O Conselho de Segurança das Nações Unidas decidiu nesta terça-feira, 13, por unanimidade que sua missão de paz permanecerá no Haiti por mais um ano, alegando que a situação no país caribenho ainda constitui uma ameaça à paz e à segurança internacionais.

A resolução do conselho manterá em 9 mil o efetivo da missão. O órgão também aceitou a recomendação do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, de reconfigurar as forças de segurança para poder deslocá-la às zonas remotas mais rapidamente.

Ainda que o órgão tenha reconhecido que houve algum avanço no Haiti em matéria de segurança no último ano, a situação, reconhece, ainda segue frágil. O conselho aconselhou o governo haitiano e outras figuras chaves a fortalecer o diálogo democrático e formar um consenso para lidar com todos os problemas do país, incluindo a pobreza.

Acidente

No mesmo dia do anúncio da ONU, em Porto Príncipe, capital haitiana, houve o funeral de 11 soldados e pilotos mortos em um acidente aéreo na última sexta-feira. “Eles estavam no Haiti protegendo as fronteiras do país. Prestariam socorro às vítimas das tempestades do ano passado. Estavam ajudando o povo do Haiti a cumprir a enorme promessa de sua orgulhosa nação”, disse o secretário-geral da ONU em uma carta lida pelo chefe da missão no país, Hedi Annabi. O presidente Rene Préval assistiu à cerimônia na base da ONU na capital, mas não falou com a imprensa.

A maioria dos seis uruguaios e cinco jordanianos mortos no acidente estavam no Haiti há três meses. Seus nomes foram lidos várias vezes e suas fotos estavam em mesas com as bandeiras de seus respectivos países.

FONTE: Agência Estado / Associated Press

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marine
Marine
14 anos atrás

Cinquini,

Otima foto!! Me trouxe lembrancas….

Semper Fidelis!

Challenger
Challenger
14 anos atrás

Uma Ótima experiencia para nossas Forças Especias.

É preciso ver se apresença Brasileira lá realmente trará beneficios, ou se é simplesmente pra ganhar prestigo politico com a ONU, talvez seja o caso de começar a diminuir o volume de tropas gradativamente.

Obs: O Fuzil M-4, com miras EOTech e ACOG, é lindão.

fullcrum
fullcrum
14 anos atrás

tá na hora de voltar mais um ano ou 100, sem investimentos no pobre país não trará estabilidade e vão ser necessárias tropas pra garantir a estabilidade.Fizemos nossa parte,colhemos alguma experiência, voltemos pra ksa!!!!!

Hornet
Hornet
14 anos atrás

Cinquini,

boa foto mesmo.

Marine,

mas ainda prefiro aquela foto do “garotinho”. Vcs sabem qual? Tanto vc quanto o Cinquini.

Só que não era no Haiti, não dava pra colocar neste post, eu sei…

abração aos dois