Home Conflitos em andamento Erdogan anuncia tomada de enclave curdo na Síria

Erdogan anuncia tomada de enclave curdo na Síria

2516
51
Tanques do Exército da Turquia ocupam centro do reduto curdo de Afrin

Segundo o presidente, rebeldes apoiados pela Turquia tomaram a cidade de Afrin dos curdos. Mais de 150 mil habitantes deixaram a região, tentando escapar dos combates. Ofensiva turca já teria custado 1.500 vidas curdas

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, declarou neste domingo (18/03) que os rebeldes sírios apoiados por Ancara ocuparam o enclave de Afrin, num duro golpe para as forças curdas no noroeste da Síria.

“Unidades do Exército Livre Sírio (FSA), que têm o apoio das Forças Armadas turcas, tomaram o controle do centro da cidade de Afrin nesta manhã, Operações de busca para localizar minas e outros explosivos estão em andamento”, dizia o comunicado presidencial.

Imagens de vídeo mostram tanques turcos e combatentes do FSA no centro da cidade, assim como soldados que içam a bandeira da Turquia.

Uma fonte oficial curda nega, entretanto, que a milícia curda Unidades de Proteção Popular (YPG) tenha abandonado Afrin. Segundo a fonte citada pela agência de notícias Associated Press (AP), as YPG teriam apenas evacuado os civis devido a “massacres” cometidos pelos rebeldes sírios, e os choques prosseguem no extremo noroeste da Síria.

Militares turcos posam com sua bandeira nacional em Afrin

Campanha contra as YPG

Em 20 de janeiro, a Turquia lançou uma campanha militar em sua fronteira meridional para eliminar elementos ditos “terroristas”, com o respaldo de rebeldes sírios. Seus alvos eram as YPG e os aliados desta.

Ancara alega que a milícia – parte integral do combate, liderado pelos Estados Unidos, à organização jihadista “Estado Islâmico” (EI) – seria uma extensão do Partido dos Trabalhadores de Curdistão (PKK), classificado pelo Estado turco como terrorista.

Segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, mais de 1.500 combatentes curdos já foram mortos desde o início da ofensiva turca. Essa agência de informações sediada na Inglaterra monitora o conflito utilizando uma rede de fontes locais, espalhadas pelo território da Síria.

Curdos protestam em Hannover contra ofensiva turca em Afrin

Protestos na Europa

A ofensiva militar de Ancara na Síria desencadeou tensões entre a comunidade curda na Europa, com milhares indo às ruas, em diversos países, para protestar contra a campanha sangrenta. Líderes políticos turcos denunciam uma campanha de limpeza étnica no enclave de Afrin.

“Os curdos estão frente a frente com a carnificina, em múltiplas geografias”, declarou neste sábado Pervin Buldan, copresidente do Partido Democrático dos Povos (HPD), a cerca de 10 mil manifestantes reunidos na cidade alemã de Hannover. O pró-curdo HDP é o terceiro maior grupo do Parlamento turco.

Ao longo da segunda semana de março, mais de 150 mil pessoas deixaram o noroeste sírio, tentando escapar dos choques entre os rebeldes apoiados pela Turquia e os combatentes curdos. As YPG ocupam Afrin desde 2012, quando forças do governo sírio se retiraram da área.

FONTE: Deutsche Welle

51 COMMENTS

  1. Devagar vai se desenhando na direção de uma Síria dividida em dois grandes blocos, um sob domínio do governo sírio/russia e outro turco/saudita/israelense/norte americano.
    Estados Unidos e Israel conseguiram finalmente o que tanto queriam, dividir a síria em duas partes independentes.
    Posteriormente a esta consolidação, novas ações turcas em direção a parte russa se desenrolará nos próximos meses. Aleppo é o próximo alvo.

  2. Uma parte acabará nas mãos de Israel. Os israelenses estariam interessados em acesso a água (Rio Eufrates, no nordeste da Síria)?

    Os curdos são usados em guerras de procuração de desestabilização do Iraque e da Síria com a promessa de um Curdistão. Por isso é que a Turquia não os quer por perto.

  3. O que tem impressionado é a paciência que Putin tem demonstrado com as atitudes de Recep Erdogan (que age com intenção de ser o novo Califa).

    • Chara, se me permitir chama-lo assim, a Russia meio que precisa de Ancara na sua alianca com o Irã. O Putin ta tentando criar um eixo, Moscou-Teerã-Ancara, por isso a paciencia.

      • Não é só isso. Aquele projeto do gasoduto que sai da Aŕabia Saudita até a Europa precisa atravessa o Iraque, Síria e Turquia. A Rússia já fechou uma das portas que é a Síria. A Turquia é a segunda porta a ser fechada pela Rússia.

        • Primeiramente,a Turquia nunca fez parte da UE,e dado a crise do euro e a calamitosa situação desse bloco tanto no aspecto político com o econômico(e até social), a turquia nao tem mais o menor interesse em ingressar no bloco(na verdade parece que tem mais pais querendo sair dele do que entrar ultimamente kkkk). Segundo,a turquia nao tem motivos para sair da otan,pelo menos nao enquanto esta estiver entupindo os cofres e paiois turcos com dinheiroe armamento devido ao medo que eles tem da proximidade da turquia com a russia(um fator de barganha do erdogan),somado ao fato da turquia controlar a passagen de imigtates para a europa(outro fator de barganha dado o apocaliptico cenario social de violencia extrema e falencia dos servicos publicos dos governos europeus sobrecarregados com os migrantes,vide a favela que virou calais por exemplo,ou como se encontra os uburbios de berlim,estive la ano passado com um amigo durante um mochilao e nao podiamos sair nas ruas de berlim a noite com medo da violencia)

    • Existe um gasoduto russo-turco chamado turkstream que está em fase avançada de construção e dará a Rússia mais uma rota de gás para Europa. Edorgan também já disse com todas as letras que seu objetivo é detonar os turcos e caiu fora da Síria .

  4. Esta campanha da Turquia não tem nada a ver ,com aliança com os EUA ..Pois a Turquia combate o PKK e YPG que são aliados das FDS que são treinadas pelos americanos , este grupo que a Turquia combate foram armados pelos americanos…já os ELS são Curdos rivais dos Grupos anteriores ….Toda esta ação de Edorgan tem aprovação da Rússia debaixo dos panos …pois enfraqueceria os Curdos ,para estes não lutar com os Sírios depois…..
    Aqui uma mídia que tem sempre noticias da Síria..
    E fala da tomada de Afrin ..
    Turkish Army Seizes US Arms Left by YPG ‘Terrorists’ in Afrin – Deputy PM

  5. Não interpreto dessa forma.

    Os Curdos são uma ameaça à Turquia, como diversas vezes deixou claro Erdogan, mas somaram forças ao governo de Assad contra o EI. O ataque turco tem viés expansionista e é um fator desestabilizador para o Estado Sírio, aliado de Moscou.

    Erdogan anda reiteradamente afrontando a Rússia, que escolhe não revidar por ter outras prioridades na região e para evitar um confronto direto com a OTAN.

    • Sim, os Russos não querem confronto com a Otan, mas tbm vc tem q lembrar que a Otan parece não querer cumprir o artigo 5 por causa do Erdogan, e o Putin meio que quer forma um eixo no OM, pq a Russia sozinha não tem o poder suficiente para influenciar as coisas como ela gostaria q fosse! Bom, essa é minha opinião. Putin esta jogando com a Turquia tentando atrai-la para o lado negro da força kkkk

      • Na hora do vamos ver entre a Rússia e a OTAN a Turquia vai ficar com a OTAN..

        Vá por mim..

        Putin, como todo bom ditador não merece confiança e por mais que a OTAN não atenda a 100% do que a Turquia queira.

        Ainda assim vale a pena, pela confiabilidade e estabilidade

  6. O Problema Curdo, é que ele faz parte da estrategia americana para o conflito Sirio e região, que é criar um enclave islamico com um governo democratico, com o objetivo da democracia de ser espalhar no OM e fazer o que os politicos americanos tanto falam desde de 2001, o Islam Change, ou reforming Islam.
    Como 99% dos paises da região sao ditaduras, eles morrem de medo, disso mas é feio falar que eles tem medo da democracia, por isso falam que os curdos querem construir um pais retalhando os outros é politicamente melhor para juntar apoio popular para bombardea-los.

    • Obs: não estou dizendo que um ‘provavel’ pais curdo não pode acontecer, mas as reações com base nisso são “overeacts” justamente pelo o quê eu disse acima.

  7. Como é que alguem da região pode gostar dos Curdos se eles tem sérias pretensões de tornar este espaço que ocupa partes de 4 países no Curdistão?
    Vai ser uma nova Israel detestada por todos os vizinhos, só vai desestabilizar mais ainda a região.

  8. Vale ressaltar que os EUA prometeram mundo e fundos aos curdos para combater o Isis. Quando a coisa esquentou saíram de fininho como se não fosse com eles. Um comportamento padrão, semelhante ao que aconteceu na Geórgia.

  9. Augusto L 19 марта 2018 в 19:15
    ___

    You at least say what? ))) do you even know the situation there? ))) Why did not the US defend its Kurdish ally from the Turks? tell us?
    ___

    Você pelo menos diz o que? ))) você conhece a situação lá? ))) Por que os EUA não defenderam seus aliados curdos dos turcos? Nos dizer?

      • So what do you know? reading your nonsense you understand that you do not know anything!
        So why are your loved ones to the US that you worship do not save the Kurds and stop the Turks? ))
        __

        Então, o que você sabe? lendo o seu absurdo você entende que você não sabe de nada!
        Então, por que seus entes queridos nos EUA que você cultuam não salvam os curdos e impedem os turcos? ))

  10. Tomcat3.7 19 de Março de 2018 at 15:09
    Creio que tio Putinsk não vai deixar Aleppo cair não.
    __

    O que Aleppo e o Kurdish Afrin têm a ver com isso? ) pelo menos uma vez que olha o mapa na Síria antes de dizer algo

    A Turquia foi autorizada a realizar operações no norte e tudo, agora deixe os EUA se preocuparem, embora eles nem sempre protejam os curdos, eles nunca defendem aqueles que lutaram por eles!

    O principal erro dos curdos, eles escolheram o patrono errado …
    __

    What does Aleppo and the Kurdish Afrin have to do with it? ) at least once look at the map in Syria before saying something

    Turkey was allowed to conduct operations in the north and everything, now let the US worry, although they will not always protect the Kurds, they never defend those who fought for them!

    The main mistake of the Kurds, they chose the wrong patron …

    • This is not what happen with the russian mercenaries ain? And Syrians and Russians jets that are constanted intercepted, with one (syrian jet) being intercepted by a SH. You have to remenber, that the most of Kurds was already fighting Assad dictatorship before IE arising and that’s why they chose the American side. They never gonna maked Assad side, only if a political solution is stabilish likes former state secretary said in 2014, thats triggered russian intervention.

      • Augusto L 20 de Março de 2018 at 11:52
        hey never gonna maked Assad side, only if a political solution is stabilish likes former state secretary said in 2014, thats triggered russian intervention.
        __

        Você nem sabe as datas))) como você pode saber alguma coisa se não conhece o elementar

        A Rússia iniciou operações na Síria em outubro de 2015! Aprenda o assunto para começar)
        __

        You do not even know the dates))) how can you know anything if you do not know elementary

        Russia started operations in Syria in October 2015! Learn the subject to begin with)

  11. O principal erro dos Curdos é não se unir entre eles mesmos ,fazer um grande exercito ; depois negociar com Assad um território semi livre no norte…Eles podiam ajudar os Sírios a lutar contra outros grupos moderados ou terroristas mesmo ,que são financiado por outros paises ,com certeza seriam admirados por todos os Sírios…
    Mas infelizmente a grana da america e as cetenas de caminhões de armas falou mais forte….

  12. Os Turcos podem ser tudo, menos idiotas. Entre virar um capacho Russo e continuar um menino traquinas acredito que ficam com a segunda hipótese. O jogo na região é pesado, os Turcos sabem o que o “contagio politico, étnico e religioso” podem fazer em populações que anseiam por uma vida diferente, acredito que mais do que conquistar um pedacinho de terra a Turquia não quer é perder um centímetro de seu grande território.

  13. Os Curdos ja lutavam contra Assad e contra alguns grupos dos rebeldes Sirios.
    Vale, lembrar que os Turcos querem uma solução politica na Siria e apoioam grupos rebeldes sirios, só não concordam que haja um enclave curdo e DEMOCRATICO, como o oposto do Assad e Isis e que isso seja a saida politica. O Erdogan quer rebeldes sunitas, nem que seja o Isis, ele quer se colocar como o “protetor do povo islamico” com o objetivo de colocar o OM dentro da sua influencia, ou melhor o OM como seu strategic deph.

    • É quem disse que esse deposito é dos PKK, não de do exercito curdo, a Turquia diz que é de um pq isso é bom pra ela, os EUA dizem que não são da PKK pq isso é bom pra eles.
      Agora, sendo da PKK ou do exercito curdo, tudo da no mesmo os dois lutam juntos e os curdos não tem uma visão de terrorista dos PKK, eles veem como uma forca justificavel, podem ate serem contras alguns atos ou outros mas no geral apoiam.

  14. A pior besteira que os Curdos fizeram fora se aliar com os Âmis…enfim levaram bomba na cabeça dos Turkos bem feito…

    Agora na região de Deir Zor os curdo protegidos pelos Âmis se preparam para atacar os sírios, coitados dos curdos só são carne de canhão dos Âmis…triste esse jogo de xadrez….

    A sim ia esquecendo o mantra dos pro-Âmis:

    A culpa é dos Russos kakakakak….

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here