(CNN) – Os EUA estão alegando que a Rússia está se preparando para “fabricar um pretexto para uma invasão” da Ucrânia, desta vez usando um vídeo “gráfico” que retrataria um ataque falso contra a Rússia.

Um alto funcionário do governo disse à CNN que os EUA têm inteligência sugerindo que o governo russo, com a ajuda dos serviços de inteligência da Rússia, planeja produzir um vídeo de propaganda retratando cenas gráficas de uma “explosão falsa encenada com cadáveres, atores representando pessoas enlutadas e imagens de locais destruídos e equipamentos militares”, disse o funcionário.

Os EUA acreditam que a Rússia já recrutou atores para se envolver no ataque falso.
Os EUA acreditam que o equipamento militar usado no vídeo do ataque fabricado seria feito para parecer ucraniano ou de uma nação aliada. O funcionário disse que o vídeo pode incluir imagens de drones Bayraktar, que a Turquia, aliada da Otan, forneceu à Ucrânia, “como um meio de implicar a Otan no ataque”.

O ataque falso no vídeo seria direcionado contra o território soberano russo ou contra pessoas de língua russa, disse a autoridade, e “seria lançado para enfatizar uma ameaça à segurança da Rússia e apoiar as operações militares”, disse a autoridade. “Este vídeo, se divulgado, pode fornecer a Putin a faísca que ele precisa para iniciar e justificar as operações militares contra a Ucrânia.”

O Washington Post relatou pela primeira vez a história.

“Isso mostra o nível de cinismo, francamente, que está do outro lado deste conflito”, disse o vice-conselheiro de segurança nacional Jon Finer à MSNBC na quinta-feira. “Não estamos dizendo definitivamente que isso é o que eles vão fazer. Estamos dizendo que esta é uma opção em consideração, e que eles usaram esse tipo de pretexto no passado para justificar uma ação militar.”

A divulgação do suposto complô pelos EUA é a mais recente de uma série de revelações destinadas a atenuar o impacto de qualquer pretexto que a Rússia possa usar para invadir a Ucrânia. A Rússia continuou a construir forças e equipamentos militares ao longo das fronteiras da Ucrânia, apesar dos esforços diplomáticos dos EUA e aliados para diminuir a situação.

Finer disse que os EUA estão tornando a acusação pública para “tornar muito mais difícil para a Rússia após o fato alegar que eles tiveram que fazer o que decidiram fazer”.

No mês passado, a CNN informou pela primeira vez que os EUA tinham informações indicando que a Rússia havia preposicionado um grupo de agentes para conduzir uma operação de bandeira falsa no leste da Ucrânia, na tentativa de criar um pretexto para uma invasão.

O alto funcionário do governo também disse na quinta-feira que, se a Rússia decidir mudar a forma como vê os territórios separatistas no leste da Ucrânia – por exemplo, se decidir vê-los como independentes e não como parte da Ucrânia, após uma mudança legal do parlamento russo agora em consideração – então Moscou “poderia alegar que o impulso pela independência levou a Ucrânia a ‘atacar'” forças pró-russas no leste.

“Para defender a independência, os políticos russos estão avançando nesta legislação com a falsa base de que a Ucrânia está se preparando para retomar à força este território e que Kiev negou sistematicamente aos moradores locais seus direitos básicos”, disse a autoridade. “Em linha com suas intervenções anteriores, a Rússia retrataria suas ações como defendendo russos étnicos e atendendo ao pedido de assistência de um governo soberano”.

Subscribe
Notify of
guest

133 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Matheus
2 anos atrás

Assim como os EUA fizeram acusando Assad de ataques quimicos quando os laboratórios de armas quimicas eram em áreas controladas pelos rebeldes apoiados pelos EUA?

Esse povo da DEMOcracia não tem vergonha não.

Agenor
Agenor
Reply to  Matheus
2 anos atrás

CNN não mente, até a Globo repete! Rsss Coitada da Rússia não pode treinar mais seus jovens em sua terras ou amigos. Já a casa Branca pode tudo. Vejo a Merkel voltando logo e abrindo o gasoduto. Não vão comprar gás americano. Ja imaginou não podemos treinar e andar em nossas fronteiras.

Last edited 2 anos atrás by Agenor
Agenor
Agenor
Reply to  Agenor
2 anos atrás

Jovens de cada lado das trincheiras vão continuar se matando. Irmãos.

José Carlos David
José Carlos David
Reply to  Agenor
2 anos atrás

E os grandes “líderes” lamentando nos meios de comunicação. Hipocrisia.

Matheus
Reply to  Agenor
2 anos atrás

Nunca mentem hahahaha
Propaganda não existe no ocidente, a mídia aqui só fala verdade, contrário das mídias chinesas e russas que só falam propaganda.

Quantos vão me xingar por não entender sarcasmo? Acredito que uns 3.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Matheus
2 anos atrás

Assad e o quê fizeram com o Saddan?
Inventaram todo um complexo de várias armas de destruição em massa que virou fumaça.

FOX
FOX
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
2 anos atrás

Ali o “químico ” pode te responder essa pergunta ..ou os Curdos “vivos”.

Rogerio
Rogerio
Reply to  Matheus
2 anos atrás

Bom dia Matheus, vc falou td, mas aqui gente só defender o democracia falsa, nunca veja a realidade, triste com esses povos

Gerson Carvalho
Gerson Carvalho
Reply to  Matheus
2 anos atrás

Mais uma vez os mocinhos vão salvar o mundo! Na verdade a União Europeia sabe que enfrentar o poder militar Russo não é mole não. Assim vão fazer tudo para evitar o confronto, inclusive fazer nada, no caso da Rússia invadir a Ucrânia. Quem achar diferente fique a vontade para os devaneios!

Paulo Montezuma
2 anos atrás

Na guerra, a primeira vítima é a verdade.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Paulo Montezuma
2 anos atrás

A contrainformação é o ato de silenciar ou manipular a verdade habitualmente nos meios de comunicação de massa…A contra-informação pode operar-se através da publicidade pública de um regime político…Da publicidade privada ou por meio de boatos ou rumores..Serve-se de diversos procedimentos retóricos como a demonização, o esoterismo, a pressuposição, o uso de falácias, mentiras, omissão, sobreinformação, descontextualização, negativismo, generalização, especificação, analogia, metáfora, eufemismo, desorganização do conteúdo, uso de adjetivo dissuasivo, reserva da última palavra ou ordenação da informação preconizada sobre a oposta….   Retórica da contra-informação:      * Apelo ao medo – Um público que tenha medo está em situação… Read more »

MATHEUS AUGUSTO
MATHEUS AUGUSTO
2 anos atrás

Tá chato já !

Estados Unidos estão claramente tentando (até o momento sem sucesso) fomentar esse conflito, pra que a Rússia invada a Ucrânia e a Europa toda se vire contra os Russos, transformando o leste europeu em um campo de batalha. E o pior é que se os europeus tivesses cérebro mandavam os Americanos a merda e acabavam com essa m de OTAN, no final os americanos só querem ver os Europeus se matarem pra eles poderem chegar pagando de heróis e lucrando com a guerra. Não é nem a primeira nem segunda vez que isso vai acontecer.

Otto Lima
Reply to  MATHEUS AUGUSTO
2 anos atrás

Biden precisa de todo jeito apagar os fracassos da retirada do Afeganistão e do combate à pandemia nos EUA, pois neste ano haverá eleições legislativas por lá e as pesquisas até aqui vêm sendo favoráveis à oposição republicana.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  MATHEUS AUGUSTO
2 anos atrás

Estão falidos. E precisam desta guerra para incrementar a economia.

Maurício.
Maurício.
2 anos atrás

“Este vídeo, se divulgado, pode fornecer a Putin a faísca que ele precisa para iniciar e justificar as operações militares contra a Ucrânia.”

Meus Deus, quanta paranóia, desde quando Putin precisa desse tipo de coisa para justificar alguma coisa? O cara pode ser um bom estrategista, pode ser um bom nacionalista, mas antes de tudo, o cara também é um ditador, e como qualquer ditador, ele não precisa se justificar, ele foi lá, pegou a Criméia na cara dura e não deu justificativa para ninguém.
Agora, que os países fazem esses teatros para justificar alguma coisa, disso não tenho dúvidas.

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  Maurício.
2 anos atrás

“A informação que recebi AGORA é MUITO BOA. Assustadora, mas é boa. Ainda preciso verificar os detalhes, o resumo é esse: O Ocidente não quer a guerra, mas quer provar a fraude da Rússia. Para provar, precisou “deixar” o inimigo “agir” para provar.”

Maurício.
Maurício.
Reply to  Gilson Moura
2 anos atrás

“A informação que recebi agora…”
Aquele cara lá, nunca imaginou que isso se tornaria um meme…rsrsrs.

pedro
pedro
Reply to  Gilson Moura
2 anos atrás

IT’S TIME!!!!!

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  pedro
2 anos atrás

Let’s go.

Carlos
Carlos
Reply to  Gilson Moura
2 anos atrás

Eu entendi a referência KKKkkkkkkkkkkkkkkkkk

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  Carlos
2 anos atrás

kkkk

O melhor jornalista do Brasil, correspondente internacional agora nos EUA, frequentador assíduo de eventos mundialmente importantes como o CPAC. Uma lenda viva.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Maurício.
2 anos atrás

Ele é um ditador porque controla a informação. Isso não significa que não precisa dela.
Por algum motivo, ainda hoje, mandou fechar a filial russa da DW.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

Hcosta, eles estão dando o troco na mesma moeda, primeiro a Alemanha mandou fechar a emissora russa RT.

“Isso não significa que não precisa dela.”

Aqui eu até que concordo, mas em partes, já que mídia russa é igual a mídia estatal chinesa, a verdade é um mero detalhe, por isso, são ditadores.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Maurício.
2 anos atrás

Enganei-me, não percebi que era uma medida retaliatória.

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

“enganei-me”. – como sempre, não é?

Plinio Carvalho
Plinio Carvalho
Reply to  Maurício.
2 anos atrás

a verdade é um mero detalhe”
Me lembra as nossas mídias.

Ypojucan
Ypojucan
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

Você como europeu deveria ler a reuters e veria que a Alemanha mandou fechar a RT (televisão russa). Dessa forma, em diplomacia existe a reciprocidade. A Alemanha fechou a televisão russa e a Rússia fechou a televisão alemã. Simples assim.

Jorge
Jorge
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

“Ele é um ditador porque controla a informação (…)”
Ao acaso, nos EUA a informação é livre (manipulação, tendência, censura)???

Hcosta
Hcosta
Reply to  Jorge
2 anos atrás

Muito mais livre do que na Rússia porque há vários lados representados.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Jorge
2 anos atrás

Jorge, manipulação, tendência e censura tem em todos os países, mas em países mais livres você tem mais opções, você pode escolher em quem acreditar, é igual no Brasil, tem mídia que é totalmente pró o governo federal, já tem mídia que é contra, aí, vai do gosto do freguês, já na Rússia não é bem assim, e na China é pior ainda.

André Luís
André Luís
2 anos atrás

Tá dando um sono….

Claudio Moreno
Claudio Moreno
2 anos atrás

“…Um alto funcionário do governo disse à CNN que os EUA têm inteligência sugerindo que o governo russo..” O mesmo que disse que Iraque tinha armas de destruição em massa, o mesmo que afirmou que a Tunísia estava sendo controlada por um governo pró Rússia, a mesma inteligência que foi inteligente para fazer ruir, Líbia, Síria, Afeganistão, que deu o empurrão na Ucrânia à situação vivenciada no momento. A inteligência somente não somou as variáveis em todos estes e casos e em muitos mais, que o meu tempo e o dos senhores, não nos permite continuar mencionando aqui. Ô vontade danada que… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
2 anos atrás

Política externa americana ‘perdidinha’.
Putin está manipulando o jogo do jeito que quer.
E os políticos amadores americanos vão para lá e para cá, sem rumo.

pangloss
pangloss
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Sei não. O Putin só está perdendo, nesse desespero de fazer a Rússia parecer relevante, para além do arsenal nuclear.
Quem parece manipular Putin é o Xi Jinping. De uma hora para outra, Taiwan saiu da atenção de todos. E a crise foi para a Europa.
O Putin é tão esperto, que virou proxy da China.

Maurício.
Maurício.
Reply to  pangloss
2 anos atrás

Pangloss, você realmente acredita que a Rússia só é relevante por causa do seu arsenal nuclear?
Quanto a Xi Jinping manipular o Putin…Bem, cada um acredita no que quiser.
A China está de camarote, observando toda essa lenga-lenga.

pangloss
pangloss
Reply to  Maurício.
2 anos atrás

Eu acho a Rússia bastante relevante.
Mas o papel que Putin pretende dar a ela se resume à intimidação de outros países, com base em um arsenal nuclear e convencional que não tem como ser mantido por uma economia tão lastreada em commodities.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  pangloss
2 anos atrás

A questão é que a Rússia vai jogar na ‘desamericanização’ da Europa.
O lema é: ‘A Europa para os europeus’.
E Putin é um grande estrategista.

oglobo.globo.com/mundo/macron-vai-moscou-em-busca-de-um-lugar-para-europa-na-negociacao-da-crise-na-ucrania-1-25380976

Mgtow
Mgtow
Reply to  pangloss
2 anos atrás

O guru da Virgínia tá comendo grama pela raiz mas cumpriu sua missão. Deixou uma horda de delirante para darmos risada.
“PUTIN proxy da china ”
Kkkkkk

pangloss
pangloss
Reply to  Mgtow
2 anos atrás

Mgtow, acho que você está superestimando o alcance da obra do autoproclamado filósofo.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  pangloss
2 anos atrás

Pode anotar e depois me cobrar.
Os EUA (e a OTAN, se preferir) serão atropelados por Rússia e China.
O jogo já está dado e o script decorado.

brasil247.com/blog/putin-e-xi-se-reunem-em-encontro-que-marca-novo-sistema-internacional

brasil247.com/mundo/presidentes-da-russia-e-china-pedem-que-otan-suspenda-expansao

Duas notícias de agora (04/02)

pangloss
pangloss
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Anotado. Não vou cobrar nada, as opiniões são livres.
Mas vou divergir em um ponto: a China pode atropelar os EUA, em razão da debilidade das lideranças americanas recentes.
Mas a Rússia não tem a menor chance, nesse jogo.
Vai virar uma sugar baby da China, na melhor das hipóteses.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  pangloss
2 anos atrás

Prezado pangloss

Acho que ainda não compreendeu o que de fato está ocorrendo no Mundo.

Declaração conjunta Rússia-China

brasil247.com/mundo/em-declaracao-conjunta-china-e-russia-anunciam-nova-ordem-internacional-e-a-chegada-do-mundo-multipolar

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

😆 😆 😆 😆 😆 To rindo litros

2+4+7=13

Putz, deixa até eu ficar quieto.

Save Ferris!

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  pangloss
2 anos atrás

Quem disse que a Rússia deseja conquistar o mundo? Ela detém 1/3 de todos os recursos naturais da humanidade, um povo altamente educado, tecnologia de ponta, o maior e mais potente arsenal atômico para garantir sua soberania. Sem o Ocidente para atraplhar, a Rússia vai crescer naturalmente e não se importa se a China for a primeira, desde que a China respeite a Rússia E ela o fará.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  100nick-Elã
2 anos atrás

Exatamente.

Nota 10 pelo comentário.

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  pangloss
2 anos atrás

Quer dizer então que se a crise retornar à Taiwan, Xi Jinping virou proxy do Putin?

Eu queria entender a mente desvairada de vocês.

pangloss
pangloss
Reply to  Gilson Moura
2 anos atrás

Eu não afirmei nada disso. Você o fez.
A via é de mão única. Putin não tem nada a oferecer à China, a não ser seus préstimos em manobras diversionistas.
E eu não faço questão de entender a mente de ninguém. Pode ter opinião à vontade, que eu não vou conjecturar sobre suas motivações.

WSilva
WSilva
Reply to  pangloss
2 anos atrás

”Putin não tem nada a oferecer à China”

Tem muito a oferecer, inclusive na questão de Taiwan e apoio dentro do conselho de segurança da ONU.

pangloss
pangloss
Reply to  WSilva
2 anos atrás

No Conselho de Segurança da ONU, a China se basta. Ela é membro permanente, e portanto tem poder de veto.
Se considerarmos que o CS pode ser ignorado por alguma superpotência, isso só reafirma que a China se basta.
Ter o Putin como procurador ajuda, mas não é determinante. Até porque ele não é um procurador confiável.

WSilva
WSilva
Reply to  pangloss
2 anos atrás

Um veto duplo de China e Rússia é muito mais poderoso.

Um apoio da Rússia na unificação de Taiwan também é de suma importância para a China assim como o apoio da China na questão da Ucrânia é importante para a Rússia.

China e Russia isolados um do outro seria terrível, até porque são vizinhos.

Esses países jogam muito bem o jogo geopolítico, o Brasil tem que aprender com eles.

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  pangloss
2 anos atrás

E se as atenções voltarem para Taiwan, o que isso significará para você? Putin deixará de ser um proxy da China?

pangloss
pangloss
Reply to  Gilson Moura
2 anos atrás

Isso significará que a procuração outorgada a Putin terá perdido o seu objeto. Mas ele já terá desempenhado o papel que lhe foi determinado por Pequim.

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  pangloss
2 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkkk

WSilva
WSilva
Reply to  pangloss
2 anos atrás

”O Putin é tão esperto, que virou proxy da China.”

Na configuração atual China e Rússia se completam, um precisa do outro.

Vida longa a Putin e Xi, esses países sob esses líderes são vitais para a divisão de poder e o fim da hegemonia americana.

pangloss
pangloss
Reply to  WSilva
2 anos atrás

Sim, o encaixe é perfeito. A propósito, a Rússia não está em boa posição, nesse encaixe.

WSilva
WSilva
Reply to  pangloss
2 anos atrás

Os aliados dos EUA também não estão.

O Putin mesmo já disse que a China vai acabar com a hegemonia dos EUA, com ajuda da Rússia isso pode acontecer mais rapidamente.

Ninguém aguenta mais os EUA com sua ditadura internacional. rs

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Realmente.
Isso é realmente muito mais relevante.

oglobo.globo.com/mundo/china-russia-anunciam-parceria-sem-limites-em-meio-tensoes-com-potencias-ocidentais-1-25380470

Camargoer
2 anos atrás

Caros colegas. Supondo que a Ucrânia produza um vídeo falso encenando que as tropas ucranianas façam uma provocação e divulgue como sendo produzido pela Rússia, seria isso um motivo para a Otan interferir na crise em favor da Ucrânia?

Jacinto
Jacinto
Reply to  Camargoer
2 anos atrás

Interferir em que sentido?

Camargoer.
Reply to  Jacinto
2 anos atrás

Olá Jacinto. Talvez acusar a Rússia de ter armas de destruição em massa, por exemplo…. alguma vila ucraniana bombardeada com armas químicas… disseminação de um vírus… dizer que Putin é o mair corrupto do mundo…

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

E o que o Ocidente irá fazer? invadir a Rússia?

Camargoer.
Reply to  100nick-Elã
2 anos atrás

Caro 100. Acho muito difícil qualquer um de nós prever o que irá acontecer. A maioria dos movimentos diplomáticos são secretos (como revelaram os conteúdos das cartas recentemente vazadas para a imprensa) ou estão estão camufladas por declarações bombásticas mas possivelmente inverídicas do Pentágo e da diplomacia dos EUA. Quando escrevi sobre Ucrãnia fazer um vídeo falso que seria divulgado como se fosse um vídeo falso feto pela Russia sobre uma movimentação de tropas ucranianas atacando tropas russas é obviamente uma redução ao absurdo para mostrar que muitas destas declarações da inteligência dos EUA tem o objetivo de confundir e… Read more »

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Caro Camaroger, esse é o seu desejo, que o Ocidente invada a Rússia. Dá para perceber isso nas entrelinhas. Mas não se preocupe, eu também desejo o mesmo que você, apenas por motivos diferentes. Você acredita que o Ocidente é invencível e que vai dar uma grande surra na Rússia. Eu já acredito que o Ocidente não é invencível, ao contrário, é fraco e a única coisa que é assustador do Ocidente é o seu potencial nuclear – potencial que a Rússia tem maior e melhor. Já eu, acredito que se o Ocidente invadir a Rússia, vai tomar uma surra… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Camargoer

Com a Rússia, o buraco é beeeeeeeeeeem mais embaixo.
Além disso, a situação mundial está tomando novos rumos.
Hoje foi assinada uma declaração conjunta entre Rússia e China anunciando cooperação irrestrita e a chegada de uma nova ordem mundial.
Combinado ao ‘esfarelamento’ da OTAN em vista dos interesses conflitantes de vários de seus membros, diria que a chance de qualquer intervenção é zero.
Diria até negativa, se existisse tal probabilidade.

Camargoer.
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Olá AntonioK. Concordo com você. Neste momento, ninguém consegue prever o que irá acontecer. Há uma óbvia ação de desinformação, misturando ameaças com invencionices. Tudo isso é um grande caldo para gerar teorias de conspiração e servir de cortina de fumaça para os reais motivos da crise e dos reais movimentos diplomáticos dos países envolvidos. Pouso se falou da reunião de Putin com Xi, muito mais importante que as supostas declarações da inteligência dos EUA. Há poucos dias, vazou as cartas enviadas pelo ocidente para Putin propondo um acordo que incluiria desarmamento e desmobilização, em uma direção totalmente diferente das… Read more »

Hcosta
Hcosta
Reply to  Camargoer
2 anos atrás

Tinham que provar que o ataque era Russo, difícil de provar a não ser com dados de satélite ou outros, já que podiam sempre afirmar que o ataque era feito pelos “separatistas”.

Hélio
Hélio
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

Ué, não fizeram isso com o tal míssil que derrubou o avião civil e que os ucranianos juram de pés juntos que estava registrado no inventário russo?
Não há o que investigar, essas investigações atender a interesses muito promíscuos.

pedro
pedro
Reply to  Camargoer
2 anos atrás

OTAN é uma aliança que apenas usada para atacar paísecos de terceiro mundo, ou que estejam fo….dos apos anos de guerra civil para servir aos interesses dos EUA, Inglaterra, França e Alemanha. Na hora que surge um adversario “mais ou menos” ela foge. Basta ver o Irã que deita e rola e ela nunca fez p…..nenhuma!
A Russia se quiser pode invadir todo o leste europeu que a OTAN nao mexerá um musculo, pois isso de nada afeta os interesses dos países acima mencionados.

Hcosta
Hcosta
Reply to  pedro
2 anos atrás

Sim, felizmente a OTAN só teve de atuar em força nas guerras dos Balcãs e na guerra contra o Terrorismo. Acrescenta-se as missões de cooperação, vigilância e dissuasão na Europa e outras partes do Mundo.
E como é que o Irão se relaciona com a OTAN?
Ela não fez nada porque não é a sua função. A OTAN é uma organização defensiva.

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

“Ela não fez nada porque não é a sua função. A OTAN é uma organização defensiva.”

Concordo. A Líbia realmente era uma ameaça à Europa. A China lá do outro lado do mundo também é uma ameaça à Europa, certamente há uma ameaça do PLAN/PLANMC desembarcar tropas na Itália e Grécia.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Gilson Moura
2 anos atrás

A mesma situação do que o Irão. Até há países da OTAN com boas relações com a China.
O problema é que confundem países da OTAN com a própria OTAN…
E a Líbia era uma ameaça…

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

Exatamente, concordo totalmente. A Líbia era uma ameaça a Europa. Não se via essa ameaça desde a queda da URSS.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Gilson Moura
2 anos atrás

Qualquer guerra nas proximidades é um problema devido aos refugiados como o que aconteceu com a Síria e sem falar nos ataques à população civil. Quando a intervenção aconteceu o país já estava em guerra. Neste caso talvez a OTAN errou por fazer apenas ataques e não colocar tropas no terreno. Mas tinha muito mais a acontecer no Médio Oriente e Norte de África.

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

Concordo. Nada melhor do que acabar com uma crise de refugiados que bombardeando e invadindo um país.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Gilson Moura
2 anos atrás

Pelo seu comentário demonstra que não quer entender o que se passou na Líbia.
E até parece que não sabe a diferença entre a Líbia e a Síria.

Last edited 2 anos atrás by Hcosta
Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

Como assim não quero entender?

Eu estou concordando totalmente com você. Toda a sua análise acima eu subscrevo.

Fabricio Lustosa
Fabricio Lustosa
2 anos atrás

Minha nossa, é cada uma. Putin é o satânico Doutor No daqueles filmes antigos do 007. Ao menos é o q esse ocidente, a maior parte dele, tenta inculcar no imaginário popular. Que piada, e de mal gosto. Essa movimentação de tropas para países da OTAN de forma a ameaçar a Rússia, com um litígio em terras distantes, só por ai já faz cair por terra a falácia de que a OTAN é uma aliança “defensiva”. Ou seja, qualquer problema com a Rússia, não importa onde seja, se escalar já temos tropas e todo tipo de armamento nas fronteiras russas:… Read more »

Leopoldo
Leopoldo
2 anos atrás

Agorinha será invasão alienígena como o governo EUA dissemina falsas informações. Isso já tradicional por la.

Allan Lemos
Allan Lemos
2 anos atrás

Dos mesmos produtores de “Saddam está fabricando armas de destruição em massa”…

Agressor's
Agressor's
2 anos atrás

Operação Mockingbird   Um dos programas mais ambiciosos, absolutamente, já lançados pela CIA foi a operação Mockingbird, um projeto de propaganda que foi implementado no início dos anos 1950. Foi uma grande empreitada que uniu uma considerável quantidade de agentes da CIA e 3.000 colaboradores na tentativa de ganhar algum controle sobre a imprensa livre, alimentando alguns grupos de repórteres e de informação através de jornais em casa e no exterior para filtrar os tipos de histórias que iriam para o público. No seu auge, o programa incluía escritores para o New York Times, Newsweek, Time Magazine e entre as… Read more »

Hcosta
Hcosta
2 anos atrás

Este conflito está cheio de ações deste tipo.
Porque os soldados não tinham insígnias, nem as marcações nos veículos, a companha de desinformação apôs o abate do avião comercial, o “genocídio” do Ucranianos de origem russa, as notícias de uma eventual invasão da OTAN, etc…

Fazer um vídeo é coisa básica

João Nogeira
João Nogeira
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

Os atores não tinham insigneas… Não os soldados, se existe o filme, ou é adaptação de material velho americano

Hcosta
Hcosta
Reply to  João Nogeira
2 anos atrás

Estou a referir aos “little green men” que surgiram no início do conflito.
https://en.wikipedia.org/wiki/Little_green_men_(Russo-Ukrainian_War)

E a parte de Donbas relacionada com a composição das forças separatistas e a invasão de 2014
https://en.wikipedia.org/wiki/Russo-Ukrainian_War#Donbas_War

LucianoSR71
LucianoSR71
2 anos atrás

Não vou me possicionar se essa história é real ou não, afinal relações internacionais não são pautadas por escrúpulos e compromissos c/ a verdade – isso vale p/ TODOS os países. Minha intenção é só lembrar que esse tipo de estratégia foi usada por Hitler p/ justificar a invasão à Polônia – fomos agredidos, só estamos reagindo…

Camargoer.
Reply to  LucianoSR71
2 anos atrás

Olá Luciano. Essa estratégia foi usada por Hitler para invadir a Polônia e também para anexar os Sudetos. Foi usada pelos EUA para invadir o Iraque também. Outra estratégia muito utilizada são as “revoluções coloridas” além da “teoria do choque”.

pedro
pedro
2 anos atrás

Se a Russia for fazer um “false flag”, basta fazer como os EUA: Inventem que o país tem armas de destruição em massa, invadam-no sem qualquer respaldo e daí ao nao achar as armas, alegue que eles o repassou para algum outro país desafeto seu. Ou então, antagonize algum meio naval do outro lado, ataque-o e qdo ele o contra-atacar, use a midia para passar a imagem que vc sempre foi o “agredido” no caso e com isso use tal situação para declarar guerra ao mesmo. Ou melhor ainda, aleguem que o presidente do mesmo é contrabandista de drogas, invada… Read more »

Andrey
Andrey
2 anos atrás

Ataque de falsa bandeira quem entende e muito é americano.
Esses DEMOniocratas só vão sossegar quando começarem uma guerra para abafar a tragédia do governo do João Bidê.

Só podemos rezar para que não levem o mundo nessa loucura.

Camargoer.
Reply to  Andrey
2 anos atrás

Caro Andrey. Há anos os EUA usam a mídia para preparar a opinião pública (principalmente dentro dos EUA) de suas operações de intervenção no exterior, independente se são governos democratas ou republicanos.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Estudem a história da Guatemala e verão como os EUA e outros países ocidentais do dito “primeiro mundo” fizeram sua riqueza…Através de ações contra países menores mundo afora como golpes de estado, assassinatos políticos e patrocínio de ditaduras e grupos terroristas…Tudo o que conquistaram foi construído em cima de sujeiras, trapaças, guerras e desgraças… Foi assim como os EUA se tornaram a maior potência do mundo, da mesma forma que todos os demais impérios da história: explorando outros povos e nações. Ostentando poderio bélico e demais embargos político-sociais e econômicos…Como dizia Honoré de Balzac : “Por traz de toda fortuna… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Agressor's
Agressor's
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Gravação mostra como a CNN fabrica uma notícia falsa nas ruas :

https://www.youtube.com/watch?v=Lpo650pl3Fc

Jornalista alemão denuncia controle da CIA sobre a mídia :
 
https://www.youtube.com/watch?v=GjH-bwAUkqY

Terrorismo e o documento Northwood :

https://www.youtube.com/watch?v=grgvORYTfz0

As Dez Estratégias de Manipulação das Massas de Noam Chomsky :
 
https://www.youtube.com/watch?v=xBVUBJXWXWY

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Agressor's
Agressor's
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Para refletir e entender o que está acontecendo no Mundo e no Brasil. Estratégias usadas, intensamente, pelas elites do Poder, tanto da esquerda, como da direita, no Poder. O Poder dominante, do momento. Um dos principais vetores, de tais estratégias, são as novelas e noticiários das TVs, em geral…

Hcosta
Hcosta
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Ou têm que justificarem as suas ações perante a opinião pública.
O maior problema surge quando não precisam deste apoio para governarem…

dfghanyak
dfghanyak
2 anos atrás

Esse “alto funcionário”, juntamente com os eua, acham que enganam quem com essas acusações?

Red Pill - 红色药丸
Red Pill - 红色药丸
2 anos atrás

Não ia ser em janeiro a invasão ?

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  Red Pill - 红色药丸
2 anos atrás

Foi adiada. Agora será em fevereiro. No final de fevereiro, ao que tudo indica, será prorrogada para março.

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  Red Pill - 红色药丸
2 anos atrás

Ah, e tem 170 mil tropas russas com base na análise do nosso intendente Augusto L que afirma ter em posicionamento 56 BTGs próximo à Ucrânia com 93 mil tropas. Agnelo, nosso comandante da força mecanizada pode dar maiores detalhes sobre isso.

Varg
Varg
2 anos atrás

De false flag os americanos entendem bem, vide a Guerra Híspano-Americana, a qual ainda teve o apoio de magnatas da mídia como W.R. Hearst insuflando a opinião pública estadunidense.

João Nogeira
João Nogeira
Reply to  Varg
2 anos atrás

Enfim história!

Anderson
Anderson
2 anos atrás

De ‘false flag’ o Ianquestão entende.

João Nogeira
João Nogeira
2 anos atrás

First blood! E putim contratou o Naro pro filme, Rambo 11 ! E dizem que a Ucrânia é governada por ex palhaço. Fake news para provar fale news… Nós aumenta mas não inventa

Wagner
Wagner
2 anos atrás

Esse episódio já está virando novela mexicana,até os ucranianos já pediram para os EUA pararem de passar vergonha.

Emmanuel
Emmanuel
2 anos atrás

Essa história já está enchendo o saco.
Se alguém for atacar, ataque logo.
Parece novela mexicana.

Hélio
Hélio
2 anos atrás

“acuse-os do que você faz”.
Recurso muito utilizado pelos EUA para iniciar guerrasz desde o Vietnã até a Síria.

Veiga 104
Veiga 104
2 anos atrás

Igual as fotos das armas de destruição em massa para justificar a invasão do Iraque.

Talisson
Talisson
2 anos atrás

Primeiro Biden precisa mostrar as armas de destruição em massa que eles acharam no Iraque. (Sarcasmo).
Americanos estão acusando demais para quem mentiu descaradamebte em 2003.

Camargoer.
Reply to  Talisson
2 anos atrás

Olá Talisson.. Provavelmente,a próxima declaração do governo dos EUA será sua suspeita que a Rússia tem armas de destruição em massa…

Augusto
Augusto
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Essa foi boa Camargoer, tenho que admitir, kkkkkk.

Mercante
Mercante
2 anos atrás

Eu não entendo os dislikes deste site, a maioria dos comentários é de gente sensata que sabe que os EUA são especialistas em false flag(Vietnã, Iraque, Granada…), mas o número de dislikes em comentários anti-eua é grande. Será que é algum bot?

Luis
Luis
Reply to  Mercante
2 anos atrás

Até agora, 6:15 h, foram 989 visualizações na postagem e 41 comentários.
O que leva você a acreditar que só quem comenta dá like ou dislike?
Tudo leva a crer que a maioria das pessoas que visualizaram o blog, neste tópico, não concorda com o seu posicionamento Eu, por exemplo não comento, com raras exceções, mas dou like ou dislike nos comentários de acordo com o meu posicionamento no assunto discutido.

Varg
Varg
Reply to  Mercante
2 anos atrás

A maioria dos deslikes é de gente que nem comenta nada nos blogs da Trilogia e que devem ser inclinados à Direita/Extrema Direita. A hipótese de que possam ser bots também é bem plausível.

Camargoer.
Reply to  Mercante
2 anos atrás

Olá Mercante. Fico intrigado. Será que alguns colegas aqui na trilogia são ameaças tão grandes assim para merecerem tal preocupação?

Maurício.
Maurício.
Reply to  Mercante
2 anos atrás

Mercante, a verdade dói, por isso os deslikes, todo mundo que não tem uma ideologia barata sabe que os americanos gostam de uma false flag, mas a ideologia não deixa eles pensaram o contrário, mesmo sabendo da verdade, outro exemplo, fala que a Arábia Saudita é uma ditadura para você ver…rsrsrs
Os caras piram, mesmo sabendo que é uma ditadura, mas não esquenta, eles só sabem dar o deslike, argumentar que é bom…??

Last edited 2 anos atrás by Maurício.
Mercante
Mercante
Reply to  Maurício.
2 anos atrás

Sei come é. Já vi muita gente dizendo que o Irã é mais autoritário que a Arábia Saudita, país que nem Constituição tem e sua política é de um absolutismo aos moldes do Ancien Régime. Nessas horas eu parabenizo a CIA por ter feito uma lavagem cerebral por meio de filmes nessa garotada.
Em tempo, não sei se a trilogia tem alguma ligação com o site defesanet, se tiver, fará sentido esse número elevado de olavistas e pessoal do terça-livre que dão dislikes em comentários minimamente criticando os EUA.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Mercante
2 anos atrás

“Nessas horas eu parabenizo a CIA por ter feito uma lavagem cerebral por meio de filmes nessa garotada.”

Mercante, eu adoro os filmes do Rambo, minhas fotos de aniversário na década de 80/90 é quase tudo com fantasia e boneco(que tenho até hoje) do Rambo, mas não podemos negar que os EUA fazem as mesmas coisas que Russos e Chineses fazem por seus interesses, e “false flag” é uma delas, mas tem um pessoal que nega isso, negam também que os EUA tem seus ditadores de estimação.

Mgtow
Mgtow
2 anos atrás

Só digo uma coisa PUTIN FAÇA O QUE TEM QUE SER FEITO.
E se a situação descambar para algo que fuja do controle da Rússia não tenha cerimônia APERTE O BOTÃO.

Oráculo
Oráculo
2 anos atrás

“Matéria do Washington Post”.

Impressionante como a grande mídia norte americana trabalha de mãos dadas com os presidentes democratas.

Estão tentando a todo custo desviar o foco do fracasso da gestão da Múmia da Casa Branca.
E de novo os russos são o motivo usado pra soltar uma cortina de fumaça.

Essa invasão não vai ocorrer.
Os soldados russos vão ficar na fronteira pelos próximos anos.

E a Múmia da Casa Branca volta e meia vai reclamar do Putin, que no fim das contas adora toda essa atenção que recebe.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Oráculo
2 anos atrás

A indústria de armas estadunidense financia e controla tanto os ditos “republicanos” como os “democratas”, portanto quem trabalha de mãos dadas atuando pela causa de interesses obscuros são esses partidos…A maior fonte de “doações” de recursos para campanhas eleitorais desses partidos provém exatamente da indústria de armas estadunidense…

Deve ser uma honra usar uma farda pra morrer defendendo a ganância entre ricos. Pior ainda é achar que morreu como herói. Essa é a ideia das elites econômicas causadoras das guerras…

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Varg
Varg
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

Finalmente alguém colocou o dedo na figura!

Varg
Varg
Reply to  Varg
2 anos atrás

Ferida*

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

Percebeu a quantidade de deslikes ? Somente porque disse a verdade.
E é isso mesmo. Que achem que a Rússia é o Iraque. Que o Putin é o Sadam. E tentem tirar os Russos da terra deles e roubar-lhes as suas riquezas naturais.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Oráculo
2 anos atrás

Nos EUA essa dicotomia político-ideológica entre republicanos x democratas é algo explorado com maestria para manipular as massas e faze-las de massa de manobra de uma elite econômica que domina e dita todos os rumos da nação. Tudo é montado e feito pra passar a ilusão aos cidadãos comuns de que eles tem algum poder de escolha ou de decisão em algo… Reflitam sobre isso…Não existem partidos de “esquerda ou direita”…O que a de verdade são políticos e empresários corruptos, artistas, empresas jornalísticas, canais de televisão que querem é viver de dinheiro público ou seja dinheiro de nossos impostos…Quando a… Read more »

Varg
Varg
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

Como uma vez eu ouvi, Republicanos e Democratas são as duas faces da mesma moeda. A diferença primordial é que estes últimos usam a bandeira da pluralidade e representatividade de minorias.

Mercante
Mercante
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

Sério, qual a lógica desse tanto de dislike? Qual a mentira apontada pelo companheiro?

Camargoer.
Reply to  Oráculo
2 anos atrás

Ola Oráculo. A grande mídia dos EUA trabalha de mãos dadas com o Pentágono e com o Departamento de Estado há anos, qualquer que seja o governo. Durante o período BushJr, a cobertura antes e depois da guerra do Iraque foi apenas replicar press releases.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
2 anos atrás

Sempre fizeram isso. Quantas guerras fizeram assim ? Da invasão do México para subtrair-lhe os territórios. Da guerra contra a Espanha para afastá-la das imediações e áreas de influencias. Sempre colocava uma canhoneira navegando pelas aguas jurisdicionais do país em flagrante desrespeito e provocação, tal como no golfo de Tonquim. Quantos governos eleitos pelo povo derrubados. Agora que pela primeira vez pós segunda guerra, encontraram um inimigo de verdade. Esse melindre todo

Antonio Palhares
Antonio Palhares
2 anos atrás

Por muito menos que isso.
Os Estados Unidos arrebentaram muitos países.
Porquê este melindre todo com a Rússia ?
Porquê esta paciência toda?

Jefferson
Jefferson
2 anos atrás

Eu continuo apoiando a Rússia nessa questão. O ocidente descumpriu todos os acordos e deseja desestabilizar a região. Os EUA é um câncer na Europa.

paulo araujo
paulo araujo
2 anos atrás

O fantasma de Richelieu quase resolve os problemas da América “Rússia e China, mon ami, estão fazendo um favor ao Ocidente”, disse o clérigo, pairando sobre o tapete da minha sala. Por SPENGLER 4 DE FEVEREIRO DE 2022 Asia Times Retrato do Cardeal Richelieu por Philippe de Champaigne e oficina. Imagem: Arquivo da Galeria Nacional de Londres “Rússia e China, mon ami, estão fazendo um favor ao Ocidente”, disse o cardeal Richelieu – ou melhor, um avatar de Richelieu em realidade virtual pairando alguns metros acima do tapete da minha sala.  Eu havia consultado pela primeira vez o Fantasma do… Read more »

Adriano Madureira
Adriano Madureira
2 anos atrás

de “operação de bandeira falsa ” os estados unidos entendem muito bem…

carvalho2008
carvalho2008
2 anos atrás

Ou seja, forças vocacionadas ao controle interno…isto que é democracia….

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  carvalho2008
2 anos atrás

não se aprende nunca…

Leandro Malheiros
Leandro Malheiros
2 anos atrás

Mais uma informação da mesma (des)inteligencia que afirmou que o Iraque tinha armas de destruição em massa.