Desfile do Dia da Vitória na Praça Vermelha - 1

O desfile começou com a marcha do grupo da Guarda de Honra do Regimento Preobrazhensky, que carregava a bandeira nacional da Rússia e o lendário Estandarte da Vitória pela Praça Vermelha.

MOSCOU, 9 de maio (TASS) — Um desfile militar para comemorar o 80º aniversário da vitória da União Soviética sobre a Alemanha Nazista na Grande Guerra Patriótica de 1941-1945 foi realizado na Praça Vermelha de Moscou.

A cerimônia teve início com a marcha do grupo de bandeiras da unidade da Guarda de Honra do Regimento Preobrazhensky, portando a bandeira nacional russa e o lendário Estandarte da Vitória. Este estandarte foi hasteado sobre o Reichstag por soldados da 150ª Divisão de Fuzileiros Idritskaya em maio de 1945.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, veteranos de guerra, convidados e líderes estrangeiros assistiram ao desfile da tribuna central da Praça Vermelha. O ministro da Defesa, Andrey Belousov, inspecionou o desfile, que foi comandado pelo comandante das Forças Terrestres, general do Exército Oleg Salyukov.

O Desfile do Dia da Vitória contou com a presença de líderes de 27 países estrangeiros, entre eles o presidente da China, Xi Jinping; o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva; o presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic; o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico; o presidente da Republika Srpska, Milorad Dodik; o presidente de Belarus, Alexander Lukashenko; o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel; o secretário-geral do Partido Comunista do Vietnã, To Lam; o presidente do Egito, Abdel Fattah El-Sisi; o presidente da Palestina, Mahmoud Abbas; o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro; o presidente da Etiópia, Taye Atske Selassie; o presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló; entre outros dignitários estrangeiros.

No ano passado, o desfile contou com mais de 9 mil militares, 61 sistemas de armas e 15 aeronaves de combate. Este ano, unidades militares de 13 países participaram do desfile na Praça Vermelha. Os contingentes militares da Comunidade dos Estados Independentes (CEI) incluíram tropas do Azerbaijão, Belarus, Cazaquistão, Quirguistão, Tadjiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão. Tropas de estados aliados participaram com unidades do Vietnã, Egito, China, Laos, Mongólia e Mianmar.

Em 2025, mais de 11 mil militares participaram do desfile, incluindo 1.500 combatentes da operação militar especial e 183 sistemas de armas da Segunda Guerra Mundial e armamentos modernos.

As colunas a pé das tropas russas foram compostas por regimentos e batalhões das Forças Armadas e de diferentes ramos militares, unidades das escolas militares Suvorov e Nakhimov, escolas cadetes e musicais, membros do movimento juvenil Exército Jovem, mulheres militares, cossacos, combatentes da operação especial e uma banda militar consolidada.

Os lendários tanques T-34 da Segunda Guerra Mundial, símbolos tradicionais da Vitória, lideraram a coluna mecanizada. Em seguida vieram veículos leves sobre rodas como os blindados Tigr-M, VPK-Ural e os veículos de evacuação médica Linza. Depois, desfilaram os veículos de combate de infantaria BMP-2 e BMP-3 com módulos de combate especiais, e os tanques de batalha principais T-72B3M, T-80BVM e T-90M Proryv.

Entre os sistemas de artilharia avançada estavam os obuseiros Msta-S, os canhões Giatsint-K e Malva. Na sequência, desfilaram os lançadores múltiplos de foguetes Tornado-S e os lança-chamas pesados TOS-2 Tosochka.

Pela primeira vez, uma coluna de tropas de sistemas não tripulados participou do desfile. Estavam incluídos UAVs de reconhecimento Orlan-10 e Orlan-30, drones de combate ZALA, Lancet, Garpiya e Geran.

As Tropas de Mísseis e Forças Estratégicas da Rússia foram representadas pelos sistemas de mísseis táticos Iskander-M, os lançadores de mísseis antiaéreos S-400 Triumf e os mísseis intercontinentais móveis Yars. A última coluna de veículos militares incluiu os blindados sobre rodas Bumerang.

O desfile foi encerrado com uma passagem aérea de aeronaves de combate sobre a Praça Vermelha. As equipes acrobáticas Russkiye Vityazi (Cavaleiros Russos), com caças Su-30SM, e Strizhi (Andorinhas), com MiG-29, realizaram a manobra “Diamante de Kubinka” sobre o centro de Moscou. Encerrando o espetáculo, seis aeronaves de ataque Su-25 soltaram fumaça com as cores da bandeira nacional russa.

Inscrever-se
Notificar de
guest

109 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pragmatismo
Pragmatismo
8 horas atrás

Enquanto Vence diz, Ucrânia, reconheçam o que perderam até agora para não perderam mais, parece que a estratégia de mudança do regime na Rússia não deu certo.

Última edição 8 horas atrás por Pragmatismo
Heinz
Heinz
Responder para  Pragmatismo
8 horas atrás

Mudança de regime da Rùssia? Seja mais claro

Pragmatismo
Pragmatismo
Responder para  Heinz
8 horas atrás

“‘Há uma busca por uma mudança de regime na Rússia, mesmo não declarada’, diz analista de Defesa da Rand Corporation
Ocidente não parece disposto a se contentar com nada menos do que saída de Putin, ainda que não o afirme. Isto gera um equilíbrio delicado, e líder russo pode aumentar a violência como resposta, diz Michael Mazarr em entrevista ao GLOBO”
Matéria de março de 2022.

Última edição 8 horas atrás por Pragmatismo
Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Heinz
6 horas atrás

O fracasso inicial do ataque russo e a pressão das sanções e as barreiras para exportação do petróleo russo poderiam ter colapsado a economia russa, levando a um levante ou uma revolução colorida que colocaria fim ao regime russo.

Este cenário parecia possível até mais ou menos o fim do primeiro ano da guerra.

Contudo, a Russia conseguiu neutralzar as dificuldades, Putin saiu mais forte a partir do segundo ano de guerra

Renato B.
Renato B.
Responder para  Pragmatismo
8 horas atrás

Por outro lado, a estratégia de mudança de regime nos EUA parece estar indo muito bem. O Biden saiu e entrou o Trump, a FoxNews entrevista Putin, vejo posts em inglês falando bem da Rússia. Acredito que o objetivo russo é tornar outros governos similares ao seu e parece estar funcionando.

Última edição 8 horas atrás por Renato B.
Bueno
Bueno
Responder para  Renato B.
7 horas atrás

mudou não foi o Governo ?
Mudança de regime deve ser bem mais profundo

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Pragmatismo
6 horas atrás

Ola P;

Esta guerra tem passado por diferentes fases e estratégias.

Quando a guerra começou, todos supunham que seria rápida a favor da Rússia. Eu também pensei assim. Talvez mais pelos erros da Russia que pelo mérito das tropas da Ucrãnia, o plano russo fracassou.

Depois a guerra entrou em uma fase pró-Ucrania, com as sanções econômicas contra a Rússia e o apoio ocidental á Ucrania. Havia uma expectativa que isso geraria um colapso na Russia e até uma queda de Putin. Neste caso, eu discordava da análise e apontei que a Russia havia contornado as sanções.

A partir deste ponto, a Russia mudou a estratégia passando para um guerra de atrito apostando em uma mudança no contexto geopolítico a médio prazo. Comentei que o tempo estava á favor de Putin. Quanto mais longa a guerra, maio a vantagem da Russia. Muita gente não entendeu

Em 2024 aconteceram duas eleições imporantes 1) Putin foi reeleito, 2) Trump foi eleito e 3) Zelensky cancelou as eleiçoes que ocorreriam naquele ano

Agora parece que há uma tendência para um acordo. A Russia conseguiu organizar uma economia de guerra usando cerca de 7% do PIB. A economia estaá estabilizadas, a Russia tem conseguido exportar petroleo para se financiar e a China se tornou um fonecedor de bens de consumo para manter a população abastecida. A Ucrania está usando 1/3 do PIB e a sua infraestrtura está prejudicada.

A Russia tem capacidade de sustentar a guerra por mais tempo que a Ucrãnia.

zehpedro
zehpedro
8 horas atrás

Janja achou tudo muito lindo

Pragmatismo
Pragmatismo
Responder para  zehpedro
8 horas atrás

O povo pira porque uma mulher não se limita a ser um troféu.

zehpedro
zehpedro
Responder para  Pragmatismo
8 horas atrás

e o que além de passear, ela está fazendo de tão sensacional assim?

zehpedro
zehpedro
Responder para  zehpedro
8 horas atrás

Essa parte aqui é a mais legal: Durante sua passagem por Moscou, Janja visitou o Kremlin, sede do Poder Executivo, e residência oficial do presidente Vladimir Putin. O roteiro da primeira-dama inclui ainda atrações como o Teatro Bolshoi, o Museu Hermitage, a Catedral do Sangue Derramado e a tradicional Fábrica de Porcelana Imperial.

José de Souza
José de Souza
Responder para  zehpedro
5 horas atrás

Melhor de que viajar com o “maquiador” pra assistir a posse do Trump num restaurante de Washington…

wilhelm
wilhelm
Responder para  zehpedro
7 horas atrás

“Vereador afirma que não há amparo legal para o deslocamento”

Que a Janja é uma samambaia e talvez até mesmo tenha
dificuldade em manter a compostura em eventos oficiais, é sabido; porém, esse tipo de ação como a movida pelo vereador do Novo é só demagogia, e uma demagogia bem estúpida.

Em qualquer lugar do mundo é protocolar a primeira-dama visitar outros países acompanhada do presidente em cerimônias oficiais. Ninguém jamais questionou isso.

Se o vereador está tão preocupado com o gasto de dinheiro do Estado, poderia começar por ele mesmo, ao legislar de maneira séria em vez de só ficar fazendo açõezinhas midiáticas pra agitar o próprio público.

Última edição 7 horas atrás por wilhelm
EduardoSP
EduardoSP
Responder para  wilhelm
6 horas atrás

Mas a michelle ir ao enterro da rainha da Inglaterra o vereador deve ter achado o máximo.

Dá uma tristeza ver a indigência mental no Brasil.

MGNVS
MGNVS
Responder para  EduardoSP
6 horas atrás

Exatamente.
Aqui tem uma galera “patriotária” como diz a esquerda, que só vê um dos lados, ou seja, o lado que mais lhe convem. E nem adianta voce mostrar reportagens, mostrar o fato, que eles nao aceitam. Ficam na bolha deles e ponto.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  EduardoSP
5 horas atrás

Olá Edu.

È parte do protocolo diplomático que as esposas ou esposos acompanhem os dirigentes..

Michele esteve no funeral da rainha, acho que também visitou o Vaticano e acompanhou o ex-presidente em muitas viagens.

Lembro da Ruth e da Marisa que também visitaram o Papa e Michele esteve com Bolsonar em Nova Iorque durante a pandemia, quando toda a comitiva precisou ficar de quarentena em um hotel.

Eu até suponho a razão desta implicância com a esposa do atual presidente, mas dai abriria uma discussão interminável naquela sequẽncia que o Nunão chamva de bola de neve

José de Souza
José de Souza
Responder para  wilhelm
5 horas atrás

Prova concreta que não tem o que fazer pela cidade dele. O cara é vereador, VEREADOR! O que tem com o GF??

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  wilhelm
5 horas atrás

Riso..

Pois é.. quem nasce para vereador nunca chega a senador.

Jean Carlo Menezes
Jean Carlo Menezes
Responder para  zehpedro
7 horas atrás

É a atual primeira dama, gostem ou não. E se comparados os gastos, isto é público na transparência, os gastos da anterior eram muito maiores. E isso nunca foi questionado desde sempre, nem quando Geisel levou sua esposa jantar no Palácio da Monarquia Inglesa, onde de pires na mão foi pedir empréstimos. Mas aí aparecem vereadores idiotas e que entram com ações até contra adoção de cachorro. De útil NADA.

Kornet
Kornet
Responder para  Jean Carlo Menezes
4 horas atrás

Se você acha normal o casal gastar quase 1 bilhão de viagens,você deve morar num país rico e deve ser milionário.
Ah lembrei,Bolsonaro gastou muito mais com a Michele,esqueci que com o desgoverno atual somos uma potência econômica (ironic mode).

Gustavão
Gustavão
Responder para  Kornet
3 horas atrás

O Pais e rico, e a população que é pobre.
( piada)

Joao
Joao
Responder para  Jean Carlo Menezes
2 horas atrás

???? Janjoca tá custando MUITO mais…
Vai pesquisar

MGNVS
MGNVS
Responder para  zehpedro
6 horas atrás

A Michelle Bolsonaro passeava para baixo e para cima com o dinheiro publico e ainda levava o maquiador e uma amiga dela e nem era acompanhando o Bolsonaro em eventos oficiais. Isso podia?

Em eventos oficiais as duas tanto Janja como a Michelle ocupam/ocuparam o cargo de Primeira-Dama do país e por esse mesmo motivo elas acompanham/acompanharam os seus respectivos esposos por serem presidentes.

Entao isso é uma baita conversa fiada sua.

Agora me diga, e o Bolsonaro fazendo motociatas pelo Brasil afora para fazer campanha antes do periodo eleitoral? Isso podia?

Enfim, a hipocrisia.

Última edição 6 horas atrás por MGNVS
George A.
George A.
Responder para  MGNVS
5 horas atrás

Essas viagens dela tbm na maioria eram praxe, não tinha nada demais, hj que realmente é bem questionável continuarmos a financiar o turismo dela já que ele é pago com grana do fundo partidário já que ela recebe MUITO bem pra comandar o PL Mulher, mas essa é mais uma das bizarrices abarcadas pela “autonomia partidária”.
As motociatas realmente são um troço bizarro com provas de que cartão corporativo foi usado pra abastecer moto de “manifestante” e tudo…

Última edição 5 horas atrás por George A.
José 001
José 001
Responder para  Pragmatismo
8 horas atrás

Isso que é ser m.i.l.i.t.a.n.t.e.

José 001
José 001
Responder para  Pragmatismo
4 horas atrás

Sério isso?

São na maioria pautas defendidas por militantes.

Vou chorar.

Vou chorar e orar para que Deus tenha misericórdia das almas dos seguidores e apoiadores dessas pessoas, sejam elas as iludidas ou as aproveitadoras, pedirei até pela sua alma em minhas orações, e para que o Senhor em sua hercúlea generosidade lhes conseda sabedoria, discernimento e bom senso.

José 001
José 001
Responder para  José 001
3 horas atrás

Saiu até um conceda com s.

“Com seda” é coisa de terraplanista.

kkkkkkkk

George A.
George A.
Responder para  Pragmatismo
8 horas atrás

Essa fixação* na Janja é bizarra mesmo e tá longe de se restringir aos bolsonaristas, tem até petista nessa linha…

*Tô falando dessas críticas exageradas, sobretudo a viagens como essa onde SEMPRE foi praxe a primeira-dama acompanhar o presidente, ou a outras agendas características da posição ou mesmo de ações políticas de iniciativa dela com temática humanitária.
Sobre atuação política dela, questão da publicidade da agenda e etc, por óbvio é até natural e razoável que haja discussão e crítica.

JuggerBR
JuggerBR
Responder para  George A.
6 horas atrás

Ela interfere nas decisões do marido, isso que pra mim é o erro. Ele foi eleito, ela não…

José de Souza
José de Souza
Responder para  JuggerBR
5 horas atrás

A Micheque, ops, Michele também interferia, colocou até um ministro “terrivelmente evangélico” no STF…

George A.
George A.
Responder para  JuggerBR
5 horas atrás

Única em que ela comprovadamente interferiu foi em não decretar GLO no 8 de janeiro, mas foi num contexto onde a ligação de Múcio e Dino se deu com presidente e primeira-dama lado a lado e nisso ela estava certa.
De resto é muito disse me disse e tenho dificuldades enormes em acreditar nela vencendo divididas com Rui Costa, Jaques Wagner e Padilha da vida, até a Gleisi e o Haddad têm dificuldades de fazer isso dado a proximidade do Lula, sobretudo com o primeiro…

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  JuggerBR
5 horas atrás

Ora Jug. Ruth Cardoso também teve um papel destacado na polítoca durante o periodo FHC. Também é conhecido do papel de Marisa na vida de Lula deste o sindicato.

Indo mais longe.. a esposa de Roosevelt também tinha um papel destacado na politica. Michelle também tinha um protagonismo ao lado de Obama e Nany Reagan chegou a entrar em cadeia nacional em uma campanha contra as drogas “Just say no”

A decisão final é do presidente, ainda que ele possa ouvir a opinião de pessoas não eleitas, como ministros ou ministras, banqueiros, líderes sindicais, economistas ou empresários. Nenhum deles foi eleito mas são normalmente consultados por presidentes ou governadores

Delfin Netto foi um importante conselheiro de Lula sem que tivesse mandato.

Aliás, um presidente ou primeiro-ministro que toma decisões sem ouvir outras opiniões costuma cometer mais erros do que aqueles que tẽm o hábito de ouvir pessoas de sua confiança

Vargas discutia os problemas políticos com sua filha, Alzira. Isto está bem descrito na biografia de Vargas escrita por Lira Netto.

JuggerBR
JuggerBR
Responder para  Camargoer.
4 horas atrás

Desde a posse já se tem essa narrativa: Janja centraliza decisões, gera ruído e ganha desafetos | O TEMPO Lula, seja pela idade, seja por influencia dela, não articula como antes, o que é boa parte dos problemas do governo: Para aliados, Lula 3 parece ‘Janja 1’; oposição quer colar agenda de ‘ostentação’ no governo | Blog da Andréia Sadi | G1

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  JuggerBR
3 horas atrás

Olá Jug..

Lembro das notinhas na coluna do Claudio Humberto.. algumas eram cifradas cujo objetivo era pressão e até chantagem mesmo

aplicando a regra do “Cui bono” que ajuda a desembrulhar muito pacote

As notícias de fofoca (sempre irritantes) vindas de “fontes em off” são a mais tosca forma de fogo amigo em governos.

Curiosamente, a coluna da Sado (de fev/2025) sugerido por você vai ao encontro do que comentei. Todo presidente busca conselhos e opinião de muita gente que não tem mandato. O Kakay menciona este ponto em sua crítica ao “Lula-3”.

Com exceções com a da Michael Corleote, que tomava o cuidado de manter a esposa longe dos negócios da família, é comum consultar o esposo ou esposa.. ás vezes, isto vira um problema porque qualquer pessoa traída no amor se torna uma torneira de problemas.

Foi por uso que a Míriam Dutra se mudou para a Europa por tantos anos.

Heinz
Heinz
Responder para  Pragmatismo
7 horas atrás

O cara está passando pano para a Janja kkkkkk

Nilo
Nilo
Responder para  Pragmatismo
7 horas atrás

Vodu, o que a sua sacerdotisa faz não interessa, não votei nela, não tem cargo eletivo, o que ela faz com o presidente não interessa, rsrs. Ela que pare de jogar meu dinheiro no lixo.

Última edição 7 horas atrás por Nilo
Pragmatismo
Pragmatismo
Responder para  Nilo
5 horas atrás

Chora!

Nilo
Nilo
Responder para  Pragmatismo
5 horas atrás

Zehpedro, c#g# em dar audiência, sente o cheiro, aquele seu leque do show da gaga, agora tem serventia. Rsrs
Mas mudando de assunto.
Onde está o Zé Lascado, não saltou nem um traque na praça vermelham Xi cantou “Zé cadê vc eu vim aqui só pra te ver.🤣😂🤣😂😂

Última edição 4 horas atrás por Nilo
Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Pragmatismo
5 horas atrás

Olá P.

É comum que as esposas ou esposos das lideranças viagem nas visitas oficiais. Isso desde sempre.

Lembro que a esposa de Carter chegou a representa-lo em várias visitas no exterior, mesmo sem ter cargos no governo.

Jackline Kennedy talvez fosse mais popular nas visitas oficiais que o próprio presidente. Ruth Cardoso teve um papel destacado na política socila durante o período FHC. Ainda que bastante discreta, foi ela quem desenhou a política social. Marisa sempre esteve com Lula. A esposa de Temer foi colocada como “recatada e do lar”… acredito que havia um receio que a diferença de cerca de 35 anos criasse um problema político (tolice, mas Temer buscou uma imagem de conservador para se distanciar da imagem de Dilma, mas isso é uma avaliação, não há ao menos que se saiba, alguém que confirme esta avaliação). Michelle também teve um protagonismo político mas como figura de influência na comunidade evangélica, já que era uma das bases do bolsonarismo).

Até a recatada Marcela Temer acompanhou o presidente., aliá, a presença das esposas e esposos ś parte do cerimonial diplomático.

Bosco
Bosco
Responder para  Camargoer.
4 horas atrás

Seria mais bonito a Primeira Dama chegar junto com o presidente e não uma semana antes.
Mas de todas as nobres figuras da república bananeira que têm comportamento não condizente com sua posição ela está no fim da lista de minhas preocupações.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Bosco
3 horas atrás

Pois é.. eu também pouco entendo a preocupação de tanta gente com a esposa do presidente.

Eu até tenho um hipótese, mas vou evitar a bola de neve, exceto se alguém tiver interesse em saber, mas acho improvável.

Bosco
Bosco
Responder para  Camargoer.
1 hora atrás

Camargoer,
A implicância com a Dna. Janja se deve à implicância desmesurada que a oposição fez à Dna. Michele, que inaugurou em Banânia a fase de admoestar as primeiras damas.
É o que se chama no bom português de “pau que dá em Michele dá em Janja”.
A direita aprendeu a utilizar as mesmas armas “leninistas” que eram comuns na extrema esquerda e hoje esta se revolta porque na visão dela só a eles é dado o direito de serem cruéis e irracionais na defesa de sua ideologia.

Joao
Joao
Responder para  Pragmatismo
2 horas atrás

Ela pode levar as 31 malas…

Sergio
Sergio
Responder para  zehpedro
4 horas atrás

Voce sabe que eu, num passado nem tão distante assim, levava essas coisas na esportiva e gostava de entre saudosos e queridos amigos fazer piada dessas coisas.

Mas o momento atual, não permite nem mais aquele sarcasmo gostoso de outrora.

É de embrulhar o estômago.

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
8 horas atrás

A Ucrânia só não vai atacar com drones esse evento, por causa do peso geopolítico dos convidados.

Gilson Elano
Gilson Elano
Responder para  Vinicius Momesso
8 horas atrás

Corrigindo: só não ataca por causa Xi, o restante é lixo!

Gustavão
Gustavão
Responder para  Gilson Elano
3 horas atrás

Você nao sabe o peso que seu pais tem internacionalmente.

José 001
José 001
Responder para  Vinicius Momesso
8 horas atrás

“Esse evento” não acontece só em Moscou, acontece em toda Rússia, em vários países, até na Ucrânia.

Então, por que não atacaram outras localidades que não tem presença das lideranças de outros países?

José 001
José 001
8 horas atrás

União Europeia/OTAN tentaram impedir os representantes do Brasil, Sérvia, Eslováquia e outros de chegarem em Moscou, mas não conseguiram, a não ser o da Hungria.

Mais uma derrota pública e internacional da UE/OTAN.

Se não tiver uma mudança das lideranças europeias rápido e situação vai chegar em um ponto sem volta.

Principalmente Alemanha.

Estão acabando com a economia.

Leandro Costa
Leandro Costa
8 horas atrás

Patético. Um desfile de um ditador com soldados de chumbo cujo desempenho na Ucrânia tem sido muito aquém daquele que o Mundo inteiro esperava, e temia.

Mais patético que isso é a participação do nosso Presidente nisso, celebrando um dia de Vitória em um país em guerra no papel de agressor. Ridículo mesmo. Nossa neutralidade voou pela janela.

Heinz
Heinz
Responder para  Leandro Costa
7 horas atrás

De fato, esse governo não tem nada de neutro

Bueno
Bueno
Responder para  Leandro Costa
5 horas atrás

este desfile sempre existiu , igual ao que ocorre na França e demais países da Europa.. a questão é rememorar o fato histórico

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Bueno
5 horas atrás

O fato histórico é politizado no contexto atual. Foi um erro tremendo por parte do Brasil ter comparecido esse ano. Gostaria que não fosse o caso, de que pudéssemos participar desse desfile em um contexto de paz, mas não foi assim.

O Presidente do Brasil deveria ter comemorado essa data no Monumento aos Pracinhas no Rio de Janeiro do que participar de um evento politizado em um Mundo polarizado, em meio à um conflito no qual o país anfitrião do desfile é o agressor.

Ainda mais se levarmos em consideração de que esse mesmo Presidente não tem um histórico de presença em comemoração desse fato histórico, dentro de seu próprio país.

É tão ridículo quanto, mas talvez mais nocivo, quanto um outro ex-presidente politizar o 7 de setembro e a Bandeira Brasileira.

É basicamente transformar o país em massa de manobra em joguetes de política internacional.

Sergio
Sergio
Responder para  Leandro Costa
4 horas atrás

Ficou na segunda fila, ele e a adolescente de 60 anos deslumbrada.

A transmissão oficial da TV Russa praticamente os ignorou.

Destaque absoluto ao Xi e ao maduro.

Na realidade putim tinha simpatia pelo bolsonaro, que embora esteja à direita defende as mesmas causas e também tem os mesmos inimigos do Blofeld do Kremlin.

Parece confuso mas não é.

Gustavão
Gustavão
Responder para  Sergio
3 horas atrás

Simpatia da russia não e por presidentes , e pelo Brasil, onde Brasil for america do sul vai.
Então todos querem puxar o Brasil para seu lado.
Alimentos,energia e minerais.
E um amigo que todos querem ter, não importa quem seja presidente.

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Gustavão
1 hora atrás

Eu vejo bem o nosso ‘por onde formos, vão todos os Sul-Americanos juntos.’ Como a eterna rivalidade entre Brasil e Argentina, os acordos bilaterais do Chile com EUA no passado, a Colômbia ter recebido ajuda Americana para lidar com o narcotráfico enquanto não ajudamos em nada, a Venezuela (ainda mais durante o Chavismo) se tornando um país totalitário. Vi como ficamos de braços cruzados durante os problemas envolvendo Colômbia e Venezuela e continuamos de braços cruzados em relação à Venezuela e Essequibo.

Pode apostar… estão todos nos seguindo da mesma forma que sempre seguiram…. ou seja, não seguiram.

Nossa política externa em relação à nossos vizinhos é muito deficiente.

MGNVS
MGNVS
8 horas atrás

Então… conforme muitos “ispecialistas de teclado” já comentaram aqui e parte do Ocidente vive repetindo: “A Rússia está isolada no mundo inteiro. Ninguém mais negocia com a Rússia. A Rússia perdeu todo o seu prestigio. A Rússia está falida.”

Parece que não é isso o que se vê na vida real, pq segundo a reportagem:
O Desfile do Dia da Vitória contou com a presença de líderes de 27 países estrangeiros. . . entre outros dignitários estrangeiros.”

E olha, a Rússia pode ter todos os defeitos do mundo, mas é um país belíssimo e com um design arquitetônico fantástico e imponente, e ela tbm tem um povo orgulhoso de seu país, independente do que possa sofrer nas mãos de seus governantes. É de se admirar a resiliência do povo russo. E para que fique bem claro, estou falando do povo russo e não do governo russo.

Alexandre
Alexandre
8 horas atrás

Olhando as fotos alguns não tem postura militar, são meramente figurantes para encher o desfile devido as perdas russas no front.

José 001
José 001
Responder para  Alexandre
7 horas atrás

Podem ser apenas estudantes.

Captura-de-tela-2025-05-09-120538
Rafael Aires
Rafael Aires
Responder para  José 001
6 horas atrás

Rússia tá ruim no campo de batalha porque está faltando canhão por lá (me desculpem pela piada rs).

Última edição 6 horas atrás por Rafael Aires
José 001
José 001
Responder para  Rafael Aires
6 horas atrás

Realmente canhão tá em falta lá.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Rafael Aires
5 horas atrás

Boa.

… é sempre bom ler comentários com bom humor..

vocẽ está certo

bom humor é sinal de inteligẽncia

Sergio
Sergio
Responder para  Rafael Aires
4 horas atrás

Realmente esse tipo de canhão não existe por lá…rs

Kornet
Kornet
Responder para  Rafael Aires
4 horas atrás

É só pedir ao Brasil as do PT,PSOL e cia que não vai faltar canhão.

Heinz
Heinz
Responder para  Alexandre
7 horas atrás

A maioria é tudo recruta, boa parte das forças russas estão na Ucrania

José 001
José 001
Responder para  Alexandre
7 horas atrás

Podem ser apenas civis participando, como acontece em outros países.

Captura-de-tela-2025-05-09-120405
Última edição 7 horas atrás por José 001
Hamom
Hamom
Responder para  José 001
4 horas atrás

No canto direito superior da tela tem um vídeo rodando com clips da comemoração do Dia da Vitoria na Rússia [dá pra ampliar a tela do vídeo ]↓ Tem cenas de participação de civis…

https://tass.ru

Última edição 4 horas atrás por Hamom
Talisson
Talisson
Responder para  Alexandre
4 horas atrás

Ninguém diz isso quando ve os recrutas israelenses se comportando igual moleque de colégio.

Bardini
Bardini
7 horas atrás

Só a nata, rsrsrsrs…
.
comment image

Bosco
Bosco
Responder para  Bardini
7 horas atrás

Uai! Cadê o Ping Pong Lee III?
Faltou ele pra completar o panteão dos seres iluminados.

Bardini
Bardini
Responder para  Bosco
6 horas atrás

EDITADO

Última edição 6 horas atrás por Bardini
Nativo
Nativo
Responder para  Bardini
5 horas atrás

EDITADO

Kornet
Kornet
Responder para  Nativo
4 horas atrás

Pior do que o Lule que nem convidado foi,né?

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Responder para  Bardini
4 horas atrás

EDITADO

Plínio Jr
Plínio Jr
Responder para  Bardini
4 horas atrás

Até entre esta patota o Brasil é segundo escalão …. vergonhoso ….

Kornet
Kornet
Responder para  Plínio Jr
3 horas atrás

EDITADO

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Bardini
7 horas atrás

Expoentes no Mundo novo, de paz, cheio de esperança e amor universal! hahhahahaha

Bosco
Bosco
Responder para  Leandro Costa
6 horas atrás

A reunião desses seres com ampla troca de experiências vai ser ótimo para reforçar a democracia dos respectivos países.

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Bosco
5 horas atrás

Toda voz ao povo, Boscão!! Vamo que vamo!

Mas o preço deve ter sido alto. Por mais que nosso atual mandatário possa ter aceitado um sanduba de mortadela como dita o modus operandi comum quando fazem o mesmo por aqui, duvido que a esposa tenha aceitado algo do mesmo nível.

Nativo
Nativo
Responder para  Bosco
5 horas atrás

Comprando bem do mundo dos EUA e demais luzes do mundo , como fazem Arábia Saudita e Emirados Árabes , Tailândia, indonésia, a democracia que se Dane.

Eromaster
Eromaster
Responder para  Bardini
5 horas atrás

São esses aí que comandarão a economia do mundo em breve. A Europa está virando passado.

Bosco
Bosco
Responder para  Eromaster
4 horas atrás

E vc vai adorar viver nesse mundo maravilhodo, paraíso na Terra, né?
Deve já ter feito vasectomia e está se lixando para o futuro além do seu umbigo.

Bosco
Bosco
7 horas atrás

Sobre esse assunto só tenho a dizer que essa parada confirma minha percepção que tenho há 30 anos da capacidade militar russa: eles são ótimos para fazer desfiles.

Eromaster
Eromaster
Responder para  Bosco
5 horas atrás

Pode resumir essas tais capacidade que você afirma de forma pejorativa? O que eu saiba, a Rússia atual não ficou 20 anos no Afeganistão lutando contra o Taliban, que acabou derrotando o Tio SAM.

Leandro Costa
Leandro Costa
Responder para  Eromaster
5 horas atrás

Verdade. Os Soviéticos, que eram mais fortes do que a atual Rússia, não aguentou ficar mais do que dez anos.

Bosco
Bosco
Responder para  Leandro Costa
4 horas atrás

Leandro,
Lembrando que os EUA distam 10000 km do Afeganistão e ficou 20 anos enquanto a URSS fazia fronteira e ficou 10.

Última edição 4 horas atrás por Bosco Jr
Gustavão
Gustavão
Responder para  Eromaster
2 horas atrás

União soviética.

Bosco
Bosco
Responder para  Bosco
4 horas atrás

A capacidade militar russa pode ser avaliada pelo simples fato de estar há mais de 3 anos enfiada num atoleiro até o pescoço no país que lhe faz fronteira e após todo esse tempo clama para que o Trump consiga dar fim ao conflito.
Tire suas próprias conclusões.

FERNANDO
FERNANDO
7 horas atrás

Putz, a Rússia está lá na Ucrania e demostra tudo isso.
Bahhhhhhhhh Tcheeeeeeeeeee

MGNVS
MGNVS
6 horas atrás

EDITADO

Bosco
Bosco
Responder para  MGNVS
4 horas atrás

Esse vocabulário de baixo calão só comprova o desespero da sua causa abjeta de defender ditaduras e em favor de punir desumanamente cidadãos que simplesmente exigiam seus direitos constitucionais de protestarem e inclusive de chamarem o governo recém empossado de “gopi” .

Bosco
Bosco
Responder para  Bosco
3 horas atrás

Exigiam = exerciam

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Bosco
3 horas atrás

Olá Bosco.. a gente se conhece há bastante tempo para eu ter um grande respeito e admiração por vocẽ, particularmente pela escolha do “Astronauta”, ainda que eu continue fã da mãe da Magali.

Considero possível debater praticamente qualquer assunto desde que mantido o respeito mútuo. E olha que eu apanho bastante e quanto reclamo, ainda dizem que estou de mi-mi-mi..

ás vezes estou mais para ai-ui-ai de tanta pancada.. riso

vida que segue

Bosco
Bosco
Responder para  MGNVS
3 horas atrás

Nas diversas vezes que a esquerda considerou o governo estabelecido como sendo fruto de “gopi” e inclusive incendiou a Praça dos 3 Poderes, ela só não pediu aos militares melanciônicos para deporem o governo na marra devido ao ranço que ela tem por conta da ditadura militar e não por prezar demsis a democracia e os mais nobres atributos republicanos.
Assim é a extrema esquerda comunista brasileira.

Última edição 3 horas atrás por Bosco Jr
Emmanuel
Emmanuel
5 horas atrás

E o nosso iluminado presida foi falar mal de “Trâmpi”. Aí, quando chegar aquela sanção gostosa ou um aumento de imposto especifico para essa potência varonil, vai reclamar que estão invadindo nossa soberania.
Por isso deveria ser requisito básico ter terminado a escola antes de ser candidato a qualquer cargo público. Apesar de que a pátria educadora não tem ajudado muito em alfabetizar alguém.

Ivan herrera
Ivan herrera
5 horas atrás

Os lambe bolas do Laranjao ficam malucos com esse desfile rsssss

Underground
Underground
4 horas atrás

A realidade: Rússia usando equipamentos e soldados de outros países para mostrar alguma coisa.

José 001
José 001
Responder para  Underground
4 horas atrás

Sim, a terra é plana.

Bosco
Bosco
Responder para  Underground
3 horas atrás

E festejando uma vitória que só ocorreu por conta da ajuda ucraniana e americana.
Não fosse isso a Rússia hj falaria “alemon”.
_
“Aftas rarden, hemorroidas hiden”

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Bosco
3 horas atrás

Olá Bosco.. apenas uma correção.

Quem lutou contra a Alemanha na II Guerra foi a URSS.

Ainda que a Rússia fosse a maior da repúblicas soviéticas, o exército vermelho tinha soldados de todas as repúblicas soviéticas.. Ucrânia, Cazaquistão, Georgia etc…

Já faz tempo que venho comentando que nem a URSS foi a Rússia, nem a Rússia de Putin é a URSS..

de vez em quando aparece esta confusão

A URSS, assim como a UK e o Brasil, receberam apoio material dos EUA durante a II Guerra, como equipamentos, munição, armas, até alimentos.

Ainda que a URSS tivesse capacidade de produzir armas e munições, ocorreu uma desarticulação da industria a partir da invasão nazista. Todo o parque industrial soviético foi movido para leste de Moscou.

O UK também demorou para reorganizar a sua economia de guerra e dependeu durante toda a guerra da importação de alimentos e matérias-primas.

Creio que já em 1943, cada uma das três potências (EUA, URSS e UK) já produziam, cada uma, mais tanques e aviões que a Alemanha.

Então nem ao céu nem ao inferno.

O apoio material dos EUA para o UK e para a URSS foi fundamental para a vitória. Inegável. Está bem documentado que o UK buscou o apoio dos EUA nos primeiros anos da guera, Sem este apoio, o UK teria colapsado e obrigado a se render para a Alemanha. Aliás, foi Chuchill quem enfrentou a pressão interna para que ele assinasse a paz.

No caso da URSS, é mais complicado. A ajuda dos EUA foi muito importante principalmente nos primeiros anos da guerra quando a URSS precisou reorganizar as sua economia de guerra. Por outro lado, s URSS já tinha conquistado um elevado patamar de industrialização antes da guerra.

Não há como afirmar que a URSS teria perdido a guerra sem o apoio dos EUA, mas dá para afirmar que a URSS ganhou a guerra com o apoio dos EUA

Aliás, o Brasil também celebra a vitória na II Guerra que contou com o apoio dos EUA. A França celebra a vitória na II Guerra tendo contado com o apoio dos EUA. A Inglaterra também,

Última edição 3 horas atrás por Camargoer.
Costa
Costa
4 horas atrás

China, Birmânia (na época) e a Indochina (na época) devem agradecer a ingleses e americanos, pois eles morreram para libertá-los da opressão nipônica. Bem, em parte a Rússia devia agradecer a eles também no caso da libertação da invasão chucrute. Numa Guerra que a Rússia era aliada da Alemanha até 41.

ATS
ATS
3 horas atrás

Dia de luto para extrema direita. 80 anos que essa excrescência chamada fascismo foi enviado para o esgoto da história!

Bosco
Bosco
Responder para  ATS
3 horas atrás

Independente da métrica , nazismo, fascismo e comunismo são ideologias irmãs praticamente indistinguíveis nos pontos basilares.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Bosco
2 horas atrás

Bosco.. o nazismo é um tipo de fascismo extremo e radical. Isso todo mundo concorda..

Por outro lado, o comunismo tem tanta coisa em comum com o fascismo quanto tem com a democracia liberal. Ou de outra forma, o comunismo é tão distante do fascismo quanto é distante das democracia liberais.

Esta insistência em ligar o fascismo ao comunismo é uma confusão inexplicável e injustificável.

(agora lá vem a bola de neve, e nem falo da igreja)

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Responder para  Camargoer.
1 hora atrás

Comunismo e fascismo são regimes totalitários (ditaduras). Ou seja, são antagônicos à democracia.
São iguais? Não. Há algumas diferenças ideológicas entre eles. Mas não são tão grandes assim.

Fábio CDC
Fábio CDC
3 horas atrás

Só tem mulher gostosa na Rússia, pelo amor de Deus… Dá até uma tristeza de morar no Brasil.

ChinEs
ChinEs
2 horas atrás

O EB não desfilou na praça vermelha, poderia ser o BOPE representando a tropa Brasileira, ou mesmo os COMANF dos Fuzileiros, se o Lula estava sentado lá na tribuna ao lado do Putin, a tropa poderia desfilar…