Monumento aos mortos II Guerra Mundial

Ministro condecora personalidades e instituições com a Medalha da Vitória

Em comemoração aos 80 anos do Dia da Vitória, que marcou o fim da Segunda Guerra Mundial, o Ministro de Estado da Defesa, José Mucio, participará da cerimônia de imposição da Medalha da Vitória. Serão 213 agraciados, entre eles, um Ex-Combatente da Segunda Guerra Mundial, três instituições militares e três estandartes da República Italiana. O evento ocorrerá nesta quinta-feira, 8 de maio de 2025, no Rio de Janeiro, às 11h.

A Medalha da Vitória presta homenagem a todos aqueles que contribuíram para a difusão dos feitos dos Ex-Combatentes durante a Segunda Guerra Mundial. Também é concedida a quem participou de conflitos internacionais na defesa dos interesses do País, integrou missões de paz, prestou serviços relevantes ou apoiou o Ministério da Defesa no cumprimento de suas missões constitucionais.

Credenciamento: Os profissionais de imprensa interessados em participar devem se credenciar junto à Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério da Defesa até às 17h30 do dia 7 de maio. Para o credenciamento, é necessário enviar um e-mail para ascom@defesa.gov.br, informando nome, número de identidade, função e veículo de comunicação.

No dia do evento, a imprensa credenciada será recepcionada no acesso principal do monumento, com entrada até às 10h, e conduzida até a área reservada à cobertura.

Sugere-se que os cinegrafistas e fotógrafos portem lentes de longo alcance.

  • Serviço: Cerimônia de Imposição de Medalha alusiva ao Dia da Vitória.
  • Local: Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, Avenida Infante Dom Henrique, 75, Glória – Rio de Janeiro/RJ.
  • Data: 08/05/2025
  • Horário: 11h

DIVULGAÇÃO: Ministério da Defesa

Inscrever-se
Notificar de
guest

41 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Sequim
Sequim
10 horas atrás

Obrigado a todos os americanos, soviéticos, brasileiros e demais soldados de tantas outras nacionalidades que tombaram em batalha para livrar o mundo do horror nazi-fascista. Paz e Luz!

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Sequim
9 horas atrás

Verdade.

A cadela do fascismo está sempre no cio

Acrescento ainda, além dos soldados, todos os civis que participaram de um modo ou de outro desta vitória contra o Fascismo..

e todos os que foram ferido de modo grave ou não,

e aos que perderam as pessoas que amavam

Acho que agora as pessoas estão entendendo que o fascismo é um mal que começa pequeno e cresce.. até nos sufocar até a morte

Ricardo Torres
Ricardo Torres
Responder para  Camargoer.
9 horas atrás

Sempre repetindo a ladainha do facismo.

Concordo que deve ser combatido sempre.

Mas do seu adorado comunismo, vc nunca comenta….quantas milhões de vida já foram perdidas até hoje?

A cadela do comunismo também está sempre no cio.

Talisson
Talisson
Responder para  Ricardo Torres
6 horas atrás

Foi por esse “medo” do comunismo que Hitler subiu ao poder.
É difícil ler sobre quais bancos ocidentais deram suporte econômico para Hitler construir seu exército.
No fim do governo era aquele monstro incontrolável, mas que ele subiu com apoio do ocidente, subiu.

Última edição 6 horas atrás por Talisson
Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Talisson
2 horas atrás

Olá Talisson.

Os nazistas tenham cerca de 1/3 das cadeiras.
Von Pappen foi responsável pela composição dos nazistas com os conservadores que sustentou Hitler como Chanceler.

Foi esta maioria que cassou os mandatos dos comunistas. A Lei de Plenos Poderes foi aprovada com o apoio do partido cristão e dos social-democratas.

Curiosamente, Hitler implementa uma ditadura fascista aos olhos daqueles que deveria defender a democracia e não o fizeram.

Também é notório que o partido nazista foi financiado pela burguesia alemã em troca da promessa de Hitler (que ele reamente cumpriu) de fechar os sindicatos, caçar o partido comunista e prender todos os de esquerda. aliás, depois dos comunistas, os social democratas foram presos e a partir daí qualquer.

Também é verdade que tanto os nazistas tinham um grande apoio dentro da França, da Inglaterra e até dentro dos EUA.

Um bom resumo da situação é lembrar que o fascismo é a solução que o capitalismo faz uso em seus momentos de crise aguda. Isto explica, em parte a negligência dada pela elite capitalista aos momentos de ascensão fascista como agora.

Angus
Angus
Responder para  Camargoer.
8 horas atrás

A quantidade de mortos devido a revoluções comunistas é superior a quantidade de mortos por consequência do fascismo/nazismo (na casa das dezenas de milhões).

O que seria normal? defender a vasectomia nas cadelas do fascismo, nazismo e comunismo, que estão sempre no cio, acabando com essa reprodução medonha.

Estranhamente alguns, que defendem a vasectomia apenas nas cadelas do fascismo e nazismo, fazem amor com a cadela do comunismo.

Estranho, muito estranho, para não dizer bizarro.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Angus
7 horas atrás

Onde que o comunismo está crescendo ?

Angus
Angus
Responder para  Antonio Palhares
6 horas atrás

“Alô Galvão”

“Fala Tino”

“sentiu!!!”

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Angus
6 horas atrás

Caro..

O genocídio ou assassinatos em massa não é uma corrida.. Pol Pot não é melhor ou pior que HItler por ter matado mais ou menos. Pinochet não é melhor por ter matado 40 mil pessoa no Chile que a ditadura brasileira que assassinou cerca de 500.

Não há normalidade em comparar ditadores ou imbecis messiânicos que aspiravam ser ditadores, buscando entre eles melhores ou piores.

Estranho e bizarro é supor que existam genocidas bons e genocidas maus.

Angus
Angus
Responder para  Camargoer.
6 horas atrás

A normalidade está em quem coloca todos ditadores ou imbecis messiânicos na mesma prateleira de sanguinários e assassinos, seja Hitler, seja Mussolini, seja Pinochet, seja Fidel Castro, seja Pol Pot, seja Lenin, seja Stalin…

Estranho e bizarro é criticar alguns ditadores ou imbecis messiânicos, mas convenientemente esquecer que Fidel Castro, Lenin e Stalin foram responsáveis por milhões de mortes, chamando os mesmos (veja só) de heróis, quando não estão estampando camisetas ou bandeiras…

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Angus
5 horas atrás

Caro. Acho que vice está mais incomodado com o que eu penso do que em celebrar o fim.daII Guerra

Angus
Angus
Responder para  Camargoer.
4 horas atrás

Incomodado com você?
Por que eu estaria?

Eu fico incomodado com aqueles que defendem a vasectomia apenas nas cadelas do fascismo e nazismo e fazem amor com a cadela do comunismo.

Não seria teu caso, seria?

Joao
Joao
Responder para  Camargoer.
5 horas atrás

155… o governo militar matou 155… a luta armada, querendo um Ditadura do Proletariado, matou 233.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Joao
5 horas atrás

Poderia ter sido 1.. continua uma ditadura.. nem.melhie nem.pior que qualquer ditadura

José Gregório
José Gregório
Responder para  Joao
4 horas atrás

Tem um vídeo do Gabeira no YTB que ele confessa que lutaram para implantar uma ditadura no Brasil, nunca defenderam a democracia, pegaram armas, assassinaram, sequestraram e morreram também, e muitos assassinadoss pelos próprios “cumpanheiros”, depois foram todos anistiados em 79, receberam polpudas indenizações, mas hoje são contra anistiar uma mãe que portava somente um batom na praça.

Gustavão
Gustavão
Responder para  José Gregório
2 horas atrás

Na hora de cometer vandalismo não pensou nós filhos.
Anistia para min tanto para os militares e comunistas no Brasil foi erro , era para ter julgado e condenado os dois lado.
Não tem justificativa para o golpe de 64 e também não tem justificativa para instalar um ditadura cumunista.

Última edição 2 horas atrás por Gustavão
Nativo
Nativo
Responder para  Angus
5 horas atrás

Discussão besta quem matou mais ou menos.

Os dois sistemas e todos as outras idiotices que fanatizam , conforme somos informados das suas covardias pelo mundo, deveriam merecer o desprezo de todos com cérebro, mas parece que a inteligência vai na contramão da informação.

Angus
Angus
Responder para  Nativo
4 horas atrás

Repetindo meu comentário acima:

A normalidade está em quem coloca todos ditadores ou imbecis messiânicos na mesma prateleira de sanguinários e assassinos, seja Hitler, seja Mussolini, seja Pinochet, seja Fidel Castro, seja Pol Pot, seja Lenin, seja Stalin…

Estranho e bizarro é criticar alguns ditadores ou imbecis messiânicos, mas convenientemente esquecer que Fidel Castro, Lenin e Stalin foram responsáveis por milhões de mortes, chamando os mesmos (veja só) de heróis, quando não estão estampando camisetas ou bandeiras…

Gustavão
Gustavão
Responder para  Angus
2 horas atrás

Matéria fala sobre Vitória em cima do facismo e homenagem aos nossos heróis.
Vontade de polarizar e maior que comemorar Vitória do nosso país.
Então ganhamos.
Graças a Deus.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Gustavão
1 hora atrás

Olá G;

bem colocado.

A foto dos trẽs grandes líderes na conferência de Yalta é muito representativa daquela frase atribuída a Churchill

“Se não sabíamos por que lutamos, agora sabemos contra o que lutamos”

O Prof Michel Gherman, da UFRJ, um dos principais pesquisadores brasileiros sobre nazismo, comentou em uma entrevista, nem a tanto tempo assim, que todos nós erramos, ele inclusive. Acreditávamos que mostrando os horrores do holocausto nazismo impediríamos o retorno do fascismo…

Ninguém percebeu que deste modo, mostramos até no que o fascismo pode chegar, mas não ensinamos como é o fascismo quando aparece e como á possível perceber quando surge a ameaça fascista.

Concordo com ele.

Os autores de “Como as democracias morrem” e “Com salvar a democracia” focam como o fascismo está ameaçando a democracia nos EUA, mas acho que quase tudo o que eles escrevem também se aplica ao Brasil, á Argentina e qualquer outro país de democracia liberal..

curiosamente, não hã mais como separar democracias maduras das democracias em maturação. O fascismo é capaz de destruir ambas

Dworkin
Dworkin
Responder para  Angus
1 hora atrás

Tirou do zap essa daí né ? kkk

Joao
Joao
Responder para  Camargoer.
5 horas atrás

Quase tão ruim quanto o comunismo…

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Joao
5 horas atrás

Nai existe quase tudo ruim em.uma ditadura.. todas exajam.o mesmo.miasma

José Gregório
José Gregório
Responder para  Camargoer.
4 horas atrás

O fascismo hoje está bem representado no atual governo brasileiro, não somente a cleptocracia voltou com força, como também querem a qualquer custo acabar com a liberdade de expressão, os direitos individuais e a propriedade privada, triste fim do Brasil.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  José Gregório
2 horas atrás

Olha.

Recomendo uma leitura dos clássicos “Introdução ao fascismo”, do Leandro Konde, “O fascismo etenro”, do Umberto Eco e, certamente “Anatomia do Fascismo” do Robert Paxton. Um brasileiro, um italianos e um estadunidense.

Uma ideia é ler no PDF, porque depois basta deletar o arquivo sem a necessidade de queimá-los.

Dworkin
Dworkin
Responder para  José Gregório
1 hora atrás

Quem quer acabar com a propriedade privada ? Foi no zap que tu viu isso ?

Gustavão
Gustavão
Responder para  Camargoer.
2 horas atrás

Esses dislikes prova que o facismo no Brasil está em crescimento.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Gustavão
1 hora atrás

Sim.
Excelente observação.

Vamos celebrar 80 anos do fim da II Guerra na Europa. Este momento ganhou uma dimensão que vai além de uma homenagem ao passado, mas deve servir para entender o presente.

Acho curioso a quantidade de excelentes livros sobre o assunto.. e para que tem pouco tempo para ler, há excelente documentaŕioss no Youtube sobre o assunto.. dá para maratorna dias ou semanas…

Tem uma séria de 20 e tantos episódios… tem outra “II Guerra em Cores”.. “Os últimos dias dos nazistas”, tem outra que acho se chamar “O caminho para Berlin”…. outra que deve ser “Berlin 1945″… um dos meus preferidos é “A arqutetura da destruiçação”… há muito material muito bom..

e para quem quiser, tem dois filmes sobre o livro “A onda”.. um feito para a TV dos EUA e outro produzido na Alemanha para o Cinema.. eu tenho o livro.. eu acho que o filme alemão é o melhor..

ainda assim..

Nossa geração fracassou em impedir a ascensão fascista..

estamos fracassando na questão ambiental, somos um fracasso na questão dos direitos humanos, estamos fracassando em defender a democracia e fracassamos de modo vergonhoso em evitar o ressurgimento do fascismo

Joao
Joao
Responder para  Sequim
5 horas atrás

Nas cerimônias no RJ, era comum a participação de um ex-combatente polonês. Venceu o nazi-fascismo e conseguiu fugir do comunismo.

JuggerBR
JuggerBR
9 horas atrás

A maior guerra que a humanidade já viu… Torçamos pra nunca mais termos outra.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  JuggerBR
49 minutos atrás

Olá Jug.

Alguns autores apontam a I Guerra como uma catástrofe humanitária maior que a II Guerra, ainda que as estimativas apontem 60 milhões de mortos na II Guerra e 20 milhões na primeira.

Há uma questão que a I Guerra foi uma ruptura histórica e tecnológica, sendo considerada a primeira guerra total..

De certo modo, as duas guerras estão ligadas mas eu discordo daqueles que sugerem que é a mesma guerra intercalada por uma depressão econõmica..

A I Guerra aconteceu entre países parecidos. foi uma guerra que aconteceu em um momento de crise do capitalismo entre países capitalistas.

A II Guerra foi uma guerra ideológica… na qual 3 grandes forças estavam lutando.. a democracia liberal, o fascismo e o comunismo.

Olhando para trás, fica fácil saber qual era o lado certo. Eu só não consigo entender a dificuldade de saber qual é o lado certo neste começo do Sec.XXI, que é até mais simples porque agora são apenas duas grandes forças ideológicas.. a democracia x o fascismo.

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
9 horas atrás

Me lembro de duas coisas sobre a Feb, ver uma bandeira e um obuseiro alemão ambos capturados e trazidos pelos pracinhas…ler sobre o tema é bom, mas ver a história tem outra sensação, recomendo quem tiver oportunidade de ir ver os museus e os itens expostos sobre o tema…

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Rafael Gustavo de Oliveira
5 horas atrás

Olá Rafael.
Lembro quando visitei o monumento pela primeira vez.
Chorei muito.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
7 horas atrás

O Nazismo esta crescendo na Europa. A Ucrania é o único país da terra que tem um partido nazista legal. E eles não fazem questão alguma de esconder.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Antonio Palhares
5 horas atrás

Olá Palhares.

Eu concordo com você que estamos vivendo um.momento de as então fascista a qual tem sido negligenciada e minimizada por muita gente.

Diria que alguns fascistas se sintam representados por isso está tolerância e negligência com está ascensão fascistade ditadores e aspirantes messiânicos a ditadores.

Eu tenho comentado que estamos vendo.uma ascensão fascista neste início.de Sec.XXI… deixando a ideia de nazismo.para aquela momento particular na história que aconteceu na Alemanha…

Os autores sobre fascismo costumam dizer que existiram e existem muitos fascismos…mas apenas um nazismo…

737-800RJ
737-800RJ
7 horas atrás

Imagino que veremos nos próximos anos muitos conflitos em várias partes do globo, especialmente na Ásia e no Leste Europeu. Que não tenhamos outra guerra nestas proporções, pois as perdas humanas seriam maiores ainda! 🫤

Guacamole
Guacamole
5 horas atrás

Legal comemorarem os 80 anos da vitória.
Só acho triste não terem comemorado os primeiro 60 pois não lembro de nenhuma homenagem aos praças até ali pelos anos 2000.

Nativo
Nativo
Responder para  Guacamole
4 horas atrás

Li comentários desse tipo em outro posto aqui do fórum e fiquei decepcionado, mais uma vez, com nossas forças armadas. Sendo tudo verdade é inaceitável a postura delas com os nossos veteranos da segunda guerra.

Carlos Campos
Carlos Campos
4 horas atrás

OFF TOPIC
India atacou o Paquistao

Heinz
Heinz
Responder para  Carlos Campos
3 horas atrás

Verdade, ataque aéreo e com mísseis. Vamos ver o que foi atingido nas próximas horas.

Carlos I
Carlos I
1 hora atrás

Dos totalitarismos da época o nazismo só permanece na cabeça de poucos desmiolados, o fascismo ainda encontra eco na cabeça vazia de alguns mais, porém o mais sanguinário e terrível regime de todos ainda veste o manto das boas intenções e continua trazendo fome e morte para a humanidade enquanto passadores de pano que se imaginam revolucionários tentam a todo momento reescrever a história.