Home Operações de Garantia da Lei e da Ordem Presidente autoriza emprego das Forças Armadas para conter manifestações em Brasília

Presidente autoriza emprego das Forças Armadas para conter manifestações em Brasília

1893
30

Centrais sindicais reuniram-se nos estacionamentos do estádio Mané Garrincha e da Torre de TV na manhã desta quarta (24) antes de marchar em direção ao Congresso Nacional.

Ato contra Temer em Brasília tem confronto, prédios da Esplanada são evacuados e
Ministérios foram depredados. PM estimava 35 mil manifestantes até as 15h50.

O Ministro da Defesa chamou a imprensa para entrevista coletiva no Planalto. Enquanto ele falava, manifestantes ocupavam Esplanada para pedir saída de Temer do governo.

30 COMMENTS

  1. Será que os sindicalistas fariam esse inferno todo se não estivesse incluído nas reformas o fim do imposto sindical obrigatório? A resposta é óbvia, hoje o Brasil tem cerca de 17 mil sindicatos e 3.5 bilhões de reais vai para os bolsos dos sindicalistas todo ano, se comparar com outros países dá para ver a proporção do absurdo, por exemplo, a Argentina tem 91 sindicatos… e esse imposto não existe em praticamente país nenhum.

  2. As forças aramadas estão do lado errado como sempre. Ao invés de defender o povo e a nação dessa corja de safados, vai defender o presidente .
    Só Deus na causa mesmo.

  3. É a escumalha que está temerosa de perder a boquinha do imposto sindical usando anencéfalos e manipulados para fazer a única coisa que sabem fazer e implantar a politica do quanto pior melhor para tentarem voltar ao poder.

    Forças armadas estão cumprindo seu dever. Baderna e delito de dano ( art 163 do CP, forma qualificada ainda) são ilícitos.

  4. Mais uma vez é o Exército, agora dentro do ordenamento jurídico, que sai em defesa da lei, da ordem e da democracia. Tomara que desta vez cumpram a missão a contento, extirpando de vez esse câncer vermelho da vida nacional.

  5. Temer deveria sofrer impeachment ou mesmo ter a chapa cassada pelo TSE. Porém, nesse caso, correta a ação de convocar as Forças Armadas, já que a PM-DF se mostrou totalmente incapaz de lidar com a situação.

  6. O Temer é da mesma turma dos petralhas, estão defendendo comunistas, antes quando eu era militar do exercito comunistas não se criavam no Brasil pediam asilo politico, do contrario os senhores ja sabem.

  7. Impressionante foi o Marco Aurélio Alencar, em conluio com a Rede Bobo, achando uma temeridade. é um imbecil mesmo. A GLO está na Constituição!! Se o Temer tivesse renunciado nos pouparia disso tudo. Agora a esquerda tem munição!!!

  8. É muito complicado explicar a atual situação político-econômica-social do Brasil, mas eu vou tentar fazer uma análise bem realista: o Brasil era um país autossustentável, sem conflitos fundiários, com uma população saudável e relativamente feliz e ordeira, até que uma caravela ancorou na costa da Bahia…a partir daí foi só m…

  9. Excelente!
    Se gosta ou não do governo, não é razão para vandalismo, invasão e destruição de prédios públicos etc.

  10. Já viram como ficou os prédios dos ministérios? se não viu, acesse os sites de noticias e vejam,,,parece cenas de guerra…destruição total. decisão certa do Temer. durante mais de uma década tive que aturar esse lixode PT, nunca quebrei nada, nunca xinguei nunguémcom ideias diferentes. O Temer, junto com o PMDB, governaram durante 12 anos JUNTOS…justamente por isso não gosto do Temer. Sou a favor da reforma trabalhista e previdenciário…e isso precisa ser respeitado. O PT não respeito a vontade da maioria quando não aceitouo resultado das urnas no referendo do desarmamento, justamente por isso agora precisa ficar de boca fechada diante das reformas e tudo mais. De 14 anos de PT, as unicas reformas foram no sítio e duplex de lula. Abraço!

  11. Se tem coisa que militar gosta é de bater em comunista..

    É praticamente uma terapia..

    Os militares não estão ao lado do Temer ou da população, estão ao lado da constituição.

    Não querem o Temer que vão fazer manisfestação sem vandalismo. Fez vandalismo borduna neles…

  12. Rralmente dou meus.parabens ao flagrante bandido do Michel Temmer, mostra- se mais inteligente e firme do que os idiotas petistas.
    Ele com todas as provas contra sua pessoa, o sujeito se mantem firme e forte, no entreguismo e neoliberalismo, colocando ate o exercito para defende-lo.

  13. Se tratando do episodio de hoje se percebe que houve um erro estrategico do comando da PM em Brasilia, as manifestações foram subestimadas, protesto na capital federal não são novidades faltou estratégia na distribuição do efetivo ai deu no que deu. Se tivessemos uma tradição civica mas arraigada pensariasse em outras instancia antes das forças armadas.

  14. E as FFAA não defenderam a Dillma nos protestos de 2013 ?

    Vê-se cresce…

    As FFAA não estão ai para julgar um presidente corrupto ou não..

    Estão para exercer o seu dever constitucional e pronto.

  15. O que me preocupa é que, na Venezuela, as imagens parecem idênticas às de hoje no Brasil: um pequeno grupo (diante do tamanho da população) mascarado criando uma confusão dos infernos.
    Vejam as imagens de lá e cá e me digam se existe diferença.
    Não podemos ter dois pesos e duas medidas. Para mim, de fato, colocou máscara, já devia ser parado, revistado e, eventualmente, levado a prestar esclarecimentos.
    Não estamos, e não devemos nos encaminhar, para um regime em que a manifestação política pacífica é reprimida.
    Se o Presidente da República não possui condições (morais, políticas ou seja lá qual for) para governar com o apoio do povo, deveria sair (como foi feito com a Dilma, apesar do meio ter sido inadequado – para mim deveríamos ter, de alguma forma, recall).
    Se o cidadão tem apoio de menos de 10% da população, seja no Brasil, na Venezuela ou onde quer que seja, ele não pode governar.
    Isso é da essência da Democracia… Todo poder emana do povo… E não de uma entidade sobrenatural iluminada… Isso se chamava absolutismo.

  16. Foi uma manifestação pacífica sem dúvida..

    O que houve na Esplanada foi um fenômeno de combustão espontânea nos Ministérios..

    A parte boa foi o ataque ao Ministério da Cultura, que o Temer se fosse homem teria mantido como extinto.

  17. Rodrigo mf voce parece mais um que so acredita no que quer. Temer ja havia se reunido com os militares a dias atras, tratando de buscar apoio com eles, pelo amor de Deus! esse bandido, que voce e outros idiotas, veem como salvador da patria contras os comunistas, ja esta usando as forcas armadas como seu cao de guarda para ate mesmo dar um golpe, para se livrar dos seus crimes, e muita burrice nesse pais.

  18. Tomara que os comunistas avancem para cima do exercito também, como fez com a PM que foi desmoralizada pelo decreto presidencial.

  19. RodrigoMF,
    Uma coisa é fato: que diferença fará um dia a menos da agenda do Ministério da Cultura? (risos).

    PauloR: sete presos… Nós dois juntos já prenderíamos mais gente. Até uma Guarda Municipal faria melhor…

  20. César,

    Em 2013 quando Exército avançou sobre os black blocs em Brasília que tentaram atear fogo no Itamaraty, você reclamou ? Não!

    Foi a sua Presidanta quem convocou a mesma polícia do exército e não vi estardalhaço da imprensa sobre isto..

    Que o Temer é bandido, não tenho dúvida alguma. Igualmente quero ele longe do Palácio do Planalto.

    Gente boa não se associa ao PT, meu primeiro FORA TEMER foi lá em 2014 na eleição.

    http://www.opopular.com.br/editorias/cidade/pal%C3%A1cio-do-itamaraty-%C3%A9-invadido-durante-protesto-1.345141

    Só que eu sou mais esperto..

    Prefiro esperar 2018 ao invés de arriscar ter algum verme na PR tipo o Rodrigo Maia ou pior a volta do Lulla…Se isto acontece é melhor abrir um buraco no chão e o capeta em pessoa vir governar o Brasil.

  21. 1 – Sabem o que me assusta?? Quando eu vejo uma pessoa chamar o temer de Neoliberal ou um político de Direita. Isso evidencia o vazio de conhecimento político e acima de tudo de simples conceitos da ciência política. A pessoa que acha que o Temer é de Direita ou Neoliberal está absolutamente perdida.
    Temer, assim como a Dilma durante um tempo, não estão/estavam fazendo reformas por questões ideológicas, estão fazendo simplesmente porque a máquina está morrendo, a vaca leiteira está muito doente e morrendo. Essa máquina ou vaca leiteira que mantem todo esse sistema luxuoso de privilégios políticos da classe da Administração Pública. Somente isso, nada mais que isso!
    Peguem o conceito de Direita e de Esquerda em um livro conceituado (não esse livros do MEC ou do PSOL, PT, PSDB), busquem uma fonte séria! Depois de entenderem as diferenças, olhem para os partidos políticos brasileiros: Se alguém encontrar 1 partido de Direita ou mais de 10 políticos de nível nacional com características de direita…eu dou um prêmio de 1000 reais para esta pessoa!
    Resumo: Direita = Estado Pequeno (apenas nas funções essencias), baixa carga tributária (máximo 25%), ampla liberdades, pouca regulação estatal, grande mobilidade social, direitos individuais em detrimento de direitos coletivistas (transformar um problema individual em um problema coletivo), capitalismo de mercado (não estatal).
    Esquerda = Estado grande e assistencialista, alta carga tributária (acima dos 40% igual o Brasil, poucas liberdades, grande regulação e excesso de leis, pouca mobilidade social, excesso de políticas coletivas (povão), capitalismo de estado que culmina com grandes monopólios de empresas ligadas ao Estado (empresários amiguinhos de políticos).
    Depois desse resumo, é impossível uma pessoa afirma que o Brasil é um país de Direita. O Brasil é um país totalmente de esquerda. Nunca tivemos um governo de Direta, sequer um governo Liberal. O brasileiro desconhece outra forma de Estado senão o modelo de Esquerda. A própria constituição brasileira é de Esquerda, modelo imposto sem a consciência da população. Somos majoritariamente de Esquerda.
    Alguns partidos: PSDB não tem absolutamente nada de direta (criaram as cotas raciais e o Bolsa Familia), PT não tem nada de Direita (mãe das grandes corporações do monopólio), PMDB não tem nada de direita (o grandão que não deixa nenhum outro possível partido mudar o status quo de Esquerda)…todos os outros partidos não citados são de Esquerda.
    2 – Quanto as manifestações: As Forças Armadas não foram acionadas por motivos políticos! Foram acionados para restaurar a lei e a ordem, para conter a destruição de prédios públicos e privados, para assegurar a segurança fisica e mental dos individuos envolvidos (especialmente servidores públicos agredidos). Não há nada políticos nisso, trata-se de um questão de conservação do próprio Estado.
    Esses movimentos sindicais, juntamente com partidos como PSOL, PCdoB e PT lembram muito o Nazismo e o Fascismo na Europa, lá também era assim: rosto tampado, nunca usavam as bandeiras da Alemanha e Itália (foram substituídas pelo do movimento), apenas as bandeiras dos partidos (vermelhas), eram de esquerda (partido nacional socialista alemão – Nazismo), agrediam de todas as forma pessoas com ideias contrárias, destruíam prédios públicos, invadiam propriedade privada, eram racistas e prepotentes, acusavam as instituições de todas as formas, perseguiam a mídia etc…há muita semelhança.
    3 – Quanto as reformas: Tanto a Trabalhista quanto a Previdenciária já deviam ter sido feitas há pelo menos 15 anos, estão sendo feitas agora e serão feitas novamente daqui 10 anos…sabem por que? Porque a vaca leiteira está morrendo, não estão fazendo porque querem, mas sim para a vaca não morrer. Os políticos, por serem de Esquerda, não querem fazer a reforma da Administração Pública (a reforma estrutural), esta seria a reforma estrutural e fundamental, mas não irão fazer, pois não querem mudar o status quo daqueles que vivem do Estado (homens vinculados de diversas formas ao Estado). Eles querem tudo do jeito que está….alguém aqui já fez uma breve leitura dos principais pontos das reformas? Quem fez essa leitura deve ter percebido que não se trata de uma reforma de fato, mas apenas mudanças pontuais, apenas para aliviar o problema durante um tempo. São mudanças necessárias e que qualquer pessoa com um pouco de conhecimento e boa índole não vai negar que estão corretas. A idade de aposentadoria precisa aumentar (especialmente a dos servidores – Eu sou um servidor), a forma de contratatação e demissão da CLT precisa ser revisto…e serão, as reformas são basicamente isso. A verdadeira reforma afetaria especialmente os servidores públicos e as estruturas do Estado, mas como o Brasil é de esquerda, isso não vai acontecer, pois querem garantir os privilégios e luxos que somente esse modelo proporciona.
    Depois de tanta corrupção, da profundidade dos esquemas, tem alguém com cérebro nesse país que ainda acha que o Estado protege as pessoas através de suas maravilhosas políticas sociais? kkkkk na minha visão o Estado é o meu inimigo, não quero matá-lo, mas quero reduzi-lo em torno de 70%.

    Abraço!

  22. Glasquis. A policia não deu conta, isso ficou bem evidente não? A força nacional não está em Brasilia. O BPE não tem efetivo para cobrir tudo. Restava quem? ou voce queria deixar pegar fogo tudo? A missão GLO ou CDC como se dizia antigamente está sim prevista como missão da força na CF e na legislação ordinária.

    Cesar, quem cogitou de estado de defesa e consultou os militares na época do impedimento e daquela feita sim com intenção de se manter no poder foi o PT. Pesquise e verás.

  23. O governador distrital do DF é do recém desembarcado PSB, senadores da oposição se reuniram com ele na segunda passada, para solicitar que a PM fosse menos violenta que de costume.

  24. Colombeli…tenho fotos da Força Nacional. Efetivo de SP….conversei com um Tenente deles inclusive.

    EU ESTIVE LÁ. E presenciei cerca de 60 homens passarem na frente da PM do DF com paus…bem antes das centrais sindicais chegarem a área reservada e acordada com a PM. Incrivelmente passaram à cerca de 20 metros da PM…saíram de trás do ministério das comunicações…atravessaram até o outro lado e atacaram o efetivo lá próximo ao da Relações exteriores.

    Detalhe IMPORTANTÍSSIMO: A PM do DF estava retirando todos os mastros das bandeiras dos sindicatos…inclusive com revista. então como esses 60 surgem do nada, enormes porretes, passam por toda explanada e a PM não faz nada.

    Presenciei muita gente idosa tendo que correr por total despreparo da PM do DF. Usaram a atitude desses 60 para dispersar quem estava pacificamente se manifestando.
    E ver o comandante da operação, por parte da PM comemorar, literalmente com os braços erguidos na minha frente, diz muito. Dia 24 não era dia de comemoração…era na verdade um dia triste….para quem cumpria seu papel de garantir a lei e a ordem ou para quem tentou exercer seu direito de protestar.

    Não houve vencedores….só a democracia perdeu.

  25. André,
    Nesses últimos anos, apenas a Democracia tem perdido. E como Democracia é o governo do povo, sabemos quem não está ganhando…
    Postei em outra página mas cabe aqui: lamentável a conduta da PMDF. O Presidente, independente de quem seja, realmente ficou numa situação complicada quando a polícia ostensiva da Capital Federal não se mostrou capaz de garantir a segurança dos prédios do GF.
    É uma situação absurda que deveria ter uma apuração profunda, com a responsabilização daqueles que foram imperitos ou negligentes.
    Vemos nas imagens que não foram milhares de homens armados assaltando os prédios públicos mas sim umas centenas, talvez nem isso, de homens mascarados usando armas de índios… No máximo, coquetel molotov, coisa mais antiga que amarrar cachorro com linguiça…

  26. Uma coisa que me intriga sobre essas manifestações populares formadas por “trabalhadores” é de quais empresas ou fábricas esses “trabalhadores” que chegaram de ônibus se ausentaram do serviço. Se como diz o PT foram 150 mil trabalhadores, ou há patrões muito bondosos que dispensaram essa turma toda por pelo menos uma semana (tinha ônibus do RGS) e deram alguns dias de folga em detrimento do lucro ou eles faltaram do serviço à revelia do empregador e isso deveria ter sido noticiado em alto e bom som pelos sindicatos patronais.
    Fato é que esses tais 150 mil “trabalhadores” parece que não fizeram falta à força de trabalho porque ninguém deu falta deles e não foi noticiado nenhum evento de faltas maciças nas fábricas e assemelhados. Muito estranho!!!

  27. Tudo sindicalista e funcionário publico, aliás funcionário publico serve pra pouca coisa. Pouco imposto e tudo privatizado! Quem sabe verei um dia.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here