Home Fronteiras Roraima quer que União feche fronteira entre Brasil e Venezuela

Roraima quer que União feche fronteira entre Brasil e Venezuela

3595
62

Documento aponta aumento da criminalidade e elevação do atendimento em saúde; ministro Aloysio Nunes rechaça proposta

O Estadão noticia que o Estado de Roraima entrou com ação no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta sexta-feira, 13, para exigir que a União feche temporariamente a fronteira entre Brasil e Venezuela e repasse recursos adicionais para suprir os custos causados pela imigração de venezuelanos no Estado. A relatoria da ação é da ministra Rosa Weber. Assinada pela governadora de Roraima, Suely Campos (PP), a ação aponta que a “crise econômica, política e social da República Bolivariana da Venezuela ensejou uma verdadeira explosão no fluxo migratório”, e que o Estado está suportando os custos e prejuízos sem ajuda efetiva da União.

Entre as consequências da crise, o documento aponta aumento de criminalidade, elevação quantitativa de atendimento nas unidades de saúde do Estado e aumento de matrículas para o ensino público. Além de pedir mais recursos e fechamento provisório da fronteira, Roraima também solicita que a União atue de “maneira imediata na área da fronteira”, com medidas administrativas na área de controle policial, saúde e vigilância sanitária.

Apesar de citar a medida provisória editada pelo presidente Michel Temer (MDB) após a ida a Roraima, que dispõe sobre medidas de assistência emergencial para acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade, o Estado aponta que a União não efetivou “absolutamente” nada de transferência de recursos para reposição dos gastos “já suportados e futuros”. Diz ainda que Roraima está “suportando incalculável impacto econômico decorrente da entrada desordenada de imigrantes venezuelanos em território roraimense”.

A ação ainda reclama da demora na efetivação da ajuda, já que Roraima decretou em dezembro de 2017 estado de emergência, e a MP só foi publicada em fevereiro de 2016.

“Aliás, nada de efetivo foi implementado até o momento, mesmo após a MP, a não ser a transferência de apenas e tão somente 266 venezuelanos para os Estados de São Paulo e Mato Grosso, o que representa um fato ínfimo, considerando os mais de 50 mil que, muitos deles, perambulam pelas praças da capital Boa Vista”, afirma trecho do documento.

Leia a matéria completa no site do Estadão, clicando aqui.

62 COMMENTS

  1. Aloysio Nunes virou o presidente do Brasil agora ?

    [email protected] sacana !!

    Se a governadora de Roraima tá falando que precisa fazer alguma coisa pra conter essa escalada na criminalidade e no risco a saúde dos BRASILEIROS que vivem lá, é pq precisa.

    não acho que fechar a fronteira seria a solução definitiva pra tudo, mas dá um alento, agora que o governo federal é sem vergonha e não cumpre com sua palavra e acaba prejudicando o governo de Roraima, por isso a governadora pediu medidas mais bruscas já que ninguém tá nem ae para eles

    • Lembre-se que Aloysio Nunes foi quem apresentou o projeto de lei que criou o novo estatuto de migração. É um entreguista de carteirinha.

        • Eu fui obrigado a votar no Aloysio Nunes para o Senado..

          A alternativa aqui em SP na época o Netinho de Paula, espancador de mulheres..

          • com todo o respeito Rodrigo, mas ae é melhor anular ou votar em branco, do que votar em duas tranqueiras dessas, quando eu não tenho alternativas razoáveis é assim que eu faço, mas cada um tem um pensamento.

          • Eu sempre fico neste dilema tb…

            Mas no fim eu escolho o menos ruim..

            Entre um senador do PSDB e um do PCdoB…

            Eu ainda escolho o primeiro.

            Triste um país que você escolhe voto pelo menos pior.

          • verdade, é um comunista de carteirinha e tudo, por isso que sempre desconfiei do PSDB, pra mim é outro partido de esquerda, e não de direita como muita gente pensa.

            a melhor definição que vi do PSDB foi do Olavo de Carvalho

            “PSDB é o PT com camisinha” rsrs..

  2. Um dos problemas desse pacto federativo é a total dependência da União, tanto financeiramente, porque a quase totalidade dos tributos fica retido no nível federal, quanto a nível legislativo, quase todas as leis e decisões vem também do âmbito federal. Sinto inveja da legislação americana que faz jus ao nome Estados Unidos, unidos mais com um independência muito ampla.

  3. Eu até entendo a situação dos venezuelanos que tentam fugir do paraíso bolivariano mas isto acarreta um grande custo para o nosso país. Aquela nova lei de emigração foi um verdadeiro tiro no pé do Estado brasileiro pois limita nossas capacidades de deportação, sem contar que concede um monte de direitos aos estrangeiros, quase os igualando a quem tem nacionalidade brasileira.

  4. Esta crise migratória faz parte da herança maldita deixada por FHC, Lula e Dilma ao nosso país. Esses três presidentes tiveram orgasmos quando Chávez assumiu o poder na Venezuela e fizeram de tudo para apoiar a tal revolução bolivariana. Os dois carregam a maior parte da culpa pois não só meteram a Venezuela no Mercosul como exportaram para lá a corrupção, acarretando em centenas de milhares de reais em prejuízos aos cofres públicos. São verdadeiros traidores da pátria.

  5. O que eu faria no lugar da Governadora de Roraima ?
    Pagava passagem para os venezuelanos se espalharem pelo BR.
    Aí sim, o resto do BR iria se mexer.

  6. Eu sou cristão, mas primeiro devo pensar nos meus

    Penso que Brasil deveria apenas receber pessoas que queiram empreender no país, formadas e qualificadas, é assim na Austrália, Canadá, Suíça………porque no Brasil tem que ser diferente?

    Não tem emprego decente nem para os brasileiros, nem na época crescimento do “Brasil Putência tinha”, hoje estamos na casa dos 16 milhões de desempregados, isso contado que sub emprego no exterior é considerado emprego no Brasil.

    Faço um desafio qualquer brasileiro desse blog lembrar que dia/ano/década foi última empresa grande pra sua cidade?

      • Brasileiros classe média ou classe alta indo investir e morar em Miami e Portugal

        E o Brasil recebendo carga de milhares de imigrantes que ninguém quer.

        Ou os brasileiros tiram rapidamente esses políticos do poder, ou estaremos perdidos.

  7. Tem que botar um ponto final na ditadura bolivariana de maduro. O ditador tem que ser derrubado. O Brasil precisa tomar uma posição contra a calamidade que se tornou a Venezuela.

  8. A República range, a República está rangindo. Eu me pergunto, o que mantém isso em pé? Não conheço ninguém que tenha orgulho em dizer que é republicano.

  9. O problema acaba com um ataque às forças bolivarianas do Maduro, acabar com a estrutura tosca q ajudamos a criar. Se o povo venezuelano volta pra casa é reconstrói seu país com mais democracia e o Brasil da uma força mantendo um contingente do EB lá dando segurança pra ajudar na transição de poder. Fora isso não sei o q pode dar certo.

    • Sim, sim… como se nossas combalidas forças armadas, que não tem recursos nem para intervenção num estado, tivessem condições de iniciar uma guerra contra um vizinho; como se nossa economia que mal começou a sair do buraco tivesse condições de suportar essa guerra; e como se uma crise de refugiados fosse motivo pra atacar um outro país…

  10. Aqui no Brasil é muita bagunça mesmo.No começo da crise já era para ter sido fechada, a fronteira e mandado os venezuelanos de volta.Agora eles na Venezuela quê se danem.

  11. O Delfim matou a charada.
    Décadas atras diversas capitais do Sul e Sudeste faziam isso. Pagavam a passagem e ainda davam mais um dinheiro e devolviam para suas cidades de origem os migrantes.
    Fazer isso com os Venezuelanos, mandando-os para o Sul, ficaria mais barato do que sustentá-los permanentemente.
    A propósito, os bolivarianos aqui do Brasil poderiam receber em suas casas parte deste contingente.

    • Muito bem lembrado. A primeira a receber o resultado do chavismo deveria ser a Gleisi que emprenhou apoio publico em nome do PT ao regime. Deve ter uma boa casa também, bem espaçosa a julgar pelas somas das quais é acusada e investigada com o marido.

      Tem a coragem de tentar levar o caso de um condenado comum á ONU e organismos da OEA mas se calam sobre populações fugindo da miséria provocado pelos seus aliados. Esta é a “coerência” de conveniência típica deles e que me causa tanto asco.

  12. Aproveitando o tema Venezuela, estava lendo um artigo sobre as perdas de Leo’s 2A4 turcos na Síria e no final o autor diz: “O emprego de um carro de combate moderno, como o Leopard 2A4, mas tripulado com guarnições inexperientes, trouxe fúnebres resultados no campo de batalha” e logo me lembrei da fortuna gasta c/ armamentos modernos russos ( em detrimento das reais necessidades da população venezuelana ) que certamente não se traduziriam em um bom desempenho em combate. Achei o artigo bem interessante ( opinião de leigo ), quem quiser ler é só procurar no google:
    Análise: As perdas de Leopard 2A4 turcos no norte da Síria
    Obs.: não coloquei o link p/ o comentário não ficar preso.

  13. Não mandatam os haitianos de volta, agora tambem não mandarão os venezuelanos de volta. Simples assim, aqui sempre foi terra de ninguém.
    A prova somos nós todos com esta diversidade de sobrenomes de todo o mundo.

  14. Brasileiros classe média ou classe alta indo investir e morar em Miami e Portugal

    E o Brasil recebendo carga de milhares de imigrantes que ninguém quer.

    Ou os brasileiros tiram rapidamente esses políticos do poder, ou estaremos perdidos.

  15. Li este artigo ontem é gostei muito. Também tem uma foto do Leo 2A4 modernizado pelos turcos com ênfase na blindagem e optronicos visando melhorar o mar em todos os aspectos e ainda uma foto deste novo ao lado do 2A4 normal q mostra como ficou totalmente diferente.

  16. É, o tempo mostrando a dura realidade aos adoradores do ecantandor de jumentos e seus seguidores bolivarianos. Alio,povo de Roraima , como bons Brasileiros, não se esqueçam de votar em “Jucas” da vida, e demais iluminados.

  17. kkkkkkkkkkk… Muito em breve teremos um HELL de janeiro lá no norte da república bananeira brasilis. Escrevam aí, isso vai acontecer. Roraima se transformará numa mega favela com IDH igual ou pior do que o de Serra Leoa. A população? Que se danem. Por que não se unem, hostilizem e expulsem esses venezuelanos mortos de fome de lá? Mas não, o brasileiro como sempre, acomodado, esperando a ajuda ou a solução de todos os seus problemas, cair do céu.

    Eu fico abismado, e brasileiro é um povo absolutamente anestesiado e apático, pouco preocupado com o seu futuro. Todos os dias, políticos e autoridades desse país, arrombam sem dó alguma e a seco, os fundilhos da população e ninguém reage ou se revolta, muito pelo contrário, dizem obrigado.

    Cada povo tem os governantes que merecem e por consequência, o país em que merecem viver.

    • Moro em Boa Vista e vejo a catástrofe que se avizinha.
      Pior é que tornou-se moda na sociedade local, chamar de xenófobo aqueles que criticam esta imigração desenfreada e a omissão do Governo Federal e as trapalhadas políticas da prefeitura de Boa Vista e Governo de Roraima para com este problema.
      Infelizmente suas palavras estão corretas.

    • Vc conhece o povo europeu e os problemas de imigração que tiveram? Incitar a violência é crime…procure os caminhos legais, sempre…

    • Acho curioso que minha cunhada russa, não pode ficar mais de 90 dias no Brasil, mesmo sendo formada e tentando algo aqui, foi expulsa pela PF

      Chegam esses haitianos, africanos e venezuelanos sem nada acrescentar ao país, no futuro todos brasileiros sabem aonde vão parar, e tem tudo facilitado pelo estado.

  18. A uns dois anos o Acre disse que pagaria transporte de ônibus para 1290 haitianos para o RGS em Santa Maria, o RGS entrou na justiça contra, não sei o resultado disso.
    Os haitianos conheceram os gaúchos na missão da ONU e pelo jeito a rapaziada fez muita propaganda do sul por lá.

  19. A diferença que faz, Strobel e que com representantes dignos em BSB, eles poderiam se posicionar e bater de frente com o vagabundo do motorista do Mariguela, que é o grande responsável por este problema, mas como boa parte dos senadores e dep. federais são apoiadores do desgoverno Brasil e por consequência do Aloizio Nunes, a coisa segue degringolando.
    Bom para o ” Capitão” que vai fazer 60% dos votos por lá, sem fazer força.

  20. OFF TOPIC
    Eis a foto que mencionei do Leo 2A4 NG da Turquia ao lado de um Leo 2A4 normal. Eles estão desenvolvendo esta modernização devido às perdas decorrentes de ataques com ATGM na Síria(tbm ,conforme o mencionado artigo, devido a falta de doutrina e mão de obra especializada por terem trocentos militares de várias patentes presos após a tentativa de “golpe” na Turquia);

    http://d30p9ca83oqyng.cloudfront.net/defesanet/site/upload/media/1523640241_998.png

  21. Aqui em São Paulo tem tanto haitiano nas ruas do centro, que as vezes acho que chega a ser maior que outros imigrantes juntos, a triste realidade… dormem na rua, passam fome…. não tem trabalho tão pouco documento, vivem de esmola ou acaba fazendo a unica profissão que os propõe, camelôs ou passadores e drogas.

    Que triste… chegou a vez dos venezuelanos…

    • Muitos desses imigrantes aqui em São Paulo são africanos, do Congo, Nigéria, Senegal, entre outros.
      Se você for às regiões de comércio popular do Brás, Bom Retiro e Pari, verá que são centenas nas ruas vendendo roupas, acessórios para celular e tênis (piratas é claro), em algumas ruas como a Barão de Ladário, no Brás, mal dá para se andar nas calçadas, pois eles espalham lençóis cheios de mercadorias.
      Agora o curioso é saber como eles conseguem dinheiro para vir para o Brasil, comprar mercadorias, celulares, pagar internet, moradia, alimentação etc.? Esquema de máfia? Vai saber?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here