O Exército russo recebeu o primeiro dos novos tanques de batalha T-90M ‘Proryv’, de acordo com o comandante-geral do Exército, Sergey Kisel.

As primeiras entregas dos tanques T-90M ‘Proryv’ começaram em abril para a elite da Divisão Taman do Kremlin.

“Estes são veículos de combate fundamentalmente novos, eles têm uma nova torre, um motor mais potente”, disse Kisel. Ele acrescentou que eles estão equipados com uma nova visão multicanal.

Segundo a agência TASS, o T-90M recebeu uma torre nova que difere do módulo produzido em série. O Proryv é equipado com um novo sistema de mira multicanal que permite o uso de armas a qualquer hora do dia ou da noite e, como sua principal vantagem, ele pode trocar dados com outros veículos em tempo real.

A blindagem do T-90M possui revestimento antiderrapante especial semelhante ao usado no tanque T-14 Armata mais recente.

A mídia estatal russa também informou que os tanques mais novos participarão de um grande desfile militar em Moscou dedicado ao 75º aniversário da vitória na Grande Guerra Patriótica (Segunda Guerra Mundial).

Uma fonte da indústria de defesa disse anteriormente à TASS que esses tanques passariam pela Praça Vermelha pela primeira vez em uma coluna mecanizada durante o desfile do Dia da Vitória.

A coluna mecanizada também está configurada para incluir os mais recentes tanques T-14 ‘Armata’. No geral, mais de 50 tanques deverão participar do desfile militar na Praça Vermelha de Moscou, de acordo com dados anteriores do Ministério da Defesa.

Subscribe
Notify of
guest

90 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Caio
Caio
3 anos atrás

Não deu pra entender se é novo de fabrica ou de atualização das unidades existentes, o que creio ser o real, mas de qualquer forma ainda é uma boa maquina e barata.

Hugo DR
Hugo DR
Reply to  Caio
3 anos atrás

Pelo q sei serão modernizações das versões A e AM, e terão novos de fábrica tbm.

Antunes 1980
Antunes 1980
3 anos atrás

É a milésima notícia de atualização que a Sputnik classifica como “ novíssimo” MBT.
Sinceramente são tantas versões, mais do mesmo. Na prática não vejo diferença alguma.
Ao contrário do tanques ocidentais onde vídeos comprovando suas novas atualizações são facilmente encontrados em plataformas de vídeo.

MFB
MFB
Reply to  Antunes 1980
3 anos atrás

É igual ao negócio da montadoras no Brasil. Muda o farol, muda umas pecinhas de plástico e pronto. Novo … 2021

Caio
Caio
Reply to  MFB
3 anos atrás

Pior que é mesmo.

Sincero Brasileiro da Silva
Sincero Brasileiro da Silva
Reply to  MFB
3 anos atrás

Igual os “novíssimos” F-5 da FAB…

Brunow
Reply to  Antunes 1980
3 anos atrás

“Na prática não vejo diferença alguma”

Se vc não procurar informações sobre o blindado, dificilmente “verá” alguma coisa, a não ser que conheça bem o T-90 e saiba diferencia – lo do T-90M..
Mas expondo o básico para tu :
Esta nova versão M vem com novo motor 1130hp, bem mais potente do que as versões antigas.
Nova torre, novo canhão (2A82-1M), nova proteção reativa, novos sistemas de controle de tiro, mudou praticamente toda a eletrônica..
Há muito material sobre ele na Internet..

Alfredo Araujo
Alfredo Araujo
Reply to  Brunow
3 anos atrás

Ahhhhhh… faça me o favor !!!
Exigir q a pessoa pesquise sobre o assunto antes de fazer um comentário a respeito ??? Absurdo !

Hugo DR
Hugo DR
Reply to  Antunes 1980
3 anos atrás

Novo canhão(o mesmo do T-14), novo sistema de recarregamento, novo sistema de armas, novo sistema de proteção ativa(tbm do T-14), novo sistema de blindagem reativa, novo motor…..

É, não tem diferença nenhuma mesmo, ta certo…. Esse não sabe quantas versões existem do M1 Abrams pra falar uma coisa dessas.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Hugo DR
3 anos atrás

A versão M não usa o mesmo canhão e mesmo autoloader do T-14. são de tamanhos diferentes e iria exigir uma remodelação da carroceria do veiculo por completo Autoloader 2A82 do T-14 https://pbs.twimg.com/media/EKX8L9qXYAAhLUT?format=jpg&name=large Dimensões do T-80/T-90 com a linha dos seus Autoloaders + o 2A82 do T-14. da pra ver a diferença https://pbs.twimg.com/media/EKX8L9pW4AE2hi4?format=jpg&name=large A culatra do sistema 2A82 é maior que a do 2A46 que equipa a familia T-72/80/90 https://pbs.twimg.com/media/EKX8Mc0XYAEZGES?format=png&name=900×900 A partir dos 16 minutos da pra ver a parte interna do T-90M. o sistema ainda é o mesmo, não mudou https://www.youtube.com/watch?v=J2S1OAzckeM&t=1048s Não da pra fazer essa alteração porque o… Read more »

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Hugo DR
3 anos atrás

Mas não dá manchete no blog… por isso que a malta não reclama… mas como é um T-90… faça-se a luz.

XFF
XFF
Reply to  Antunes 1980
3 anos atrás

Antunes 1980…..
Deixa ideologia da lado. Não desqualifique uma máquina de guerra por causa de ideologia.

Blind Mans Bluff
Blind Mans Bluff
Reply to  XFF
3 anos atrás

O problem eh exatamente esse: ideologia = politica, religiao e time de futebol causaram segueira grave no brasileiro.

Alfredo Araujo
Alfredo Araujo
Reply to  Blind Mans Bluff
3 anos atrás

A culpa não é do sofá… A culpa é de quem usa o sofá !
Assim como o problema não são os times de futebol, religião e/ou a politica. É do povo mal informado q adora tomar partido em assuntos a qual entende apenas o básico !
(só para deixar claro a questão do sofá… rs. Existe uma anedota popular, que cita um marido q pegou a esposa o traindo com o vizinho no sofá. Para resolver o problema, o cara jogou o sofá fora… rsrs)

Welington S.
Welington S.
Reply to  Blind Mans Bluff
3 anos atrás

Nego acha que esse tipo de cegueira acontece somente no Brasil, rs. Claramente tá por fora da situação mundial.

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Antunes 1980
3 anos atrás

” Na prática não vejo diferença alguma.” – óbvio que não, você não entende de pn, não enxerga o óbvio, vai saber do quê?

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Antunes 1980
3 anos atrás

Esse assunto da evolução das blindagens dos tanques russos foi abordada na Janes Defense sobre outro enfoque… e é isso mesmo, “por fora bela viola… por dentro um histórico de derrotas retumbantes para os tanques ocidentais”

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
3 anos atrás

Seria o Tagil, ou uma versão mais nova que o Tagil?

Tomcat4,2
Tomcat4,2
Reply to  Defensor da liberdade
3 anos atrás

É, se não me engano, o Tagil(q é a versão de exportação) mas q deve ter recebido incrementos.

Hugo DR
Hugo DR
Reply to  Defensor da liberdade
3 anos atrás

O Tagil é a versão de exportação T-90SM, versão modernizada do T-90S q tbm é uma versão de exportação.

Brunow
Reply to  Hugo DR
3 anos atrás

SM Versão exportação do AM.
MS versão exportação do M.

Tomcat4,2
Tomcat4,2
Reply to  Hugo DR
3 anos atrás

Valeu Hugo !!!

Fabio Araujo
Fabio Araujo
3 anos atrás

Como falam em blindagem nova talvez seja mais barato construir um novo há fazer uma atualização de blindagem e trocar a torre. O T-90 não era bem avaliado, será que essas atualizações vão melhorar a imagem dele?

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  Fabio Araujo
3 anos atrás

“…O T-90 não era bem avaliado…” bom mesmo era o 72. Rs.

Brunow
Reply to  Vinicius Momesso
3 anos atrás

Um dos tanques mais exportado atualmente, tem como clientes: Azerbaijão, Argélia, Vietnã, Iraque, Síria, Turquemenistão, Uganda, Índia em breve teremos Egito e Kuwait.. São mais de 2200 unidades operando em outros países.
Imagina se fosse bem avaliado..

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Brunow
3 anos atrás

Grandes alvos… histórico recheado de insucessos contra as armas do Ocidente nos últimos 15 anos. Os Russos não são idiotas, procure se informar, hoje a pesquisa Russa está focada na blindagem, tudo por causa do desempenho pífio de seus blindados nos últimos 15 anos. Finalizo dizendo que “avaliação” e “baixo preço” são coisas bem diferentes. Comprar o que melhor há no mercado custa caro, quando não se tem esse recurso sobrando se compra o que dá.

Felipe
Felipe
Reply to  Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

OS T-90 tão passeando na Siria, enquando os Leo 2A4 levaram fumo. Reveja seus pre-conceitos.

Pedro
Pedro
Reply to  Fabio Araujo
3 anos atrás

Cara, o T-90 sempre foi super bem avaliado no quesito blindagem. Mesmo os T-90 produzidos nos anos 90 onde a torre nao era moldada, em ação na Siria (foram vendidos a Siria os primeiros exemplares) os mesmos aguentaram praticamente tudo o que dispararam contra eles.

Alfa BR
Alfa BR
Reply to  Fabio Araujo
3 anos atrás

É uma excelente viatura. Pode ter algumas desvantagens frente aos congêneres ocidentais mas oferece risco a eles.

Também temos que avaliar armamentos não apenas com base em suas especificações técnicas mas com também com base na sua doutrina de emprego e onde se encaixam na estrutura das forças armadas que os utilizam.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
3 anos atrás

Tiraram os “olhos de gato” dele?❓ para quê serviam eles, eram simples faróis ou algo sofisticado ?❓

Pedro
Pedro
Reply to  Adriano Madureira
3 anos atrás

Contra medidas para dificultar a guiagem e lock de misseis AT.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Pedro
3 anos atrás

Valeu pela resposta Pedro…

Pedro
Pedro
Reply to  Adriano Madureira
3 anos atrás

Se vc notar, eles ainda estao la, mas menores. Olhe bem nas fotos.

Hugo DR
Hugo DR
Reply to  Pedro
3 anos atrás

É verdade, realmente é o mesmo sistema Shtora do T-90A mas mais compactos.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Adriano Madureira
3 anos atrás

Creio que são do SHTORA.

Hugo DR
Hugo DR
Reply to  Adriano Madureira
3 anos atrás

Aqueles olhos eram da versão A, os russos ja operam a versão AM q tem uma torre nova e eles foram removidos ou modificados.

Tutu
Reply to  Hugo DR
3 anos atrás

Esses blindados devem ter um custo de produção bem baixo para os russos, trocar a torre em uma modernização em blindados ocidentais é raro, muito por causa do custo.

Brunow
Reply to  Tutu
3 anos atrás

Os “olhos” vermelhos são os OTShU-1-7, ele faz parte do complexo eletro-óptico de proteção ativa Shiora-1, ele foi adotado em 1989, foi usado em alguns modelos de tanques tipo T-90A/S, T-80U, T-72 etc, hoje não é usado mais, já se tornou absoleto, não é mais efetivo contra ATGMs modernos.
Atualmente usam outros sistemas como o Relict e Arena-M etc..

Brunow
Reply to  Brunow
3 anos atrás

*Shtora-1

Bardini
Bardini
3 anos atrás

T-90M é novo.
T-90MS é uma versão de exportação.

Tomcat4,2
Tomcat4,2
Reply to  Bardini
3 anos atrás

Meu sonho de consumo pro EB q creio q jamais se realizará!?

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Reply to  Tomcat4,2
3 anos atrás

Hoje é o único carro de combate que se encaixa com tudo o que o EB quer, mas só que nasceu na família (ideologia) errada do mundo.

Bardini
Bardini
Reply to  Diego Tarses Cardoso
3 anos atrás

Não encaixa em 100% do que o EB quer. . ROA 25 – Possuir tubo de comprimento igual ou superior a 50 (cinquenta) vezes a medida do calibre. (Peso dez) > Usa um tubo de 48 calibres. . Existem outros ROA que falando do desempenho do canhão com munição padrão OTAN. Claramente o EB se baseou no desempenho do L55 da Rehinmetall. . ROA 32 – Possuir campos de tiro com, no mínimo, as seguintes amplitudes: (Peso nove) a) Horizontal: 360° (trezentos e sessenta graus); e b) Vertical: -9° a 20° (menos nove graus a vinte graus). . > Elevação… Read more »

Kommander
Kommander
Reply to  Bardini
3 anos atrás

Parece que esse estudo foi lançado pro EB não adquirir nada, já que nenhum blindado se encaixa 100% nas exigências da tropa, então vão dar um jeito de continuar empurrando o Leo 1A5 com a barriga, ao meu ver, é isso que o EB quer.
Um MBT nacional não vai ser desenvolvido tão cedo, no Brasil essas coisas demoram no mínimo 30 anos pra sair do papel.

Carvalho
Carvalho
Reply to  Kommander
3 anos atrás

Komander
O EB lançou dois requisitos para VBCC, um com canhão 105 e outro com 120.
Entendo que está sendo lançada uma grande prospeção de alternativas junto ao mercado, para a apresentação de um conceito.
Talvez queiram “embarcar” na fase inicial do projeto.

Alfa BR
Alfa BR
Reply to  Carvalho
3 anos atrás

O de 105 não é para a atualização dos Leopard 1? E o de 120 para o substituto?

Gabriel BR
Gabriel BR
3 anos atrás

Eu sou um admirador dessa maquina incrível…

Léo Neves
Léo Neves
3 anos atrás

Este tanque parece ser o mais equilibrado em todos os aspectos, boa blindagem , poder de fogo e automatização , proteção ativa , boa relação peso potência, sistema de mira com acompanhamento do alvo automático, munição com explosão programável isso sem passar das 50 toneladas.
Ao meu ver é o melhor custo beneficio pois deve ser mais barato que qualquer tanque ocidental .

Bardini
Bardini
Reply to  Léo Neves
3 anos atrás

Pode ser tudo isso aí, mas se o pau comer, esse aqui é bichão que vai jantar:
https://www.youtube.com/watch?v=Q7FUjVHx46c

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Bardini
3 anos atrás

Poxa me lembrou os bons tempos do Battlefield 4, eu sempre jogava como engenheiro de combate, toda vez que meu tanque estava para ser destruído eu saltava do tanque e atirava o ATGM no tanque inimigo, finalizando-o, fiz muitas vítimas assim.

Para quem possa interessar também há um joguinho de táticas militares chamado Call to Arms, onde você pode controlar tanques, blindados, helicópteros e unidades de infantaria por diversas missões. Na versão ultimate você pode escolher entre americanos, russos, alemães e um grupo de guerrilha. Está baratinho na Steam.

Bardini
Bardini
Reply to  Defensor da liberdade
3 anos atrás

Que que eu quero saber de joguinho…

Kommander
Kommander
Reply to  Defensor da liberdade
3 anos atrás

Add lá pra gente jogar BF4 Defensor, até hoje jogo. kkk

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Kommander
3 anos atrás

Não jogo mais ele, senão adicionava kkkkk

Léo Neves
Léo Neves
Reply to  Bardini
3 anos atrás

Vejo os dois no mesmo nível , talvez o Leopard tenha uma blindagem mais resistente contra munição APFSDS mas creio que o T-90 seja mais resistente para resistir a mísseis anti tanque. Mas o T-90 tem melhor mobilidade , uma taxa de disparo melhor e pode acertar mais de longe usando míssil anti tanque.

Heinz Guderian
Heinz Guderian
3 anos atrás

Sem dúvidas um dos melhores tanques da atualidade, tem tudo que o EB precisa, adoraria vê-lo aqui no Brasil, assim como o Leopard 2a6. Que máquina!

Gelson
Gelson
Reply to  Heinz Guderian
3 anos atrás

Bom dia, Heinz! Considerando apenas os aspectos técnicos também concordo contigo sobre a questão do próximo MBT do EB ser este belo exemplar. Infelizmente este aí não fala inglês, muito menos alemão. O que podemos esperar, e vamos esperar muito por isso, é uma solução intermediária (Zwischen Lösung), expressão criada pelo teu xará – idealizador desta revolucionária forma de combate que se chamou de “Blitzkrieg”; que certamente “criará” um MBT segundo os avançados e experimentados conceitos criados pelos especialistas do EB. Serão produzidas poucas unidades ao longo de muitos anos e que, quando finalizadas, caso esse milagre aconteça, já estará… Read more »

Bardini
Bardini
Reply to  Gelson
3 anos atrás

“outro dia tive o desprazer de ouvir a canção dos blindados brasileiro. Os caras tiveram o despeito de usar a “Panzerlied” original e aplicar uma versão em português sobre ela. Não pude ouvi-la até o final.”
.
Que mané desrespeito o que…
Rapaz, o que mais tem é versão da Panzerlied por aí. Desde Itália, Chile até a Legião Estrangeira Francesa!

Gelson
Gelson
Reply to  Bardini
3 anos atrás

Senhor Bardini,
um milhão de erros ainda não fazem UM acerto e basear a justificativa de um erro com outro, me desculpe, mas é MUITA burrice.

Gelson
Gelson
Reply to  Gelson
3 anos atrás

E mais…qual é a tradição em uso de blindados que daria o mínimo amparo moral para EB usar a cançâo da que já foi a melhor tropa blindada que o mundo já conheceu?
Deveriam usar uma versão do Samba do Crioulo Doido – seria bem mais adequado.
E mais respeitoso também.
Mas, é apenas a minha opinião.

Bardini
Bardini
Reply to  Gelson
3 anos atrás

Quem sou eu pra desrespeitar a opinião de um retardado…

Gelson
Gelson
Reply to  Bardini
3 anos atrás

Senhor Bardini,
meus pêsames!
Não podia esperar outra coisa vinda do senhor.
Fique bem e procure ajuda pois tem coisas que o senhor não vai encontrar no seu computador.
Adeus!

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Reply to  Gelson
3 anos atrás

Bom dia Gerson, é, infelizmente não veremos essa máquina por aqui, o que não deixa de ser triste pelas qualidades e pelo que mais se aproxima do que o EB quer, creio que o ideal é fazer o MBT aqui mesmo, umas 400 unidades estariam até além das expectativas, e o mais importante saber onde coloca-los, não ficar só no sul.. De resto eu concordo com você, mas a canção Panzerlied é usada por vários países, não vejo mal algum, é uma bela canção, saudações.

Victor Filipe
Victor Filipe
3 anos atrás

Eles podem atualizar o T-72/T-90 o quanto quiser. Isso não vai retirar a maior fraqueza dele. a localização do anel de munições na torre… Toda vez que um deles é atingido nessa posição ele vira uma caixa de fogos de artificio… Todas as vezes… isso só mudou com o Armata que nem é da mesma família… Isso é mais problemático porque a localização não é um local difícil de atingir, na verdade é no centro do tank… então é aquela questão é um bom veiculo, boa blindagem mas se o projetil inimigo penetrar é quase certeza que ele vai ser… Read more »

Léo Neves
Léo Neves
Reply to  Victor Filipe
3 anos atrás

Nesse modelo de T-90 isso foi corrigido.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Léo Neves
3 anos atrás

Não da pra corrigir isso sem uma mudança estrutural completa no veiculo, da onde você tirou isso? é como dizer que o novo F-15 vai levar todos os seus armamentos internamente

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Léo Neves
3 anos atrás

E um anel de munições acoplado na torre no centro do tank, teria que mudar todo o sistema. oque da pra fazer é colocar mais proteção em volta, mas não vai eliminar a fraqueza nem tirar ela do lugar.

Rustam
Rustam
Reply to  Victor Filipe
3 anos atrás
Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Rustam
3 anos atrás

E la vamos nos… rustamzinho a torre do Abrams explodiu como se fosse uma tampa de panela de pressão que ficou no fogo depois de muito tempo? não. Se você acerta um T-72/T-90 no anel de munições isso VAI acontecer Segundo e la vamos nós falar desse vídeo de novo… onde um missil atinge a parte de trás justamente no local onde é armazenado a munição e o MBT não explode, pelo contrario, o sistema de proteção funciona como devido, a explosão e chamas são direcionadas para fora e isso aumenta ridiculamente as chances de sobrevivência da tripulação alem de… Read more »

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Rustam
3 anos atrás
Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Rustam
3 anos atrás

NENHUM tank é indestrutível e eu nunca afirmei isso. mas esse calcanhar de aquiles da familia T-72/T-90 é tão conhecido quanto mijar de pé…

Bardini
Bardini
Reply to  Rustam
3 anos atrás

Obrigado por nos mostrar a capacidade de sobrevivência desse sistema, que não encontramos no blindado russo.
.
Os Blow-off panels parecem ter funcionado perfeitamente, atuando também como uma camada de proteção extra e absorvendo o impacto do ATGM. Foi feito para explodir daquela forma, visando proteger a tripulação.
.
https://www.youtube.com/watch?v=I3La6u6lI8k
.
Se fosse um T-90 sendo atingido dessa forma, por trás, a tripulação não ficaria muito feliz…

Luiz Floriano Alves
Luiz Floriano Alves
Reply to  Bardini
3 anos atrás

Enquanto a Russia investe em MBTs. os EU dispensam quatro batalhões de Abrams dos fuzileiros navais. TB baterias de tubo. Parece que vao se cncentrar em helis de ataque e drones armados.

Bardini
Bardini
Reply to  Luiz Floriano Alves
3 anos atrás

Mas isso aí são os Marines. É outro causo…

Rustam
Rustam
Reply to  Bardini
3 anos atrás

Mostre-me o vídeo com o T-90 em chamas? Ele luta na Síria desde 2015, não existem casos assim!

É quando eles contam histórias

Brunow
Reply to  Rustam
3 anos atrás

Tenho três vídeos diferentes da guerra Síria, aonde mostra o T-90A sendo atingido na torre por um ATGM TOW, nos três impactos não houve explosão da Munição armazenada abaixo da torre. Em um dos impactos o tanque estava se movendo, mesmo depois de ser atingido continuou seu caminho como se nada tivesse acontecido..
Só lembrando que o T-90M e muito superior ainda ao T-90A…

Evgeniy (RF).
Evgeniy (RF).
Reply to  Rustam
3 anos atrás

Agora eles mostrarão fotos da Síria, onde o antigo estático T-72A entra no quadro vazio do Cornet e a torre é lançada a pa
rtir dele.
Eu não teria demonstrado o “triunfo” dos leopardos turcos

Alfredo Araujo
Alfredo Araujo
3 anos atrás

Acho q é o CB perfeito para qualquer país do mundo ! rsrs
Pq ? Acho perfeita a combinação entre peso x poder de fogo x custo de aquisição.
Claro q o Leopard 2 A7, ou o M1A2C, deve ser superior em N quesitos… Mas eu acho mais interessante vc ter 5 T-90 do que apenas 2 Leopard 2 A7 (levando em consideração o fato que o preço estimado de 2 Leo2 A7, 12 milhões U$ cada, comprariam 5 T90MS, 5 milhões US$ cada). Assim como acho melhor a FAB ter 5 Gripens a ter 2 Rafales… e etc.

Bardini
Bardini
Reply to  Alfredo Araujo
3 anos atrás

Não se resume somente a 2 Leropard 2A7 vs 5 T-90MS… é muito mais complexo. . É claro que ficaria mais fácil COMPRAR os números necessários para o EB, considerando essa ilusão de preço que você colocou aí. Mas: . Como é o suporte, o 0800? Como é o gerenciamento do ciclo de vida desse projeto? Qual a vida útil desse blindado e de seus componentes? Qual tem o melhor projeto de confiabilidade? Como se dá a oferta de munições? Qual se adapta melhor a nossas tripulações e doutrina de emprego? Como é o acesso aos dados técnicos e estudos… Read more »

Luiz Floriano Alves
Luiz Floriano Alves
Reply to  Bardini
3 anos atrás

Bardini
Vc analisa as condições ideais de escolha de um equipamento militar. Mas,na maior parte das vezes os países são obrigados a comprar o que se acha disponível, por não produzirem. Ai se cogita comprar da Turquia, Ucrânia, Polonia, etc.. A Norinco oferece seus F15 de 30 toneladas,k motor de 900 CV. canhão 105 mm. raiado,por 3 MMU$ o exemplar. Vc compra quatro, ao invés de um Leo zero.Em carência orçamentário ou emergência de conflito, muitos irão comprar o acessível, e fazer o melhor uso possível contra inimigo. Abço.

Alfredo Araujo
Alfredo Araujo
Reply to  Bardini
3 anos atrás

Bardini… concordo com quase tudo o q vc falou ! Mas acredito q vc não enxergou pelo ponto de vista que eu tentei passar. Para ser mais claro, já que não escrevi dessa forma… Quando digo q prefiro o T90, quero dizer (entre linhas) que prefiro o conceito do T90, e não que prefiro um tanque russo, com tudo o que isso implica. Quando digo q prefiro um T90 a um Leopard 2, quero dizer que prefiro o conceito de MBT mais leve, mais compacto, “menos complexo”… algo que seja mais fácil, e barato, de se operar e manter em… Read more »

Rustam
Rustam
Reply to  Bardini
3 anos atrás

Leropard 2A7 ou T-90MS?

Você é adequado? Nem um nem outro jamais estarão no exército brasileiro, um máximo de algum tipo de lixo desativado das ações é o destino e a visão de mundo dos generais brasileiros!

Orivaldo
Orivaldo
3 anos atrás

Eu não entendo, pois a RUssia diz possuir o Tanque mais poderoso do Universo, o T14, com inovações tecnológicas que ninguém mais possui … pra que mais T90 então ?

Evgeniy (RF).
Evgeniy (RF).
Reply to  Orivaldo
3 anos atrás

Provavelmente porque você não lê o que precisa.
A Rússia não diz que “possui” um tanque T-14. A Rússia diz que o tanque T-14 é uma plataforma promissora que deve ser a principal após a passagem dos testes.
A compra do T-90MS é, de várias maneiras, uma demonstração para compradores estrangeiros.

Evgeniy (RF).
Evgeniy (RF).
Reply to  Orivaldo
3 anos atrás

De fato. Nesses artigos, não é dito em nenhum lugar que o tanque passou em todos os testes e foi colocado em serviço.
Até o momento, existe apenas o primeiro lote para teste. Aqui eles passarão nos testes, assinarão todos os atos e o tanque será adotado oficialmente.

Hugo
Hugo
Reply to  Orivaldo
3 anos atrás

A verdade é que o T-14 é caro pra se construir pros padrões russos, e eles tem T-72, T-80 E T-90 de sobra, faz todo o sentido modernizar esses MBTs a um nivel de excelência onde eles serão melhores do que muita coisa que existe por aí já q é mais barato do que construir um Armata do zero, Armata vai ficar pra bater de frente com o que nem foi lançado ainda, é uma ponta de lança, enquanto os outros modelos russos modernizados dão conta do recado do que já existe atualmente.

GILBERT
GILBERT
3 anos atrás

Será que em vez de multicanal o mais correto seria multispectral ?

Wagner
Wagner
3 anos atrás

É um tanque que comprovadamente é eficiente, robusto, luta em qualquer cenário, já provou muito do que é capaz na Síria e outros lugares.
Agora aparecem os ” especialistas” que viram um video de Youtube e concluem que o projeto russo é ruim ??

Os Leopard 2 da Turquia apanharam feito na Síria, mas, não, é o T90 que ” não alcança os ocidentais ” … aham…

Alexandre
Alexandre
2 anos atrás

Não sei se ele serviria para o Brasil, teria que ver com o comando do exército, mas que é um baita de um MBT isso é!!!