WASHINGTON (Reuters) — O grupo de compartilhamento de inteligência Five Eyes disse na quarta-feira que a imposição de novas regras pela China para desqualificar legisladores eleitos em Hong Kong parecia fazer parte de uma campanha para silenciar os críticos e apelou a Pequim para reverter o curso.

“Instamos as autoridades centrais chinesas a reconsiderar suas ações contra a legislatura eleita de Hong Kong e reintegrar imediatamente os membros do Conselho Legislativo”, disseram os ministros das Relações Exteriores da Austrália, Grã-Bretanha, Canadá, Nova Zelândia e Estados Unidos em um comunicado.

Isso trouxe uma resposta irada de Pequim.

Se a aliança Five Eyes ousar prejudicar a soberania, segurança ou interesses de desenvolvimento da China, eles devem ter cuidado para não ter “os olhos arrancados”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores Zhao Lijian em uma entrevista coletiva diária em Pequim na quinta-feira.

O Ministério das Relações Exteriores da China em Hong Kong disse anteriormente que qualquer tentativa de países estrangeiros de ameaçar ou pressionar Pequim a fazer concessões estava “fadada ao fracasso”.

RAF Menwith Hill, uma grande base de inteligência de sinais no Reino Unido que integra o Five Eyes

Hong Kong expulsou quatro membros da oposição de sua legislatura na semana passada, depois que Pequim deu às autoridades da cidade novos poderes para conter a dissidência. A mudança gerou demissões em massa de legisladores da oposição pró-democracia de Hong Kong.

Também aumentou o alarme no Ocidente sobre o nível de autonomia de Hong Kong, prometido sob a fórmula de “um país, dois sistemas” quando a Grã-Bretanha encerrou seu domínio colonial e devolveu Hong Kong à China em 1997.

“A ação da China é uma clara violação de suas obrigações internacionais sob a Declaração Conjunta Sino-Britânica registrada na ONU, juridicamente vinculativa”, disseram os cinco aliados de língua inglesa que têm um acordo para compartilhar inteligência e técnicas para coletá-la.

A Grã-Bretanha agora considera que a China violou a Declaração Conjunta três vezes, inclusive com a legislação de segurança nacional de Hong Kong introduzida este ano.

Os Estados Unidos impuseram sanções à presidente-executiva de Hong Kong, Carrie Lam, e a outras autoridades chinesas por causa da repressão, e alertaram para novas medidas.

A China nega restringir direitos e liberdades no centro financeiro global, mas as autoridades em Hong Kong e Pequim agiram rapidamente para reprimir a dissidência depois que protestos antigovernamentais explodiram em junho do ano passado e colocaram a cidade em crise.

FONTE: Reuters

Subscribe
Notify of
guest

130 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tiago
Tiago
3 anos atrás

Hong Kong pertence a China, não tem conversa.

Que esse olhos nunca se voltem ao Brasil para supostamente se preocupar com povos Ianomâmis ignorados ou mal tratados pelo estado Brasileiro.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Tiago
3 anos atrás

Espero que você tenha sido irônico ao afirmar que os Ianomâmis são mal tratados pelo Estado.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Allan Lemos
3 anos atrás

Ontem mesmo vi o vídeo de um grupo de índios que roubaram uma Viatura da Policia Federal, porque ela estava transportando 2 índios presos porque participavam de um grupo que realizava roubo de Carga…

Marcos Andrey
Marcos Andrey
Reply to  Victor Filipe
3 anos atrás

Além de roubarem a carga pisotearam o motorista do caminhão já morto!!!!

Claudio Moreno
Claudio Moreno
Reply to  Victor Filipe
3 anos atrás

Sim da etnia Kaigang esses bandidos brasileiros que se dizem índios fezeram baderna no PR, tem 4 preso a disposição da justiça. Essa etnia proliferam no litoral sul de SC e norte do RS.

CM

MGNVS
MGNVS
Reply to  Claudio Moreno
3 anos atrás

Por isso que devem ser cortadas e proibidas em quaisquer meios as terminologias “Nações Indigenas” e “Povos Indigenas” para se evitar qualquer tipo de tentativa de secessao do territorio brasileiro. O termo certo deveria ser “comunidades indigenas”.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Victor Filipe
3 anos atrás

Pois é, viraram uma classe intocável.

gordo
gordo
Reply to  Allan Lemos
3 anos atrás

Pode até estar sendo irônico, mas a questão é o que a UE e agora EUA acham? De certa maneira nosso governo se esforçou muito e avançou por meandros que não eram lá muito interessantes para o Estado brasileiro já que nosso estoque de pólvora não é tão grande. Ficamos meio que de baixo do guarda chuvas do Trump(amigo imaginário) e pelo jeito ele já se foi e deu no que deu, abrimos precedentes perigosos junto a Venezuela ao reconhecermos Guaidó e podemos somar a isso a base de Alcântara, mandar o diretor do INPE embora, o encontro em Davos… Read more »

Paulo Siqueira
Paulo Siqueira
Reply to  gordo
3 anos atrás

Amigo imaginário?Um governante que apoiou a entrada do Brasil na ocde,nos colocou como parceiro aliado extra-OTAN que nos permitirá acesso a algumas tecnologias e armamentos estratégicos,nos cedeu centenas de blindados que estavam em seus estoques e nos abriu perspectivas de avanços no comércio bilateral e ciências!Foi tudo isso imaginação ou ato falho da sua parte?

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Paulo Siqueira
3 anos atrás

E qual foi o avanço concreto disso que você disse que se diferenciou de outros governos? O apoio a OCDE simplesmente serviu de nada, já que agora ele vai sair e o apoio vai se extinguir. “Aliado extra otan”. E isso adiantou o que, na prática? E outra, doação de excedente de material militar é algo que Temer e o desgoverno petista tbm tinham. Então vou repetir a pergunta.De concreto, qual foi a vantagem dessa rasgação de seda toda? De concreto foi o aumento da taxação do aço e alumínio brasileiro e a diminuição da cota para importação tanto do… Read more »

nonato
nonato
Reply to  Paulo Siqueira
3 anos atrás

Os seguidores de Lula e Maduro gostam do comunismo.
Dia e noite agem em nome da seita bolivariana.

nonato
nonato
Reply to  gordo
3 anos atrás

Falou o seguidor de Lula e Maduro, formado na pátria educadora de Dilma.

Tiago
Tiago
Reply to  Allan Lemos
3 anos atrás

Sim, foi ironia.

Alexandre
Alexandre
Reply to  Tiago
3 anos atrás

Que piada

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Reply to  Tiago
3 anos atrás

Cadê sua prova de que são mal tratados pelo Estado Brasileiro, por favor.

ContadorHP12C
ContadorHP12C
Reply to  Tiago
3 anos atrás

Meu Deus, está tão difícil assim para vocês entenderem o comentário do Tiago? Ele esta dizendo que poderiam inventar um suposto mau trato aos índios pelo estado Brasileiro, não afirmou que os maus-tratos existem.

Senhor amado…

Flanker
Flanker
Reply to  ContadorHP12C
3 anos atrás

Essa é a média da capacidade do brasileiro em ler e interpretar um texto….não se assuste, não….

JORGE PETROLA FERREIRA
JORGE PETROLA FERREIRA
Reply to  Tiago
3 anos atrás

Perfeito. Gostei da analogia pois leva a reflexão sobre o conceito de soberania. Passamos anos avançando na agenda liberal e na agenda construtivista buscando a reorganização mundial, entretanto, na verdade o mundo é mais primitivo que isso, é uma questão realista embasada na anarquia das nações. A China só vai alcançar seus interesses ao demonstrar disposição para usar todas as expressões do seu poder nacional (política, econômica, científico-tencológica, psicossocial e militar). Por algum motivo estranho todas as vezes que tentamos fazer isso no nosso país, o uso organizado das expressões do poder nacional, sofremos represálias internas e externas. Essa nossa… Read more »

Heitor
Heitor
3 anos atrás

Mas o que o “Cinco Zóios” pode fazer? Divulgar dados sigilosos sobre as atuações comunistas em Hong Kong? Se isso for, pode fazer estrago.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Heitor
3 anos atrás

“cinco zóios” rsrs…. boa

Vão exigir que ensinem nas escolas que meninos e meninas são todos do mesmo sexo e que se escreva menix em mandarim, o fim do patriaquirsmo para que as menixs possa ter o direito de ter pelos no sovaco, e ser a favor da troca de genitálias na infância sem o consentimento dos paix.

Ae os chineses vão olhar e rir da cara dos “cinco zóios”

Last edited 3 anos atrás by Alessandro
Rui Chapéu
Rui Chapéu
3 anos atrás

Agora é tarde, vão chorar no cantinho.

Deixaram a caravana passar.

O máximo que podem fazer é tentar segurar Taiwan ainda, mas com os políticos de esquerda que esses países estão elegendo, duvido muito.

Tamandaré
Tamandaré
Reply to  Rui Chapéu
3 anos atrás

Os democratas não estão NEM AÍ pra Taiwan. É a triste verdade!

Aquele Partido Democrata dos tempos áureos, até a década de 1970, acabou! Não há mais líderes como John F. Kennedy, Franklin Roosevelt, Harry S. Truman, Lyndon Johnson, etc. O Partido foi tomado pelos “progressistas”, que falam em distribuir dinheiro e prometem um monte de coisas ‘de graça’.

O Partido Republicano também está em franca decadência, é importante dizer. Cada dia mais e mais afeito a corporativismos, intervencionismos e boçalidades.
Mas só em não ter acéfalos como Kamala Harris, Bernie Senders e Elizabeth Warren já é uma grande vitória!

Alexandre
Alexandre
Reply to  Tamandaré
3 anos atrás

Falso. Na Convenção Democrata de 2020, o partido reafirmou sua posição e da plataforma Biden-Harris quanto à Taiwan. Aliás, justamente pelo “progressismo” democrata que a diplomacia ocidental espera por retaliações americanas à China devido aos casos de supressão de direitos civis com as minorias étnicas e religiosas. Os Democratas não propõem nada de graça, mas serviços públicos custeados por impostos, coisa que ocorre em qualquer grande nação. A percepção de gratuidade é simplesmente errada, seja vista por apoiadores ou opositores. “Democrats are committed to the Taiwan Relations Act and will continue to support a peaceful resolution of cross-strait issues consistent… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
3 anos atrás

Às vezes eu acho que a política externa desses países é comandada por comediantes.
Que tal os ‘Five Eyes’ pedir para que se respeitam os direitos odos negros americanos e peçam que eles parem de ser ofendidos, humilhados e assassinados pela polícias racista americana?

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Vamos fazer um combinado então, a policia americana racista, nazista, sombra da SS americana parar de matar todos os negros que veem pela frente no dia que o Partido comunista chines parar de matar civis que se mostrem contra o governo e censure qualquer representação de opinião contraria ao partido deles.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Victor Filipe
3 anos atrás

Vamos fazer outro combinado.
Chame uma boa maquiadora, pinte de sua pele de negro e vai dar uma voltinha no Carrefour de Porto Alegre.
Volte para a realidade!

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Você nunca viu minha imagem pra saber se sou negro ou não. mas tudo bem, saímos dos EUA e vinhemos para o Brasil, vamos ver até onde seu malabarismo vai, porque eu duvido que aquele cara teria apanhado se ele não tivesse partido pra agressão antes dos seguranças.

A morte foi uma punição justa? não. mas os caras não bateram nele porque ele era negro, bateram porque ele causou uma briga.

a morte foi uma consequência infeliz dos atos dele.

Last edited 3 anos atrás by Victor Filipe
Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Victor Filipe
3 anos atrás

Queria ver se o sujeito ‘alterado’ fosse loiro de olhos azuis e estivesse usando um terno Hugo Boss e um Rolex.
Será que os guardas seriam tão brabos assim?
Lembrei dos casos do Desembargador de Santos e dos PMs que foram humilhados por um empresário em Alphaville..
Acorde para a realidade.
Seus comentários se referem ao País das Maravilhas.
Agora, se vc acha isso, fim de papo.

Flanker
Flanker
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Milagrosamente, eu concordo com vc em alguma coisa!

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Flanker
3 anos atrás

Viu?!?!?
Junte-se ao bons!
kkkk

Flanker
Flanker
Reply to  Victor Filipe
3 anos atrás

Com certeza vc não é negro para escrever os absurdos que escreveu no seu post! O homem foi brutalmente espancado até à morte! Existem vídeos feitos pelo sistema do hipermercado onde aparece ele em discussão verbal e fazendo apenas gestos para funcionários do estabelecimento. Ele saiu do caixa antes de sua mulher e foi para o carro no estacionamento, onde foi seguido pelos seguranças e covardemente agredido até morrer…..ele foi agredido e morto por ser negro, sim!! E se ele tivesse causado uma briga, ainda assim, não daria o direito dos seguranças baterem nele…muito menos até matar!! Consequência infeliz?? Não!!… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Flanker
Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Victor Filipe
3 anos atrás

” a morte foi uma consequência infeliz dos atos dele”
Até aqui estava tudo bem.
A morte foi uma “consequência infeliz” das porradas que ele levou.Agora o fato de ser negro potencializa o “espírito batedor” dos seguranças.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Victor Filipe
3 anos atrás

Conversa fiada, falta de preparo, só por que deu um soco no outro tem que matar? Isso aí para mim é falta de política de legalização de meios não letais de defesa, como os tasers. No brasil um plebeu não se pode ter um taser, só polícia pode ter. Igualmente as transportadoras de valores tem que se defender da bandidagem com escopeta, quando a maioria do assaltos a carro forte ocorrem nas estradas, e a bandidagem tem .50. O corporativismo no Brasil mata nestes pequenos detalhes. Por que só a polícia pode ter boas armas, o cidadão comum não pode… Read more »

Flanker
Flanker
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Uma coisa hedionda como essa que ocorreu em POA não justifica a falta de democracia e a ingerência do Estado na vida da população na china e em outros países não-democráticos. Um crime não justifica outro.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Flanker
3 anos atrás

Sendo um pouco poético, creio que precisamos de ‘Igualdade, Fraternidade e Liberdade’.
Nessa ordem,porque, caso contrário, encontramos pessoas mais poderosas usufruindo de sua liberdade ampla (que eles têm mesmo) para fazerem valer seus ‘direitos’.
Não tem como comparar a liberdade de ação de um sujeito rico e influente como Donald Trump, com uma pessoa que mora em um cortiço em Nova York.
Se vc não criar um meio de diminuir essa desigualdade terá essa distorção de participação que ocorre nas democracias liberais.
Filosofei legal.
rsrs

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Se fosse na China seriam tratados muito pior, que nem os muçulmanos lá que são mandados para campos de concentração e são forçados a se integrarem a cultura chinesa. Na China é tolerância zero ao multiculturalismo hehe

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  SmokingSnake ?
3 anos atrás

A região onde os muçulmanso estão concentrados na China é na Província de Xinjiang que é a principal rota de comércio terrestre entre a China e Europa.
Por lá passam milhares de composições de trens chineses e vários oleodutos que fornecem petróleo à China.
Sério que vc acha que os EUA vão tentar interferir na região com papo furado de perseguição a uma minoria uigur muçulmana.
Deixe os EUA ficarem achando.

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Reply to  SmokingSnake ?
3 anos atrás

E nos EUA é um ou outro policial que age fora da lei, na China é que a coisa é institucionalizada pelo governo e ninguém pode dizer um ai.

Last edited 3 anos atrás by SmokingSnake ?
Thiago
Thiago
Reply to  SmokingSnake ?
3 anos atrás

Quando alguns barbudinhos inventaram de tocar o terror nos EUA em 2001, a reação foi a invasão do Afeganistão que, ate hoje ,contabiliza mais de 140.000 vítimas . Existem Estados/nações que aceitam desaforo, caos, rebelião, revoltas, insubordinação, ataques terroristas, separatismo…
sem tomar medidas “pouco agradáveis”? Ainda mais tratando-se de uma região estratégica nos planos futuros da China? Talvez o Brasil aceita e passa pano .

Last edited 3 anos atrás by Thiago
Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Este tipo de ação contra a liberdade na china é permitido…. Aliás, tudo é permitido…Aqui onde há liberdade para tudo, classificam como ditadura fascista, via entender……

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Saldanha da Gama
3 anos atrás

Primeiro devemos ter habitação, saúde e educação.
Depois, a gente conversa sobre liberdade.
Caso contrário, vc fica gritando ao vento com toda a liberdade e ninguém escuta.

Flanker
Flanker
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Diz Isso por ti….que precisa sempre de um ditador de estimação para determinar sua vida! Você não tem legitimidade alguma para falar em liberdade….

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Flanker
3 anos atrás

Deixa de papo!
Liberdade é boa pra caramba.
Pra quem tem dinheiro.
Quem não tem, vai ficar reclamando pro vento sentado num barraco de favela, sem emprego, sem comida, doente e com o valão de esgoto correndo do lado dele.
E ainda levando ‘esculacho’ ora da polícia, ora do bandido.

Paulo Siqueira
Paulo Siqueira
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Liberdade não é papo,é direito de criticar,é direito de exigir dos governantes melhorias,qualidade de vida,e liberdade de voto para trocar governos!Quase 30 anos de esquerdas no poder e não resolveram o problema da segurança,da educação e da saúde e do saneamento básico para a metade da população!Perderam o poder graças a gigantesca incompetência e descaso com que trataram a população,e foi com a Liberdade do voto que foram tirados do poder!Assim funciona uma democracia e assim deve ser uma democracia,com alternância de poder!Governos ditatoriais e regimes totalitários?Guarde-os com carinho para você ou ao menos tente disfarçar essa sua cara de… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Paulo Siqueira
Flanker
Flanker
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Onde eu falei que o que vc colocou é bom? Eu falei, e reafirmo, que vc é fã de governos de exceção, como o chinês, o cubano, o venezuelano, o norte-coreano, etc……é óbvio que ninguém gosta de viver em condições degradantes e miseráveis……mas, vc defende até mesmo a perda de liberdade para se melhorar as condições de vida……desse modo, se dá por um lado e se tira por outro…….Liberdade é algo inegociável!!! Te deixo duas perguntas:
Você gosta da democracia?
Você considera a china um país democrático?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Flanker
3 anos atrás

Vc é que está concluindo isso.
Eu não defendo nada disso.
O que eu estou falando é que o que nos temos aqui, e que vcs ficam tecendo elogios, é uma porcaria e está cada vez piorando mais.
Tem de mudar radicalmente.
E não é só no Brasil. Está ocorrendo o mesmo nos EUA, a outrora sociedade da opulência.

Flanker
Flanker
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Tergiversou não respondeu! Típico de ti…..e vc diz que não defende o sistema chinês? Em todas suas facetas? As que o governo de lá mostra e também aquelas que o mesmo governo esconde? Ora, vc acha que está falando com crianças? E de onde vc tirou que eu elogio a pobreza, a miséria e a concentração de renda?? E vx diz que tem que mudar radicalmente….agora, nos diz….como? Você acha que o Estado ou um único partido tem o direito de controlar tudo e todos? Controlar até o acesso da população à internet? Decidir pela população o que ela pode… Read more »

pampapoker
pampapoker
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Quem quer as coisas corre atrás meu, não fica com as nádegas sentado esperando a vontade dos outros, afinal emprego não cai do céu, por exemplo.

Luciano
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Esse povo daqui que vive falando nessa tal liberdade certamente não vive em áreas dominadas por milícias ou traficantes.

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Reply to  Saldanha da Gama
3 anos atrás

O que eles nunca mencionam é o número de policiais e civis brancos que são mortos por criminosos negros, olha que se for pesar na balança o número é muito maior hein

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  SmokingSnake ?
3 anos atrás
Claudio Moreno
Claudio Moreno
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Pois é Antonio,

É agora vão ficar pianinho quando o Cap. Bolsonaro divulgar os nomes dos hipócritas que compram madeira ilegal do Brasil.

(Melhor resposta que o Senhor Presidente poderia dar, bem melhor que a bobagem que disse mais recentemente)

CM

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Claudio Moreno
3 anos atrás

Cláudio Moreno

Talvez eu mesmo tenha comprado, mês passado, uma porta aqui para minha casa com madeira ilegal.
Fui em uma loja em Duque de Caixas – RJ e comprei.
Como vou saber se o fornecedor da loja comprou de uma madeireira ilegal?
Cabe ao Governo fiscalizar e não a mim, pessoa física, ir a Ananindeua no Pará (ou alhures) ver se a madeira é legal.
O que o Governo Federal quer é colocar a culpa de sua inoperância/conivência no comprador do produto que na maioria das vezes não tem como saber sua origem

Claudio Moreno
Claudio Moreno
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Grande camarada Antônio! Amigo, nem eu sei, nem você sabe, muito menos o depósito de materiais de construção que tu foi sabe. Essa informação fica filtrada nas grandes madeireiras e distribuidoras (Lero… Mer…, Tigr… e outras “só a título de exemplo e sem fazer propaganda), é o mesmo princípio que se aplica para a procedencia da carne O Senhor Presidente está corretíssimo na delação (aliás demorou, pois o tempo que se fez calado ou fingindo que não sabe, para mim é crime igual, o crime de co-participação). O comprador tem sim responsabilidade na compra (vide que nossa legislação pune com… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Claudio Moreno
3 anos atrás

Noticia de agora 19/11 do Estadão.

https://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,venda-ilegal-de-madeira-e-culpa-do-controle-falho-do-governo-diz-alianca-do-agro-com-ongs,70003521170?utm_source=estadao:app&utm_medium=noticia:compartilhamento

O Governo substituiu o Superintendente do IBAMA na Bahia e o primeiro ato do sujeito foi anular uma multa de um resort por desmatamento ilegal.
É a chamada conivência/incompetência anteriormente citada por mim

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Claudio Moreno
3 anos atrás

Tudo bem Claudio.
Porém, a madeira sai através de portos brasileiros, fiscalizadas e autorizadas por autoridades brasileiras.
Isto é no mínimo uma incompetência dos estado brasileiro em fiscalizar ou prender os corruptos que autorizam. Tem “coisa” aí.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Antonio Palhares
3 anos atrás

Exatamente.
Como estão falando: Se o Governo tem a lista dos países que compraram, por que não impediu a compra?
Reconhecendo o tamanho da bravata, Bolso retirou a ‘ameaça’ de divulgar a ‘lista’.

Claudio Moreno
Claudio Moreno
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Boa tarde Antônio,

Pois é muito bem colocado. Vejamos também como estes atores internacionais, se sairão quando for divulgado a lista de hipócritas que compram madeira ilegal do Brasil. Comércio este, que alimenta também as chamas das queimadas brasileiras.

CM

Carlos
Carlos
Reply to  Claudio Moreno
3 anos atrás

Parece coisa de criança. Perdeu a oportunidade de jogar na cara, mas fica “olha.. eu vou falar hein, olha que falo, falo ou não falo pessoal?” Se está com a lista, fala caramba! É óbvio que existe compra ilegal, do contrário na existiria extração ilegal.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Carlos
3 anos atrás

Sim, existe compra ilegal.
Só que o sujeito a árvore e vende para ‘A’ que vende para ‘B’, que repassa para ‘C’ que emprega para ‘D’ que exporta a madeira.
Cabe ao Governo fiscalizar isso e não o importador.
.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Corrigindo:

Só que o sujeito QUE DERRUBA a árvore vende para ‘A’ 

Claudio Moreno
Claudio Moreno
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Camarada Antônio, Nem o amigo, nem eu, ou nosso camaradas co-listeiros aqui do fórum e muito menos os atores (EUA, FRANÇA e muitos outros europeus) são ingênuos de não saber quando um produto é ilegal ou oriundo de prática ilegal. O que denuncia um produto nestas condições? Principalmente o preço! A madeira legalizada custa muito, mas muito mais mesmo, que a madeira vendida ilegalmente. Então meu amigo, não existe desculpa para a compra ilegal, seja de madeira, carne, peças de autos etc. Querer colocar o governo para fiscalizar tudo isso é querer justificar a imoralidade, a bandidagem (cuidado ao ler,… Read more »

Claudio Moreno
Claudio Moreno
Reply to  Carlos
3 anos atrás

Carlos, tu falou e disse. Por isso que elogiei pela atitude de delação, mas também critiquei o fato de calar-se, na verdade eu o condeno por conivência.

CM

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Eu já acho que vc é um comediante, é mais você ser morto pela policia sendo um branco, procura os dados no site do FBI, negros sendo humilhados de forma generalizada? isso não existe, existe casos de racismo, , polícia racista kkkkkk

Paulo Siqueira
Paulo Siqueira
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Vc está cada vez mais engraçado com as suas tolices!

Glasquis 7
3 anos atrás

Bravatas de um lado, bravatas do outro… Não passa disso.

pangloss
pangloss
3 anos atrás

A China é inexpugnável, a partir do exterior, e seus ditadores sabem disso.
O único temor do PCC é a resistência interna.
Aí, quando Hong Kong passou a questionar mais severamente a tirania de Pequim, surgiu um vírus, como um deus ex machina a resolver os problemas do governo chinês.
Que pandemia oportuna, não?

Tomcat4,2
Tomcat4,2
Reply to  pangloss
3 anos atrás

Fostes na mosca meu caro!!! 😉

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Tomcat4,2
3 anos atrás

2!!!

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  pangloss
3 anos atrás

Na boa.
Está muito mais fácil os EUA se fragmentarem com suas enormes e crescentes divisões internas, como estamos assistindo, do que a China.

Tomcat4,2
Tomcat4,2
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Pra parar a China é só parar de comprar dela e melar sua indústria e nisso sua economia ai tchau crescimento acelerado e afins ela implode se deteriora de dentro pra fora.

Carlos
Carlos
Reply to  Tomcat4,2
3 anos atrás

Tomcat, acho que se fosse “só” isso acho que já teriam feito. Até acho que pensaram nisso, mas viram que é inviável.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Tomcat4,2
3 anos atrás

A China implode e o Brasil vai junto. A China é a maior parceira comercial do Brasil, sem o comércio chinês nosso PIB, que atualmente é 40% inferior ao que era em 2011 volta para os patamares da década de 90.

pangloss
pangloss
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Concordo, Antoniokings. E isso decorre da liberdade de opinião existente nos EUA – que é aproveitada por seus inimigos para fomentar a divisão interna, a propósito. Faz tempo que a China e a URSS (sucedida pela Rússia) infiltram elementos de fragmentação nas sociedades ocidentais. Gramsci ficaria orgulhoso. A China permanece monolítica, sob o regime férreo do PCC. Quando a China se abriu um pouco mais ao exterior, com as expedições de Zheng He, vieram os eunucos e fecharam o país. Acho que o PCC vai ter dificuldades em equilibrar uma agenda internacional em que deseja ser protagonista, influenciando outros países… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  pangloss
3 anos atrás

Quanto a isso, se tem elementos externos agindo nos EUA, eu não posso afirmar.
O que está visível é uma gigantesca polarização interna nos EUA e que basta uma fagulha para incendiar.
Eu pensei que nunca fosse assistir isso, mas está ocorrendo.

pangloss
pangloss
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Essa polarização é visível em muitos outros lugares. Aqui mesmo, no Brasil, temos um exemplo bem eloquente.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  pangloss
3 anos atrás

A China tem uma maneira muito peculiar de lidar com as questões relacionadas ao desenvolvimento de sua economia e enriquecimento da população. Enquanto no Ocidente os milionários são bajulados e sempre interferem na vida política do País, na China a situação é bem diferente. Tem de trabalhar para o bem do País. Hoje, Jiping mandou um ‘recado’ para Jack Ma dono, o maior magnata chinês: ‘Você não é nada além de uma nuvem’. Essa é uma visão diferente de como as pessoas devem servir ao País e não achar que podem encher o bolso de dinheiro e fazer o que… Read more »

Agressor's
Agressor's
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Na China o regime vigente não permite que o poder do dinheiro tire de suas mãos o controle e a influência que exercem sobre o país, o que é o completo oposto do que ocorre no ocidente. As grandes corporações ocidentais não só interferem na vida política de seus países como mandam em tudo mesmo, elas ditam todos os rumos da nação. O mundo hoje pertence a corporatocracia, das quais os governos são meros empregados encarregados de aprovarem leis que lhes beneficiam.O povo de países como os EUA tem a ilusão de escolha mas quem controla os partidos são as… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Agressor's
Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Agressor's
3 anos atrás

Perfeito.
Um ano é Democrata e no outro Republicano.
E vice e versa.
Nada muda, nunca.
Aí, pensam que enganam outros.
E os EUA se esfarelando.

Flanker
Flanker
Reply to  Agressor's
3 anos atrás

E o que é diferente na china e o seu partido comunista? No ocidente, conforme vc falou, o poder fica nas mãos das corporações….e na China, fica na mão do partido comunista. Em ambos, os desígnios da vida da população ficam nas mãos de terceiros…..se o sistema ocidental é ruim, como vc diz, o sistema chinês não é nada melhor…..

Flanker
Flanker
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

O capitalismo selvagem, predatório e insaciável é um mal gigantesco, realmente. Mas, o que seria no seu comentário “país”, no caso chinês chama-se “Estado”. Tudo na china alimenta o Estado e seus líderes……ou vc acha que não existem bilionários na china? Honestamente, vc acha que não existem pobres na china? Vc acha que não existe corrupção na china? Vc acha que não morreram muito mais chineses de Covid-19 do que foi divulgado?? Ora, por favor……vc acha que todo mundo é bitolado e só enxerga as coisas por um viés apenas, assim como você??

Agnelo
Agnelo
Reply to  Flanker
3 anos atrás

Boa noite Flanker
Acredito q onde vc disse Estado, pôde-se ler Partido…. o q é pior ainda…
Sds

Hélio
Hélio
Reply to  pangloss
3 anos atrás

O que você fumou, camarada?

pangloss
pangloss
Reply to  Hélio
3 anos atrás

Poderia ser mais específico? De que ponto você discordou?

francisco
francisco
3 anos atrás

A China nunca ganha de ninguém: se não fosse os USA até hoje a China estaria sob o controle do Japão.

pangloss
pangloss
Reply to  francisco
3 anos atrás

Pior ainda: da URSS e, se esse domínio não mudasse o curso da História (algo pouco provável), da Rússia.

JORGE PETROLA FERREIRA
JORGE PETROLA FERREIRA
Reply to  pangloss
3 anos atrás

Excelente… Conhece ao cisma cino-soviético… Realmente tudo seria diferente sem Nixon.

pangloss
pangloss
Reply to  JORGE PETROLA FERREIRA
3 anos atrás

Antes mesmo do Nixon, os soviéticos entraram Manchúria adentro no final da II Guerra Mundial, e fizeram do PCC o governante da China.

Jacinto
Jacinto
Reply to  francisco
3 anos atrás

É justamente o contrário: a China tem uma história muito longa e o que vemos é que ela pode ser conquistada momentaneamente, como ocorreu várias vezes na história, mas sempre se recupera. É a maior população do mundo, caminha para se tornar a maior economia do mundo.

Andreo Tomaz
Andreo Tomaz
3 anos atrás

Hong Kong pertence à China e sempre pertenceu, não cabe à país nenhum ditar como as coisas devem ser em Hong Kong. Quero ver quando esses mesmos países começarem a mandar e desmandar sobre a região amazônica como é que vai ser. Por enquanto, eles estão ainda na base do “pitaco”.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Andreo Tomaz
3 anos atrás

Mas já estão dando pitacos e até ameaçando e vejo muitos Brasileiros apoiando, contra o Brasil pode tudo e há até aplausos, mas contra a china não pode…. vai entender….

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Reply to  Andreo Tomaz
3 anos atrás

Aí você vai bater palmas por estarem dizendo o que fazer aqui, enquanto lá você não quer.
Faça assim, como brasileiro trabalhe para um Brasil melhor, deixe a China cuidar de seus interesses.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Andreo Tomaz
3 anos atrás

Perfeito.
Hong Kong era uma colônia inglesa.
Isso mesmo, COLÔNIA que é a forma mais degradante de exploração..
E esses sujeitos ficam querendo dar opinião dentro dos países dos outros.
A sorte é que o restante dos outros países já estão fartos disso.

Flanker
Flanker
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Pergunta para os habitantes de Hong Kong o que eles preferem……se manter sob o domínio do PCC ou voltar a ser colônia inglesa…..é claro que eles preferiram nenhuma das duas….já deixaram claro, isso….eles querem viver de forma democrática, escolhendo seus governantes, sem ingerência do PCC….mas, se isso for inviável, sobram as outras duas hipotéticas situações que eu coloquei…..e daí, talvez vc não gostaria de saber o que eles prefeririam.

Hélio
Hélio
Reply to  Flanker
3 anos atrás

A resposta é simples, se manterem chineses. A lorota de hong kong “livre” vem de liberais ocidentais que entre outras pautas, querem legalizar drogas e casamento gay por lá. Meia dúzia de agitadores pagos com o dinheiro da open society não representam a população daquele lugar. Não existe lorota mais batida que essa de “promover a democracia”, até porque sabemos que para os liberais ocidentais, só é democracia quando o candidato deles ganha, se quem eles não gostam ganha de lava, só pode ser fraude, se quem eles gostam ganha por fraude, aí sim é democracia, essa narrativa já virou… Read more »

Wladimir marques
Wladimir marques
3 anos atrás

Os EUA e UE ,alimentaram o dragão com sua indústrias e multinacionais ,para que os planos de globalização da NOM ,seja colocado em pratica ,a globalização é a nova tentativa do homem de construir a torre de Babel ou Ball uma só cultura, lei ,moeda ,governo ,livres de DEUS .

Paulo V S Maffi
Paulo V S Maffi
3 anos atrás

Sinceramente, assim como os EUA, à respeito das deliberações do conselho de segurança da ONU contra a invasão ao Iraque e dos assuntos ligados à ocupação de Israel na Palestina, os chineses estão cag**do e andando para essas iniciativas. Para eles são assuntos internos e não há Cristo no mundo que os convença do contrário, pois agem como qualquer um nesse quesito – assim como o Brasil em relação a Amazônia-, porém a diferença é que eles são potência e possuem ‘pólvora’ para bancar tal postura.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Paulo V S Maffi
3 anos atrás

A diferença é que houve um acordo para Israel não tomar a Palestina, nem a Cisjordânia, ao contrário de Hong Kong.

Paulo V S Maffi
Paulo V S Maffi
Reply to  Defensor da liberdade
3 anos atrás

Que acordo? Não há aplicabilidade desse acordo e de nenhum outro, pois Israel matém ocupação estrangeira em território Palestino através dos assentamentos judeus na Cisjordânia e em Gaza. E no caso de Hong Kong, também houve um acordo com o Reino Unido para que a houvesse autonomia política e econômica da província. Assim como na postura de Israel, para os chineses isso é um assunto de segurança nacional (seja justo ou não), por isso que eles não vão nem esquentar a paçoca com a mobilização estrangeira, na verdade talvez até gostem, pois assim dão mais uma volta no parafuso de… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Paulo V S Maffi
Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
3 anos atrás

Melhor botar dez olhos sobre a colonização chinesa de Wall Street (e de outros centros financeiros) que segue silenciosa. Guanxi globalizado. Mas e o Zé das Couves com isso?

Luiz Trindade
Luiz Trindade
3 anos atrás

Ae a China ameaça arrancar os olhos da aliança Five Eyes… Uiiii… Que meda…

Gabriel BR
Gabriel BR
3 anos atrás

Na boa , eles não tem o que fazer contra a China.

Claudio Moreno
Claudio Moreno
3 anos atrás

Senhores camaradas do Forte boa tarde,

Política é assim mesmo. Abraça quem quer. Agora mesmo, os EUA e aliados europeus estão sendo acusados pela Rússia de tentar melar o acordo de paz entre Armênia e Azerbaijão.
Os armênios e azires que devem avaliar se vale a pena o acordo ou voltar a sentar o aço um no outro.
O mesmo passa neste caso de Hong Kong.

CM

Paulo V S Maffi
Paulo V S Maffi
Reply to  Claudio Moreno
3 anos atrás

Exatamente, a geopolítica é muito fluída. Não existe mocinho, nem bandido, só existe o interesse, apenas isso. Hoje livre, amanhã colônia, ontem Império, hoje República, pois a roda não para de girar e, a cada volta, ela toma um rumo diferente.

Last edited 3 anos atrás by Paulo V S Maffi
Carlos
Carlos
Reply to  Paulo V S Maffi
3 anos atrás

Concordo! São sempre os intere$$es que cunham a geopolítica.

E existem países que ainda são, ou funcionam como colônias. Têm a ilusão te terem voz frente às potencias.

Caio
Caio
3 anos atrás

Esse é um sistema de espionagem a lá 007.
A China só tem que parar de dar uma de fascista e pronto.

Hélio
Hélio
Reply to  Caio
3 anos atrás

Já eu acho que tem que dar de fascista de uma vez, isso sim. O grande problema do ocidente é que apesar de todo mundo ser fascista na boca de liberal, tem fascista de menos.

Paulo
Paulo
3 anos atrás

Se tá difícil levar os americanos a sério, imagina um grupelho de neozelandes, australiano, canadenses e britanicos.

sj1
sj1
3 anos atrás

Cinco palhaços, um líder e quatro lacaios, não se criam com a Rússia China ou Índia.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
3 anos atrás

Isso trouxe uma resposta irada de Pequim.

Se a aliança Five Eyes ousar prejudicar a soberania, segurança ou interesses de desenvolvimento da China, eles devem ter cuidado para não ter “os olhos arrancados”.

Boa resposta????‼️

Agressor's
Agressor's
Reply to  Adriano Madureira
3 anos atrás

É só lembrar do que o Iran fez com os cassinos de Las Vegas e o que a Coreia do Norte fez a Sony Pictures depois da produção do filme “A entrevista”.

Last edited 3 anos atrás by Agressor's
Agressor's
Agressor's
Reply to  Adriano Madureira
3 anos atrás

Critiquem alguma das democracias da esquerda pra vcs verem só o que acontece!

Agnelo
Agnelo
Reply to  Adriano Madureira
3 anos atrás

Entenda um pouco do chinês.
Onde se mostra fraco, é forte.
Onde se mostra forte, é fraco.

Se deu esse esbravejo, deve mm estar preocupados.
Vc acha q as ações de nações ou organizações são sempre diretas e vistas “a olho nu”?

Uma ilha dominou muito do mundo, devem ter experiência….

Matheus
Matheus
3 anos atrás

É tipo aquela de [estrela do time] + 11.
Só que ai é só EUA + 4.

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
3 anos atrás

5 eyes??? Com quem eles pensam que estão lidando? Com o Brasil??????

Flanker
Flanker
Reply to  Joao Moita Jr
3 anos atrás

A China tem o poder econômico e militar de hoje, graças aos EUA, Europa e todo o resto do mundo. O capitalismo e a gana de ter lucros cada vez maiores, fez eles transportarem suas linhas de produção para a china. Com isso , tudo acabou sendo produzido lá. E, com a Covid-19, o mundo teve a chance de rever isso é voltar a produzir em seus próprios territórios….mas, a sanha e e voracidade do capital falou mais alto novamente….e continuou tudo como antes. Eu faço minha parte…..é muito difícil encontrar algo que não seja feito, ao menos em parte,… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Flanker
Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Flanker
3 anos atrás

Nada a ver, a China já era rica antes destes aí pisarem os pés lá. Passaram uns momentos de sufoco na SGM e na revolução comuna, sendo que esta última só aconteceu por causa dos japas.

Flanker
Flanker
Reply to  Defensor da liberdade
3 anos atrás

Sério?? Já eram ricos?? Meus Deus….nas aulas de história você fazia o que? Dormia? PIB da china em: 1980 – 191 bilhões de dólares 1990 – 361 bilhões de dólares 2000 – 1,2 trilhão de dólares 2010 – 6,1 trilhão de dólares PIB do Brasil em: 1980 – 235 bilhões de dólares 1990 – 462 bilhões de dólares 2000 – 655 bilhões de dólares 2010 – 2,21 bilhões de dólares Basta comparar os números. Se a china era rica, o Brasil era mais, e vc sabe muito bem que nós nunca fomos um país rico. Observe o crescimento da china… Read more »

Agressor's
Agressor's
3 anos atrás

A guerra de informação é algo tão absurdo e generalizado hoje que praticamente não dá mais pra confiar em algum veículo de informação. Qualquer veículo de comunicação pode ser usado pra influenciar a opinião pública com informações maliciosas, deturpadas ou tendenciosas. As pessoas tem que começarem a filtrarem melhor as coisas e a desenvolverem mais o senso crítico, mantendo sempre uma postura de desconfiança com relação a qualquer tipo de informação propagada pelos veículos atuais. Programas obscuros são criados pelos serviços de inteligência dos governos com a intenção de direcionar a opinião on-line, neutralizando vozes e comunidades dissidentes, ou alterando… Read more »

Antonio Palhares
Antonio Palhares
3 anos atrás

Uma pergunta.
A quem pertence o território ?
Já pensou se todas as nações se intrometessem e condenassem os Estados Unidos. Por permitirem, aceitarem e fazerem vistas grossas. Quando suas polícias disparam oito tiros nas costas de um cidadão negro algemado.

João Adaime
João Adaime
3 anos atrás

Todo mundo sabe mas parece que esqueceu. Durante a Guerra do Ópio (1839-1842) Hong Kong foi ocupada pelo Reino Unido, então a potência da época. Em 1898 China e Reino Unido entraram num acordo, onde os britânicos ficariam na região por mais 99 anos, quando então o território seria devolvido aos chineses, o que de fato aconteceu a zero hora de primeiro de julho de 1997. Antes disso, em 12 de junho de 1985, ambos os países registraram na ONU o acordo de devolução, onde constava o princípio de “um país, dois sistemas”, onde o socialismo não poderia ser implantado… Read more »

jrsalvador
3 anos atrás

Enquanto a China é uma democracia pujante, Hong Kong por culpa do imperialismo Britânico está aumenta a repressão e querendo implementar uma ditadura na região. A mesma coisa que Taiwan, onde reside ditadores assassinos que suprimem as liberdades individuais, principalmente de étnicas diferente,Homosexuais e quem pensa diferente politicamente. Logo essa ilha dominado por ditadores, será dominado pela paz, igualde e prosperidade que a China quer levar ao mundo. Viva a China, viva a democracia, Viva a paz !!

Flanker
Flanker
Reply to  jrsalvador
3 anos atrás

Vou entender como uma grande ironia tudo que vc escreveu….

MGNVS
MGNVS
3 anos atrás

Gostaria muito de saber qual seria a posicao dos E.U.A. se de repente a California ou Novo México declarassem independencia igual Hong Kong e Taiwan querem fazer em relacao a China. Sera que os E.U.A seriam tao democraticos assim? Sera que os E.U.A. tbm aceitariam a intromissao de outros países em questoes de soberania e secessao interna igual eles fazem com os outros?

Mgtow
Mgtow
3 anos atrás

Agora pronto! Querem ditar as regras de como a China tem que agir em seu proprio territorio….hahahaha…. Esses ratos do ocidente não cansam mesmo de suas atitudes insanas.

Last edited 3 anos atrás by Mgtow
ADRIANO MADUREIRA
ADRIANO MADUREIRA
Reply to  Mgtow
3 anos atrás

Porque os ingleses não tentam invadir Hong Kong como fizeram em Suez para sairem fugidos com o rabo entre as pernas?!

Ainda acha que é um império como outrora,e pensa que com seus vassalos podem pressionar Pequim…
comment image?quality=75&strip=all&w=1600&h=900&crop=1

comment image
comment image

Last edited 3 anos atrás by ADRIANO MADUREIRA
Flanker
Flanker
Reply to  Mgtow
3 anos atrás

Vc fala com tanto desprezo ao ocidente…..deve ser um oriental, morando e vivendo no oriente, correto?

Fabio Araujo
Fabio Araujo
3 anos atrás

Em 2024 vamos ter um bom teste de nossos meios para segurança de grandes eventos, vamos ser a Sede da Reunião do G20, falta definir qual será a cidade que vai sediar!

https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/2020/11/22/brasil-vai-ser-sede-da-reuniao-do-g20-em-2024

Luciano
Luciano
3 anos atrás

Falando em inteligência, geopolítica e espionagem….enquanto temos nossa atenção voltada para o possível risco de um 5G Huawei , nossos “amigos” podem ter colocado uma backdoor na nossa criptografia
https://www.gazetadopovo.com.br/republica/breves/aparelhos-criptografia-crypto-ag-cia-brasil/?fbclid=IwAR0AMzZ3k203wAaNcPN_j5OWaVa5TiLbWL0uErWj32AaZLIkOOqvxz3EkEM

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Luciano
3 anos atrás

Isso é algo muito importante e sério…