operacao fronteira sul 2010

A Operação Fronteira Sul I, realizada a partir de 07 de junho de 2010, é um grande exercício do Comando Militar do Sul (CMS) destinado ao adestramento das tropas no combate aos delitos transfronteiriços e ambientais.

Amparada nas Leis Complementares Nr 097, de 09 de junho de 1999 e Nr 117, de 02 de setembro de 2004, visa ao adestramento militar por meio de atividades permanentes de planejamento e execução relacionadas com atividades operacionais, logísticas, de inteligência, de comunicação social, de assuntos civis e gerenciamento de pessoal.

Também é objetivo da operação o desenvolvimento dos níveis de relacionamento da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB), da Força Aérea Brasileira (FAB) e dos órgãos de segurança pública e de fiscalização estaduais e federais, sendo desenvolvida, simultaneamente, nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, na faixa de fronteira terrestre compreendida entre os municípios de Chuí – RS e Guaíra – PR.

Participantes da Operação Fronteira Sul I:

  • Marinha do Brasil – 5º Distrito Naval (5º DN);
  • Força Aérea Brasileira – V Comando Aéreo Regional (V COMAR);
  • Tropas do CMS;
  • Órgãos de Segurança Pública dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná; e
  • Órgãos Segurança Pública e de Fiscalização Federal (IBAMA, Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, ABIN e IGP).

FONTE: EB

LEIA TAMBÉM:

Site da Operação Fronteira Sul

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments