Banco discutirá taxa de juros após altos gastos com guerra na Ucrânia e queda nas receitas de exportação pressionam ainda mais a economia da Rússia

O banco central da Rússia anunciou que realizará uma reunião extraordinária na terça-feira para discutir o nível de sua principal taxa de juros depois que o rublo caiu para seu ponto mais fraco em quase 17 meses.

A moeda vem perdendo valor constantemente desde o início do ano e passou do nível psicologicamente importante de 100 por dólar na manhã de segunda-feira.

Ele enfraqueceu 26% este ano como resultado de um colapso nas receitas de exportação e crescentes gastos militares, tornando-se a terceira moeda global com pior desempenho em 2023. O declínio levou a pedidos de altos funcionários do Kremlin por custos de empréstimos mais altos.

Na manhã de segunda-feira, o banco central disse que não vê nenhuma ameaça à estabilidade financeira da Rússia com a queda do rublo, culpando a queda do valor da moeda na queda nos volumes de exportação e na crescente demanda interna por importações.

No entanto, à tarde, o Banco da Rússia fez o anúncio surpresa de que seu conselho de administração se reuniria na terça-feira para discutir a taxa de juros, com uma decisão a ser publicada às 10h30, horário de Moscou.

O rublo passou por um período de turbulência desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022, caindo para a mínima recorde de 150 por dólar duas semanas após o início da guerra, antes de se recuperar acentuadamente depois que o banco central russo impôs rígidos controles de capital que limitaram o fluxo de dinheiro para fora do país.

No verão passado, o rublo se recuperou para uma alta de sete anos, já que o aumento dos preços do petróleo e do gás, em parte como resultado da invasão, ajudou a Rússia a aumentar as receitas de exportação, enquanto as importações de consumo caíram.

As receitas do petróleo russo foram drasticamente reduzidas desde que os limites de preços e embargos ocidentais foram impostos, enquanto as importações se recuperaram. O governo gastou bilhões na indústria de defesa para continuar a guerra na Ucrânia , com muitos bens essenciais ainda vindos do exterior.

A queda do rublo acelerou depois que o levante abortado em junho por Yevgeny Prigozhin e seu grupo Wagner de combatentes mercenários fez com que os russos transferissem dinheiro para contas no exterior.

Janis Kluge, uma pesquisadora que se concentra na economia russa no Instituto Alemão de Assuntos Internacionais e de Segurança, um thinktank, disse: “O rublo russo ainda está procurando por sua taxa de câmbio apropriada para sanções de guerra de longo prazo. Sem controles de capital, os especuladores teriam precificado as perspectivas ruins no ano passado”.

Um assessor sênior do Kremlin admitiu na segunda-feira que um rublo fraco teve um “efeito negativo” sobre a “renda real da população”, mas disse que Moscou espera que a moeda se recupere em breve.

“A taxa de câmbio atual se desviou significativamente dos níveis fundamentais, e sua normalização é esperada em um futuro próximo”, disse o consultor econômico de Vladimir Putin, Maxim Oreshkin, em um artigo para a agência de notícias Tass. “É do interesse da economia russa ter um rublo forte.”

Na semana passada, o banco central russo tomou medidas para estabilizar o rublo, mantendo as compras de moeda estrangeira até 2024 “para reduzir a volatilidade”. Mas o movimento não interrompeu imediatamente o declínio da moeda, aumentando as preocupações entre os formuladores de políticas russos sobre a possibilidade de preços ao consumidor significativamente mais altos.

No curto prazo, um rublo mais fraco poderia ajudar as autoridades a financiar seus extensos gastos de guerra. A Rússia vende seu petróleo em moeda estrangeira e o câmbio atual comprará mais rublos em casa. Um documento do governo analisado pela Reuters neste mês mostrou que Moscou dobrou sua meta de gastos com defesa para 2023 para mais de US$ 100 bilhões (£ 79 bilhões), um terço de todos os gastos públicos.

Mas a desvalorização do rublo pode despertar lembranças em Moscou do golpe sofrido pela moeda durante a crise financeira russa de 1998 e já levou a raras críticas públicas ao banco central da Rússia.

O influente apresentador de TV Vladimir Solovyov disse na semana passada: “O maldito banco central nem está explicando por que diabos a taxa de câmbio do rublo subiu tanto que eles estão rindo de nós no exterior, por nosso rublo ser uma das três moedas mais fracas.

“O que está acontecendo neste país!? Como surgiu essa taxa de câmbio? Eventualmente, isso levará a um aumento nos preços ao consumidor e coincidirá com a campanha eleitoral”, acrescentou Solovyov, referindo-se à eleição presidencial russa marcada para março de 2024.

O Kremlin se gabou das perspectivas econômicas da Rússia, enquanto o banco central previu que a economia crescerá até 2,5% este ano, apesar das severas sanções ocidentais.

Apesar do enfraquecimento do rublo, a agência de estatísticas da Rússia, Rosstat, anunciou na semana passada que a economia cresceu 4,9% ano a ano no segundo trimestre de 2023, o primeiro aumento em 12 meses.

Especialistas disseram que grande parte da recuperação econômica foi impulsionada artificialmente pelos gastos do governo na guerra, aumentando a perspectiva de uma desaceleração econômica se o conflito fosse interrompido.

FONTE: The Guardian

Subscribe
Notify of
guest

87 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nuno Taboca
Nuno Taboca
11 meses atrás

Ah mas segundo os “especialistas”, a economia da Rússia émais sólida que americana.

Digo e repito: Putin condenou 3 gerações russas à miséria ao invadir um vizinho soberano.

Vão sofrer , em uma economia já capenga, agora então .

Mas pouco importa. O que vale é a narrativa do telegram. O mundo real é só fake news kkkk

Felipe
Felipe
Reply to  Nuno Taboca
11 meses atrás

Bolsa americana subiu 4% em 12 meses e a Russa 46%. E aí?

Tutu
Reply to  Felipe
11 meses atrás

Esses 4% representam mais dinheiro que os 46% dos russos, você sabe né?

Sem falar que o ponto do colega é importante, com o fim dessa guerra, os gastos estatais caindo e as sanções provavelmente continuando, como vai ficar a Rússia?

Nei
Nei
Reply to  Felipe
11 meses atrás

4% na Bolsa americana, é no mínimo 10x mais que os 46% dos Russos.

Palpiteiro
Palpiteiro
Reply to  Felipe
11 meses atrás

Uma subiu em dólar, a outra em Rublo.

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
11 meses atrás

Faz o Z!

Não se preocupa que o Brasil está comprando diesel absurdamente da Rússia para ajudar a financiar a invasão.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  SmokingSnake 🐍
11 meses atrás

Caro Smoking. O Brasil importa diesel porque a sua capacidade de produção deste combustível é menor que a sua demanda.

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
Reply to  Camargoer.
11 meses atrás

Poderia importar de vários outros países mas em 2023 importou muito mais da Rússia, já passa de 1 bilhão de dólares sendo que antes não chegava nem perto disso.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  SmokingSnake 🐍
11 meses atrás

Neste caso, é preciso verificar se as importações brasileiras da Russia são feitas pela Petrobrás ou por distribuidores privados. Se forem privados, isso é lá com eles. Se for a Petrobras, o que deve direcionar é o preço mais baixo. Por que a Petrobras teria que buscar outros fornecedores mais caros? Não faz sentido.

Junior
Junior
Reply to  Camargoer.
11 meses atrás

Moralmente não faz sentido?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Junior
11 meses atrás

Moralmente, é um erro queimar combustível fóssil.

L G1e
L G1e
Reply to  Camargoer.
11 meses atrás

As importações de diesel Russo hoje e feito pôr empresas privadas e não Petrobrás. E as empresas privadas estão importando da Rússia pôr um motivo simples: o preço mais barato. Hoje o preço que a Petrobrás fornece o diesel no Brasil está defasado 1,00 real a menos que o preço internacional. Só o diesel Russo consegue entrar no Brasil com preços menores. Em tempo a Petrobrás será obrigada a aumentar os preços do diesel e da gasolina nos próximos dias. Já começou a faltar diesel e gasolina nos postos.

L G1e
L G1e
Reply to  L G1e
11 meses atrás

Acabei de comentar acima que a Petrobrás iria aumentar os preços do diesel e gasolina porque estava começando a faltar produto no Brasil nos postos e a Petrobrás estava tendo prejuízo. E agora mesmo a Petrobrás anunciou um aumento de mais de 16,00% no preço da gasolina e mais de 25,00% no preço do diesel. Quem encheu os tanques dos carros antes comprou mais barato.

Slowz
Slowz
Reply to  SmokingSnake 🐍
11 meses atrás

Pra importar de outros países se da Rússia está mais barato ? Vc está preocupado com o Brasil ou com a Ucrânia ?

Nacionalista
Nacionalista
Reply to  SmokingSnake 🐍
11 meses atrás

Excelente, viva o mundo multipolar! Esquece 1997, 2000, Nimitz… aquilo nunca mais vai voltar, trate de se acostumar.

gordo
gordo
Reply to  Camargoer.
11 meses atrás

E tem o custo menor, algo óbvio já que a Rússia está sob sansões e acaba oferecendo com desconto. Se não querem o diesel Russo que arrumem outro fornecedor pelo mesmo preço. No mais, não sei se vai fazer lá muita diferença essa desvalorização já que as sanções impuseram tanta restrição a interação com o exterior para os Russos que ter ou não dólar não faz lá muita diferença. A impressão que tenho é que o pior para eles foi no início. Cabe ressaltar que é forte a narrativa dentro da Rússia de que querem desmembrar seu território para pilharem,… Read more »

L G1e
L G1e
Reply to  gordo
11 meses atrás

Amigo gordo parabéns, é isso aí, com a desvalorização do rublo Russo em relação ao dólar permiti que os Russos consiga exportar os seus produtos mais barato tipo o diesel para o Brasil. Os custos do diesel na Rússia são produzidos em rublos então eles conseguem vender o diesel mais barato para o Brasil em dólar. Só economistas entende. O Brasil PG fez o mesmo desvalorização do real para 6,00 pôr 1,00 aí o Brasil aumentou as exportação e diminuiu as importação e o Brasil saiu da quebradeira. Ciclos econômicos.

RPiletti
RPiletti
Reply to  SmokingSnake 🐍
11 meses atrás

Rapaz, tá faltando diesel no BR, logo a PETR4 anuncia um aumento nos combustíveis e vamos viver novamente aquele período onde os caminhoneiros pararam… não é questão moral é que o sapato esta apertando o calo e logo vai começar a doer tanto que nem será possível caminhar.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  SmokingSnake 🐍
11 meses atrás

Não vejo nenhum absurdo nisso

Magaren
Magaren
11 meses atrás

Como dizem, tem caroço nesse angu.

Algo não bate de um lado ou outro, moeda tão desvalorizada e crescimento de quase 5%.

De resto estou com pena do bings, daqui a pouco os rublos que ele recebe vai conseguir nem comprar uma coxinha.

Profyler
Profyler
Reply to  Magaren
11 meses atrás

Ninguem acredita mais nas informações do Min. de Finanças da Russia porque o que falam não bate com mais com a realidade.

deadeye
deadeye
Reply to  Magaren
11 meses atrás

Os outros indicadores, mostram que o suposto crescimento Russo, é uma farsa. A produção de veículos automotores, caiu para o menor nível desde 1989 e MENOR que na crise de 2008, e esse setor na Rússia, é responsável por 10% da produção industrial.

A produção de bens de consumos caiu também, devido a inflação, então muitos não acreditam nos dados Russos, e olha que a economia Russa está estagnada desde 2014…. porém o que esperar de uma economia com um PIB menor que Australia, Itália, Canadá e Brasil, que ainda acha que é um URSS.

Satyricon
Satyricon
11 meses atrás

” a economia cresceu 4,9% ano a ano no segundo trimestre de 2023, o primeiro aumento em 12 meses” Dados manipulados pelo governo central russo, que deixou de reportar inúmeros índices de atividade econômica, tornando impossível a aferição da veracidade desses informes. Receita típica de toda ditadura que se preze (Venezuela, Cuba, KN, etc). O início do derretimento do Rublo já desmente esse “milagre” econômico. O colapso da economia russa é questão de tempo, e só não aconteceu ainda porque existem reservas financeiras, mas que estão sendo queimadas em ritmo acelerado. A dúvida é saber o que acontecerá com o… Read more »

Profyler
Profyler
Reply to  Satyricon
11 meses atrás

Afeganistão 2.0 versão Ucrania.

L G1e
L G1e
Reply to  Satyricon
11 meses atrás

A Rússia está crescendo muito pôr um motivo simples. Primeiro a Europa e EUA e aliados pararam de vender para a Rússia. Então a agricultura e indústria da Rússia tiveram que começar a produzir vários produtos localmente que antes eram importados. E segundo a indústria militar da Rússia aumentou em muito a sua produção militar o que está gerando mais empregos,etc. O mesmo aconteceu com os EUA na segunda G mundial, que cresceu como nunca. Os economistas dos EUA e Europa estão chamando o crescimento da economia da Rússia de keynesianismo industrial militar. O banco mundial publicou recentemente que hoje… Read more »

Satyricon
Satyricon
Reply to  L G1e
11 meses atrás

“já ultrapassou a Alemanha e está igual a economia do Japão”.

É sério?
Deixa eu por água no seu chope: Putin está MAQUIANDO os índices econômicos. Os que não foram maquiados deixaram de ser informados, justamente para que não se possa fazer uma verificação independente, cruzando-se os dados.

https://www.gisreportsonline.com/r/russia-economy-war/

O objetivo é óbvio: Impossibilitar mensurar-se o real declínio da economia russa.Toda ditadura faz isso.

Assim fica fácil (daqui a pouco ultrapassam a economia americana!)

L G1e
L G1e
Reply to  Satyricon
11 meses atrás

Quem publicou que a economia da Rússia passou a Alemanha em PIB PPC foi o banco mundial. Não foi a Rússia. Quem manda no banco mundial são os EUA e Europa.

Satyricon
Satyricon
Reply to  L G1e
11 meses atrás

Vou tentar explicar-lhe de uma forma que você entenda: Durante o governo de Cristina Kirschner, a Argentina DEIXOU de reportar os índices econômicos e de inflação: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-53019801 No seu raciocínio, a Argentina teria então uma das menores inflações do mundo no período, certo? Errado. Os poucos dados disponíveis indicavam uma inflação galopante (esconder os dados foi feito unicamente para reforçar a narrativa de um governo fracassado) Agora transfira essa analogia para o caso Russo, que também deixou de reportar inúmeros índices econômicos, e passou a maquiar os demais, mostrando um crescimento “assombroso”. O report do banco mundial baseia-se nesses dados… Read more »

L G1e
L G1e
Reply to  Satyricon
11 meses atrás

Meu amigo parece que você é inocente. Mas segundo fontes confiáveis da OTAN que tem satélites monitorando todos os dias, a fumaça das fábricas, que chique. As indústrias da Rússia estão produzindo como nunca. Fontes vai pesquisar igual eu pesquiso está no Google. Eu não vou ensinar pai nosso para ninguém aqui da trilogia. Aí é demais é melhor eu abrir um curso e cobrar pelas informações.

Orivaldo
Orivaldo
11 meses atrás

Só mais 72 hrs e o rublo voltará a subir para não mais descer. Firme Patriotas !!

RPiletti
RPiletti
Reply to  Orivaldo
11 meses atrás

Ahnnn, só p/ avisar você postou em um blog brasileiro, creio que você se confundiu com os nicks mais o tradutor e as telas abertas…

Orivaldo
Orivaldo
Reply to  RPiletti
11 meses atrás

Se vc não entendeu a ironia eu não
tenho culpa

KKce
KKce
11 meses atrás

Ué, mas me juraram de pés juntos que a economia russa estava a todo vapor e as sanções do ocidente não fazem efeito algum. A Rússia vai sair envergonhada e falida dessa guerra(ops, operação especial) idiota que arrumaram. Quem acha que não é maluco desconexo da realidade.

Felipe
Felipe
Reply to  KKce
11 meses atrás

Bom, a bolsa de valores Russa subiu 46% em 12 meses, já a americana só 4%… Tire as conclusões.

Nei
Nei
Reply to  Felipe
11 meses atrás

Que papinho de perdedor.

Magaren
Magaren
Reply to  Felipe
11 meses atrás

Significa que a Russia é a locomotiva mundial e o EUA estão falidos atolados em uma guerra que não conseguiram 10% do que queria. Confia!

Carlos
Carlos
Reply to  Felipe
11 meses atrás

Também acreditas no papai noel? Dados económicos vindos da Rússia são falseados porque se assim não fosse, o rublo não desvalorizava, Putin não faria discursos como o último no qual acusa o ocidente de tudo o que ele fez e faz, não mentiria como fez na cimeira com a África no qual afirmou que daria gratuitamente cereais a 6 países africanos, mas não disse que só daria se o Catar pagasse e como cada vez que Putin fala verdade cai uma orelha, ainda tem as duas no lugar, acredita se quiseres e se fores ingénuo

Underground
Underground
11 meses atrás

Não, não, não!
É tudo mentira. A mãe Rússia é uma potência. E o pai Putin é meu líder.
kkk
Os russos venderam bilhões em petróleo aos indianos, que pagaram em Rúpias. E agora os russos tem em mãos bilhões de um monte de papel que não sabem o que fazer, ninguém aceita a moeda indiana.
E tem gente aqui que sonha com o fim do Dólar e a adoção de alguma moeda mágica.

Atirador 33
Atirador 33
Reply to  Underground
11 meses atrás

Comércio em moeda Chinesa, Russa, Argentina e Venezuelana, é devaneio de um determinado grupo político.

A não entrada de dólar americano em uma economia é um suicídio econômicos, espero que nossos economistas consigam se fazer entender do risco de comercializar em moedas locais com nossos pseudos aliados.

Nacionalista
Nacionalista
Reply to  Atirador 33
11 meses atrás

EDITADO

Nacionalista
Nacionalista
Reply to  Underground
11 meses atrás

EDITADO

Atirador 33
Atirador 33
11 meses atrás

No começo da agressão da Rússia a soberania da Ucrânia, muitos aqui gritaram aos ventos que a Europa entraria em desgraça sem o gás russo, e que as sanções econômicas não surtiriam efeitos e nem surtirão no futuro, passados 17 meses, olha ai a conta chegando. Como disse o colega Nuno Taboca, gerações vão pagar essa conta insana. Eu postei alguns comentários, que a Rússia perderia muito com a truculência militar, e que a economia russa poderia ter se beneficiado muito com entrada da Ucrânia no bloco econômico Europeu, a Rússia poderia ter se beneficiado com a venda de serviços… Read more »

Profyler
Profyler
Reply to  Atirador 33
11 meses atrás

Moro em berlin. De fato aumentou os preços do alimento mas ja estão diminuindo. O Gás ja esta praticamente o mesmo preço de antes da guerra. Pago 105 euros e antes pagava 95,90

Jose
Jose
Reply to  Profyler
11 meses atrás

Amigo Profyler com exceção aos combustíveis estamos esquecendo mas os aumentos/inflação desenfreada tiveram início mesmo com a tal “inexplicável” pandemia, na qual os grandes grupos/monopólios criaram uma falta fictícia dos produtos com cortes na produção, ao mesmo tempo promoveram seguidos aumentos alegando a falta de produtos, ou seja, criaram a falta para justificar os aumentos, para aqueles que ainda acham que é teoria conspiratória é só analisar os balanços das empresas durante a tal pandemia, resumindo não é só o Brasil que não é para amadores mas sim o mundo.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
11 meses atrás

Pois então o rublo cai mas a economia não, segundo a NATO algo de muito errado não esta dando certo.

Monarquista
Monarquista
Reply to  Nilton L Junior
11 meses atrás

Tu confia nos dados apresentados pelo governo russo e que não podem ser aferidos por organizações independentes?

Nei
Nei
Reply to  Monarquista
11 meses atrás

Com certeza ele faz isso!

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Monarquista
11 meses atrás

Ah é mesmo, o The Guadian é Russo né.

C G
C G
11 meses atrás

Quanto mais a guerra perdura maior a chance da Rússia se tornar uma Coreia do Norte de luxo!

Gabriel BR
Gabriel BR
11 meses atrás

Pelas riquezas que Rússia possui , penso que a moeda poderia ser lastreada em uma cesta de ativos igual ao Dinar Kuwatiano e ser uma das moedas mais valiosas.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Gabriel BR
11 meses atrás

Olá Gabriel. No final da II Guerra, foi feito um acordo para que o dolar e a libra fossem lastreadas em ouro, permitindo que os demais países lastreassem as suas moedas locais com estas duas moedas. Na década de 70, os EUA abandonaram o padrão ouro. Desde então, as moedas nacionais deixaram de ser lastradas. No início do Sec.XXi, os países passaram a acumular reservas para financiar o seu comércio exterior.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Camargoer.
11 meses atrás

No golfo alguns países árabes ainda tem moedas com lastro : Kuwait , Jordânia , UAE .
Como a demanda por rublo no exterior é infinitamente menor que a do Dólar , os russos podem ter uma moeda forte e com lastro real.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Gabriel BR
11 meses atrás

Olá Gabriel, Creio que a situação dos países produtores de petróleo é um pouco diferente. Eles possuem um enorme superávit comercial, o que cria a chamada “doença holandesa”. Aliás, é este desequilíbrio que explica as enormes compras militares destes países. No caso da Russia, parece que o problema do câmbio resulta das sanções dos EUA que dificultam o acesso ao dólar para financiar suas importações, o que leva a uma valorização do dolar frente ao rublo.

deadeye
deadeye
Reply to  Gabriel BR
11 meses atrás

E causar uma supervalorização do Rublo, ocasionando a desindustrialização da Rússia? Após o fim da primeira Guerra Mundial, fizeram o mesmo com a Libra, e não deu certo.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  deadeye
11 meses atrás

A Rússia possui um capital nacional consolidado , é muito diferente das repúblicas da america latina e da teoria da dependencia

deadeye
deadeye
Reply to  Gabriel BR
11 meses atrás

“Capital consolidado” Anham. Antes das sanções 56 fabricas de veículos estavam em produção na Rússia, após a sanções são apenas 2.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  deadeye
11 meses atrás

No Brasil não haveria nenhuma…tudo aqui em matéria de indústria é dos gringos! E o pior …nós subsidiamos !

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Gabriel BR
11 meses atrás

Tá, e o que é que o Brasil tem a ver com o assunto?

sub urbano
sub urbano
11 meses atrás

Ele enfraqueceu 26% este ano….

Menos que a gestão BolsoJegues no mesmo periodo do ultimo ano do mandato. BolsoJegues pegou o dolar a 3,50 e entregou a 6 reais kkk Isso sem estar em guerra com 50 países.

O governo atual ja baixou o dolar, só com a credibilidade da equipe economica.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  sub urbano
11 meses atrás

O Campos Neto ligou pro seu homologo para aumentar a taxa de juros e não é que que o BC Russo topou.

O Banco da Rússia aumentou sua taxa básica em 350 pb, para 12%

https://t.me/vzor_ru/2832

Slowz
Slowz
Reply to  sub urbano
11 meses atrás

Pelo menos o jet ski não tem mais imposto 🤡😂

Augusto
Augusto
Reply to  sub urbano
11 meses atrás

E o que me diz disso cumpanheiro:

https://veja.abril.com.br/coluna/impavido-colosso/valor-do-real-frente-ao-dolar-cai-pela-metade-no-mandato-de-dilma

Sem pandemia e sem guerra, muita credibilidade vinda desse desse governo.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Augusto
11 meses atrás

O projeto econômico desde governo é aumentar imposto. A gasolina já aumentou ontem, daqui a pouco viro sócio do posto.

Slowz
Slowz
Reply to  Allan Lemos
11 meses atrás

Ano passado gasolina bateu 7,50 vc não reclamou …

Augusto
Augusto
Reply to  Slowz
11 meses atrás

Eu reclamei, e muito. E um absurdo ter chegado a esse valor para um pais que deveria ser autossuficiente em gasolina. Talvez se os governos anteriores (incluso o ultimo) tivessem investido mais em refinarias, o valor não tinha chegado nesse patamar. Mas o ministério da economia fez o correto na época e reduziu os impostos do combustível, que era o único caminho correto e saudável a se seguir.

Lembrando também que os preços dos combustíveis dispararam no mundo inteiro com a guerra da Ucrania.

Slowz
Slowz
Reply to  Augusto
11 meses atrás

Tirou ICMS dos estados e mesmo assim a gasolina ainda estava muito mais caro do que agora . ( Genial )

E se tratando de refinaria ano passado ele vendeu uma e logo depois recebeu joias .. que inclusive não preciso nem falar aqui .

E a guerra continua viu ..

Augusto
Augusto
Reply to  Slowz
11 meses atrás

https://epbr.com.br/petrobras-anuncia-aumento-de-16-no-preco-da-gasolina-e-de-28-no-do-diesel/ Não se preocupe, porque vai chegar legal, essa medida de redução do preço foi só temporária, como escrevi logo acima. “E se tratando de refinaria ano passado ele vendeu uma e logo depois recebeu joias .. que inclusive não preciso nem falar aqui” https://g1.globo.com/economia/noticia/2014/03/entenda-compra-da-refinaria-de-pasadena-pela-petrobras.html Compras superfaturadas de refinarias nas gestões anteriores desse governo também ajudaram a aumentar o preço dos combustíveis, não houve só escândalos do governo anterior, na verdade de escândalo esse governo que você defende tem aos montes. Quanto as joias, se houve crime, tem que ir pra cadeia, não passo pano para politico ladrão igual vocês… Read more »

Slowz
Slowz
Reply to  Augusto
11 meses atrás

“ Compras superfaturadas de refinarias nas gestões anteriores desse governo também ajudaram a aumentar o preço dos combustíveis, não houve só escândalos do governo anterior, na verdade de escândalo esse governo que você defende tem aos montes. “

https://www.poder360.com.br/brasil/tcu-inocenta-dilma-por-prejuizos-da-petrobras-com-compra-de-pasadena/

https://portaldeprefeitura.com.br/2022/01/12/petrobras-gasta-r-3-bilhoes-ao-ano-para-alugar-gasodutos-que-privatizou/

Tudo joia ou quer mais ?

AVISO DOS EDITORES: A DISCUSSÃO DESVIOU PARA A MERA DISPUTA POLÍTICA E IDEOLÓGICA.

SE INSISTIREM NESSE DESVIO OS COMENTÁRIOS SERÃO APAGADOS SEM MAIS AVISOS.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Augusto
Augusto
Reply to  Slowz
11 meses atrás

No sistema judiciário brasileiro, tudo pode acontecer….

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Slowz
11 meses atrás

Só se for ai onde tu moras, nunca paguei isso.

Mas fique em casa, a economia a gente vê depois

Slowz
Slowz
Reply to  Allan Lemos
11 meses atrás

Região do ABC , SP ..

https://www.cnnbrasil.com.br/economia/gasolina-bate-novo-recorde-e-ja-custa-r-8599-o-litro-em-alguns-postos-de-sp/

Contra fatos .. é oque ?

Você ficou em casa ? Eu trabalhei normal só fiquei 15 dias em maio de 2020 ..

Augusto
Augusto
Reply to  Allan Lemos
11 meses atrás

Sim, baixarão o preço na marra no começo do ano para enganar os incautos, e agora vão aumentar aos poucos. Igual a redução de impostos dos carros populares que durou um mês, kkkkkkk.

Tem brasileiro que gosta de ser enganado, mas fazer o que né, kkkkkk. Mas deixa pra lá pois esse assunto já está mudando o foco da materia.

Slowz
Slowz
Reply to  Augusto
11 meses atrás

https://autoesporte.globo.com/google/amp/mercado/noticia/2023/08/vendas-de-carros-novos-tem-o-melhor-mes-do-ano-em-julho-com-maior-efeito-do-programa-do-governo.ghtml

Enquanto um falou “ eu não sou metalúrgico “ quando a Ford saiu do país ..

O outro foi na China e aproveitou pra fechar com a BYD ( maior fabricante de carros elétricos do mundo )

Augusto
Augusto
Reply to  Slowz
11 meses atrás

Merd@ por merd@, os dois falam pra caramba, mas o outro o tempo que passou no xadrez não fez muito bem pra ele, desde que voltou e merd@ atrás da outra que ele fala, até roubo de celular pode, kkkkkk.

E quanto aos carros como eu escrevi acima, não adianta abaixar o imposto somente um mês, isso e pegadinha do malando pra enganar o povo.

Mas vou ficar por aqui, pois essa conversa já esta saindo muito fora do tópico.

AVISO DOS EDITORES: AUGUSTO E SLOWZ, VOCÊS JÁ RECEBERAM ADVERTÊNCIA EM OUTRA DISCUSSÃO. LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  sub urbano
11 meses atrás

Credibilidade do pior prefeito da história de SP?

Eu espero que você nāo goste de comprar importados rsrsrs

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Allan Lemos
11 meses atrás

Caro. Os mais velhos vão se lembrar de Celso Pita. Ele sim um fenômeno.

Jose
Jose
Reply to  Camargoer.
11 meses atrás

Realmente outro péssimo prefeito, contudo, o poste conseguiu ser o pior em todos os cargos ocupados, ministro da educação, ministro da economia, prefeito, como “professor” então é melhor nem comentar quem conhece sabe bem, mas temos que admitir mesmo sendo o que é assim como a estocadora de vento sempre consegue um bolsa família da vida reservado aos cumpanheiros.

Augusto
Augusto
Reply to  Camargoer.
11 meses atrás

Não sou tão velho assim, mas posso afirmar que os dois foram ruins pra caramba, e difícil saber qual foi o pior. De qualquer forma o atual consegue ser pior que os dois.

O problema e quando pegam um cara que nem uma prefeitura conseguiu governar direito e colocam ele parar gerir a economia do pais, sem nunca ter experiência na área econômica.

Marcelo Sores
Marcelo Sores
11 meses atrás

“Acrescentou Solovyov, referindo-se à eleição presidencial russa marcada para março de 2024″. Tem eleições por lá? Rs.

pampapoker
pampapoker
Reply to  Marcelo Sores
11 meses atrás

Aí fica a pergunta., Ano que vem eleição o povo vai votar no mesmo presidente….sei quem vai ganhar kkkkk

Felipe
Felipe
11 meses atrás

Em compensação, comparem o desempenho do mercado de capitais Russo com o Americano nos últimos meses (bolsa americana subiu menos de 4% nos últimos 12 meses e a Russa subiu 46%). Como as noticias são seletivas desses jornais britanicos e americanos são alucinógenos, pró ocidente, devem achar que todos são alienados iguais a eles.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Felipe
11 meses atrás

Felipe, você precisa levar em consideração que: A) É mais difícil para os EUA crescerem, já que eles já tem alta produtividade e e uma economia enorme. Tem menos espaço para crescer, e; B) Além de números inflados dos Russos, que estão longe de serem reais, esse crescimento Russo é artificial devido ao fato de não serem resultados de médio à longo prazo para a economia Russa. É só ler o que está escrito na matéria que eles explicam. Ao mesmo tempo a economia Russa já havia caído muito antes, o que torna mais fácil que qualquer crescimento tenha um… Read more »

Felipe
Felipe
Reply to  Leandro Costa
11 meses atrás

Ok, mas a matéria fez o que? Comparou duas moedas em um determinado período e eu fiz o mesmo. Comparei 2 mercados em um mesmo período. A conclusão é o que cada uma acha melhor pra virar noticia.

Magaren
Magaren
Reply to  Felipe
11 meses atrás

Os 46% de crescimento da economia russa não devem valer nem 1 ação da Apple kkkk

Jose
Jose
Reply to  Magaren
11 meses atrás

Provavelmente não vale mesmo amigo, agora só falta aferir quanto a maçã vale realmente, pois tudo indica que tem muita coisa talvez um “pouco” valorizada demais.

Nacionalista
Nacionalista
11 meses atrás

Eu fui direto ver a fonte, depois disso sei a matéria como lida.

Jefferson B.
Jefferson B.
11 meses atrás

Meu comentário não aparece!

VOCÊ USA ALGUM OUTRO NICK ALÉM DESSE?