Bombardeios das forças de líder líbio deixam ao menos dez mortos e 40 feridos em Misrata, terceira maior cidade do país

Em uma gravação de áudio divulgada pela TV estatal, o líder líbio, Muamar Kadafi, advertiu nesta sexta-feira que a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) será vencida e não poderá fazer nada para mudar seu regime na Líbia.

“Não queremos reconciliação nem diálogo. Estamos em nosso país e insistiremos em ficar aqui até a morte. Eles serão vencidos. A Otan será forçosamente vencida”, afirmou o coronel. “Estamos decididos a não mudar nada em nosso país se não for por vontade própria e longe dos aviões da Aliança”, afirmou.

Kadafi pediu aos líbios que se preparem para libertar seu país. “Preparem-se, homens e mulhers, para libertar toda a Líbia. Em um tom de voz elevado, o líder líbio disse que os que abandonam o regime “são tão covardes quanto os que usam armas” contra ele, em referência aos rebeldes líbios.

Kadafi ressaltou que suas forças resistirão e combaterão e advertiu que, se os aliados utilizarem tropas terrestres, serão enfrentados, embora tenha dito que eles “não se atreverão porque são covardes”.

Os aviões da Otan voltaram a atacar a capital do país, Trípoli, nesta sexta-feira, especificamente um bairro do sul da cidade, e também uma região perto de Kikla, a cerca de 150 quilômetros da capital.

Ataque a Misrata

Bombardeios das forças de Kadafi sobre a cidade de Misrata, no oeste do país e em poder dos rebeldes, deixaram dez mortos e 40 feridos nesta sexta-feira, anunciaram fontes dos rebeldes líbios.

Segundo Ahmed Hassan, todas as vítimas eram civis que foram atingidos por foguetes do tipo Grad 45 quilômetros ao oeste da cidade. Um vítima era uma mulher, que foi encontrada nos escombros da própria casa.

Hassan afirmou que Misrata – a terceira maior cidade da Líbia – é alvo dos bombardeios quase diários das forças de Kadafi e que, nesta sexta-feira, não aconteceu nenhum ataque da aviação da Otan.

FONTE: Com EFE e AFP

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wagner
Wagner
12 anos atrás

O que a Otan está atacando afinal ?? ÁRVORES ?

Jogam bombas e mais bombas e o Kadafi ainda tem força para lutar e deter os rebeldes !

isso tudo é uma tragedia, das tres partes envolvidas. Um horrível desperdício de vidas.

Dividam o país ué ! Líbia do leste, Líbia do oeste, bota a Onu para proteger a fronteira. Kadafi lá, rebeldes aqui…

pronto !

mania dessa galera de ficar ” aah ulá uzá mullahh !” ‘tá tá tá tá tá tá tá !!!’

vassilizaitsev
vassilizaitsev
12 anos atrás

se não mudar os termos da resolução ONU 1973, isso vai mesmo ocorrer. Se forças especiais em solo para designar com eficiencia os alvos, a aviação aliada nunca irá conseguir estrangular as forças militares líbias. Vide o ocorrido recentemente, quanto aeronaves da OTAN atacaram, por engano, um comboio dos insurgentes, ferindo 16 deles. Vai é de mau á pior esta campanha aérea contra o Khadafi. Tudo bem que conseguiu estabilizar o front de combate entre forças regulares e insurgentes, mas isso realmente adianta?????? Eu acho que esta é a hora de expulsar do poder o Khadafi, afinal ele está completamente… Read more »

vassilizaitsev
vassilizaitsev
12 anos atrás

corrigindo:

“Se forças especiais…………..”

correto: Sem forças especiais………….

abraços

Bosco Jr
Bosco Jr
12 anos atrás

Eu achei essa intervenção equivocada desde o início, mas já que ocorreu, não haverá efeito prático sem cortar o sistema de C3 das forças armadas líbias, e isso implica em atacar cidades e em danos colaterais.
Também, por mais que as armas guiadas de precisão estejam evoluídas, apenas elas são incapazes de deter um exército, o que implica em bombardeio contínuo, em custo, em mais danos colaterais, etc.
Apenas AASM e os Brimstones não vencem uma guerra.

Vader
12 anos atrás

Vai de mal a pior a Guerra do Sarkozy…

É mermão, sem botar o pé no chão vai dar jogo naum… 😉

Ivan
Ivan
12 anos atrás

Mesmo com mísseis dirigidos por radar micrométrico, bombas guiadas por satélite (GPS), telêmetros laser, radar de abertura sintética, sistema de visão noturna, IIR, fusão de dados, REVO, VANTs, C-VANTs e todas as geringonças aéreas que o ocidente dispõe, será necessário como em todas as guerras o soldado e seu fuzil para ocupar o terreno. Este soldado pode e deve ser líbio, mas organizado em unidades de combate, com uma estrutura mesmo que mínima de logística e com um sistema simples de comando, controle e comunicações (C3). Só como referência é bom ‘olhar’ um planalto que existe ao sul de Tripoli,… Read more »

Wagner
Wagner
12 anos atrás

Estou começando a desconfiar que a Otan não queria vencer desde o começo.

É tudo um grande campo de testes de armas.

A Otan só quer bombardear, para gastar armas, se justificar, testar armas novas.

Acho que não querem derrubar o Kadafi.

Na verdade, estão pouco ligando para os líbios. O que querem é um campo de atuação…

Está identico a Guerra Civil Espanhola…