Home Equipamentos LAAD coloca defesa e segurança pública em pauta

LAAD coloca defesa e segurança pública em pauta

94
0

Oitava edição da maior feira do setor na América Latina acontecerá entre os dias 12 e 15 de abril de 2011, no Riocentro. Desafios de integração da segurança para os megaeventos esportivos são destaque

São Paulo, 1º de março de 2011 – A LAAD – Defence & Security 2011, o maior e mais importante evento do setor de Defesa e Segurança da América Latina, acontecerá entre 12 e 15 de abril, no Riocentro, Rio de Janeiro. Consolidada como principal fórum de debates e de apresentação de novas tecnologias do setor de Defesa na América Latina, a feira chega à oitava edição ampliando o espaço dedicado à segurança pública – um tema cada vez mais integrado aos debates sobre segurança nacional, especialmente em função da organização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 no Brasil.

Realizada bienalmente, a LAAD é palco consagrado de encontro entre autoridades e os principais fabricantes da indústria de defesa brasileira e mundial. O Programa de Delegações Oficiais traz à feira oficiais de alta patente de Marinha, Exército e Força Aérea dos países da América Latina e de outros continentes. Em razão da crescente importância do tema segurança pública, o evento terá a presença dos secretários de Segurança Pública, comandantes gerais de Polícias Militares, chefes da Polícia Civil, comandantes gerais de Guardas Municipais além de autoridades de segurança de outros países da América Latina.

A LAAD – Defence & Security 2011 reunirá empresas especializadas no fornecimento de equipamentos e serviços para as Forças Armadas, forças policiais, forças especiais, serviços de segurança, consultores e agências governamentais. A oitava edição da feira ocupará os pavilhões 3 e 4 do Riocentro e área externa de exposição estática, totalizando 47 mil metros quadrados de área de exposição.

A feira, restrita a convidados, apresentará a produção técnico-científica e a capacitação tecnológica dos setores de defesa e segurança, de alto valor estratégico para as nações. Estarão presentes os principais desenvolvedores de tecnologia de ponta em equipamentos, sistemas, dispositivos de proteção, tecnologia da informação, blindagens, simuladores, aeronaves, veículos e embarcações militares, sistemas de comunicação e sistemas integrados de comando e controle.

Dois novos setores também fazem parte da exposição: o Space Zone, que concentrará a indústria espacial e os órgãos governamentais do setor, e uma área dedicada a Treinamento & Simulação.

Promovido e organizado pela empresa Clarion Events, o evento conta com o apoio institucional do Ministério da Defesa e das três Forças Armadas do Brasil, além do apoio da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) e da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB). Pela primeira vez, o evento contará também com apoio institucional do Colégio Nacional dos Secretários de Estado de Segurança Pública (CONSESP), do Conselho Nacional dos Comandantes Gerais de Polícia Militar e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG-PM/CBM), do Conselho Nacional de Chefes da Polícia Civil (CONCPC) e do Conselho Nacional das Guardas Municipais (CNGM).

Sérgio Jardim, diretor geral da Clarion Events e do evento, ressalta que o crescimento do setor de segurança pública no evento reflete uma tendência mundial. “A integração entre Forças Armadas e de Segurança é um tema recorrente devido aos projetos em curso: segurança de fronteiras, proteção às riquezas e organização de eventos de grande visibilidade, como é o caso da Copa do Mundo e das Olimpíadas”.

Ele chama a atenção para o fato de que esta é a segunda edição do evento após a criação da Estratégia Nacional de Defesa. “Este é um momento em que acordos e programas de aquisições já estão em curso. Empresas de diversos países querem fazer negócios no Brasil”.

Exposição – Serão cerca de 380 empresas expositoras, de mais de 35 países. Pela primeira vez, haverá participação de países como China, Cingapura, Eslováquia, Finlândia, Noruega, Portugal e Taiwan, além de expositores já tradicionais como Estados Unidos, Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Espanha, África do Sul, Polônia, Suécia, Holanda, Bósnia, Bélgica, Sérvia, Finlândia, Israel, Rússia, Índia, Turquia, Áustria, Coréia, Bulgária e Ucrânia. A maioria desses países expõe na LAAD em forma de pavilhões nacionais.

A LAAD – Defence & Security 2011 reúne um público qualificado, que este ano deve superar a casa dos 20 mil visitantes. Destacam-se delegações oficiais de mais de 55 países.

“A LAAD tem o propósito de apresentar inovação tecnológica e proporcionar ao expositor um local ideal para fazer contatos e negócios, num ambiente altamente especializado. O Programa de Delegações Oficiais traz para os quatro dias de realização do evento Ministros de Defesa, Comandantes de Forças e Oficiais Graduados de quatro continentes”, afirma Jardim.

Em paralelo a esse programa, e visando qualificar ainda mais o público, a Clarion desenvolveu um Programa de Convidados, que trará ao evento especialistas em processos de especificação, compras de serviços, equipamentos de defesa e segurança do Brasil e da América Latina.

Seminários – Um dos destaques da LAAD – Defence & Security 2011 será o programa de seminários, desenvolvido a partir de demandas do próprio mercado com o objetivo de oferecer conteúdo qualificado para os dois segmentos. A programação de palestras ocorrerá paralelamente à feira, com autoridades especialistas e convidados debatendo o impacto da evolução tecnológica para defesa e segurança, trazendo para a pauta o que há de mais moderno em produtos, serviços e soluções.
O III Seminário de Defesa, com o tema Tecnologia: Soluções, Inovações e Evolução Tecnológica, terá como um dos principais destaques um dia dedicado a Área Espacial, em que se debaterá a importância do tema para a segurança nacional.
A maior novidade desta edição é a criação do I Seminário de Segurança, que estréia sob o tema Tecnologia: Modernização, Inovação e Inteligência para a Segurança Pública­ – abordando, inclusive, as demandas decorrentes dos eventos esportivos que o Brasil sediará. A sessão especial ITEC Brasil Treinamento & Simulação, por exemplo, terá um módulo tratando de treinamentos para situações de terrorismo.

Sobre a Clarion Events

A Clarion Events é uma das maiores empresas dedicadas à promoção e organização de feiras de negócios, congressos e eventos. Por mais de 30 anos, a empresa tem criado em diversos segmentos marcas líderes e ótimos ambientes para negócios e relacionamento. Os mais de 100 eventos da Clarion atendem 15 diferentes setores, como defesa e segurança, lazer, entretenimento, financeiro, varejo, jogos, arte e energia nos quatro continentes.

SERVIÇO

  • Evento: LAAD – Defence & Security 2011
  • Local: Riocentro, Rio de Janeiro – RJ
  • Datas e horários: 12 de abril: das 12h às 19h; 13 e 14 de abril: das 10 às 19h; 15 de abril: das 10 às 17h
  • Website: www.laadexpo.com

Credenciamento de visitantes à exposição:

  • Entrada franca somente para profissionais do setor
  • Via website do evento: até 11 de abril de 2011
  • No local: de 12 a 15 de abril de 2011

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of