Rio de Janeiro (RJ) – Nos meses de abril e maio do corrente ano, militares do Batalhão de Dobragem, Manutenção de Paraquedas e Suprimentos pelo Ar e do Centro de Instrução Paraquedista General Penha Brasil, participaram da Fase 8 da Operação Guarani 2019 – testes de lançamentos de cargas médias e pesadas da aeronave KC-390.

As atividades aconteceram na base militar do Exército Americano “Yuma Proving Ground”, localizada em Yuma, no estado do Arizona – EUA. Os militares, que são especialistas DOMPSA, trabalharam realizando a inspeção das cargas montadas para lançamento, embarque e montagem do sistema de lançamento no avião, inspeção do sistema de lançamento montado na aeronave, operação da Zona de Lançamento (ZL), acompanhamento dos Lançamentos e inspeção das cargas após serem lançadas na ZL.

Foram realizados diversos lançamentos de cargas médias e pesadas, culminando com o lançamento de 24 cargas médias (até 2.200 lb) em uma única passagem sobre a ZL e o lançamento de carga pesada com 8 toneladas de peso. Ao final, todos os objetivos pretendidos pela empresa Embraer, para essa campanha de testes do novo avião brasileiro, foram alcançados.

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx

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PauloOsk
PauloOsk
4 anos atrás

Desculpem a ignorancia mas porque um teste desse nao pode ser feito no Brasil mesmo? Eh tao complexo assim?

Guilherme
Guilherme
Reply to  PauloOsk
4 anos atrás

Esse teste já foi realizado no BR, porém nada melhor que fazer testes com possíveis compradores.

William Duarte
William Duarte
Reply to  PauloOsk
4 anos atrás

Marketing. Puro e simples. Quer vender exponha seu produto bem visivel para a clientela. Que um lugar melhor que nos EUA para apresentar o seu avião?

julio
julio
Reply to  PauloOsk
4 anos atrás

Teste foi numa zona de deserto, por isso foi lá.

Veiga 104
Veiga 104
Reply to  PauloOsk
4 anos atrás

Foi a primeira coisa que veio a minha mente

Marcos10
Marcos10
Reply to  PauloOsk
4 anos atrás

O Yuma Test Center (YTC) é o principal centro de testes do Exército para testes de entrega aérea.
“A YTC tem instalações, mão-de-obra, instrumentação e excelente clima durante o ano todo para a Air Delivery Operations.”
“O papel da YPG para este projeto era equipar todas as cargas úteis, embalar pára-quedas, coletar dados de instrumentação, fotografias, vídeo e suporte a coordenadas de alcance”.
… a aeronave passou por uma certificação básica e agora a YPG está apoiando a certificação de missão militar. Ele está satisfeito com o processo.
Fonte: http://www.dvidshub.net

Tomcat4.0
Tomcat4.0
4 anos atrás

KC-390 em breve pelos céus de todo Brasil nas asas da FAB !!!

luiz silva
luiz silva
4 anos atrás

Quem quer vender tem de mostrar as qualidades do produto. E se vender para o Estados Unidos, a maior forca militar da historia, abrira portas para entrar em mercados pelo mundo. Aqui o pessoal respira militar….aonde voce vai tem base americana.

Farroupilha
Farroupilha
Reply to  luiz silva
4 anos atrás

Exato. Melhor vitrine não há.
E que bom que todas as provas foram realizadas com sucesso, tanto dos lançamentos quanto na operação sem falhas ou acidentes do KC-390.

Valim
Valim
Reply to  Farroupilha
4 anos atrás

Na foto, parece que alguns paraquedas não abriram. houve alguma falha???

Billy
Billy
4 anos atrás

Será que a América não pensa em aposentar alguns C130?

Walfrido Strobel
Reply to  Billy
4 anos atrás

Não, está modernizando agora 176 C-130H e similares antigos que seriam aposentados e abririam vaga para novos C-130J.
Receberão avionica glass cockpit da L3 no lugar da Rockwell Collins anunciada antes, motores com overhaul kit 3 da Rolls Royce que os tornarão mais potentes e econômicos, helices octapá e reforço estrutural para voar mais 20 anos.
. https://www.militaryaerospace.com/computers/article/14034590/c130h-avionics-upgrade

Walfrido Strobel
Reply to  Walfrido Strobel
4 anos atrás

Este é o motor modernizado, citei acima como kit 3, mas é conhecido como kit 3,5, na verdade o nome completo é T56 Series 3.5 Engine Upgrade da Rolls Royce.
. https://www.rolls-royce.com/products-and-services/defence/aerospace/transport-tanker-patrol-and-tactical/t56-3-5-enhancement.aspx#/

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Billy
4 anos atrás

Irá…

Salim
Salim
4 anos atrás

A Boeing deve estar fazendo lobby para venda e montagem aviao USA. Parabéns a Embraer Defesa e a FAB pela visão de mercado e execução projeto. Vai gerar royalties para FAB e exportação da fuselagem e equipamentos produzidos Brasil. Neste caso chegamos ao futuro, espero que sirva exemplo.

Mauricio R.
Reply to  Salim
4 anos atrás

A Boeing não está fazendo nada.
Qndo a USAF quiser um substituto ao C-130, será nos seus próprios termos.
E a Boeing vai apresentar sua oferta, baseada nesses termos da USAF, não em um avião que sequer foi concebido de acordo com o que a força pensa ser necessário.
A Embraer não tem quintal nos EUA e nem em lugar algum, além do Brasil.

Antunes 1980
Antunes 1980
4 anos atrás

Olha aí a Boeing testando em seu território o novo KC-390.

Foxtrot
Foxtrot
4 anos atrás

Engraçado, um equipamento desenvolvido e fabricado no Brasil passando por testes nos E.U.A .
Adeus soberania !

Marcos10
Marcos10
Reply to  Foxtrot
4 anos atrás

Foxtrot
A construção de aeronave em escala e os testes de túnel de vento foram feitos na Holanda.

Jadson Cabral
Jadson Cabral
Reply to  Foxtrot
4 anos atrás

Eu quero saber o que tem uma coisa a ver com a outra

Marcos10
Marcos10
Reply to  Jadson Cabral
4 anos atrás

Ué! Ele tava reclamando que a aeronave foi fazer testes de certificação nos EUA. Ora, há dúzias de testes que são feitos lá fora. Fomos aos EUA, Canadá, Rússia, Holanda para os mais variados tipos de testes. Não entendi a bronca!!!

Beserra(FN)
Beserra(FN)
Reply to  Marcos10
4 anos atrás

A Bronca dele é um nacionalismo cego. Certificação Internacional é necessária para garantir exportações.

Marcos10
Marcos10
4 anos atrás

Os testes são de certificação de lançamento de cargas pesadas e duraram várias semanas. A Base Aérea, que é bem equipada, normalmente é alugada para testes de certificação.

Mgtow
Mgtow
4 anos atrás

Gostaria de saber se a compra daqueles aviões Sherpa foram concretizadas?