3ª Divisão de Exército – Lideranças Civis do Governo Federal visitam Organizações Militares em Santa Maria

50

Santa Maria (RS) – Com a finalidade de conhecer as atividades operacionais do Exército Brasileiro (EB), realizadas pelo Comando Militar do Sul, no dia 6 de março, a Guarnição Federal de Santa Maria recebeu a visita de uma Comitiva da Secretaria de Economia e Finanças (SEF/EB) e de Lideranças Civis do Governo Federal.

Os objetivos da visita foram o de elevar o nível de interatividade com a sociedade e incrementar a relação do Exército com os Poderes Constituídos.

A comitiva da SEF, chefiada pelo Assessor Especial do Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Luis Eduardo Ramos Baptista Pereira, estava constituída pelo Secretário Interino de Economia e Finanças, General de Divisão Expedito Alves de Lima, e oficiais representantes de diversos órgãos do Exército.

Entre as Lideranças Civis que participaram do evento, destaca-se os Senadores Álvaro Fernandes Dias e Ana Amélia de Lemos; o Secretário do Orçamento Federal, Sr George Alberto De Aguiar Soares; o Diretor do Departamento de Planejamento, Orçamento e Finanças da Secretaria de Organização Institucional do Ministério da Defesa (MD), Sr José Roberto de Moraes Rego Paiva Fernandes Júnior; o Diretor do Departamento de Pessoal da Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do MD, Sr Herval Lacerda Alves; e outros servidores do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, da Casa Civil da Presidência da República e do Comando do Exército.

As autoridades foram recepcionadas com uma escolta mecanizada, guarda de honra e salva de honra. Após, participaram de uma formatura da tropa da 3ª Divisão de Exército (3ª DE) “Divisão Encouraçada”, realizada no 1º Regimento de Carros de Combate (1º RCC), local onde, também assistiram a uma demonstração de um Pelotão de Cavalaria Mecanizada.

Durante a solenidade, o General Ramos destacou “a importância da visita da comitiva de representantes do governo federal que lidam com o orçamento, pois em Brasília veem em planilhas, os números de quanto se gasta com blindados, com simulação, mas aqui terão a oportunidade de atestar a relevância de ter um Exército bem preparado”.

No prosseguimento, nas instalações do Centro de Instrução de Blindados (CI Bld), o Comandante da 3ª Divisão de Exército, General de Divisão Marcos Antonio Amaro dos Santos realizou uma apresentação sobre as atividades, potencialidades e demandas da “Divisão Encouraçada”.

No CI Bld, conheceram os simuladores de combate e tiveram a oportunidade também, de travar contato com as atividades desenvolvidas na missão de especializar militares das Forças Armadas e de Nações Amigas na operação de meios blindados e mecanizados, entre eles, o Guarani, que está entre os principais projetos estratégicos do Exército, e no emprego tático de frações de mesma natureza até o nível subunidade.

No Centro de Adestramento Sul, Organização Militar síntese do que há de mais moderno no Exército Brasileiro na preparação e treinamento de tropa, participaram de uma palestra de seu Comandante, Coronel Rickmann Schmidt, quando destacou os benefícios da simulação, entre os quais, a economia de recursos, a diminuição de acidentes/incidentes e a eficácia no adestramento. Após, conheceram o Simulador de Apoio de Fogo (SIMAF) e o Simulador de Adestramento de Comando e Estado-Maior (SIMACEM).

No prosseguimento, tiveram a oportunidade de ver o poder de fogo da 3ª Divisão de Exército, quando assistiram a uma sessão de tiro das armas coletivas, destacando-se as metralhadoras MAG e .50, canhão “Carl Gustaf”, canhão 90 e do obuseiro autopropulsado M109.

Como última atividade, assistiram a demonstração de um ataque coordenado de uma Força Tarefa Blindado, coordenado pelo 29º Batalhão de Infantaria Blindado, com a participação de caças AMX (A-1) da Força Aérea Brasileira.

“Foi uma oportunidade de ver a demonstração da eficiência, eficácia, do preparo e profissionalismo do Exército Brasileiro. Também, a parte do sistema virtual de treinamento (simuladores) que permite uma eficiência maior ainda, preparo melhor e com custos menores”, afirmou o Secretário do Orçamento Federal, Sr George Alberto De Aguiar Soares.

Em suas palavras finais, o Comandante da “Divisão Encouraçada” afirmou que “é uma honra, satisfação e alegria recebermos a comitiva da SEF, senadores convidados e integrantes de diversos órgãos ligados ao orçamento e Finanças da União e outras autoridades que também tenham participação na definição de responsabilidades relacionadas à Defesa”. Destacou ainda, que “a cidade de Santa Maria” é um centro de excelência em blindados e simuladores, e com certeza, essas duas vertentes foram plenamente demonstradas no dia de hoje”.

DIVULGAÇÃO : Com Social 3DE / Fotos: ST Ronivaldo e Sd Gassen

Subscribe
Notify of
guest

50 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tomcat3.7
Tomcat3.7
6 anos atrás

Poxa, fizeram uma apresentação da boa pros senadores hein.

Delfim
Delfim
6 anos atrás

Há uma tentativa da esquerda brasileira de “eternizar o golpe de 1964” entre os jovens, quando este deveria se tornar uma memória cada vez mais distante, apenas na cabeça de quem viveu aqueles tempos, e com sua passagem vivermos uma democracia mais livre e menos traumática.
Precisamos renovar os políticos, vamos evitar votar em gente que tem mais de 50 anos e tem “medo do militarismo”. E olha que vou fazer 55.

Luciano
Luciano
Reply to  Delfim
6 anos atrás

Delfim, boa noite. Como então trabalhar a história militar nacional? Devemos apenas relembrar uns fatos e, propositalmente, esquecer outros? Por exemplo, é positivo trabalhar a FEB na sala de aula e esquecer a repressão aos marinheiros da “Revolta da Chibata”?

Quanto a renovação, concordo plenamente, contudo, nao basta apenas trocar uma geração mais velha por uma mais nova. Tem que ocorrer uma mudança da perfil político como um todo! Abç

Felipe
Felipe
Reply to  Luciano
6 anos atrás

Não apenas do perfil político, mas também todo o cenário político. A legislação brasileira é muito tosca e consequentemente, a justiça é fraca, falha e corrupta.

A nível cidadão, qualquer coisa no Brasil se necessita de um despachante, de um burocrata, de um advogado, de um cartório, de uma caixinha… Ser desonesto neste cenário é muito mais fácil e vantajoso.

A lei deve ser para todos e tem que ser infalível, simples e tem que ser acessível a todos, não apenas à classe OAB.

Daglian
Daglian
Reply to  Luciano
6 anos atrás

Luciano, não é questão de esquecer ou lembrar fatos seletivamente. É questão de superá-los. Existem pessoas que estão em 1964 até hoje, e a primeira coisa que sentiram com a intervenção federal no RJ foi medo dos militares, como se eles fossem os mesmos daquele longínquo ano, ou se eles fossem ameaça maior do que traficantes.

O Brasil tem pressa. Não podemos mais nos dar ao luxo de ficarmos presos a algo que ocorreu há 54 anos! O país precisa de forças armadas nos tempos vindouros com uma nova superpotência surgindo (China).

oganza
6 anos atrás

Álvaro Dias sondando a percepção sobre sua pessoa. Grande chance de mais um presidenciável. Mais um.

Grande Abraço.

Ivan BC
Ivan BC
Reply to  oganza
6 anos atrás

Oganza, eu também acho ele um candidato bem interessante. Depois do Bolsonaro, Alvaro Dias é um sujeito votável… De resto, brasileiro que vota em PT, PSDB, PMDB e os nânicos de extrema-esquerda (PDT, PSB, PCdoB etc…) merece levar uma surra! Com essa descrença de 200% dos brasileiros em relação a classe política, acho que a aproximação desses elementos com as FA é um sinal de submissão (os militares estão em uma situação muito privilegiada, os generais podem pedir qualquer coisa nesse momento que serão atendidos com respeito)…eu tenho certeza absoluta que se um militar hoje assumir a presidência de forma… Read more »

oganza
Reply to  Ivan BC
6 anos atrás

SE tivermos eleição.
O VERDADEIRO golpe institucional está se desenhando no horizonte como uma possibilidade em cima da mesa para ser usado. No mais, eleições SEM o voto impresso é ilegal por força de LEI. Elas acontecendo com 5% ou 99% de impressoras é ilegal. Qualquer um “não” alinhado com o estabilishment ou que não se dobre ou faça vista grossa ao status quo estará sobre a sombra da anulação de “sua” eleição… Com esse judiciário… tolo é quem duvidar disso.

GIOVANI BENTO
GIOVANI BENTO
6 anos atrás

Os obuseiros que aparecem na 9ª foto são M108?

Flávio Cardia
Flávio Cardia
Reply to  GIOVANI BENTO
6 anos atrás

sim

GIOVANI BENTO
GIOVANI BENTO
Reply to  Flávio Cardia
6 anos atrás

Obrigado Flávio!

O M108 tem 105 mm, e o M109 tem 155 mm certo? E quantos calibres tem cada um desses tubos?

JOEL EDUARDO SOARES
JOEL EDUARDO SOARES
6 anos atrás

64 NÃO É GOLPE, É RETOMADA DA DISCIPLINA.

SDS

Aldo Ghisolfi
6 anos atrás

JOEL EDUARDO GOMES, tenho dito insistente e sistematicamente, talvez desde sempre, que em ’64 o que aconteceu foi um contragolpe, pq o GOLPE estava sendo implementado pelo Jango e pelo Brizola, com vistas à cubanização do país, nunca esquecendo que o Che andava solto por aqui. DIGO MAIS, que não se estabeleceu uma ditadura mas sim, e inegavelmente, um regime de exceção.

edimur
edimur
6 anos atrás

Alvaro dias eu votaria pena estar em um partido pequeno sem força.

Luciano
Luciano
6 anos atrás

Bela demonstração de capacidade que a 3ª Divisão do EB ofereceu, ainda mais com a participação do AMX para dar uma boa ideia da ação combinada das forças.

Bille
Bille
Reply to  Luciano
6 anos atrás

Essa participação dos A-1 deveria ser mais constante nas manobra do EB em Saicã. São apenas 8min de voo, além do que o estande aéreo (uma pequena porção do campo próximo à cacequi) é usada quase que semanalmente.

Hoje em dia, em quaquer TO, a aviação estará presente. Integra-la com a situação é a forma mais adequada de dar mais realismo aos exercícios.

Pena que só se deu por conta dos senadores…

sergio ribamar ferreira
sergio ribamar ferreira
6 anos atrás

Espero sempre melhoras para o EB e demais forças. Na verdade espero melhoras para todos nós. Ter um país desenvolvido e que possa nos dar segurança.

LucianoSR71
LucianoSR71
6 anos atrás

Caros editores, me desculpem pelo off-topic, mas essa história me revoltou o estômago e precisa ser divulgada:
https://www.oantagonista.com/brasil/de-como-vitima-de-um-atentado-terrorista-virou-culpada-de-um-vago-destino/

Tomcat3.7
Tomcat3.7
Reply to  LucianoSR71
6 anos atrás

Luciano, antes eu nem tivesse lido viu, extremamente revoltante,mais uma prova de que este país tem que ser reiniciado.

LucianoSR71
LucianoSR71
Reply to  Tomcat3.7
6 anos atrás

Meu medo é conseguirem piorar ainda mais, nunca duvide da capacidade dos brasileiros …

Dodo
Dodo
Reply to  LucianoSR71
6 anos atrás

Perdeu credibilidade qnd vi a fonte. O antagonista é a versão de direita do Brasil 247…..

LucianoSR71
LucianoSR71
Reply to  Dodo
6 anos atrás

Seu raciocínio é ‘interessante’ os caras volta e meia antecipam informações que só depois saem na ‘grande mídia’, nessa matéria dão os nomes a todos os envolvidos, incluindo juízes, ou seja se estivessem inventando tomariam processos de todos os lados, mas p/ vc isso não vale, pode seguir no seu mundo e boa sorte.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  LucianoSR71
6 anos atrás

Luciano, a lei 10559/02 trata apenas de pensões e indenizações para vítimas do Estado. A pessoa não foi vítima do Estado, mas de terroristas de esquerda.
Deveria processar os terroristas de esquerda e não o Estado.
A lógica é a mesma para o caso de você estar na rua e levar um tiro de um policial ou de um bandido. No primeiro caso, você processa o Estado. No segundo, não (até pode processar e ganhar, mas é bem difícil).

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Rafael Oliveira
6 anos atrás

Só estpu explicando o caso. Por mim os esquerdistas, ainda mais os terroristas, não deveriam ter direito a nada, nem a anistia.
.
E como não tenho bandido de estimação, os terroristas das Forças Armadas (como os do Rio Centro) também deveriam pagar por seus crimes.

LucianoSR71
LucianoSR71
Reply to  Rafael Oliveira
6 anos atrás

Consta na matéria: “Com a redemocratização, Lovecchio Filho pleiteou uma indenização junto à Comissão de Anistia, porque foi perseguido pelo regime militar como suspeito inicial do atentado. Para a sua surpresa, a Comissão de Anistia lhe exigiu uma prova de militância de esquerda.”
Abs.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  LucianoSR71
6 anos atrás

Eu tinha visto esse trecho, mas pensei que sua revolta fosse com a Comissão da Anistia e não com o Governo Militar.
Bom, aí vai ter a discussão se houve ou não perseguição e o que o Estado fez com ele. Isso, pela matéria, não dá para saber.
Abraço.

Gonçalo Jr.
Gonçalo Jr.
6 anos atrás

LucianoSR71
Tem um documentário a respeito do atentado onde Lovecchio Filho foi a vítima e no qual é o tema do seu post.
Se o editores permitirem, posto abaixo o documentário. Muito interessante e recomento a todos assistir.
– Reparação é o nome do documentário.
https://www.youtube.com/watch?v=1OLG9NtXSAY

LucianoSR71
LucianoSR71
Reply to  Gonçalo Jr.
6 anos atrás

Muito obrigado. Como vi que ele tem quase 1,5h de duração vou ver no fim de semana. Abs.

Gonçalo Jr.
Gonçalo Jr.
Reply to  LucianoSR71
6 anos atrás

De nada! Reverbere e compartilhe ambos os links para que as pessoas vejam o quão sórdidas são essa canalha.

Mateus Lobo
Mateus Lobo
6 anos atrás

4 viaturas diferentes em uma foto, ficou linda! Estou esperando a aposentadoria de toda frota de urutu, que teve sua importância histórica mais já passou da hora de ser substituído.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
6 anos atrás

O que houve em 64 foi um livramento. O Brasil era um país esculhambado institucionalmente. Tinha a guerra fria. A câmara federal do Ranieri Mazille e o senado do Auro de Moura Andrade faziam do país um bordel. Os militares pegaram um país que apenas vendia café, era 48ª economia do mundo e o modernizaram. Entregaram como oitava economia. Resumindo. Todos os “democratas” que eram contra, os “perseguidos”, são estes que voltaram, receberam grandes indenizações, tomaram o poder e fizeram o que todos nós conhecemos.

Tomcat3.7
Tomcat3.7
Reply to  Antonio Palhares
6 anos atrás

essa é a parte da história que os hoje governantes e outrora “perseguidos” escondem da população a qual é mantida nas rédeas com BBB,futebol,carnaval e afins…

Ivanmc
Ivanmc
Reply to  Tomcat3.7
6 anos atrás

É isso mesmo, Tomcat3.7. Vide “Muito além do Cidadão Kane”.

Dodo
Dodo
Reply to  Antonio Palhares
6 anos atrás

Antonio,ranieri mazilli serviu durante o governo militar e não antes

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Dodo
6 anos atrás

Caro Dodo.
Ele foi deputado federal por São Paulo de 1951 até 1966. Era presidente da Câmara federal quando o Jânio renunciou. Daí o começo dos problemas. O vice presidente João Goulart, comunista, estava na China. Então o nosso personagem assumiu a presidência da Republica. Um fraterno abraço.

Tomcat3.7
Tomcat3.7
6 anos atrás

OFF TOPIC
The Brazilian Army has contacted the US government to inquire about possibly buying surplus US Marine Corps (USMC) Bell AH-1W SuperCobra attack helicopters, the army told Jane’s .

O EB de olho nos Cobra’s.

Felipe
Felipe
Reply to  Tomcat3.7
6 anos atrás

Ótima noticia! Porém vejo os Super Cobras em maior vantagem sendo operados pela Marinha ou Fuzileiros, desde o HMS Ocean, que pelo Exército. Ao mesmo tempo, considero os Mi-35 como uma melhor opção para o EB do que para a FAB.

Gonçalo Jr.
Gonçalo Jr.
Reply to  Tomcat3.7
6 anos atrás

Fala-se em oito células, peças, partes e componentes e mais 17 motores (um de giro) para o EB. O armamento de cada célula seria composto de um canhão de 20 mm M197, foguetes de dois calibres e mísseis guiados ATGM AGM-114 Hellfire (high config) ou TOW II Improved (Low config), acessórios e material de manutenção e mantenimento dessas armas. O Bell AH-1W SuperCobra é um modelo antigo com mostradores analógicos e tudo o que a tecnologia do anos 80 e início dos anos 90 ofereciam. Esse modelo foi tirado no início dos anos 2000 e foram substituídos pelos modernizados AH-1Z… Read more »

GIOVANI BENTO
GIOVANI BENTO
6 anos atrás

Colombellli, obrigado!

Pedro Simon realmente faz uma falta enorme na política nacional.

Fiz uma outra pergunta ali acima sobre o comprimento dos tubos do M108 e M109.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  GIOVANI BENTO
6 anos atrás

Ainda bem que não temos mais o coitadinho do Pedro Simon, que não tinha dinheiro para ir no dentista.
O povo não merece ter que pagar R$ 60 mil para o demagogo trocar a dentadura.
O único senador que merece meu respeito é o Reguffe, do DF.

GIOVANI BENTO
GIOVANI BENTO
Reply to  Rafael Oliveira
6 anos atrás

Já ouvi falar algumas coisas boas a respeito do Reguffe, mas precisaria me aprofundar mais a respeito, não sei de praticamente nada a respeito dele.

LucianoSR71
LucianoSR71
6 anos atrás

Rafael Oliveira 9 de Março de 2018 at 14:11 Acho que o recurso ‘reply’ é limitado a 3 vezes, pois não apareceu no seu último comentário. Deixando mais claro, vc disse “a lei 10559/02 trata apenas de pensões e indenizações para vítimas do Estado. A pessoa não foi vítima do Estado, mas de terroristas de esquerda.” – então eu coloquei que ele entrou na justiça como uma vítima do estado tal como os terroristas, mas ao contrário deles ele não encontrou a mesma boa vontade que tiveram p/ c/ os ‘assassinos bonzinhos’ da esquerda, ou seja a tal comissão de… Read more »

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  LucianoSR71
6 anos atrás

Sim, sem dúvida que quem é de esquerda tem seu pedido analisado com maior boa vontade pela Comissão da Anistia.
Mas qual foi a perseguição que ele teria sofrido pelo Estado? Foi preso? Foi torturado? Perdeu o emprego? Ele tem que provar perseguição do Estado para fazer jus à reparação.
Ele perdeu a perna por culpa dos terroristas e não do Estado.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
6 anos atrás

Colombelli se ele tendo sido parlamentar por décadas não ficou rico ele não sabe o mínimo de economia e é um gastador perdulário, pois os vencimentos ganhos honestamente permitiriam que ele ficasse rico.
Para mim, quem gasta R$ 60 mil com dentista e põe na conta do povo não merece meu respeito.
Mas, ok, entendo seu ponto de vista do que é legal é moral e no meio político brasileiro não dá para ser exigente.

GIOVANI BENTO
GIOVANI BENTO
6 anos atrás

Obrigado de novo Colombelli.

Não imaginava que a diferença fosse tão grande, em termos absolutos, o tubo do M109 tem mais de três vezes o tamanho do tubo do M108.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
6 anos atrás

Colombelli, uma busca rápida no Google te fornecerá os dados do caso da dentadura. . O seu conceito de rico é mais exigente que o meu. Para mim, quem ganha R$ 20 mil por mês é rico. Ao longo do tempo, gastando a metade e investindo a outra, consegue um patrimônio de alguns poucos milhões. Se investir bem e ter um pouco de sorte, tem um patrimônio bem maior. Bolsonaro para mim é rico (alguns milhões em patrimônio total). Lula é muito rico (muitos milhões em patrimônio total). E, claro, tem pessoas ricas que não demonstram isso. E multimilionários que… Read more »

DaGuerra
DaGuerra
6 anos atrás

Bom ver a sintonia entre o Exército e a grande Lider Senadora Ana Amélia.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
6 anos atrás

Dê uma olhada na carreira do senador José Reguffe. Melhor do que esses daí – mas é claro que o trio do RS é melhor que a escória que você apontou.

Antônio
Antônio
6 anos atrás
Alfredo C. S.
Alfredo C. S.
6 anos atrás

Tchau Alvaro Dias…mais um que atolou nas proprias “convicçoes”…