O Parlamento Europeu adotou solução nesta quarta-feira que reconhece a Rússia como Estado patrocinador do terrorismo, argumentando que seus ataques militares contra alvos civis ucranianos, como infraestrutura de energia, hospitais, escolas e abrigos, violam o direito internacional.

A medida é amplamente simbólica, já que a União Europeia não possui uma estrutura legal para respaldá-la. Ao mesmo tempo, o bloco já impôs sanções sem precedentes à Rússia por causa da invasão da Ucrânia.

Moscou reagiu com raiva à decisão do Parlamento Europeu.

“Proponho designar o Parlamento Europeu como patrocinador da idiotice”, escreveu a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, no Telegram.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, saudou a decisão do Parlamento Europeu. “A Rússia deve ser isolada em todos os níveis e responsabilizada para acabar com sua política de terrorismo de longa data na Ucrânia e em todo o mundo”, escreveu ele no Twitter.

Zelenskiy instou os Estados Unidos e outros países a declararem a Rússia um estado patrocinador do terrorismo, acusando suas forças de atacar civis, o que Moscou nega.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, até agora se recusou a listar a Rússia, apesar das resoluções em ambas as câmaras do Congresso instando-o a fazê-lo.

O Departamento de Estado dos EUA atualmente nomeia quatro países – Cuba, Coréia do Norte, Irã e Síria – como patrocinadores do terrorismo, o que significa que eles estão sujeitos a uma proibição de exportação de defesa e restrições financeiras.

Na UE, os parlamentos de quatro países até agora designaram a Rússia como um estado patrocinador do terrorismo, de acordo com o Serviço de Pesquisa do Parlamento Europeu: Lituânia, Letônia, Estônia e Polônia.

FONTE: Reuters

Subscribe
Notify of
guest

58 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leonardo M.
Leonardo M.
1 ano atrás

Onde estava esse mesmo parlamento quando os mesmos fizeram isso com a Líbia?

Andre
Andre
Reply to  Leonardo M.
1 ano atrás

Qual parte do território líbio foi absorvido pelos europeus?

Maurício.
Maurício.
Reply to  Andre
1 ano atrás

O que eu li no texto, o tal parlamento fica mais focado no ataque contra alvos civis, agora, me responde uma coisa, os teus amados (usando teu linguajar) americanos, só no Iraque mataram mais de 200 mil civis, fora os que não entraram nesse número, o que aconteceu com eles? Receberam algum tipo de punição? Isso que nem vou falar do Afeganistão, onde eles matavam até civis casando! Hipócritas, é isso que esses parlamentares são, onde está a Arábia Saudita nessa lista como patrocinador de terrorismo? Onde está o próprio Catar, que recentemente até o Trump acusou de patrocinar terrorismo?… Read more »

Carlos
Carlos
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Lamento comentar aquilo que não gosto, mas recordaste de Lockerbie? Tens conhecimento do que está escrito na carta das Nações Unidas? Sabes quem apoia as diferentes fações que se combatem na Líbia? Também deves saber que não foi a intervenção militar da OTAN que provocou a morte de milhares de civis, mas sim a guerra civil que ainda continua. Também sabes quem cometeu os atentados de 11 de Setembro, suponho que também saibas onde esse grupo terrorista treinava e se refugiava? Suponho que também saibas de uma organização cujo o artigo 5 do Tratado afirma “Um ataque a um dos… Read more »

Andre
Andre
Reply to  Carlos
1 ano atrás

Bem, parece que sua cruzada anti EUA enfraqueceu sua memória. A ação na guerra cívil líbia foi discutida na onu e teve amplo apoio a aprovação, antes de acontecer, inclusive da Rússia. Não foi uma invasão com objetivo único de conquistar território.

Comparar a atual invasão russa com as ações na libia é demonstrar falta de conhecimento ou pior.

Alias, isso é só um esforço para justificar as trapalhoardas do amado líder russo.

Carlos
Carlos
Reply to  Andre
1 ano atrás

A cruzada anti ocidental, é uma cruzada doentia, cheia de inveja e que ofusca a clarividência mesmo sem saber o que diz a carta das nações unidas e as decisões tomadas pelo Conselho de Segurança que legalizam ou tornam ilegais atos de alguns países

Leonardo M.
Leonardo M.
Reply to  Andre
1 ano atrás

Que parte não foi bombardeado por caças franceses, italianos e ingleses?

Hcosta
Hcosta
Reply to  Leonardo M.
1 ano atrás

https://en.wikipedia.org/wiki/2011_military_intervention_in_Libya

Até a Rússia, a China e o Brasil permitiram a intervenção militar…

Leonardo M.
Leonardo M.
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Verdade

A FAB enviou para a bases italianas A-1 e F-5 para bombardear o Gadaffi
Foi lindo!!!! Batismo de fogo da FAB na era a jato

Andre
Andre
Reply to  Leonardo M.
1 ano atrás

Para vc ver como foi uma ação bem diferente da atual invasão russa. Depois de pesadas perdas, os russo quase não usam mais seus caças.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Leonardo M.
1 ano atrás

A propaganda naziotan sempre diz que seus inimigos são uma ameaça para o mundo ou que são terroristas e assassinos. No entanto, a história já mostrou que o país que mais promove guerras no mundo são os EUA seguido de seus asseclas da europa. Os eua é o único país até hoje a utilizar bombas atômicas sobre população civil dizimando centenas de milhares de inocentes que não eram sequer militares. A pouco tempo os estadunidenses também foram expostos ao mundo pelos vazamentos do wikileaks. Estavam utilizando a NSA para espionar chefes de Estado do mundo todo, incluindo até aliados como… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Carlos
Carlos
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Uau tantas coisas que tu sabes. Parabéns, mas faltou dizer que a imprensa ocidental é livre e que a imprensa tanto na Rússia como na China não é livre, Nos EUA soubeste do caso Watergate mas na Rússia e muito menos na China saberás alguma coisa, tanto mais que para os russos não há guerra na Ucrânia, e também sabes, porque é no ocidente que uma empresa chinesa patrocinava uma equipa de basquetebol norte americana mas retirou esse patrocínio porque o treinador dessa equipa criticou as ações da China em Hong Kong. Também sabes que a Venezuela comprou material de… Read more »

Henrique
Henrique
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

“São os EUA! 17 bases militares estadunidenses estão exatamente do lado da Amazônia Brasileira.”

O Sujetinho defende a Rússia, um país que violou a soberania do vizinho com intuito de anexar terras e do nada vem papinho fulera hipócrita de Amazônia…

cara, é só fazer igual a russetiis aqui dizem pra Ucrânia fazer… se rende pros eua e entrega a floresta, problema resolvido…

bastante óbvio quem é realmente nossa maior ameaça…” é as russeti tupiniquim

PACRF
PACRF
1 ano atrás

A Rússia não ganhou uma no front diplomático. Não consegue avançar no front militar, aliás, está até recuando. No front econômico, perdeu quase tudo o que tinha avançado na era Putin em relação ao Ocidente. Enfim, fica cada vez mais difícil o Putin convencer o mundo e os próprios russos, que está valendo a pena invadir a Ucrânia para livra-la de “nazistas”.

Last edited 1 ano atrás by PACRF
Edu
Edu
Reply to  PACRF
1 ano atrás

Perdeu as melhores tropas em troca de meia dúzia de cidades arrasadas. Nenhum objetivo estratégico alcançado.

Agressor's
Agressor's
Reply to  PACRF
1 ano atrás

Um fato muito importante que não vejo abordagem é a dependência da indústria dos semicondutores do paládio e xenônio. A Ucrânia tem 50% do mercado de gases nobres e a Rússia 20%, sem esses gases não tem semicondutores e chips. Agora a Rússia domina 70% deste mercado!

O mundo é o tabuleiro de xadrez, os recursos naturais são as peças, os países são os jogadores, e a Rússia é o Karpov. Quem vai se dar bem no final disso será a Rússia. Asiáticos, russos e mundo islâmico vão dominar tudo…

Teófilo
Teófilo
1 ano atrás

Simplesmente, ninguém liga.

Edu
Edu
Reply to  Teófilo
1 ano atrás

Doeu, né?

Teófilo
Teófilo
Reply to  Edu
1 ano atrás

Fique tranquilo.
Esse documento será assinado à luz de velas.

Nei
Nei
Reply to  Teófilo
1 ano atrás

Aqui temos um apoiador de Putin!
Ontem diversos ataques a alvos civis e continua a dizer que não são terroristas?

André K
André K
Reply to  Teófilo
1 ano atrás

Tem 9 meses que vocês estão falando isso. Quanto tempo mais devemos aguardar?

Andre
Andre
Reply to  Teófilo
1 ano atrás

A porta voz do ministério das relações exteriores russo liga.

Teófilo
Teófilo
Reply to  Andre
1 ano atrás

Ligou para Putin para anunciar mais decisão inútil.

Andre
Andre
Reply to  Teófilo
1 ano atrás

além disso, ficou chateadinha e foi no Telegram soltar um pouco de mimimi.

Luciano
Reply to  Teófilo
1 ano atrás

Acho que vc se enganou, ninguém mais liga é o que aquele porta-voz do Kremlin fala.

Satyricon
Satyricon
Reply to  Teófilo
1 ano atrás

Não se afobe, isso é apenas um processo, cujo primeiro passo foi dado.

O resultado final será a remoção do estado terrorista do conselho de segurança da ONU.

Edu
Edu
1 ano atrás

Julgamento por crimes de guerra no horizonte.

Edu
Edu
Reply to  Edu
1 ano atrás

Não estou nem aí pra governo. O problema é a população. Os ucranianos estavam vivendo suas vidas. A Rússia invadiu, destruiu casas, tirou vidas inocentes. Está errado e pagará caro por isso.

Teófilo
Teófilo
Reply to  Edu
1 ano atrás

Quem está pagando caro é a Europa.
E no preço do gás.
E dizem que vai piorar muito.

Edu
Edu
Reply to  Teófilo
1 ano atrás

E isso é problema deles. Não entendo o seu problema com isso.

Nei
Nei
Reply to  Teófilo
1 ano atrás

Dizem, dizem. Rússia dizia que a Operação iria ser curta, faz 9 meses ontem. Que erra para combater terrorismo, depois laboratórios químicos nunca encontrados, que não queria terra nenhuma e está anexando território sem análise e acompanhamento de órgãos internacionais, atacando alvos civis longe do front.
Mentira atrás mentira.

Carlos
Carlos
Reply to  Teófilo
1 ano atrás

Aqui o botijão já esteve bem caro e tu falas na Europa? À 8 meses no canal Razões Económicas existe um vídeo intitulado “Por que a Economia Da Rússia Está em Declínio?” onde está bem documentado o porquê da Rússia já ter perdido a guerra e existe um outro bem mais recente que fala no fim da era de Putin e recomendo uma declaração feita por Mathias Alencastro “Alencastro diz que Putin deve usar fornecimento do gás russo para estrangular economia europeia” mas afirma que a Europa vai seguir e no longo prazo o problema é russo

Ostrogodo
Ostrogodo
Reply to  Edu
1 ano atrás

E quem vai julgar? Kkkk vc viaja, parece um adolescente eufórico

Nilo
Nilo
Reply to  Ostrogodo
1 ano atrás

O parlamento europeu ao tomar esta decisão esta tentando forçar a Rússia a não jogar mais misseis na infraestrutura eletrica da Ucrania, não vai dar em nada. Os russos irão continuar neste inverno a lançar misseis prinncipalmente na cidade de Kiev.
Quando EUA invadiu o Iraque e destriu de forma avassaladora a infraestrutura do civil e militar, não deixando pedra sobre pedra o munndinho europeu silenciou.

Last edited 1 ano atrás by Nilo
Edu
Edu
Reply to  Nilo
1 ano atrás

Quem não consegue vencer as tropas, tem que adotar esta estratégia covarde mesmo.

Teófilo
Teófilo
Reply to  Nilo
1 ano atrás

Como dito aqui, a Ucrânia está se tornando o Paraguai da Europa.
E os russos vão atacar no inverno.

Edu
Edu
Reply to  Teófilo
1 ano atrás

Sem uniforme vai ser difícil.

Nei
Nei
Reply to  Teófilo
1 ano atrás

Nem aviões Ocidentais que são a maioria nas companhias aéreas de lá, não tem peças para voar mais. Está no limite de mísseis de precisão.
Essa Guerra, custará caro a Ucrânia e Rússia, principalmente ao povo.

Andre
Andre
Reply to  Teófilo
1 ano atrás

Como o presente tem mostrado a russa apenas recuando, aos putinzetes sobra o sonho de um futuro melhor. O problema é que esse futuro nunca chega.

Essas têm sido as duas semanas mais longas da história.

Nei
Nei
Reply to  Nilo
1 ano atrás

Qualquer pessoa, consegue ver a diferença do contexto das duas Guerras.
Todos estão errados, mas nessa da Rússia, não tem nada concreto. Primeiro era por uma coisa, depois outra, depois outra.
Esse é o problema, o motivo é só por causa da Otan.
Todo país tem direito de se alinhar a quem quiser e a Ucrânia, cansou de ser sucateada pela Rússia e resolveu ir para o Ocidente, ou seja, respeite sua soberania daquele país, de decidir o que quiser.

Nilo
Nilo
Reply to  Nei
1 ano atrás

Nei boa noite, isso é uma guerra por procuração, dos EUA com a Rússia, uma guerra que envolve disputa pelo velho continente, sem essa perspectiva histórica fica realmente difícil de entender as motivações tanto americana quanto russa, recentemente o Secretário de Defesa Americano ao discursa deixou em algumas linhas a importância desse conflito.

André K
André K
Reply to  Nilo
1 ano atrás

“Os russos irão continuar neste inverno a lançar misseis principalmente na cidade de Kiev.”
Formidável, não é mesmo?!
Conte mais sobre como é apoiar um governo tirânico que faz essas coisas. Ah, antes que use, não venha com whataboutism (e os EUA?), isso não é desculpa.

Nilo
Nilo
Reply to  André K
1 ano atrás

Bem, isso é um conflito militar de proporções global, ao acerta alvos de infraestrutura civil, a Rússia demorou, quando a anos os Ucranianos vem destruindo a população ucraniana de fala russa, e os cidadãos da capital estão e estiveram literalmente cagando para isso, a Rússia vai continuar a infligir perdas no sistema elétrico e não será o parlamento europeu que irá assustar os russos.

Edu
Edu
Reply to  Ostrogodo
1 ano atrás

Haia.

Slowz
Slowz
Reply to  Edu
1 ano atrás

E quem vai julgar ? Os países que mais cometeram crimes de guerra ? 😂😂😂

Monarquista
Monarquista
1 ano atrás

Rússia antes: 2ª maior potência militar mundial, pondo medo até os EUA.
“Quem interferir vai sofrer consequencias terríveis.”
” Em 2 semanas chegamos a Berlim, em 2 meses chegamos a Portugal.”

Rússia agora: 2ª maior potência militar na Ucrânia.
“Ain, estamos avançando, só que pra trás.”
“Missel faz kab um, só que em bairro residencial e escolas.”
” Ain, não somos terroristas seus idiotas”

Se os EUA fosse um time de futebol, seus cidadãos estariam dizendo: como decaiu nosso rival!

Edu
Edu
Reply to  Monarquista
1 ano atrás

Equipamento pra desfile e propaganda, falta de treinamento, modernização de velharia da década de 70 e corrupção sistêmica. Já acharam drone com câmera tipo Gopro.

Slowz
Slowz
Reply to  Monarquista
1 ano atrás

“ Rússia antes: 2ª maior potência militar mundial, pondo medo até os EUA. “

A Ucrânia está esperando até hj a exclusão aérea ou caças, mas advinha.
“ não queremos nos envolver diretamente em conflito com a Rússia “ .

Eromaster
Eromaster
1 ano atrás

Isso é politicagem irrelevante mundialmente. O mundo inteiro sabe perfeitamente quem são os verdadeiros patrocinadores de terrorismo.

Last edited 1 ano atrás by Eromaster
Ostrogodo
Ostrogodo
Reply to  Eromaster
1 ano atrás

Perfeito

Edu
Edu
Reply to  Ostrogodo
1 ano atrás

Pode falar tudo isso quando estiver na frente da Corte.

Eromaster
Eromaster
Reply to  Edu
1 ano atrás

Corte de onde? Da sua mente?

fillek
fillek
1 ano atrás

Esse mesmo parlamento dita as regras que os esquerdistas Brasileiros adoram seguir, ou seja os subalternos Brasileiros que adoram dar boa vida aos europeus.

Tutor
Tutor
1 ano atrás

Sou veementemente contra a invasão russa na Ucrânia (o que quer dizer nada, eu sei; quem sou eu na fila do pão? kkkk) MAS, essa classificação da Rússia aí, como patrocinadora do terrorismo, já é palhaçada. É banalizar esse termo.
A Rússia tem longa tradição de combate a terroristas; sendo em diversas ocasiões alvo deles.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
1 ano atrás

Não me recordo de algum parlamentar europeu acusando os EUA de ser um Estado terrorista, por causa do que fizeram no Iraque, Afeganistão, Líbia, Síria, Vietnã, etc.

Rabo preso que fala né?

Red Pill - 红色药丸
Red Pill - 红色药丸
1 ano atrás

Vai acabar a Rússia amanhã, não vai nem amanhecer o dia…

paulof
paulof
1 ano atrás

Juridicamente me parece que pode ser usado para indenizar a Ucrânia com as reservas russas congeladas e uma interveção da UE na Moldova com expulsão das tropas russas estacionadas lá.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
1 ano atrás

A hipocrisia, o cinismo e a cara de pau chega a feder até na estratosfera……