins Ferreira

Estes caras estragaram o Plano Barril e agora estragam aqui..

Uma pena…

Gozado que lá no Plano Barril senão posta estas groselhas pro Russia, eles nem permitem o comentário.

paddy mayne
Visitante
paddy mayne

Primeiramente, voce só falou o óbvio sobre o poderio russo. Em segundo, a ideia não tem a menor lógica, está mais para imaginação juvenil. Mas não estranharia se voce adorasse a ideia. Mesmo sendo brasileiro, voce já deu provas de amor incondicional aos russos. Se eles nos invadirem voce poderá realizar seu sonho: ser marmita de uma tropa Spetsnaz inteira!

Flanker
Visitante
Flanker

Perfeito!!

Carlos Campos
Visitante
Carlos Campos

100 Nick vc que fala besteira, vc fala de aposta de corrida, se for por isso os EUA estão acabados na mão dos Tu pois não passam Mach 1.7

100nick-Elã
Visitante
100nick-Elã

Os EUA tem condições de retaliar a Rússia quase na mesma moeda, mas os TU são uma ameaça grande para os próprios Estados Unidos, assim como a tríade nuclear norte-americana é uma ameaça para a Rússia. Vai estudar e deixe de falar o óbvio.

Paddy Mayne
Visitante
Paddy Mayne

“Quase na mesma moeda”, “TU são ameaça grande para os USA”… É muita bobagem. Se o tu-160 é ameaça, o B-2 é o que?

100nick-Elâ
Visitante
100nick-Elâ

Volte à escola e estude interpretação de texto; depois disso, venha debater. Quem sabe ainda aprenda, de graça, a discutir civilizadamente.

Clêuber
Visitante
Clêuber

Cara vc tá bancando o babaca leitor de revista em quadrinhos…O que o tu-160 faz a menos que um b1, b52?Cara se não tem o q falar fica calado
…A ameaça nuclear é a mesma, se ela lançada de qualquer vetor, e o que tanto na sua cabeça lunática o B2 tem de tanta vantagem em relação ao tu 160?

Fligth_Falcon
Visitante
Fligth_Falcon

Não sei o seu conhecimento. Servi a FAB na época que o Cel Nery era Capitão e o curriculum dele já dispensa apresentações. Não sei se é de seu conhecimento, mas ele e outro capitão são os autores intelectuais de um avião conhecido no mundo inteiro como Super Tucano, leia a história da aeronave e veja a origem do Tucano H, que foi a defesa deles na ECEMAR se não me engano. Foi o 02 do 2º/6º GAv, que juntamente com o atual Ten Brig Baptista Júnior e outro capitão que não lembro o nome (tem uma reportagem dele na… Read more »

Flanker
Visitante
Flanker

Barbaridade!! A erva lá do diretório do partido tava forte hoje, hein?! PeloamordeDeus!!

carvalho2008
Visitante

e o que ela ganharia com isto….? o Dinheiro que possuem investido na Venezuela seria infinitamente menor que os prejuizos que a Russia teria com um ataque destes e sua represalia…bem como Chineses idem…

Mage
Visitante
Mage

Os russos levaram tomaram uma derrota humilhante de um bando de barbudos de chinelas no Afeganistão. Os russos afinaram e voltaram atrás na crise dos mísseis em Cuba. Os russos nunca tiveram peito para usar armas nucleares em guerras que participaram. Os russos nunca conseguiram sequer salvar a pele dos guerrilheiros e terroristas que se meteram a besta contra o Exército de Caxias, terroristas e guerrilheiros os quais tomaram uma sova e choramingam até hoje o tanto que levaram. Rússia atacar o Brasil via Venezuela com seus generais corruptos e milicianos famintos? Pode ser o sonho de qualquer inimigo da… Read more »

cirqueira
Visitante
cirqueira

vdd,,,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

paddy mayne
Visitante
paddy mayne

Em primeiro, não têm autonomia de voo. Em segundo, inundariam a Argentina, causando mais problemas a eles do que a nós. Mas agora estou me perguntando por que eu perdi tempo respondendo a essa ideia tão absurda.

100nick-Elã
Visitante
100nick-Elã

Que autonomia de voo? eu estou falando de submarinos nucleares russos que tem autonomia de navegação, sim

E os TU russos teria autonomia de voo para bombardear o Brasil. Lembrando que a Rússia está configurada para atacar os EUA, para desviar para o Brasil é facílimo.

Dilbert_SC
Visitante
Dilbert_SC

Meu Deus! Quanta asneira…

Pedro
Visitante
Pedro

Os militares brasileiros não passam de um monte de bosta engomada, como diz o querido professor Olavo, nosso farol contra a estupidez fardada. Sempre foram e sempre serão bostas engomadas. Até ganhou um 🏅 pela melhor analogia em ralação aos militares: bosta engomada

Fernando
Visitante
Fernando

nobody cares

Clêuber
Visitante
Clêuber

Então seu “farol” é tão queimado quanto seus neurônios…🤫

Pedro S
Visitante
Pedro S

Isso todos nós sabemos.

Fernado
Visitante
Fernado

Isso aqui ta indo na direcao da Foia sao paulo

JAB
Visitante
JAB

Que? A afirmação é do presidente da republica e você acusa o blog ? Serio pense um pouco mais.

João Souza
Visitante
João Souza

Então se pensa assim que vá pra outro lugar. UE..

Pablo
Visitante
Pablo

Sou contra o uso das nossas forças militares por lá, quanto aos equipamentos, acho que não é nenhuma novidade que grande parte disso é muito obsoleto! Ainda falam em soberania nacional, operacionalidade e etc. Acho que ninguém aqui é cego!

Vovozao
Visitante
Vovozao

01/05/19 – quarta-feira, btarde, Pablo, antes das eleições o outro candidato falou que nos não tínhamos equipamentos militares para um enfrentamento com a Venezuela, então meteram o malho, agora vemos sua excelência falando a mesma coisa, ao vivo, em um canal de TV aberta, eu mesmo disse caso o Brasil se aventurasse nós iríamos receber um monte de sacos pretos de volta. Para fazermos homenagens póstumas como heróis, agora o povão deve acreditar quando gen Mourão/Heleno falam estão fora, Brasil só ajuda humanitária e acabou.

Paulo
Visitante
Paulo

Não podemos nos esquecer. Que….quem sucateu as FFAA , foram os governos de esquerda , de Fhc a Dilma.. Ao é oportuno da parte do merda do Hadad falar do resultado da obra deles ne

Pablo
Visitante
Pablo

Paulo
nossas forças sempre foram sucateadas, mas eu apesar de não gostar do lula acho que devemos nos lembrar que os estudos para o KC começaram em 2005, as aquisições dos helicópteros e submarinos da França, o blindado Guarani pelo que sei também foi no governo do PT junto com o fuzil IA-2, o NDM Bahia , os Leopards e Guepards no governo Dilma, o FX saiu do papel depois de mais de uma década, mas enfim, como falei, não devemos ser cegos. A poucas semanas atrás teve uma matéria aqui falando dos estudos e aquisições feitas no governo do PT.

Vitor Bruno Fonseca Rodrigues
Visitante
Vitor Bruno Fonseca Rodrigues

Fico pensando qual foi o tamanho do Jabá nessas aquisições. Provavelmente daria para comprar uma ilha no Caribe ou uma província na África…

Eduardo
Visitante
Eduardo

Os Governos de Lula e Dilma fizeram mais pelo Povo Brasileiro e pelas Forças Armadas do que os outros governos… Informe-se!

Luís Henrique
Visitante
Luís Henrique

Hahaha. Fizeram o maior assalto da história do Brasil e do mundo. Em nenhum outro país existiu um roubo tão grande, entramos no Guinnes. Colocaram a Odebrecht para fazer submarinos, a assaltobras para fazer helicópteros caríssimos e quase conseguiram empurrar os Rafale super faturados goela abaixo da FAB. Se você acha que em 16 anos no poder, 36 caças, 5 Submarinos e algumas coisinhas mais está de bom tamanho, você pensa pequeno. O FHC fez menos, mas teve 8 anos no poder, não 16 e pegou o país em outra realidade financeira. Não estou defendendo ele que para mim também… Read more »

Pablo
Visitante
Pablo

Luis
Acho que precisa de aula de interpretação.
Apenas falei que nao da pra se fazer de cego com o que eu disse a respeito do pt, nao falei que eles reformularam as forças armadas e nao disse que foram os melhores em relaçao as forças armadas!! Difícil de entender??

MGNVS
Visitante
MGNVS

Luis Henrique
Melhor vc ler o livro: A Privataria Tucana.
Foram nada mais nada menos que uns 100 bilhoes em privatizacoes feitas pelo PSDB, e onde foi parar todo esse dinheiro? Eis ae o verdadeiro recorde que foi para o Guiness Book. Perto da Privataria Tucana o Mensalao Petista vira esmola para pobre.

Luís Henrique
Visitante
Luís Henrique

100 bi foram os contratos todos das privatizações, não o valor que foi roubado. Só na lava jato os contratos investigados chegaram em 8 Trilhões.
80 Vezes mais que os 100 bi das privatizações do PSDB.
Apenas os desvios conhecidos na Petrobras, sem contar a gigantesca perda de valor que chegou próxima de 500 bilhões, somente o que foi roubado de contratos já relatados, já deu um valor bem maior do que todo o ouro que os portugueses levaram de nós durante 2 séculos.

MGNVS
Visitante
MGNVS

Luis
Nao querendo polemizar, mas de qual fonte vc tirou essa cifra de “trilhoes”? Por favor poste o link. Quanto a Privataria Tucana, leia o livro, ele esta todo documentado. Depois de ler vc ira se revoltar.

Camargoer
Visitante

Olá MGNVS. Não vejo relação entre a crise política entre Guido e Maduro com os valores apurados na Lava-jato, mas como são poucas as fontes confiáveis, encontrei na página da PF os seguintes dados: 1) R$ 2,4 bilhões apreendidos ou bloqueados. 2) R$ 745 milhões repatriados. 3) R$ 12,4 trilhões investigados. Ou seja, foram encontrados problemas em apenas 0,02% dos valores investigados. Segundo o MPF, os crimes denunciados pela Lava-jato do Paraná envolve R$ 6,3 bilhões. São 242 condenações contra 155 pessoas, além de 10 acusações envolvendo 63 pessoas de 18 empresas e 3 partidos. As denúncias envolveriam R$ 6,3… Read more »

Camargoer
Visitante

Para tiver interesse, o MPF do PR tem um histórico da Lava-jato, que começa em 2009 investigando o Dep Janene, do PP. O PP e o DEM nasceram do PDS (que antes era Arena). O Dep.Janene estava envolvido na lavagem de dinheiro com doleiros que haviam sido condenados no caso Banestado. As investigações identificaram em 2014 o envolvimento do diretor da Petrobras Paulo R. Costa, que resultou na denúncia de 55 pessoas e bloqueio de R$ 50 milhões. Em 2014, o MP da Suíça bloqueou US$ 23 milhões de P.R.Costa, que fez um acordo de delação premiada que resultou em… Read more »

MGNVS
Visitante
MGNVS

Camargoer Saudacoes. Longe de mim defender este ou aquele partido aqui no Brasil. No meu ponto de vista TODOS os partidos politicos brasileiros sao corruptos, sejam eles de esquerda ou de direita. Uma reforma politica deve ser feita o mais urgente possivel. Tanto a Privataria Tucana, quanto o Mensalao e a Lava-jato demostram em numeros e em prisoes o qnto os partidos politicos brasileiros roubam o erario publico. E os tolos, principalmente aqui, ficam nesse besteirol ideologico acusando este ou aquele partido disso ou daquilo qndo na verdade todos os partidos politicos roubam o país, vide as denuncias atuais contra… Read more »

Camargoer
Visitante

Caro MGNVS. Defender uma visão ideológica deveria ser diferente de militar por um partido político. Eu não vejo partidos políticos como organizações criminosas, como seriam a máfia, o PCC ou uma milicia de ex-policiais (deixaram de ser policiais quando se tornaram criminosos). Contudo, é possível que pessoas corruptas façam parte de instituições sociais, sejam órgãos do Estado, empresas privadas ou ONG´s. Infelizmente, a história brasileira é cheia de exemplos de estruturas que foram destruídas antes de se tornarem maduras, o que dá essa péssima sensação de sempre recomeçar e nunca chegar em algum lugar. Pessoas que cometeram crimes devem ser… Read more »

Vitor Bruno Fonseca Rodrigues
Visitante
Vitor Bruno Fonseca Rodrigues

Eu também não defendo nenhum partido político, mas que em 2022 vou eleger ele de novo, isso eu vou!

Manuel Flávio
Visitante
Manuel Flávio

E já está em R$10 trilhões, Luiz Henrique…sugaram o Brasil até não poder…

Pablo
Visitante
Pablo

Nao meta os pés pelas mãos, a dilma por exemplo nao fez nada pela marinha a nao ser engavetar o prosuper por falta de dinheiro e poucos anos depois gastar 60 bilhoes em copa e olimpíadas, dinheiro que daria para fazer uns 10 prosuper, resumindo, montar outra esquadra totalmente nova e sem contar o rombo de mais de 200 bilhoes que ela deixou. Fez muito mesmo, fez o povo de trouxa.

Vitor Bruno Fonseca Rodrigues
Visitante
Vitor Bruno Fonseca Rodrigues

Deixe a Dilma fora disso, ela queria era engarrafar e estocar vento.
kkkkkk

Vitor Bruno Fonseca Rodrigues
Visitante
Vitor Bruno Fonseca Rodrigues

Cara, esse comentário foi de uma bobagem sem tamanho.

Luís Henrique
Visitante
Luís Henrique

Exército da Colômbia 335 mil homens
Exército Brasileiro 219 mil homens
Exército da Venezuela 100 à 150 mil homens + reservistas do exercito cerca de 500 mil homens + Guarda Nacional cerca de 100 mil homens + milícia entre 800 mil à 1,6 milhões de homens.

O Brasil teria que convocar os reservista. Porque os números de homens na Venezuela podem ficar muito altos dependendo do apoio popular.

Mage
Visitante
Mage

Isso me lembra a temida “Guarda Republicana” de Saddam Hussein rendendo implorando por comida. Já parou pra pensar por quanto tempo o governo venezuelano conseguiria fornecer linhas de suprimentos de víveres para esses efetivos? Junte a isso um bloqueio marítimo e embargo econômico. Alguém acha que a Marinha Russa ia trocar fogo com a norte-americana em defesa da Venezuela? Se a opção fosse por solução militar haveria uma indesejável instabilidade regional. Cercar Maduro e sua gangue com sanções econômicas desestabiliza o regime venezuelano preservando a região. Só acho equivocado pelo ponto de vista militar o acolhimento de refugiados. Mas há… Read more »

Pablo
Visitante
Pablo

Caro Vovozao, o Haddad falou que nossas forças são inferiores as forças venezuelanas e isso eu não concordo, apenas falei que nossos equipamentos são obsoletos porém fazem frente a qualquer nação da América Latina e isso é fato! Duvido que a Venezuela faça frente ao Brasil!!

Luís Henrique
Visitante
Luís Henrique

Depende da área Pablo.
F-5 vs Su-30 + S-300 + Buk + Pechora + Tor + igla. 🙁
Aqui seria:
Su-30 vs F-5 + rbs70 e igla.

T-72 + BMP-3 + BTR-80 vs Leo 1 e M113 🙁

Pablo
Visitante
Pablo

Tu conta com Su-30 como se estivesse totalmente operacional, assim como a preparação da tropa para utilizar o S-300.

Vitor Bruno Fonseca Rodrigues
Visitante
Vitor Bruno Fonseca Rodrigues

Errado. Seria Su-30 + S300 + Buk + o que eles tivessem e nós iríamos de Unidades do Complexo do Alemão, PCC e outras. Já estou até com pena do Maduro.

Jonathan Pôrto
Visitante
Jonathan Pôrto

Tá aí o cara que sabe a estratégia de haver baixas somente nas fileiras do inimigo! Deveria ser contratado seu peso em ouro pelo Pentágono 😂😂😂

Ronaldo
Visitante
Ronaldo

Boa Noite Pablo,as coisas não são bem assim como o Presidente falou não,o nosso exército é a maior potência militar da América do Sul,temos as nossas cavalarias blindadas,temos os nossos Astros 2020,temos no mar a nossa Marinha que está pronta pra qualquer evento que aconteça,embora a nossa única fraqueza esteja realmente por ar,mas já por terra o nosso exército está muito bem preparado,e não concordo com o termo usado pelo Presidente quando diz que as nossas forças armadas estão sucateada o que não é verdade,pois sucata é tudo aquilo que não serve pra mais nada então não é bem assim… Read more »

Pablo
Visitante
Pablo

Ronaldo Não falei que nossas forças são inferiores, apenas falei que nossos equipamentos na maioria são obsoletos nas três forças, exemplo disso são nossos navios escoltas pela marinha, na FAB, apesar do F-5 ser um caça que eu sou fã já era pra ter sido substituído, pelo EB ainda temos muitas deficiências em varias áreas como blindados, Fuzil somente agora está sendo substituído, artilharia rebocada já poderia ser bem melhorque a atual, enfim. Tenho consciência do nosso poder militar na América Latina, também tenho consciência dos nossos problemas bélicos e que já eram pra ter sido resolvidos a pelo menos… Read more »

Luís Henrique
Visitante
Luís Henrique

O maior exército da América do Sul em número de homens é o da Colômbia com 335 mil homens. As 3 forças possuem 428 mil homens contra 335 mil do Brasil. A Venezuela é diferente porque tem uma guarda nacional separada do exército. Mas somando a guarda eles possuem cerca de 365 mil homens, também maior que as 3 forças brasileiras. Ou seja, em número de militares ativos estamos em 3o lugar na América do Sul. Em equipamentos a Venezuela possui S-300, Tor, Pechora, T-72, Btr80, Su-30mk, e vários outros equipamentos melhores que os nossos. A Colômbia possui mais helicópteros… Read more »

Pablo
Visitante
Pablo

Luis
Acho que podemos justificar os números da Colômbia por causa das farc, anos e anos de guerras exige necessidade de pessoal e equipamentos, da mesma forma o Chile com problemas territoriais com Argentina e Bolívia, sendo que com a argentina ja houve cortes de relações entre eles.
Quanto ao F5 discordo de ti, em exercício no Chile em 2015 ( se nao me engano) nossos f5 abateram f16 chilenos.

Luis
Visitante
Luis

desconheço esse fato, qual foi a proporção de vitórias entre as aeronaves, um kill pró e vários contra não adianta. outra coisa, o f5 foi descrito para os padrões americanos como um caça capaz de carregar uma caixa de fósforo pela distância de um campo de futebol. não somos propriamente um país pequeno, os aviões de revo são lentos, então, não é exatamente fácil interceptar caças velozes e de grande autonomia como um flanker, descrito por um piloto inglês, acostumado com os typhon e tornado adv, como um cruzador de batalha dos céus devido a sua carga de armas e… Read more »

Pablo
Visitante
Pablo

Na RED FLAG foi muito bem, embora o exercício tenha sido a 10 anos mas o caça é o mesmo.

Luís Henrique
Visitante
Luís Henrique

Pablo, na década de 60 o F-5 foi desenvolvido e vendido para aliados de 3a categoria, os aliados de verdade e a força aérea americana usavam F-4. Para aliados do 3o mundo era autorizado somente o caça leve F-5. Foi adquirido pela USAF como treinador. Se o F-5 era isso na década de 60 e 70, o que é o F-5 no século 21? Voando como único caça da FAB? Voando como nosso caça de superioridade aérea em 2019? Eu te respondo: é uma Piada. É uma completa falta de competência do nosso país. Em muitos países medianos os F-16,… Read more »

Pablo
Visitante
Pablo

qual problema? tu acabou de citar o
Chile logo acima, esqueceu que eles também usam o F-5? Acha mesmo que o atual F-5 da FAB é o mesmo dessa época??

rui mendesmendes
Visitante
rui mendesmendes

Querer comparar um f16 com um f5, é surreal, o f5 nem se pode considerar um verdadeiro caça.

Colombelli
Visitante
Colombelli

E quanto a operacionalidade do equipamento? Manutenção, doutrina de emprego, pessoal habilitado? Análuse de numeros é a mais imprecisa de todas. Se isso valesse Israel tinha perdido todas as que venceu

Capt. Grande
Visitante
Capt. Grande

Realmente os SU são muito rápidos, vão muito longe e são bem armados…Mas uma hora eles terão que aterrizar, isso se encontrar o pessoal de apoio no local, pilotos sequestrados,… A guerra não é a solução (Injusta), mas existe varias situações e inúmeras combinações. Espero que este cenário não aconteça e possamos reequilibrar o continente com melhora dos IDH, Brasil acima de tudo.

Alexandre
Visitante
Alexandre

E ele mentiu ?? eu já falei aqui que várias vezes , mas muita gente ficou me criticando..

Dunha
Visitante
Dunha

Certamente o pessoal tem acesso aos meios da forca para saber

BILL27
Visitante
BILL27

“será decidida exclusivamente” por ele ….
Ele se esqueceu do congresso ?
Sobre a questão do armamento ,acho que ele tentou dar uma despistada .Que presidente falaria uma coisa dessas ? Vir a publico e mostrar uma fraqueza destas ?

Mac
Visitante
Mac

Congresso tem o papel de AUTORIZAR o Executivo a declarar guerra. Congresso não tem papel algum na decisão, é papel que compete exclusivamente do Executivo, de acordo com Art.84, que compete exclusivamente ao Chefe do Executivo: “IX – decretar o estado de defesa e o estado de sítio; […] XIX – declarar guerra, no caso de agressão estrangeira, autorizado pelo Congresso Nacional ou referendado por ele, quando ocorrida no intervalo das sessões legislativas, e, nas mesmas condições, decretar, total ou parcialmente, a mobilização nacional;” Ele não errou em absolutamente nada. Autorizar não é o mesmo que decidir, se você autoriza… Read more »

Fernando Turatti
Visitante
Fernando Turatti

Na verdade autorizar e decidir no âmbito democrático não são tão distantes assim.
Sem a autorização do congresso a decisão do presidente não vale de absolutamente nada para uma declaração de guerra, pelo contrário, levaria a um impeachment.
Bolsonaro pode “decidir” o quanto quiser, a questão é que o valor legal disso, sem a aprovação do congresso é nula.

Mac
Visitante
Mac

“Bolsonaro pode “decidir” o quanto quiser, a questão é que o valor legal disso, sem a aprovação do congresso é nula.”

Obrigado por corroborar com minha opinião. Em momento algum falei que cabe ao Governo decretar guerra e fazer sem concentimento do Legislativo, falei que cabe ao Executivo decidir se vai fazer guerra ou não e depois enviar o pedido de Declaração de Guerra ao Legislativo.

Se você envia um pedido para o Congresso, por obviedade quem tomou a decisão foi o Executivo.

Rene Dos Reis
Visitante
Rene Dos Reis

Ja estou ate imaginando o nosso congresso decidindo sobre declaração de guerra com o pais sendo invadido.

Colombelli
Visitante
Colombelli

O centrão ia querer cargos e a oposicão.ia apoiar os invasores de nossas fronteiras. Alias a opisição.ia obstruir a vitaçã. E o Maia ia jogar a culpa da demora na “falta de articulação do governo”

Adriano Madureira
Visitante
Adriano Madureira

Amigo, aqui é a REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, não é a Bolsolândia onde o presidente da República toma uma decisão sozinho e decide ou não se o Brasil pode entrar em conflito.
Não consegue nem controlar seus filhos, o Carlos já arranjou briga com o VP Mourão, agora com o general Santos Cruz, agora só falta o general Heleno…

Temos coisas mais importantes a fazer do que brincar de Guerrilha, deixe esse assunto para o onipotente, Oniciente e onipresente Estados Unidos da América🇺🇲

Mac
Visitante
Mac

Postei dois trechos da Constituição Federal, criada antes do Bolsonaro ser eleito até mesmo Deputado Federal, trechos estes que deixam explícito que é da competência do Executivo em decidir se entra em guerra ou não, deixando que a prerrogativa do Congresso seja aprovar ou não um decreto emitido pelo Executivo. Se quer chorar e espernear contra isso, vá reclamar com quem escreveu a Constituição. Leia os artigos 84 e 147. Quem faz o planejamento de logística, execução de operações, levantamento de inteligência e vai conversar com Conselheiros da República e da Defesa Nacional é o Chefe do Executivo e Supremo… Read more »

BILL27
Visitante
BILL27

Pelo visto vc não interpretou corretamente o que eu disse.
A fala dele está errada .Ele deveria falar que esta situação seria decidida por ele e pelo congresso e não dizer exclusivamente por ele …Sacou ?

Mac
Visitante
Mac

Não interpretei errado, sua fala é errada. Você quis dizer que ele está errado sobre “tomar exclusivamente a decisão sobre uma invasão”, mas a própria CF diz que é de atribuição exclusiva do Presidente da República declarar Estado de Sítio, de Defesa e até declarar guerra, mediante a AUTORIZAÇÃO do Congresso. O texto é muito claro! Se é de atribuição exclusiva do Presidente da República, logo quem decide exclusivamente é o Presidente da República. Só cabe ao Congresso autorizar ou não, mas a decisão continua sendo com o presidente. Ou seja, o Congresso seria convocado para autorizar, nada tem a… Read more »

Helio Eduardo
Visitante
Helio Eduardo

Quem declara a guerra é o Presidente SE, e somente SE, autorizado pelo Congresso. Se ele assim o desejar e o Congresso não, ele não faz nada. É bem simples o texto. Nesta matéria, a decisão presidencial está sujeita à decisão do Congresso e não o contrário. No mais, certíssimo está o Sr. Presidente em reforçar que não estamos preparados para intervir na Venezuela. Fora a questão de como justificar a morte de soldados brasileiros para consertar a m*rda dos outros, custaria dinheiro que não temos para gastar por aí. Não tenho dúvidas de que sob a bandeira de Caxias,… Read more »

Mac
Visitante
Mac

Mais uma vez: é uma questão de semântica básica.

O que significa Decretar: dar ordens; determinar, mandar, ordenar.

O que significa Autorizar: dar permissão a; consentir.

Mac
Visitante
Mac

E eu falei diferente?

O Presidente decide, o Congresso analisa se aprova ou não. Aprovar não é e nunca foi sinônimo de Decidir. Mais uma vez, é uma questão de semântica básica que continua insistindo no erro. Não me admira que o Brasil ocupa as últimas posições de educação baseado no PISA.

Está claro que é papel exclusivo do Presidente DECRETAR Estado de Defesa, de Guerra ou de Sítio. Cabe ao Congresso AUTORIZAR.

O que significa Decretar: dar ordens; determinar, mandar, ordenar.

O que significa Autorizar: dar permissão a; consentir.

É simples, não se trata de opinião, se trata de um fato!

Wellington Rossi Kramer
Visitante
Wellington Rossi Kramer

Merda dos outros não. O Brasil teve uma participação ativa em tudo isso que a Venezuela está passando. Também acho que não temos capacidade ofensiva como deveríamos ter, levaria muito tempo e teríamos muito desgaste para conseguir o mesmo em condições mais favoráveis, mas temos a obrigação moral de ajudá-los. Poderíamos pelo menos fornecer armas para os venezuelanos lutarem e também, se for o caso, permitir que os EUA usassem nosso território para invadir a Venezuela.

BILL27
Visitante
BILL27

Meu Deus kkkkk
Cara , se o congresso decidir por votação que não vai dar permissão para tal ação do presidente ,não vai ter guerra.
Só falta desenhar pra vc entender o que eu quis dizer não é possivel …Sinceramnete eu não sabia que eu teria que escrever ao pé da letra pra vc entender …mas td bem ,parece q os demais colegas sacaram o que eu disse.

Mac
Visitante
Mac

Não precisa desenhar, você está errado e indo de contra uma QUESTÃO SEMÂNTICA. Não me surpreende que você não saiba a diferença de DECIDIR e AUTORIZAR, ainda mais pela quantidade de erros ortográficos em seus textos.

Volte aos dicionários e aos livro da Constituição. O choro é livre.

Edson Parro
Visitante
Edson Parro

Bill27
Mas o Congresso pode decidir entrar em guerra?

Camargoer
Visitante

Olá Edson. Pelo que entendi, quem declara guerra (apenas para responder a uma agressão externa) é o presidente, mas para ter validade, essa declaração deve ser aprovada pelo Congresso. O poder legislativo não tem o poder de declarar guerra e o presidente não tem o poder iniciar uma guerra (como resposta a uma agressão) sem a aprovação do Congresso.

Edson Parro
Visitante
Edson Parro

Pois é Camargoer!
Foi o que entendi também, o ato declaratório é exclusivo de um e o ato de referendar ou rejeitar é exclusivo de outro – freios e contrapesos.
Mas, parece que não há este consenso por aqui.

Camargoer
Visitante

Olá Edson. O principal é que a CF88 somente permite entrar em guerra como resposta a uma agressão externa. Não existe a hipótese de um presidente declarar e o congresso aprovar um ação militar de agressão. Mesmo assim, é preciso ter certeza sobre o ato de agressão externa resultar de uma false flag, lembrando da justificativa usada pela Alemanha para invadir a Polônia (ou as armas de destruição em massa do Iraque). No caso do Iraque, eu lembro atá da destituição do diplomata brasileiro Bustani da direção a OPAQ por pressão dos EUA.

MF1
Visitante
MF1

Se o Brasil sofresse uma agressão podem ter certeza que os militares vão cag* pra essa burocracia toda. Mas Maduro não é tão doido. Ele sabe que havendo uma intervenção vai ter de lidar com EUA e Colômbia. Pra que trazer o Brasil para briga? Lembremos que Portugal e Espanha na segunda guerra eram alinhados com Hitler mas na prática ficaram neutros , e nem um lado nem outro forçou o fim dessa neutralidade.

nereu
Visitante
nereu

Portugal não era aliada da Alemanha

Mac
Visitante
Mac

Também acho isso. No caso de uma agressão plena, o Congresso seria forçado a autorizar o Estado de Guerra.

Maduro já abaixou o tom contra o Brasil, provavelmente muito por conselhos da Rússia e China, pois duvido que Maduro tenha capacidade intelectual pra enxergar o óbvio.

andre
Visitante
andre

Vão estudar sobre os crimes de responsabilidade d presidente e parem de escrever tanta abobrinhas!!!!!

José aparecido
Visitante

O LULA não poderia decidir se mandamos “bala” neles,?

Cristian
Visitante
Cristian

Bem isso..e a China dizendo que América é “quintal” dos EUA..mas se entregar aqui é outra história…

Marcelo Andrade
Visitante
Marcelo Andrade

Este é o ponto: “no caso de agressão estrangeira,” o que não é o caso! Quem está apitando em invasão deveria ler a Constituição. diferente de uma decisão da OEA, com acordo da Venezuela (não do Maduro, estou dizendo que o Guan´do pode requisitar pois se assumir aquilo vai estar uma zona!) para uma Força de Paz Panamericana, tipo Republica Dominicana em 1965.

Mac
Visitante
Mac

Segundo a Lei n 11.631, agressão estrangeira pode ser:

“§ 1o São parâmetros para a qualificação da expressão agressão estrangeira, dentre outros, ameaças ou atos lesivos à soberania nacional, à integridade territorial, ao povo brasileiro ou às instituições nacionais, ainda que não signifiquem invasão ao território nacional.”

Atente-se ao último trecho. Por exemplo, se caso os S-300 em Santa Elena de Uairén fossem confirmados, eles restringiriam vôos em território nacional, o que pode ser considerada ameaça a soberania, por tanto trata-se de uma agressão estrangeira.

E outra, quem que está apitando invasão? Ninguém do Governo fala em invasão.

Pedro S.
Visitante
Pedro S.

Talvez não líderes como Donald Trump, Vladimir Putin e Xi Jiping. Mas o Bolsonaro já falou muita besteira e, convenhamos, ele não é lá muito preparado.

MF1
Visitante
MF1

Preparado era o cachaceiro e a marmota? Cada um que vou te contar…

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Bozzo além de DESpreparado é DESprovido de capacidade intelectual.
Isso porque estou sendo legal com ele, porque quando puxarem o fio de cabelo virá a peruca toda.
Provavelmente é questão de tempo.

Paulo Afonso
Visitante
Paulo Afonso

MF1, o Pedro disse que o Bolsonaro não é lá muito preparado. Não disse que o Lula e a Dilma erram preparados.

Fernando (Dragon44)
Visitante
Fernando (Dragon44)

Olha, gostaria muito que Lula (pode ser pelo ventriloquo dele) ou Ciro tivessem sido eleitos pra ver se esse povo ia estar se alegrando com oq estaria acontecendo, pois acham que com esses outros nomes o país ia estar melhor doq com Bolsonaro. É sério que vocês acham que ia estar melhor? É inegável que faltam bons nomes na política, e o que vimos nas eleições foi, pela primeira vez, um embate entre esquerda e direita nesse país. Devemos trabalhar para alavancar bons e novos nomes nas futuras eleições e não insistir no passado que deu errado e em políticos… Read more »

Brunow Basíllio
Visitante

O Próprio Rodrigo Maia já lembrou ele disso….

colombelli
Visitante
colombelli

e por acaso ele estava falando de guerra?

MF1
Visitante
MF1

Não estava… Mas a imprensa marrom histérica adora criar polêmicas.

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Esse MF! é o protótipo do Olavete padrão.
Chora não que vai piorar.

MF..
Visitante
MF..

Com a reforma da previdência o desemprego vai cair e o país vai crescer, o presida se reelegerá com uma mão nas costas. Aliás isso foi dito por um político da oposição. Por isso o desespero em desidratar a reforma RS. Portanto quem tem de chorar é você, a esquerda não volta ao poder por no mínimo até 2026.

MGNVS
Visitante
MGNVS

kkkkkkkkkkkkkk….

MF
essa foi a melhor piada do dia…
Acho que o delirio da Terra Plana propagado pelo “doutor” em astrologia é contagiosoao … olavetes com delirius insanus…. kkkkkkk

Camargoer
Visitante

Carp MF. Muitos especialistas questionam o modelo de previdência que foi apresentada. Sugiro ao menos dois documentos com visões diferentes do problema, o Relatório da CPI da Previdência e um relatório do TCU. Um analisa a previdência e assistência social no mesmo contexto, o outro analisa a previdência separada da assistência social. Ambos identificam problemas comuns, como a sonegação, a DRU, a informalidade, a queda do PIB o desemprego como problemas na geração de renda, e no outro ponto o aumento da expectativa de vida e distorções no cálculo das aposentadorias como problemas na outra ponta. Contudo, todos esses documentos… Read more »

Jacinto
Visitante
Jacinto

A imprensa, hoje em dia, vive de polêmica e não de notícias. Atualmente, maiores fontes de receita da imprensa é a internet. As vendas de jornais, revistas e etc., despencaram e se dependessem delas, quase todos os jornais quebrariam. O que resta é a internet – e o que gera receita são os acessos. Um notícia sobriamente dada não gera acesso – e por isso não gera receita.

Camargoer
Visitante

Caro Jacinto. Tenho a impressão que o custo de impressão e distribuição de material impresso (revistas e jornais) é muito alto comparado com a manutenção de um portal de notícias. Além da publicidade mensurada em “acessos”, as publicidade oficial é responsável por grande parte da receita da imprensa, o que cria uma enorme dependência e gera o risco de uma imprensa chapa-branca. Outro problema que tenho notado é uma uniformização dos conteúdos dos portais de noticia devido a unificação das redações. O debate ficou muito restrito se for acompanhado apenas pelos portais de noticias. Acho que precisamos combinar o acesso… Read more »

Ary Lobo
Visitante
Ary Lobo

Esse a Estado só força para com os aposentados e trabalhadores mas o quinhão dele está guardado da forma que ele haje contra a população brasileira em vez de criar briga com os vizinhos cuide do povo que está sofrendo com falta de medicamentos nos hospitais ,estradas em petição de miséria ,fazendo besteira com a educação ,sem segurança a população agora quer fomentar Gerra para que? Eu pensei que esse cara que se chama presidente não fosse tão alocado e servente a outros interesses que não nos interessa ,pegue os seus filhos e sua crentalhas os proprietários de fábrica de… Read more »

joaocarlosbaptista
Visitante
joaocarlosbaptista

Sucateada ou não me convoque me dê o fuzil e verás que o Filho seu não foge a luta

Camargoer
Visitante

Artigo 49 da CF88 ” É da competência exclusiva do Congresso Nacional (entre outras coisas) autorizar o Presidente da República a declarar guerra”.

Camargoer
Visitante

Artigo 84 da CF88. Compete privativamente ao Presidente da República (entre outras coisas) “declarar guerra, no caso de agressão estrangeira, autorizado pelo Congresso Nacional ou referendado por ele”

GFC_RJ
Visitante
GFC_RJ

Minha dúvida é: Segundo a constituição, qual seria a autonomia do Presidente da República para autorizar apoio logístico e o empréstimo de bases de operação no nosso território para uma possível invasão americana, mas sem envolvimento direto das nossas FAs nos conflitos em território estrangeiro?

Camargoer
Visitante

O transito de tropas estrangeiras no Brasil precisa de autorização do Congresso. Acho que é um dos itens do Artigo 49 da CF88.

Colombelli
Visitante
Colombelli

Te respondo. Movimentação de tropa estrangeira carece de autorização do legislativo se for em nosso território

Colombelli
Visitante
Colombelli

Logo quem decide e o chefe do executivo. Inclusive o ad referendum é posterior

GFC_RJ
Visitante
GFC_RJ

CF-88 Art. 49 É da competência exclusiva do Congresso Nacional:
(…)
II – autorizar o Presidente da República a declarar guerra, a celebrar a paz, a permitir que forças estrangeiras transitem pelo território nacional ou nele permaneçam temporariamente, ressalvados os casos previstos em lei complementar;

Então o congresso autoriza o presidente e cabe ao último decretar ou não o trânsito de forças estrangeiras…

Você disse “ad referendum ser posterior”… Desculpe, mas está um pouco jurisdiquês para mim que sou economista. O que quer dizer isso?

Existe tal lei complementar que regulamente as ressalvas citadas no inciso?

Toni Cavalcante
Visitante
Toni Cavalcante

Somos uma FFAA do futuro; de programas intermináveis… Tavez o “in loco” do “propinol” no ato da assinatura dos contratos tivesse sido a única urgência… Masss… urgência? Pra quê urgência? Protela, joga para os outros… afinal quem quer o “inimigo” forte? Isso nem dá votos…

Antunes 1980
Visitante
Antunes 1980

Qualquer conflito exige preparação e planejamento muito bem feitos. Táticas, estratégias, Logística, estoques, posições, alianças etc.
O Brasil não fez ainda nem 5% disso. E também não faz questão nenhuma de fazer.
Sobre a Venezuela em si, esta é mais um tentativa global dos Estados Unidos, que acaba frustada pela Rússia. Primeiro foi o fracasso na questão nuclear iraniana, depois na Coreia do Norte, depois na Síria e agora na Venezuela.
Em todos os cenários a Rússia se colocou como um impeditivo das vontades do Tio Sam, e conseguiu evitar suas estratégias.
Queiram ou não, a Rússia está vencendo praticamente todas as disputas.

Brunow Basíllio
Visitante

Quanto mais a situação tiver ruim na Venezuela melhor para Rússia, assim como as sanções Iranianas…Russos “compram” petróleo venezuelano e refinam e vendem na Índia; faz o mesmo com o Irã comprando ( provavelmente a preços mais baixos) refinando e vendendo depois…
Já imaginou se a Venezuela tivesse no seu auge de produção de petróleo ou o Irã não tivesse sancionado, hoje o barril tava uns U$40 dólares…

Jacinto
Visitante
Jacinto

Um dos motivos pelos quais a URSS quebrou e depois a quebrou a Venezuela foi o petróleo barato. Se todos estes países estivessem produzindo a todo vapor, eles reduziriam espontaneamente a produção para elevar o preço. Essa foi o motivo pelo qual foi criada a OPEP: formação de um cartel para elevar artificialmente o preço do petróleo.

ANDRE LUIS VIEIRA LOPES
Visitante
ANDRE LUIS VIEIRA LOPES

Ah sim, você critica a tentativa dos EUA de libertar os Venezuelanos da Ditadura Cubana que se instalou naquele como país como um Câncer. Alias a mesma Ditadura Cubana que tentou se instalar no Brasil através de seus aliados Petralhas, com seus “médicos”-(oficiais) cubanos infiltrados e os tais sovietes que a Dilma tentou implantar. Esta infiltração comunista que Cuba realizou na Venezuela não tem problema para você?? Um ditador comunista massacrando o povo da Venezuela, tudo bem?? Porque são aliados dos ladrões Petralhas????

ANDRE LUIS VIEIRA LOPES
Visitante
ANDRE LUIS VIEIRA LOPES

Os EUA intervirem contra Narcotraficantes terroristas do maduro você considera covardia, mas o Maduro Massacrar o povo desarmado da Venezuela você acha justo. Você é Petista ou parente de petista, por acaso???

Chevalier
Visitante
Chevalier

Vontades do Tio Sam?? Essa ladainha anti-americana realmente nao sai da cabeça de muitos patetas brasileiros nao é? Quanta idiotisse. Não é interessante para nenhuma nação democrática das Américas a existência de um Narco-Estado no continente, onde terroristas e narcotraficantes mandam. Maduro no poder é como se o Pablo Escobar fosse presidente. Os unicos interessados na manutenção do maluco socialista são a esquerda e governos tirânicos e anti-democráticos como China e Rússia. Aiii mas o petróleooo… Ué? Mas esse argumento vale para todos. Então podemos acusar China e Rússia de interessa no petróleo, e o pior, de não estarem nem… Read more »

Luis
Visitante
Luis

pra quem estava torcendo pelo acordo do obama q deixaria o irã fazer sua bomba em poucos, anos, sim, foi um grande fracasso a atitude de Trump, pra quem estava torcendo pela coréia do inferno, foi só Trump falar e o botão nuclear dele era maior “e funcionava”, q o gordo ridiculo foi correndo fazer as pazes. para quem estava torcendo pelo ei. tb outro fracasso. então, sim, do seu ponto de vista, vc está coberto de razão, com Trump é um fracasso atrás do outro, mas é claro q é fácil se enganar com manipulação de linguagem para não… Read more »

Marcos
Visitante
Marcos

F-5
Leopard , M-60
Mísseis BVR com alcance de 40 km
Submarinos inoperantes
Defesa antiaérea (PIADA)
FAL ainda é padrão em 95% dos batalhões. Ir pra guerra com esse equipamento é pedir para morrer. Dois carregadores e a arma trava. Sem acessórios (uma simples mira red dot 2x que custa menos de 500 reais no varejo)
VBTP Guarani que capota nas curvas
Sem veículos 4X4 blindados
Cascavel vesgo (10 disparos para acertar 1 alvo, não dispara em movimento)
M114 da segunda guerra mundial
ATGM MSS 1.2 AC e ALAC estão operacionais apenas nos campos de prova da SIATT e do Exército.

Marcos
Visitante
Marcos

Agora pergunta se falta caviar e lagosta nos clubes e hotéis administrados pelos generais, almirantes e brigadeiros.

Marcos
Visitante
Marcos

Licitação de 6,5 milhões para abastecer os hotéis dos militares 1.994 kg de camarão de diversos tipos (fresco, sem casca, congelado etc.), 330 kg de salmão em posta, 240 caixas de carpaccio de salmão (embalagens com 300 gramas), além dos 109 potes de caviar. Também foram licitadas 3.751 garrafas de vinho de diversos tipos, importados e nacionais, 7.200 latas de cerveja, 30 garrafas de uísque, 23 de tequila, 35 de vodca e 360 de espumante PS: Hoje é feriado mas amanhã é dia de acordar cedo para trabalhar e pagar os impostos para os generais desfrutarem de vinho importado e… Read more »

Brunow Basíllio
Visitante

“Marcos”

Lamentável tudo isso, acho que não tem mais jeito para o Brasil, o problema deve estar no DNA…

Tomcat4.0
Visitante
Tomcat4.0

Que podre, pior que o STF, temos que reiniciar o Brasil!!!

Marcelo Andrade
Visitante
Marcelo Andrade

Cara, que você está fazendo que não presta Concursos para as FFAA, rápido! Vai perder essa boca?

Aldo Ghisolfi
Visitante

… e STF! E zero TCU!

Aldo Ghisolfi
Visitante

Quinta postagem: “Não estamos bem de armamento, não podemos fazer frente a ninguém. …”

Isso quer dizer que, se ‘alguém’ nos armar estamos positivos e operantes para invadir a Venezuela?

Não sei pq não consigo fixar minhas postagens anteriores…

MF1
Visitante
MF1

Estive num hotel de trânsito de oficiais. Quarto velho, cortina amassada, toalha velha rasgada. Por fora até tava arrumadinho. Mas o quarto era uma tranqueira. Acho que generais devem ficar em hotéis 5 estrelas comuns mesmo. Fora algumas exceções em cidades grandes.

marco antonio
Visitante
marco antonio

o melhor rega bofe é o da marinha, ha ha ha.

Tonho da Lua.
Visitante
Tonho da Lua.

Pior que você tem razão Marcos!

Marcelo Andrade
Visitante
Marcelo Andrade

Bicho, você devia escrever para as revistas especualizadas! Praticamente um PHD no assunto! Estou catatônico! Alô Tecnologia e Defesa, Segurança e Defesa, etc, olhem esse cara aqui!

rdx
Visitante
rdx

AMX
M113 casca de ovo
Maioria das escoltas inoperante
MAG da década de 70 com tripé
FAP
Sem capacidade para neutralizar SAM
Sem satélites de inteligência
EB sem helis de ataque
M101 da segunda GM
Jipe Marruá com metralhadora MAG
Quantidade desprezível de Carl Gustav
capacidade REVO desprezível
Recrutas “faxineiros”

rdx
Visitante
rdx

E o poderoso A-4 Skyhawk…sem porta-aviões, é claro.

MF1
Visitante
MF1

* Derby BVR , 50km de alcance nominal. Já temos mais de 350 Guaranis entregues e o veículo tem um bom desempenho, a não ser que mostre uma fonte confiável dizendo o contrário.

pgusmao
Visitante
pgusmao

As colocações do Marcos são perfeitas, nossas Forças Armadas viraram um grande empregador, não é de hoje, a pergunta é se alguma vez estivemos bem servidos de equipamentos, sempre há uma compra de “oportunidade”, mas não há uma verdadeiro programa de requalificação, chegamos a comprar um porta-aviões que pouco nos serviu, agora estamos recebendo aviões anti-submarino sem porta-aviões, isso é a demonstração total da bagunça gerencial que toma conta dessa área há anos, uma pena.

Mauricio R.
Visitante

A ALAC não é fabricada pela SIATT, mas pela Gespi Aeronáutica.

carvalho2008
Visitante

mas olha…o Fal para região amazonica é bem aceito pelo calibre.

O 7,62 desempenha melhor pelo peso e desvia menos nas folhagens e galhos…

rdx
Visitante
rdx

Sim, mas o FAL é um projeto ultrapassado. As tropas de selva precisavam de um fuzil modular 7,62 mm. Também faz falta um bom Designated Marksman Rifle (DMR) 7,62 mm em cada GC. O EB deveria ter comprado a licença para fabricar a família HK416/417, mas preferiu desenvolver o IA-2. É o que eles querem…e merecem. Outro erro foi escolher a Minimi 5,56 mm para substituir o FAP. Na minha opinião, eles deveriam substituir o FAP e a MAG pela Minimi 7,62mm (Outra arma que deveria ser fabricada sob licença). Enfim, IA-2 e Minimi 5,56 mm chegaram com pelo menos… Read more »

Antônio Carlos Sandoque
Visitante
Antônio Carlos Sandoque

Em nenhum momento deixa-se subentendido que iriamos invadir a Venezuela, em todos os depoimentos oficiais do governo é deixado claro que o Brasil não intervirá na Venezuela.
É uma matéria completamente tendenciosa desse jornal, direcionada para um público específico.

Tomcat4.0
Visitante
Tomcat4.0

E onde já se viu a foice de sampa não ser tendenciosa em alguma coisa, ainda mais em política. Até serem o único portal do planeta a falar mal do filme dos Vingadores eles conseguiram !!!

Vovozao
Visitante
Vovozao

01/05/19 – quarta-feira, bnoite, Tomcat estas confundindo, estas palavras foram do Sr presidente deste país JB ao vivo no programa do DATENA, na rede Bandeirantes.

MF1
Visitante
MF1

Infelizmente os editores do Forte estão agindo assim tb. Só replicam matérias com tom de crítica ao presidente, fora isso o nome dele é proibido de ser nomeado rs. Não adianta, quem faz curso de jornalismo sempre terá uma foice e martelo no coração, raras exceções.

Tomcat4.0
Visitante
Tomcat4.0

Triste fato viu MF1!!!

DaGuerra
Visitante
DaGuerra

Vamos falar de Operação de Imposição da Paz , Ajuda Humanitaria e Estabilização da Venezuela sob égide da OEA.

Marcelo Andrade
Visitante
Marcelo Andrade

Primeiro comentário sensato aqui! Onde assino DaGuerra? e com esse nome hein? é isso!

Camargoer
Visitante

Caro DaGuerra. São missões de manutenção e paz. Impor a paz é um oximoro.

João Adaime
Visitante
João Adaime

Peço ajuda aos universitários para melhor compreender este texto:
“Não estamos bem de armamento, não podemos fazer frente a ninguém. Seria uma aventura e não é nossa vocação”.
Se estivéssemos bem de armamento e pudéssemos fazer frente a um possível inimigo, iríamos à guerra?

Tomcat4.0
Visitante
Tomcat4.0

Esta fal está mais pra motivar o Maduro(um de seus milhares de generais) a se aventurar no Brasil ali em Pacaraima, e assim, dar o motivador pra passarmos como rolo compressor e acabar com a pouca vergonha do Maduro na Venezuela.
Lembrem-se, guerras não são vencidas só por tiros, mísseis e afins, envolve toda uma estrutura logística etc.

João Adaime
Visitante
João Adaime

Prezado Tomcat4.0
Com os problemas internos que tem, você acha que o Maduro e seus generais iriam tentar uma aventura logo contra um vizinho que nunca lhes deu problema?
Seria a dica para que o Trump desembarcasse seus marines com o apoio de todo o mundo.
Além de despertar de vez um gigante.
Abraço

Tomcat4.0
Visitante
Tomcat4.0

Pois é, os covardes vermelhos gostam de atirar só no povão desarmado.

FAZ ARMINHA QUE PASSA
Visitante
FAZ ARMINHA QUE PASSA

O Haddad disse isso mesmo numa entrevista e a turminha de direitopatas caiu matando! e agora galera da arminha? é o Bozo, Presidente mito, falando a mesma coisa, kkkkkkkkk

Chevalier
Visitante
Chevalier

O Malddad APOIA isso aí viu? Esquerdopata adorador de assassino.

FAZ ARMINHA QUE PASSA
Visitante
FAZ ARMINHA QUE PASSA

Um direitopata valente, que maravilha, vai lá na Venezuela combater o Maduro, se precisar lhe mando a passagem! Mostra sua valentia adorador de assassino na Palestina e na Siria, kkkkkkkkk

Chevalier
Visitante
Chevalier

Vc é doente. Esquerdista não sabe o que é por a mão na consciência. Nem tem uma. Por isso que vota num presidiário para governar o país depois vem cagar moral. Tá falando da Síria que o esquerdista Obama se meteu? E quem sabe da Líbia que virou terra de ninguém com tráfico de escravos depois do mesmo esquerdista Obama ter arrancado o Kadafi? Tá falando da dos palestinos que matam civis israelenses ema taques terroristas? O teu PT financiou a ditadura genocida da Venezuela. Deu dinheiro. 8 mil civis mortos pelo regime segundo Anistia Internacional. Todo petista é um… Read more »

Fabio
Visitante
Fabio

Diga, sua vida é ruim? Seus sonhos não se realizaram…perdeu a oportunidade de “mamar” no Estado. Difícil? Ou melhor, tomou pau na prova de admissão de alguma Academia Militar? Para você um recalcado, aconselho ter mais resiliência: serão muitos anos deste governo. Outro conselho: dos cartoons, prefiro o Bozo ao Pinóquio.

colombelli
Visitante
colombelli

não Hadad falou besteira de demonstrou completo desconhecimento da condição das FA frente as da Venezuela, que estão piores. “Faz arminha”? é este o melhor que voces podem fazer? um bordão simplório? pra saquear e montar esquemas de propina a esquerda demonstrava mais talento que isso

Chevalier
Visitante
Chevalier

A esquerda VIVE de bordões e chavões simplórios, Colombelli. Esse é o nível.

MF1
Visitante
MF1

Só não mostram a parte que ele diz que o PT e FHC são responsáveis pelo sucateamento das forças armadas! Fato.

TJLopes
Visitante
TJLopes

Nem munição temos, imagina o resto.

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2012/08/sucateado-exercito-nao-teria-como-responder-guerra-dizem-generais.html

Tem te ser muito inocente pra achar que nossas forças armadas podem fazer muito mais do que patrulhar as favelas do Rio.

Mig35
Visitante
Mig35

Temos Regimentos de cavalarias com mais de 300 cavalos. F-5, A-1, Super-tucano, o moderníssimo FAL, IA-2… são FAs de ponta! A melhor da América Latina. Muitos oficiais que estudaram em colégios militares, momes de famílias muito importantes, recrutas profissionalizados, super treinados e alimentados, especialistas bem adestrados. Selva!!! Montanha!!! Cavalaria!!! Dragões!!!! Brasil!!! Ganham qualquer guerra. Vamos invadir a Venezuela com o Gal. Mourão empunhando uma espada! Avante Brasil!!!! Fico até tonto.

SmokingSnake 🐍
Visitante
SmokingSnake 🐍

O P T roubou o dinheiro todo para si

Mig35
Visitante
Mig35

Prove, Smokingsnake?? Com a coisa julgada. Prove que o P T roubou o dinheiro do militares????? A Ex Presidente Dilma foi a única que teve coragem de escolher o caça Gripen E. Fale Smokingsnake? Prove com a coisa julgada que o Partido dos Trabalhadores tirou dinheiro das Forças armadas. Já fiz um print do seu comentário.

Tomcat4.0
Visitante
Tomcat4.0

Devia ter vergonha na cara em defender bandidos assassinos promíscuos,antissemitas e anti tudo que é sagrado como a família . Não ter,ainda, provas de sacanagem do PT com dindin dos militares(sucatear as forças não conta né) isso não desfaz toda a podridão e destruição do Brasil como nação política, ideológica ,industrial geopolítica e de todas as formas possíveis ,sendo que, mesmo hoje com o novo governo tentando consertar a lambança, o resto dos vermelhos fazem de tudo pra atrapalhar

Mig35
Visitante
Mig35

Tomcat4.0, você está em crise existencial. Fala mau do P T, mas coloca o caça escolhido pela Ex Presidente Dilma no seu nick. Kkkkkkk!! Vou tomar o me suco de Laranja.

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Mig35

Esse Tomcat é um dos minions que estão desnorteados vagando por aí tal como zumbis.

Victor Filipe
Visitante
Victor Filipe

Voce é retardado? quando que a Dilma escolheu F-14 Tomcat para qualquer coisa? essa aeronave estava desativada anos antes da Dilmanta sonhar em se tornar presidente

Victor Filipe
Visitante
Victor Filipe

Meu cachorro é mais inteligente que você, pelo amor de Deus.

Wellington Rossi Kramer
Visitante
Wellington Rossi Kramer

O Gripen foi escolhido pela FAB e não pela Dilma, que não tem capacidade de escolher a roupa que vai usar no dia.

FAZ ARMINHA QUE PASSA
Visitante
FAZ ARMINHA QUE PASSA

Vc que devia ter vergonha na cara de defender bandidos que roubam e empregam milicianos assassinos em seus gabinetes, apoiar entreguistas que estão acabando com nossa soberania , bandidos que estão comprometendo o futuro de nossos filhos, tenha vergonha de ser assim cara.

Luís Henrique
Visitante
Luís Henrique

Nossa, mais um alienado da mídia que acha que o presidente participa de uma milícia.
Sem Deus e sem educação essa nação não sairá disso. É muito fácil manipular ignorantes e necessitados do bolsa família. Muito melhor falir o ensino, reduzir o ensino a ideologia de gênero e filosofias de esquerda e em vez do emprego comprar o voto eterno com bolsa família.

Colombelli
Visitante
Colombelli

Faz arminha.( nick bem adequado pra tua falta de conteudo): Voces defendem o Maduro, ditador genocida, e o lula condenado em três instâncias e voce quer falar que os outros defendem bandido? Enriqueceram empreiteiros e deram bilhões pra Cuba e venezuela e quer acusar os outros de entreguismo? Puseram o pais na maior recessão de sua historia e criaram 13 milhões de desempregados e quer acusar os outros de comprometer o futuro? Que tal um pouco de coerência ( base do caráter).? E um pouco menos de hipocrisia? Quem esta passando vergonha aqui e demontrando falta de vergonha na cara… Read more »

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Tomcat 4.0
Vá arrumar um emprego com carteira verde e amarela e vc terá menos tempo para escrever besterias aqui.

SmokingSnake 🐍
Visitante
SmokingSnake 🐍

ué não viu a lava jato? Pode tirar print do que quiser já que as provas da corrupção estão todas bem registradas, bilhões de reais do país que poderiam ser investidos em áreas importantes foram embora para a corrupção.

FAZ ARMINHA QUE PASSA
Visitante
FAZ ARMINHA QUE PASSA

Lava jato que tem hoje seu principal juiz ocupando um cargo no Ministério do principal adversário?
Lava jato que os procuradores fizeram um acordo ILEGAL E ESCANDALOSO para receberem 6,5 bi da Odebrecht e mais 2,5 bi da Petrobrás?
Se o Brasil fosse um País sério, Moro e dellangol estavam no xilindró.

Mig35
Visitante
Mig35

É isso mesmo, FAZ ARMINHA QUE PASSA. O mini(X)tro que fala “Conge” em vez de cônjuge. E parece que o papel higiênico vai acabar em agosto. Só na “Laranjada”.

Fabio
Visitante
Fabio

Você deve ser um robô. Mental ou virtual. São pilhas de documentos, evidências, testemunhos, gravações. Centenas de milhares de horas de análises e confrontação de dados. Veja o patrimônio da Revendedora da Avon (Marisa Letícia), milhões e milhões. Mas hoje pessoas como você explicam os seguidores de Jim Jones, Mao, Os irmãos Castro, o Adolf.

Luís Henrique
Visitante
Luís Henrique

Quem era o Bolsonaro quando a lava jato começou?
Um deputado do baixo clero com chance 0 de ser presidente. Mas na cabeça dos idiotizados, ele fez um pacto com o Moro para destruir o Lula e ocupar o cargo de ministro. Kkkkkkk
Só rindo dessa teoria. Só pode ter saído da cabeça de alguém tremendamente burro ou tremendamente gênio, para enganar aqueles que querem ser enganados.
O pior cego é aquele que não quer enxergar.

carvalho2008
Visitante

Provar? Cego , surdo deveria ser mudo….ao menos neste caso… Politicos julgados e presos no Brasil…. Politcos julgados e presos na colombia e Peru…teve ate um que se suicidou…. Petrobras condenada em tribunal de justiça americana…quem tem ações em bolsa tem uma legislação e codigo internacional a responder…. Atingiu não somente o Brasil, mas america latina, America Central e países africanos…. Se não quer ler jornal, não leia….mas dezenas de juizes ou talvez centenas estão e estarão com esta pendenga a resolver somando-se todos estes paises envolvidos… E ainda vão inventar que é coisa do Moro???? e MPF Brasileiro??? e… Read more »

carvalho2008
Visitante

Provar?

Cego , surdo deveria ser mudo….ao menos neste caso…

Politicos julgados e presos no Brasil….

Politcos julgados e presos na colombia e Peru…teve ate um que se suicidou….

Petrobras condenada em tribunal da justiça america…

Atingiu não somente o Brasil, mas america latina, America Central e países africanos….

Se não quer ler jornal, não leia….mas dezenas de juizes ou talvez centenas estão e estarão com esta pendenga a resolver somando-se todos estes paises envolvidos…

FAZ ARMINHA QUE PASSA
Visitante
FAZ ARMINHA QUE PASSA

O PT roubou tanto que deixou quase 400 bilhões de dólares em reservas, e mais, todos os programas militares de hoje foram do PT. Cito, os helicópteros Caracal, os caças Gripen, os aviões kc 390 e c 295, os Scorpenes, o Bahia, a Classe amazonas , o sub Tikuna, a corveta Barroso, os SLM astros 2020 , os Guaranis, o satélite geoestacionário, a nova Base de Alcântara, a nova Base da Antártida e etc,etc,etc.

Tomcat4.0
Visitante
Tomcat4.0

É cegueira ideológica ou mal caratismo deste povo vermelho que infesta o blog/site, já nem dá pra distinguir !!!

Brunow Basíllio
Visitante

Não gosto do PT, mas VC disse a verdade, sem contar que quando o PT assumiu em 2002 éramos devedores do FMI , anos depois passamos ser credor deles, hoje o Brasil é o terceiro detentor de títulos americanos no exterior com U$300 bilhões….

colombelli
Visitante
colombelli

Bruno, olha a divida interna. dá so uma olhada na evolução dela e depois repense isso

SmokingSnake 🐍
Visitante
SmokingSnake 🐍

deixaram uma dívida de trilhões de reais que do jeito que subia logo passa o pib

SmokingSnake 🐍
Visitante
SmokingSnake 🐍

trocaram a dívida com o FMI que tinha juros mais baixos por uma dívida interna com juros alto, hoje a maior parte do orçamento fica comprometido para pagar juros da dívida, parabéns.

Jacinto
Visitante
Jacinto

E como o PT fez isso Brunow? O PT pagou a dívida com o FMI emitindo títulos do tesouro – ou seja aumentando a dívida interna do país. O problema é que a dívida com o FMI tinha uma taxa de juros baixíssima, enquanto a taxa de juros dos títulos do tesouro que o Brasil emitiu são altíssima. Falando de forma mais simples: trocou uma dívida barata por uma dívida cara para poder enganar pessoas que não conhecem o sistema financeiro brasileiro

Luís Henrique
Visitante
Luís Henrique

Tínhamos um dívida externa com o FMI relativamente pequena. O Lula pagou essa para sair bonito na foto e adquiriu uma divisa Interna recentes vezes maior.
Ótimo trabalho.
O país está quebrado. Milhões desempregados, milhares de empresas falindo ou fechando. Vão culpar quem? O último ano do Temer ou os poucos meses do Bolsonaro?
O país não quebrou hoje, está quebrado há 3 ou 4 anos.

SmokingSnake 🐍
Visitante
SmokingSnake 🐍

Nem vale apena ficar dando atenção para essa gente, uma hora eles ficam ridicularizando as forças e os generais e em outra cospem propaganda e falam como se estivesse tudo no estado da arte.

Fabio
Visitante
Fabio

Vá no site do TCU e veja que suas reservas são anuladas por um défice primário correspondente aos 400 bilhões multiplicados inúmeras vezes. MPF já identificou muito bem algumas falcatruas em determinados contratos mencionados por ti.

Victor Filipe
Visitante
Victor Filipe

Todos eles sem sofrer nenhum atraso nem superfaturamento né?

Rodrigo Martins Ferreira
Visitante
Rodrigo Martins Ferreira

Os 14 milhões desempregados que. Dillma deixou?

Wilson França
Visitante
Wilson França

A reforma trabalhista não ia gerar empregos?

Colombelli
Visitante
Colombelli

Se não fosse a reforma o desemprego hoje seria 20 milhões wilson.

Luis
Visitante
Luis

ridículo responder a um esquerdopata histérico, a realidade não tem importãncia nenhuma pra vcs, só o q importa é distorcer os fatos pra se enquadrar na “narrativa” comunista, mas só para relembrar: depois de passarmos 8 anos de fhc pretendendo substituir o f5, depois de toda licitação feita e só faltando decidir, o molusco CANCELOU tudo por causa do fome zero, vexame internacional, descrédito para o país, quanto as novas bases de alcantara e da antártida, bem, uma foi EXPLODIDA no governo lula, a outra foi INCENDIADA na gestão da anta, centenas de milhões jogados fora, desastre ecológico com diesel… Read more »

Colombelli
Visitante
Colombelli

Deixou 5 trilhões de divida interna, 13 milhões de desempregados e a maior recessão da historia.
E nos programas que tu fala que são das FA e não do pt, deixou 60 bilhões a serem pagos 2/3 do total. Governar deixando divida é facil.

A curpa é do:
Visitante

É a velha desculpa de sempre: ” A curpa é do PetÊ!” ao fim deste governo, ouviremos: “A curpa é do Pessele!” resumindo, um joga pro outro e seguimos como terceiro mundo, legítimos, os originais.

Marcelo Andrade
Visitante
Marcelo Andrade

KKKKKKK O Globo!!! kkkkkkk Fala sério meu!!!!

TJLopes
Visitante
TJLopes

Na sua clara deficiência de interpretar um texto, deixou passar que a matéria, mesmo que fosse da Carta Capital, apenas reproduz a fala do próprio exército. Não devia perder meu tempo com você, mas segue abaixo outras portais relatando o mesmo fato:

https://exame.abril.com.br/brasil/exercito-brasileiro-possui-municao-para-uma-hora-de-guerra/

https://istoe.com.br/frase/o-exercito-brasileiro-possui-municao-apenas-para-uma-hora-de-guerra/

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2012/08/13/exercito-brasileiro-dispoe-de-municao-para-uma-hora-de-guerra.htm

Mig35
Visitante
Mig35

Com as declarações do Boso eu não preciso assistir dilmes de comédia kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!! Vou tomar um suco de “Laranja” agora.

Carlos Ravara
Visitante
Carlos Ravara

Vão ser currados por pelo menos quatro anos (Paulo Guedes vai ensinar a esse povo o significado de desespero). E não venham com PT, havia melhores candidatos na seara liberal. Estou assistindo com prazer cada estocada, e nos próximos anos vou continuar com o mesmo sadismo de agora.
Efeito Orloff, meus caros – quem suportou os intermináveis planos dos anos 80 e parte de 90 entenderão.

Chevalier
Visitante
Chevalier

Olha aqui o petralha… tu votou no PT tu tem as mãos sujas de sangue venezuelano. Não tem moral para nada. E ainda tem a cara de pau de falar na suspeita de laranjas. Como se fossem coisas equivalente. Como se isso limpasse as toneladas de crimes do teu PTzinho. Seu psicopata do inferno. Petista é um bicho sem moral, sem honra, sem nada.

FAZ ARMINHA QUE PASSA
Visitante
FAZ ARMINHA QUE PASSA

Quem é vc para falar de sangue derramado? vai ver quantos morreram na Síria e na Palestina e para de falar bobagens aqui.

Chevalier
Visitante
Chevalier

Falar bobagens? A genocídio venezuelano é bobagem para vc seu doente, seu psicopata?
Palestina terrorista? Síria? Aquela que o esquerdsita Obama se meteu? Reduto do ISIS? Vc queria deixar o ISIS bem tranquilo lá dentro né?
Todo petista é um doente. Se pegarem o Lula matando alguém em vídeo, vão dizer que é montagem, que foi a CIA, ou vão responder: mas e o Queiroz?

Carlos Ravara
Visitante
Carlos Ravara

Minha indignação são os trezentos de Brumadinho, cujos culpados jamais serão punidos.

ODST
Visitante
ODST

É mesmo, Carlos Ravara? Que interessante. Sabia que tem as mão sujas de sangue dos PTralhas em Brumadinho também?

https://exame.abril.com.br/brasil/o-silencio-de-pimentel-ex-governador-de-mg-se-cala-sobre-brumadinho/

Carlos Ravara
Visitante
Carlos Ravara

Que TODOS SEJAM PUNIDOS, independentemente de serem políticos, empresários, responsáveis técnicos, etc.

Rodrigo Martins Ferreira
Visitante
Rodrigo Martins Ferreira

Quem era o (des) governador de Minas até dezembro?

MGNVS
Visitante
MGNVS

Rodrigo Martins Pare de dizer mentiras. Vc esta parecendo o HMS Tireless. Eu sou de MG e o Estado sempre foi governado pelo PSDB/DEM/PMDB. Minas ficou pelo menos 20 anos nas maos do PSDB sob os comandos de Aecio, Anastasia e Azeredo e vc quer “acreditar” que a culpa do estado estar quebrado foi do PT e do Pimentel em apenas 4 anos? Na ultima eleicao o Pimentel sequer foi para o segundo turno e o Zema ganhou do Anastasia com uma margem de quase 70% dos votos a favor dele, e isso so para mostrar o descontentamento dos mineiros… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira
Visitante
Rodrigo Martins Ferreira

Em 4 anos ele não foi capaz de fiscalizar as represas
ou é mentira minha tb ?

Vocês condenam o Bolsonaro por 5 meses de Governo, mas quatro anos de desgoverno do PT em MG podem ser perdoados..

Vai arrumar um marido.

MGNVS
Visitante
MGNVS

Rodrigo Martins
Vc nao passa de um mentiroso propagador de fake news.

Rodrigo Martins Ferreira
Visitante
Rodrigo Martins Ferreira

É fake news que o Pimentel não fiscalizou represa alguma em 4 anos ?

Colombelli
Visitante
Colombelli

E o que o brasil tem a ver com a siria ou palestina “arminha”? Alguem aqui ginancia algo lá? Mas voces financiaram Maduro e teu partido anteontem emitiu nota de apoio a ele. Voces tem culpa do que ocorre la. Voces apoiam o genocidio, as prisões politicas, o êxodo e a miseria do povo venezuelano.

Mig35
Visitante
Mig35

Calma, Chvalier. Já vai acabar a “Laranjada”. Kkkkkkkkkkkkk.

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Chevalier
Crime, no Brasil, depende do ponto de vista.
Fique calmo que dentro de pouco tempo seus ídolos estarão em cana também.

Wilson França
Visitante
Wilson França

Que bravo! Faz arminha!

Roberto
Visitante
Roberto

Bolsonaro por favor fique na diplomacia, não nos faça passar vergonha com nossas sucatas.

Mig35
Visitante
Mig35

Pois é, Roberto. Agora na Globonews, foi anunciado: “Bolsoraro afasta possibilidade de intervenção”.

Mironga
Visitante
Mironga

Alguém avisa para o excelentíssimo presidente da República Federativa do Brasil , caso o Brasil entrasse nessa empreitada , seria coalizão militar (USA ,Brasil ,Colômbia e talvez o Chile ) , Brasil não iria entrar nesse hipotético conflito Sozinho .

Seria ‘guerra’ para algumas semanas no máximo .

Ozawa
Visitante
Ozawa

Não fala de invasão porque quem fala, ou fala por último, de ataque a país estrangeiro é o Congresso Nacional, por prerrogativa constitucional exclusiva, simples assim. Um Presidente da República que nunca leu ou entendeu a Constituição para falar sobre qualquer ato da República, nunca leu ou entendeu a Bíblia para falar sobre qualquer ato de Deus, nunca leu ou entendeu nada para falar sobre qualquer coisa, só deveria permanecer calado.

Tomcat4.0
Visitante
Tomcat4.0

“Até tu Brutus !!!”

ODST
Visitante
ODST

Até tu Brutus nada, esse ai sempre foi do lado de lá.

Alexandre Pessoa
Visitante
Alexandre Pessoa

Não conseguiu nem educar os filhos, vai conseguir fazer alguma coisa na vida?

Brunow Basíllio
Visitante

“Não nasci para ser presidente, nasci para ser militar”

*Jair Messias Bolsonaro

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

E até hoje eu me pergunto: ‘Como esse sujeito conseguiu ingressar no Exército?’
Não é possível que tenha sido aprovado em algum concurso público.

Colombelli
Visitante
Colombelli

Certamente ele tem coisas que voce não tem xings. Voce jamais seria selecionado pra ter a honra de uma farda. Coragem.moral opinião propria pra começar

ODST
Visitante
ODST

O Lulinha mandou lembranças!

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Nada é tão ruim que não possa vir dobrado.
No presente caso, triplicado.

ODST
Visitante
ODST

Já foi QUINTUPLICADO faz tempo! Ou você não sabia que o seu querido presidiário teve cinco filhos?

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Noves fora, quatro!

Flanker
Visitante
Flanker

Nove…quatro…Humm…nove no total…quatro numa mão…isso me lembra os dedos de um presidiário….condenado em terceira instância…..