O Exército Brasileiro construiu um hospital de campanha com capacidade para 1.200 leitos em Boa Vista, para atender pacientes infectados com o novo coronavírus.

A construção ocorreu por meio da operação Acolhida, que estava em Paracaima (RR) atendendo refugiados da Venezuela. O funcionamento vai depender dos governos municipal e estadual.

A intenção do Exército é desafogar as unidades do sistema público brasileiro de saúde e levar, especificamente, pacientes infectados com o coronavirus e casos suspeitos da doença para o local.

A operação Acolhida, do Exército Brasileiro, é uma ação humanitária que foi instalada em Paracaima para atender os inúmeros refugiados venezuelanos que entram, diariamente, no Brasil pela cidade fronteiriça, fugindo das condições da Venezuela.

Os casos suspeitos de covid-19 em Paracaima serão encaminhados para Área de Espera, que ficou instalada em Paracaima, onde ficarão isolados, e depois transferidos para Área de Proteção e Cuidados, em Boa vista.

FONTE: UOL / FOTOS: Casa Civil

Subscribe
Notify of
guest

99 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antoniokings
Antoniokings
3 anos atrás

Boa notícia.
Que continuem os trabalhos.

Camaergoer
Camaergoer
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Olá Antonio. Estão construindo um hospital de emergência para o Covid-19 dentro do prédio de exposições do Anhembi. Foi uma excelente ideia. Muitas cidades possuem esse tipo estrutura. Acho que vai ser difícil e triste, mas vamos em frente. Espero que todos os colegas estejam bem também.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Camaergoer
3 anos atrás

Outra boa notícia.
E continuem em suas casas.
Isolamento total.

sub urbano
sub urbano
3 anos atrás

Um hospital de campanha nada mais é do que um conjunto de tendas (neste caso fabricadas na China) com macas sobre cavaletes. Não tem UTI, nem nada. Esta é uma ajuda penas simbólica por parte do Exercito Brasileiro. Só o gasto com as infames “Pensões para Filhas de Oficiais” fariam mais 50 mil leitos de UTI no país.

Matheus
Matheus
Reply to  sub urbano
3 anos atrás

Até quando tentam ajudar reclamam.
É facil falar sentado no conforto da casa, ingrato.

MMerlin
MMerlin
Reply to  Matheus
3 anos atrás

Matheus. O comentário não está de todo errado. A descrição de um hospital de campanha está correta. Realmente não possui UTI. Ajuda não é apenas simbólica. A matéria aponta que o objetivo é atender pessoas que tenham contraído o coronavírus, mas a informação não deve estar correta, uma vez que os próprios pacientes infectados ficam isolados. A própria matéria já deu uma pista, que é desafogar o sistema público de saúde. Neste sentido, acredito que o objetivo seja deslocar pacientes com outros casos para o local. Referente as pensões, não é momento para esta discussão, pelo menos, não de nossa… Read more »

Felipe Batista
Felipe Batista
Reply to  MMerlin
3 anos atrás

A empresa onde eu trabalho acabou de anunciar que irá reduzir todos os salários em 20%, se fosse pros acima de $7000 apenas eu estaria isento, mas fazer o que, melhor 20% que 100%.

Camaergoer
Camaergoer
Reply to  Felipe Batista
3 anos atrás

Olá Frlipe. Uma excelente discussão essa sobre reduzir salários em época de crise ou distribuir recursos públicos para incentivar o consumo. De um lado, há uma enorme população de pessoas necessitadas que recebem o “Bolsa-família”, cadastradas e checadas. São 14,2 milhões de famílias. Uma medida simples e que seria respaldada pelos órgãos de fiscalização seria o aporte adicional de um salário-mínimo para esses beneficiados. Esses recursos seriam imediatamente convertido em consumo de primeira necessidade (alimentos, remédios, higiene) porque as necessidades são maiores que os recursos recebidos. O governo também poderia acelera a concessão dos benefícios previdenciários. O raciocínio é similar.… Read more »

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  Camaergoer
3 anos atrás

Deveriam reduzir os salários do judiciário mais caro do mundo em pelo menos 50%

Camargoer
Reply to  Joao Moita Jr
3 anos atrás

Olá João. Acho que o problema do judiciário está em outra coisa. Acho justo que um juiz tenha um salário alto porque ele não pode ter nenhuma outra fonte de renda. E deve ser um salário bom para que nao valha a pena comprometer a carreira. Por outro lado, o custeio do judiciário pode e deve ser reduzido. Os tribunais devem ser prédios simples, a burocracia preferencialmente eletrônico uma estrutura de apoio simples e eficiente, salário alto mas sem penduricalhos para ser transparente.

Flanker
Flanker
Reply to  Matheus
3 anos atrás

Matheus, nem perde teu tempo….apenas ignora…..esse cara aí só reclama…..

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  Matheus
3 anos atrás

A SRM está contagiando mais do que o corona! A SRM – Síndrome do Rodrigo Maia. Não faz nada e só reclama!!!

tomcat4.0
tomcat4.0
Reply to  sub urbano
3 anos atrás

Chegando ao fundo do posso do ridículo, hipocrisia e fanatismo ideológico hein sub. Escondido atrás de um nickname e sem foto é fácil excretar pelos dedos no teclado. Pena de gente como vc !

Kommander
Kommander
Reply to  tomcat4.0
3 anos atrás

Não vi nada de ideológico no comentário do cara. Ele começou bem, mas depois baixou o nível.
Acho que é você quem ta enxergando coisa onde não tem.

Jadson Cabral
Jadson Cabral
Reply to  sub urbano
3 anos atrás

Um Hospital de campanha não possui UTI? Não foi isso que eu vi ontem no fantástico.
Vocês fazem tanto esforço pra falar mal de tudo que é brasileiro, que acabam sendo ridículos.

Camaergoer
Camaergoer
Reply to  sub urbano
3 anos atrás

Olá Sub. Acho necessário separar as coisas. Existem vários tipos de leitos de UTI. Existem a UTI infantis, as neonatais e as coronárias. Elas servem para um público muito específico. Ano passado, o MinSaude ampliou o número de UTI no Brasil. Hoje são cerca de 5 mil. Essas UTI atendem pacientes pós-cirúrgicos, vítimas de acidentes, de tiros, quedas de motos… e também os pacientes com doenças respiratórias (influenza, pneumonias, tuberculose, covid-19…). Um paciente com problemas respiratórios demanda um tipo de ajuda diferente daquele com problema renal ou daquele que foi atropelado. A crise do SARS CoV-2 necessita de leitos de… Read more »

Angelo Chaves
Angelo Chaves
Reply to  sub urbano
3 anos atrás

Quem te disso que um hospital de campanha é isso que descrevestes? Essas hospitais podem ser menos ou mais complexos, inclusive com leitos de terapia intensiva e centro cirúrgico. Não sei o caso deste da matéria.

Cristiano de Aquino Camposkv
Cristiano de Aquino Camposkv
Reply to  sub urbano
3 anos atrás

No caso, se for feita uma gestão inteligente, poderiam transferir todos os paciêntes que não são de alto risco e não estejam com corona vírus dos hospitais fisicos para esse de campanha, abrindo espaço para transformar as enfermarias dos hospitais fisicos em CTIs e UTIs.

Camaergoer
Camaergoer
Reply to  Cristiano de Aquino Camposkv
3 anos atrás

Olá Cris. Isso pode ser feito paulatinamente enquanto os pacientes antigos recebem alta, liberando as UTI especializadas e ao mesmo tempo selecionando os novos pacientes pouco graves para as enfermarias provisórias e os pacientes graves para as UTI apropriadas. Provavelmente já pensaram isso, mas esse tio de seleção pode ser feita via aplicativo que acessa o banco de dados no qual estão cadastradas todas as vagas. Talvez isso simplifique a logística economizando tempo, reduzindo custos e gerando relatórios atualizados em tempo real. Outra coisa é criar grupos de trabalho regionais, de tal modo a integrar o esforço das pequenas prefeituras… Read more »

Leandro
Leandro
Reply to  sub urbano
3 anos atrás

O mesmo que a China construiu e que todos ficaram falando e noticiando , basta ver os documentários nada mais era que um galpão só que fechado com camas e lá ainda eram beliches, e sim o exercito está certíssimo em faze-los pois esses hospitais de campanha são extremamente necessários para desafogar os hospitais e deixar camas e utis para quem realmente precisará.

Sequim
Sequim
3 anos atrás

Parabéns ao EB. Entendeu perfeitamente a ameaça que representa o coronavírus, apesar de o presidente da República não ser capaz de tal entendimento.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Sequim
3 anos atrás

A próxima campanha presidencial (com minúscula mesmo em homenagem ao atual incompetente e aos antigos ladrões que infestavam Brasilia) será muito engraçada, fico apenas a imaginar as atuais cenas e declarações do Sr. Bolsonaro sendo reprisadas: “Tem que enfrentar o Vírus como HOMEM!”.

Que Deus nos proteja.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

Ricardo Bigliazzi

Cuidado que vc pode ser chamado de comunista.
kkkkk

ALEX TIAGO
Reply to  Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

Temos que enfrentar e não podemos ser covardes, eu estou tentando fazer minha parte deixei avisado se caso algum serviço médico precisar de voluntário estou a disposição enquanto isso estou em quarentena com toda minha família. Me escrevi em processo seletivo para profissionais de saúde da minha cidade se caso necessário enfrento até de graça porque se acovardar diante da necessidade eu não posso. Em relação ao presidente está faltando a ele muitas coisas e principalmente o fato de como tratar esse momento ele não está sendo unânime mas está fazendo muitas coisas.

João Vitor
João Vitor
Reply to  ALEX TIAGO
3 anos atrás

Ele está fazendo o que no caso? Consegue citar algo? Algo positivo obviamente.

“Ele não está sendo uma unanimidade”. É… realmente…no caso porque ainda tem OTÁRIO…repito OTÁRIO que passa pano pra ele.

ALEX TIAGO
Reply to  João Vitor
3 anos atrás

Assista um jornal Leia um pouco tem vários projetos na área econômica que uma das áreas mais afetadas Leia um pouco perda um pouco do seu tempo precioso e Leia com certeza ele não esta atendendo a todos e está a dever muito principalmente na parte comportamental mas sim tem várias coisas que depende de quem está na presidência não é unânime mas é o que tem pra hoje e seja como for e é melhor do que foi a roubalheira de 2002 a 2016.

gordo
gordo
Reply to  Sequim
3 anos atrás

Quem sabe se depois do pronunciamento do Trump Ele muda de ideia. Trump agora até cita a OMS e pede isolamento para conter o COVID e ganhar tempo até que surja um tratamento mais eficaz (até o momento não há nenhuma droga milagrosa que salvará a população de atos omissos). A eleição nos EUA vai ser sinistra esse ano, ditada em muito pelas paginas do obituário, e com Trump tendo que justificar coisas que falou de janeiro até há uns dias atrás sobre as ações que se deveria tomar contra a propagação do vírus. O discurso do Comandante do EB… Read more »

João Vitor
João Vitor
Reply to  gordo
3 anos atrás

Bolsonaro tem falado em “decreto” pra botar todo mundo na rua de novo…

Coitado… tá mais caduco que meu bisavô falecido com 93 anos…

MGNVS
MGNVS
Reply to  João Vitor
3 anos atrás

Joao Vitor
Nao creio que Bolsonaro esteja caduco.
Eu acho que ele realmente acredita no que fala mesmo estando na contramao do resto do mundo. Eu acho o ponto de vista dele totalmente equivocado, mas nao sinto falsidade nem mentiras nas palavras dele. REPITO: ele esta totalmente equivocado nas atitudes que tem tomado pq atualmente ate o “turrão” do Trump mudou de opiniao. Bolsonaro esta sendo radical, nao quer voltar atras para nao dar o braço a torcer e com isso ele erra ainda mais.

João Vitor
João Vitor
Reply to  MGNVS
3 anos atrás

Bolsonaro tá esboçando a ideia de tranferir a culpa da crise econômica que se sucederá para outros agentes. Esse é o “modo” dele na política desde os anos 80, pode reparar…ele SEMPRE é o coitadinho perseguido e injustiçado, nunca segura o “rojão”. Faz tudo isso com “dolo”, consciente e leva isso as últimas consequências , o que é um agravante.

MGNVS
MGNVS
Reply to  João Vitor
3 anos atrás

Joao Vitor
Exatamente isso.
Bolsonaro e seu Gabinete do Odio estao apostando no caos geral para poderem decretar uma GLO ou Estado de Sitio pq sem isso eles nunca vao governar simplesmente pq eles nao tem plano de governo algum. Tenho parentes militares no Rio que sempre disseram que Bolsonaro sempre foi um militar mediocre e um politico inexpressivo. Bolsonaro so foi eleito pq votaram CONTRA o P T… se o Tiririca passasse para o segundo turno ate ele seria eleito.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  João Vitor
3 anos atrás

Bolsonaro está sendo é esperto isso sim, jogando para a platéia, o cenário é extremamente favorável a ele. Se as medidas de contenção adotadas por estados e municípios evitarem o colapso do sistema de saúde, vai corroborar sua fala de que era uma gripezinha. Se a economia for para o buraco ele vai jogar a culpa nos governadores e prefeitos e estará reeleito, visto que sua boiada não sabe nem onde fica os buracos do nariz. Não é uma estrategia boa para um líder de verdade em um país de gente bem educada, mas perfeita para um vigarista num país… Read more »

Camargoer
Reply to  João Vitor
3 anos atrás

Olá João. Se mandarem vice ir pra rua, você vai?

João Vitor
João Vitor
Reply to  Camargoer
3 anos atrás

Não entendi

Camaergoer
Camaergoer
Reply to  João Vitor
3 anos atrás

Olá João. “Virus do corretor”. O correto seria [em relação ao decreto presidencial encerrando o isolamento] “se mandaram VOCÊ ir para a rua, você iria?”. A questão colocada seria “há espaço para uma movimento de desobediência civil com as pessoas ficando em casa mesmo com um decreto presidencial encerrando o isolamento?” Espero que sim.

João Vitor
João Vitor
Reply to  Camaergoer
3 anos atrás

Nem precisaria se preocupar…o decreto duraria uns 20 minutos, só o tempo de algum ministro do STF abrir o computador e escrever dois parágrafos vetando a decisão.

João Vitor
João Vitor
Reply to  Sequim
3 anos atrás

Não ouse falar mal do presidente pois os mórbidos extremistas não gostam….

Caos na saúde pública? Que nada! Estão preocupados é se o “mito” vai ser reeleito daqui a dois anos e meio…isso é que é importante.

sagaz
sagaz
Reply to  João Vitor
3 anos atrás

ao menos os corruPTos anteriores deixaram um mar de flores para o pateta atual…

Matheus
Matheus
Reply to  sagaz
3 anos atrás

Amigo, todo mundo sabe os danos que o PT fez no país, mas isso não dá carta branca pro imbecil em Brasilia fazer merda e ficar evergonhando o país ainda mais em escala internacional.

Bolsonaro é um imbecil que é carregado pelos seus ministros, estes sim são competentes. Enquanto a mula e os filhos ficam falando em teorias de conspiração e lambendo bota de Americano e Israelense.

MGNVS
MGNVS
Reply to  sagaz
3 anos atrás

sagaz Os corruPTos ja estao fora do governo faz tempo e estao tao desmoralizados que nem mesmo o resto da oposicao confia neles. O presidente atual é o Bolsonaro, ele tem que parar com as loucuras, sair da campanha eleitoral e começar a ser presidente de verdade para superarmos essa crise pandemica e dpois a crise economica que virá. O P T e a esquerda tem sido mera desculpa para encobrir erros e incompetencia do atual governo. Independente de quem esteja no governo e independente da ideologia, nós cidadaos (sejamos militares ou civis) temos que cobrar quem esta la no… Read more »

Ozawa
Ozawa
Reply to  Sequim
3 anos atrás

Como noticiado em vários órgãos de comunicação, até para Moro foram dirigidas críticas de Bolsonaro (não diretamente mas entre seu séquito dos últimos dias), por alegada ausência de respaldo jurídico do ex-juiz-ministro-de-plantão-pretendente-a-ministro-do-STF, para sustentar suas diatribes e insanidades sanitárias. Moro se recolheu para não manchar – mais ainda – a sua reputação. Bolsonaro está isolado no Palácio do Planalto como o Imperador Nero no século I, no seu atrium, tocando harpa enquanto Roma se incendeia. Ou como Hitler em 1945, com Berlim devastada ao redor do seu bunker, e ele em seu interior, movendo tropas imaginárias como reação ao avanço… Read more »

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Ozawa
3 anos atrás

1) O grande cerne da questão que nos está posta é, como fazer as pessoas voltarem aos seus trabalhos sem a disseminação alargada do vírus? Então, não me parece incoerente questionar o afrouxamento de prisão em escala, especialmente de presos condenados que cumprem suas penas em condições especiais, como, por exemplo, o ex presidente da câmara dos deputados. A questão das penitenciárias é complexa, mas o grande problema está em como blindá-los do vírus que está circulando aqui fora. A sociedade brasileira está passando por um imenso sacrifício. Será tão indigno que os presos deixem de receber visitar nesse momento?… Read more »

Camaergoer
Camaergoer
Reply to  Ozawa
3 anos atrás

Olá Osawa. Aliás, excelente sugestão de filme para esses dias de isolamento. Acho que no YouTube há uma versão com legendas em português. Eu tenho estranhado a ausência do Guedes e do Moro(inho para enfatizar a diferença com o Mourão). O astronauta sumiu em um rabo-de-foguete ao invés correr o chapeu entre os empresários e banqueiros para financiar pesquisa para resolver os problemas que estão pipocando. Agora parece fazer sentido a ideia que “todo o poder emana do povo”.

Ozawa
Ozawa
Reply to  Camaergoer
3 anos atrás

Guedes sumiu. E por que? Ele só tinha um plano: desmontar o Estado Social a qualquer custo e a qualquer preço. Mas tinha uma pandemia no meio do caminho, no meio do caminho tinha uma pandemia. Guedes não admite ser obrigado a elaborar planos de índole Keynesiana para, após essa catástrofe sanitária com reflexos gerais, ter que ajudar miseráveis, pobres ou classe média. Deve vomitar só de pensar nessa hipótese. Guedes foi para o Ministério da Economia para trazer rentabilidade ao mercado financeiro, seu verdadeiro cliente e pagador, não pelo interesse público. Mas o mercado financeiro virou pó, então Guedes… Read more »

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Ozawa
3 anos atrás

Nossa, como o Guedes é malvadão. Seu objetivo de vida era desmontar o estado social brasileiro, que sempre foi muito bem montado pelos governos anteriores. Tenha vergonha na cara Ozawa. Os juros estavam e ainda estão baixos. A inflação estava e ainda está controlada. O governo conseguiu passar uma das reformas estatais mais sensíveis para todo regime democrático, uma reforma previdenciária. Quantos países tentaram passar uma reforma dessa natureza na última década e não emergiram em um caos social? As taxas de desemprego estavam em leve retomada. Enfim, não sou advogado do governo. Inclusive, passei a ser um crítico, principalmente,… Read more »

α Tau
α Tau
Reply to  Ozawa
3 anos atrás

É impressionante como é nojenta a política no braziu…Não existe ideologia de nada…Só existem 2 partidos, o que esta no poder e o que quer o poder, somente isso…Não tem escrúpulos, vergonha, caráter, não tem nada…Quando uma pessoa não presta pra nada, vai ser político…É triste…

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Reply to  Ozawa
3 anos atrás

Acha que quando vier a quebradeira e desemprego em massa o povo ficará do lado de quem? De quem queria evitar isso, pelo menos já tem em quem colocar a culpa do que virá. O mais engraçado é ver especialistas que defendem paralisar tudo intrigados com o sucesso de países como Japão e Suécia que resolveram não aderir a paralisação geral. Talvez porque a mídia e governos lá focaram em educar as pessoas para se prevenirem contra o vírus ao invés de alardearem o fim do mundo como se fosse um vírus mortal que vai matar todo mundo. Até a… Read more »

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Reply to  SmokingSnake ?
3 anos atrás

Outro detalhe é que quando esse povo, que não foi educado adequadamente, sair da quarentena vão acabar pegando o vírus facilmente de novo e causar uma nova epidemia.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  SmokingSnake ?
3 anos atrás

Enquanto parte do “povo”, eu preferia ficar do lado do líder que se atentou à gravidade da crise, mesmo que considerando apenas as repercussões na economia, e resolveu sentar com outros gestores públicos e iniciativa privada para achar uma solução, por menos pior que fosse. O que eu menos queria, nesse momento, era um pseudo líder que fica fazendo provocações, ironias e ataques à tudo e a todos. O que eu menos queria, era um pseudo líder que, nesse momento, estivesse falando em eleições pra daqui 2 anos e meio. O que eu menos queria, nesse momento, era um pseudo… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  Ozawa
3 anos atrás

Ozawa Noticias dizem que a intencao de Bolsonaro era demitir o ministro Mandetta pelo fato dele ter desautorizado o presidente em publico. Bolsonaro foi contido pelos ministros militares Luiz Eduardo Ramos e Walter Braga Netto dizendo que tal atitude seria altamente contraproducente neste momento critico, ou seja, Bolsonaro tomou um enquadro. Bolsonaro e seus filhos inconsequentes e seu maldito Gabinete do Odio estao disseminando o caos no Brasil pq é so isso que o Bolsonarismo faz. Moro nao passa de um carreirista, um pau mandato. E Guedes igual vc bem disse, trabalha somente a favor do mercado financeiro especulativo e… Read more »

Ozawa
Ozawa
Reply to  MGNVS
3 anos atrás

MGNVS, Como disse no Naval, é lamentável ver como milhões de pessoas entregaram a nação nas mãos de um indivíduo – frise-se que em total conformidade com seu pífio e repulsivo histórico militar e parlamentar – sem compaixão ou respeito pelas mortes havidas ou potenciais caso não haja estrita observância das recomendações sanitárias. Vigentes em praticamente todas as nações democráticas e sensatas do mundo civilizado. Até mesmo o modelo original da sua imitação tosca, Trump, fustigado pela realidade dos fatos e da opinião pública americana, reconheceu o confinamento horizontal, e até mesmo o lockdown em algumas regiões, como a solução… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  Ozawa
3 anos atrás

Ozawa
Perfeito.
Nada a acrescentar.

Silva
Silva
Reply to  Ozawa
3 anos atrás

Perfeito, Ozawa. Votei em Bolsonaro, mas fico me perguntando o motivo. Talvez seja em razão do seu discurso barato, que depois de vários anos de governos desastrosos, era mais fácil de engolir do que pensar racionalmente. Problema do Bolsonaro é querer ser o dono da razão. Se ele parasse, refletisse e voltasse atrás das besteira que fala, seria respeitado até por quem o critica. Mas não, prefere ser menino birrento. Eu entendo a preocupação dele de salvar a economia, mas sem um controle do COVID-19, não há economia. O cara é cercado por ministros técnicos, que ele mesmo diz, e… Read more »

Camargoer
Reply to  Silva
3 anos atrás

Olá Silva. Exerça o deu direito de voto secreto. Vote tem direito de criticar qualquer governo em exercício tendo ou não votado nele. A eleição acaba após a apuração. Depois disso quem votou em que se torna irrelevante para o debate político. #meuvotosecreto

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Camargoer
3 anos atrás

Camargoer, não é a primeira vez que vejo você advertindo pessoas que revelam em quem votam. Quero te lembrar que o voto secreto é um direito previsto na constituição, mas não se configura em um dever. Não há vedação alguma a quem queira revelar seu voto, o que coaduna, inclusive, com o princípio da liberdade de expressão. E eu acho que à pessoa que está elaborando sua argumentação, não seja, de todo, irrelevante, mencionar em quem votou, pois isso revela uma característica importante para quem se propõe a discutir a vida política do país, que é a fiscalização sobre seu… Read more »

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Reply to  Ozawa
3 anos atrás

É claro quem está aproveitando essa situação toda para fins políticos, esses sim que causarão um grande dano. Bizarro ver pessoas do espectro político que sempre se mostraram insensíveis com o verdadeiro massacre que acontecia no Brasil a cada ano (mais de 60 mil assassinatos) e nunca tomaram nenhuma medida para amenizar essa impunidade e matança toda, agora estarem com tanta compaixão. E não são todas “as nações democráticas” que adotaram esse modelo, a Suécia, Coréia do sul, Japão e Holanda estão fazendo diferente e obtendo êxito, desse jeito vão acabar saindo por cima no final. Por outro lado tem… Read more »

João Vitor
João Vitor
Reply to  SmokingSnake ?
3 anos atrás

“smokingsnake” blablabla “socialistas” blablabla “Lula” blablabla “PT”…mesmo de sempre.

“Suécia, Coréia do Sul, Japão e Holanda estão fazendo diferente” MENTIRA (normal pra vcs) estão fazendo igual a todos praticando o isolamento.

Não há nenhum autoritarismo implementado em Portugal e Espanha, isso é uma sandice…

Citou os assassinatos no país, o que não tem absolutamente nada a ver com o assunto, colocou aí só pra apelar não sei para o que….

Cansativo demais esse papo de vcs…. não consigo encontrar explicação pra essa postura a não ser problema emocional severo.

MGNVS
MGNVS
Reply to  João Vitor
3 anos atrás

Joao Vitor
Falta de argumentacao válida contrabalançada por baboseira ideologica inutil, isso é tipico dos bolsominions extremistas e olavetes mentecaptas que comentam aqui na Trilogia.

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Reply to  João Vitor
3 anos atrás

Mentira e distorções é normal para vocês.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  João Vitor
3 anos atrás

João Vitor, você tocou no ponto certo. Está cansativo demais esse papo. Na tentativa desesperada de validar seus argumentos, eles vão misturando outros assunto que não têm nada a ver com a discussão. É uma pena. Hoje, 31/03/2020, posso falar com toda a convicção…não há diferença alguma em discutir com um defensor do Bolsonarismo em relação a um defensor do Lulapetismo. Simplesmente é a mesma ausência de vontade de apresentar sua argumentação e refletir sobre a contra-argumentação recebida. Uma vontade imensa de sair por cima na discussão. E uma pré-disposição imensa de adjetivar quem lhe apresenta argumentos contrários. Ah, e… Read more »

Camaergoer
Camaergoer
Reply to  SmokingSnake ?
3 anos atrás

Olá Smoking. O problema dos homicídios é grave e já debatemos isso aqui várias vezes. Há quem defenda que o problema teria resolvido com mais repressão (penas duras, ação policial etc). Eu tenho uma visão diferente. Há anos o Brasil usa um modelo de repressão baseado na “guerra ás drogas” que fracassou (o aumento do consumo de drogas, das violência do tráfico e do aumento dos homicídios relacionados ao tráfico) sugerem que é preciso pensar em outro modelo. A maior parte dos homicídio está ligada ao tráfico (cerca de 1/3). Os homicídio passionais (incluíndo violência doméstica) e por causa fútil… Read more »

bjj
bjj
Reply to  SmokingSnake ?
3 anos atrás

Smoking

O próprio governo está utilizando a situação para fins políticos, basta ver como o Bolsonaro já plantou a semente para jogar o resultado da provável recessão no colo dos prefeitos e governadores por suas ações de contenção. Isso também é política.

Heinz Guderian
Heinz Guderian
3 anos atrás

E ainda tem gente que fale mal dessa instituição tão importante para nossa nação, em tempos de crise ele está lá fazendo até mais que seu papel. Parabéns EB, espero que vocês sejam mais valorizados pelo atual e futuros governos.

Camargoer
3 anos atrás

Olá Colegas. Li há pouco uma notícia no “O Globo” que mais de 70% das UTI estão ocupadas em alguns estados, tornando necessário a criação de mais de 1000 leitos de UTI nos próximos 30 duas e quase 30 mil de enfermaria para atender a demanda de doentes com Covid-19. Houve uma redução na demanda de UTI pelo adiamento de cirurgias e outros motivos, mas ainda tem outros pacientes com AVC e infartos demandando cuidado. Esses números do SUS batem mais ou menos com aquele que coloquei em outro comentário baseados em uma estimativa mequetrefe que eu fiz. O cenário… Read more »

tomcat4.0
tomcat4.0
Reply to  Camargoer
3 anos atrás

Muito disse, me disse na mídia que só quer vender mas há os fatos, gente morrendo a rodo por falta de leitos mundo afora. Defendo o isolamento vertical mas creio que pode vir a ser danoso por hora, já que não paramos 100 % em momento algum e está um pandemônio o controle Brasil afora. Deus nos proteja !!!

Camaergoer
Camaergoer
Reply to  tomcat4.0
3 anos atrás

Olá Tom. Tem um artigo da Agência Brasil sobre a ampliação do número de leitos de UTI no Brasil em 2019 financiados pelo Ministério da Saúde, elevando o número total para 5 mil (incluindo neonatal, infantil e coronariana). Essa ação ocorreu antes da crise do SARS CoV-2. Ontem, o ministro da saúde fez uma longa apresentação informando sobre as ações que o ministério está tomando. O ministério também mantém uma boa página constantemente atualizada com os números da epidemia no Brasil. Talvez o mas adequado nesses tempos estranhos é usar dados oficiais ou fontes primárias. Tirando aquelas coisas que o… Read more »

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Camargoer
3 anos atrás

A única verdade dita naqueles blogues sujos do PT é que esse Jornal/emissora é um esgoto.

Camaergoer
Camaergoer
Reply to  Space Jockey
3 anos atrás

Olá Space. Um jornal (ou meio de comunicação) tem várias estratégias para defender sua pauta. A primeira é omitir (o que não é publicado não existe). Portanto se uma notícia for contrária ao interesse da empresa de comunicação, basta ignorar. A outra estratégia é destacar o que é favorável. Novamente. Isso registra a notícia que favorece o interesse da empresa e ainda cria um movimento de debate. Nenhuma das duas estratégias mente ou cria uma noticia. A verdade foi mantida, mas em um caso foi ignorada e no outro destacada. Outra coisa necessária é preencher o espaço com outras notícias… Read more »

tomcat4.0
tomcat4.0
3 anos atrás

Interessante que, um ponto que ninguém observa é que os custos de produção/transporte estão elevando o preço dos alimentos numa velocidade absurda já que há ,no momento, pouca mão de obra e estrutura rodoviária em atividade. Pra piorar isto ocorre no momento em que muitos tem sua renda reduzida a um valor ínfimo,ajuda de custo ou nada mesmo e aí como esta gente vai se alimentar???

carcara_br
carcara_br
Reply to  tomcat4.0
3 anos atrás

Tomcat está sugerindo que o capitalismo não consegue lidar com as consequências de uma pandemia sem sacrificar parte da população? Que o livre mercado não é capaz de organizar a sociedade para produzir em situações de emergência, é isso mesmo? Por acaso você está admitindo que o sistema chinês é mais estável e protege melhor as pessoas? Não dê esse argumento para os comunistas meu caro, mostre que é possível conciliar economia e vida. Só pra reforçar quando vocês dizem que o PC Chines matou milhões por causa do comunismo, vamos poder falar que a pandemia matará milhões por causa… Read more »

Talisson
Talisson
Reply to  tomcat4.0
3 anos atrás

Aqui no RS, ao menos nas regiões central e serra onde moro, a falta de chuva já arrasou plantações inteiras de milho e soja. O governador incompetente do PSDB, que entrou na campanha contra o presidente, faz questão de não enchergar esse fato. Os alimentos já estão subindo de preço e caminhoneros aos poucos estão se indignando, visto que as estruturas que normalmente os acolhem nas rodovias estão fechadas.

Kommander
Kommander
Reply to  Talisson
3 anos atrás

O mundo todo tá errado, só o nosso presidente que tá certo. Inclusive o Trump, que peeiu para os americanos ficarem isolados, está errado também, o Bolsonaro é que tá certo.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Kommander
3 anos atrás

Kommander
So a extrema direita irresponsavel esta defendendo as loucuras do Bolsonaro. A Direita responsavel que tem projeto de governo ja esta se afastando do presidente. Vide recentemente que ate o governador Caiado do estado de Goias, que é medico e ruralista e era forte aliado do Bolsonaro ja rompeu com ele. E foi um rompimento bruto. Se Bolsonaro perder o apoio da bancada do Agronegocio ele vai estar em grandes apuros. So a extrema direita radical, os bolsominions descerebrados e as olavetes histericas nao enxergam isso.

Camaergoer
Camaergoer
Reply to  MGNVS
3 anos atrás

Olá Mgnvs. Concordo com você. Desde a campanha presidencial em 2018 tenho colocado (e como geralmente acontece, apanhado muito) que em um regime democrático existem os campos da centro-esquerda e centro-direita (eu também defendo que não existe o centro porque ninguém é neutro em política). No campo autoritário existe a extrema-direita e a extrema-esquerda. Essa distinção é fundamental para o equilíbrio democrático. Espero que possamos aproveitar e aprender isso também. Sobre o Caiado, vejam só. Lembro dele fazendo campanha presidencial usando um cavalo branco (não confundir com o Beto Carrerro). Acho que os ca cabelos brancos fizeram bem ao Caiado… Read more »

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  MGNVS
3 anos atrás

MGMVS,

O presidente Bolsonaro disse muita besteira e está agindo no obscurantismo.

Sem querer defender seu presidente, mas sob um ponto de vista pragmático, eu penso que qualquer chefe de Estado deve estar tendo que enfrentar êste paradoxo, entre salvar a cidadania ou a economia.

O Bolsonaro foi atropelada por uma crise na saúde pública e acabou dando mais munição aos revanchismo da esquerda.

Êle perdeu a oportunidade de liderar pêlo exemplo e de brilhar como chefe de govêrno.

O Brasil precisa de um estadista; alguém na categoria de Churchill.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Tadeu Mendes
3 anos atrás

Tadeu Mendes Entao… vc disse bem… anos de obscurantismo com o P T e agora piorou ainda mais com o Bolsonaro. Diferente de Donald Trump que é um empresario e tbm um capitalista, nosso presidente Bolsonaro nao passa de um incompetente, ele é so mais um ditadorzinho extremista meia boca pé de chinelo da America do Sul no mesmo baixo nivel do Maduro, so que de ideologia oposta. Enquanto ate o TRUMP voltou atras e tomou atitudes em prol do bem estar dos americanos, aqui temos o Bolsonaro que envergonha o Brasil no cenario internacional. Igual vc disse, todos os… Read more »

Camaergoer
Camaergoer
Reply to  MGNVS
3 anos atrás

Olá Magnys. Há anos defendo que o processo democrático é feito por meio do debate franco entre a centro-direita e a centro-esquerda, cada lado servindo de freio e contra-peso ao outro mas também de modo colaborativo nas pautas de interesse comum. Ao contrário da extrema-direita e extrema-esquerda autoritárias e totalitárias, que consideram toda crítica como uma ação subversiva da oposição, a democracia só existe quando quando a oposição é livre e tratada com respeito. Além da harmonia dos três poderes também é necessário o embate de ideias no parlamento. Torço para que agora isso passe a fazer sentido para mais… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  Camaergoer
3 anos atrás

Camargoer Concordo plenamente contigo. O processo democratico é exatamente isso. Criticar qndo algo esta errado e apoiar e votar a favor nas pautas comuns que sejam para o bem do povo e da naçao. Por isso os EUA tem um projeto de naçao e o Brasil nao, pq por mais que democratas e republicanos tenham suas diferenças o que de verdade importa sao os EUA, e qndo a coisa fica feia igual agora, entao eles se unem em prol do país. O que disgraçou nosso Brasil foi essa maldita polarizacao entre a extrema esquerda populista e a extrema direita fascista.… Read more »

Camaergoer
Camaergoer
Reply to  MGNVS
3 anos atrás

Olá Mgnvs (publicaram). O que prevaleceu nos últimos anos foi um debate “adjetivo” (aloprado, petralha, esgoto, lixo, imbecial, esquerdopada, fascista, “facista”, etc) desprovido de ideias. Qualquer um participa porque basta ofender ou usar um adjetivo qualquer. O debate substantivo é difícil. Demanda um esforço para entender o argumento colocado, demanda levantar dados confiáveis para embasar uma ideia, demanda estudar (ler um livro, uma tese, um artigo etc). O fato de uma autoridade pública ter uma religião é tão irrelevante quanto seria o fato dessa autoridade ser ateu. Espero que a crise que estamos vivendo reacenda o prazer do debate político.… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  Camaergoer
3 anos atrás

Camargoer Enquanto o Brasil estiver dividido por esta polarizacao radical que existe entre a esquerda populista e a direita extremista eu duvido que havera espaço para um debate franco e honesto de ambas as partes. Vc pode perceber isso aqui mesmo na Trilogia, pois qndo um dos lados ideologicos da extrema esquerda ou da direita fascista nao tem como se contrapor a um argumento entao partem logo para as ironias ou agressoes verbais. Os tolos nao percebem que os unicos que ganham com desunião do povo sao os politicos corruptos de sempre. E infelizmente grande parte desse debate ideologico nocivo… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  Camaergoer
3 anos atrás

Camagoer …… Concordo plenamente contigo. O processo democratico é exatamente isso. Criticar qndo algo esta errado e apoiar e votar a favor nas pautas comuns que sejam para o bem do povo e da naçao. Por isso os EUA tem um projeto de naçao e o Brasil nao, pq por mais que democratas e republicanos tenham suas diferenças o que de verdade importa sao os EUA, e qndo a coisa fica feia igual agora, entao eles se unem em prol do país. O que dis.gra.çou nosso Brasil foi essa maldita polarizacao entre a extrema esquerda populista e a extrema direita… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  Camaergoer
3 anos atrás

Camargoer
Te respondi aqui mas ficou retido no spam.
Vamos ver se liberam.

Camaergoer
Camaergoer
Reply to  MGNVS
3 anos atrás

Olá Mgnvs. Sem problema. Um comentário meu ficou 2 dias retidos. No fim acaba publicado. O importante é manter a mente aberta e a respiração fechada.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Camaergoer
3 anos atrás

Camargoer,

Execelente comentario. As duas extremas, tanto a da direita quanto a da esquerda jamais entram em consenso.

Uma caracteristica inerente ao radicalismo, e’ a inflexibilidade ao dialogarem, portanto nada se deve esperar das mentes polarizadas.

Somente os de centro direita ou centro esquerda, seriam capazes de se sentarem na mesma mesa para debaterem interesses mutuos.

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Kommander
3 anos atrás

só o Mula ta certo

Camaergoer
Camaergoer
Reply to  Space Jockey
3 anos atrás

Olá Space. Na época da ditadura militar, era o “Macaco que tá certo”.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Space Jockey
3 anos atrás

Space Jockey… vc falou bem… a Mula atual ocupa a cadeira do presidente… e o gado bolsominion segue passando pano nas cagadas que ele faz.

Kommander
Kommander
Reply to  tomcat4.0
3 anos atrás

O que ninguém vê é que várias empresas, farmácias, estão estocando alimentos, remédios e dizendo que não tem, depois vendem pelo dobro ou triplo do valor. É nessas horas que a gente vê o quanto o empresário se preocupa com a população.

α Tau
α Tau
Reply to  tomcat4.0
3 anos atrás

“Não fique em campo aberto quando o inimigo está oculto”

Provérbio Chinês

Plinio Jr
Plinio Jr
3 anos atrás

Creio que a tendência é que se concentre os infectados nos leitos que estão sendo criados especificamente para isto, como este de campanha em Boa Vista, no estádio do Pacaembu em SP entre outros….para desafogar os leitos de hospitais dos grandes centros para tratamentos diversos como pacientes acidentados, AVCs, infartos e por ai vai…..

Luiz Floriano Alves
Reply to  Plinio Jr
3 anos atrás

Esses hospitais de camapanha, geralmente planejados para feridos em combate, possuem UTI e Ventiladores atrelados a uma central de oxigênio de grande capacidade? É o que se requer para um surto viral de COVID19. Na Italia não tinha e o resultado está se traduzindo em mortes.

Diego
Diego
3 anos atrás

Estamos em cenário de guerra, talvez pior por a guerra ser aqui e a economia estar parada.
Que comecem levar esses hospitais de campanha para o Brasil inteiro. Desafogar os hospitais deixar para outros casos, deixar os casos mais graves nos hospitais que tem equipamentos de uti, se todo mundo for para os nossos hospitais já lotados, ferrou, pq aí pega ate em pacientes sem corona.

α Tau
α Tau
3 anos atrás

Porque vcs acham que os órgãos de saúde fazem tanta campanha de vacinação contra a gripe?!…porque uma “simples” gripe ou virose desencadeia pneumonia em grande parte dos idosos e a pneumonia é a terceira maior causa de mortes que existe no mundo hoje, perdendo só para o câncer e as doenças cardiovasculares…!!!… Vcs se preparem, porque vai morrer muita gente por aqui…principalmente idosos…aqui ficara muito pior que na Itália e nos tornaremos o lugar com mais vitimas fatais do mundo…Pois as pessoas deste país ainda não se deram conta da gravidade desta pandemia… Os números são subestimados…Não há testes para… Read more »

Zorann
Zorann
Reply to  α Tau
3 anos atrás

Eu também tenho a mesma impressão sua.

CAX
CAX
3 anos atrás

Levantar os hospitais de campanha é ótimo, fazer promessas de apoio as instalações que estão sendo criadas nos estados do RJ, SP e outros, também é muito bom, mas há algumas questões, cadê os médicos, enfermeiros e todo o pessoal de apoio necessário para essas instalações? Porque até agora o MD não convocou o pessoal médico e de enfermagem da reserva das três forças? Simples, até agora não tem dinheiro para isso.

Pedro
Pedro
3 anos atrás

Se o próprio exército está fazendo um hospital de campanha, então, não é APENAS UM GRIPEZINHA. Acorda!!!!!

Camaergoer
Camaergoer
Reply to  Pedro
3 anos atrás

Caro Pedro. Exato. Sem mais nem menos.

Felipe Morais
Felipe Morais
3 anos atrás

Complementando, o plano de retomada, inevitavelmente, precisa da articulação entre ME, MS, governos estaduais e municipais, e iniciativa privada.

Logicamente, com a participação do legislativo.

rodrigo delfino
rodrigo delfino
3 anos atrás

A mídia podre não mostra isso claro o que interessa pra eles é espalhar mentiras e panico.