Robô Atlas

Robô Atlas

A Alphabet vendeu a Boston Dynamics ao SoftBank no início deste ano depois de adquiri-la em 2013

A empresa de robótica Boston Dynamics que a Alphabet vendeu recentemente para o SoftBank publicou na quinta-feira um novo vídeo que mostra um dos seus robôs mais conhecidos dando uma cambalhota.

Enquanto alguns outros robôs foram exibidos executando cambalhotas no passado, o robô Atlas de duas pernas da Boston Dynamics nunca tinha sido visto fazendo um. Para enfatizar a conquista, a Boston Dynamics reproduz o movimento em câmera lenta duas vezes no vídeo do YouTube. Uma queda também é mostrada no final.

O Alphabet adquiriu a Boston Dynamics e outras pequenas empresas de robótica em 2013. Em junho de 2017, o Google se desfez e o grupo de robótica Schaft foi para o Softbank. Os termos não foram divulgados. A robótica é uma área que foi vista como uma oportunidade de redução de custos para a Alphabet pelo diretor financeiro Ruth Porat.

Vários grupos de pesquisa acadêmica basearam-se no Atlas para superar a competição DARPA Robotics Challenge em 2015.

Aplicações militares futuras para robôs humanóides já estão sendo pensadas e o que vem logo à mente é o robô da Skynet do filme Exterminador do Futuro.

Embora o robô Atlas esteja ainda longe do robô Terminator da ficção científica, versões armadas ligadas à nuvem e com capacidade de troca rápida de baterias poderão substituir ou complementar soldados humanos em muitas missões em um futuro não muito distante.

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Daniel Dutra
Daniel Dutra
6 anos atrás

Com a vinda desses robôs altamente tecnológicos sera que os humanos deixarão de integrar as forças especiais? Digo isso porque a cada dia estão mais ágeis, a inteligencia artificial esta avançando, com uma boa armadura poderiam tomar vários tiros e também poderiam ser remotamente controlados. Pelo preço não seria nada econômico substituir um exercito inteiro por robôs, também seria perigoso por conta dos hackers, porem um batalhão seria de grande utilidade.

Renan
Renan
6 anos atrás

Opinião.
O melhor a se fazer é rodar um programa em uma memória fisica não regravada e que se removida danifique de tal forma que o robo vire lixo.
Uma vez no campo de batalha ele extermine tudo.
Assim cumprido o programa ele se destroi.
Utilizado somente em ambiente altamente contestado e de dificil acesso, a tropas humanas.
Pois será ingenuidade ter um linke para comunicação de objetivos.
Pois o inimigo certamente, pode demorar mas ira raquear e converter um inimigo em amigo. E nem gastou dinheiro para fazer uma maquina desta.
Só vislumbrando o conflito em 2100.
Abraços.

Victor Moraes
Victor Moraes
6 anos atrás

Estes robôs podem sofrer com guerra eletrônica? Magnetismo? Fogo? Eu acredito que o temor de alguns para o emprego de robôs em guerras seja um exagero. Na verdade eu acredito que serão muito úteis na vida civil, como trabalhadores rurais ( pegando na enxada e colhendo frutos selecionados) da indústria e como serviçais domésticos ou para fazerem cirurgias médicas… Mas para guerra eu acho um desperdício de dinheiro. Eu acredito que qualquer arma “lança chamas” destrói estes robôs.

Renato Vieira
6 anos atrás

Também acho que dado aos custos e aos riscos de serem hackeados ou de sofrerem um ciberataque que danifique o software/hardware, os robôs despontam como opções para cenários hostis como: ambientes radioativos, químicos e bacteriológicos, etc. O fato dos robôs não estarem conectados a um link não necessariamente os tornariam imunes a cracker’s pois uma hora ou outra seria necessário uma atualização do sistema, um recarga ou substituição de algum hardware e isso implicaria em ligar a máquina e ter algun contato externo….que o diga o programa nuclear iraniano.

Augusto
Augusto
6 anos atrás

Os robos seram usados em missoes de forcas especiais para levar equipamentos. Ja há robos pequenos baseados nos robos de desarme de bombas para assaltos em casas. Um exercito de robos armados tbm serviriam para uma batalha urbana tipo fallujah.

Emmanuel
Emmanuel
6 anos atrás

Hoje dá cambalhota. Amanhã estará nos caçando.

Joao Moita Jr
6 anos atrás

Se Vende:
1997 Leopard 1A5
Price:$280,000.
Santa Margarita, CA
This tank is in top notch running condition. Ready to go. It has been disassembled, cleaned and all fluids topped off. 100% combat-ready! In the U.S. with new road wheels. This tank has been zero timed and runs fantastic. It is so clean – you could eat off the floor!

http://www.armyjeeps.net/1997Leopard/index.htm

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
6 anos atrás

Joao Moita Jr 17 de novembro de 2017 at 10:04

Agora penso que o ano de fabricação não bate pois os Leo 1 deixaram de ser produzidos nos anos 80

Bosco
Bosco
6 anos atrás

O problema para a utilização prática ainda é a fonte de energia. Baterias são pesadas e duram pouco. Utilizar motores de combustão interna ou microturbinas pode não ser prático, as células de combustível não são muito eficientes e microrreatores de fusão nuclear não existem. rsrssss Eles só serão eficientes quando houver fontes de energia avançadas que possam fazê-los operar por pelo menos umas 24 horas corridas e com um tempo de recarga contado em minutos ou com uma facilidade de troca de baterias (ou de reabastecimento da célula de combustível) prática e rápida. O fato de terem algum controle humano… Read more »

Marcos Torres
Marcos Torres
6 anos atrás

Concordo com o Bosco no que tange a fontes de energia enquanto este problema não for resolvido acho inviável , até acho impressionante as habilidades do Atlas, más em se tratando de guerra, muito provavelmente a forma humanoide e bípede não passa de visão romantizada do que está por vir, o mais provável que no futuro os “robôs de guerra” se pareçam mais com os insetos, que são organismos muito mais eficientes em se tratando de combate. Cito por exemplo alguns insetos que carregam varias vezes o próprio peso, mantém a habilidade de luta mesmo faltando membros é até órgãos… Read more »

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
6 anos atrás

E a gente ainda utilizando combustíveis fósseis!!!! Chupa essa T-1000!!!

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
6 anos atrás

Bosco – microrreatores de fusão nuclear não existem ainda mais bem que a Lockheed está tentando desenvolver um compacto o suficiente para ser colocado em navios, aviões e outros veículos.
https://www.lockheedmartin.com/us/products/compact-fusion.html

Alex Nogueira
Alex Nogueira
6 anos atrás

Sinceramente acho uma péssima ideia esse tipo de desenvolvimento, por maiores que sejam as vantagens não compensa, daqui a uns 100-150 anos a humanidade vai estar dominada por essas máquinas…

Bosco
Bosco
6 anos atrás

Alex, Tem coisa pior! Olha o que tá acontecendo na Europa. rsrsss Mas muito provavelmente, se alguma forma de dominação ou ditadura teocrática não interromper a evolução natural da tecnologia, o ser humano será combinado com essas máquinas e será dono da sua evolução, agora, não natural, mas artificial, como no filme “A.I.”. Já se fala hoje da possibilidade da “mente” humana ser transferida (ou replicada) num futuro não muito distante e não duvido que dentro de uns 1000 anos a forma biológica seja considerada ineficiente. – Smoking, Primeiro há de colocarem um reator de fusão de tamanho grande pra… Read more »

Gen. Escobar
Gen. Escobar
6 anos atrás

I will be back…

TheTeacher123
TheTeacher123
6 anos atrás

Será que planta bananeira?

Hawk
Hawk
6 anos atrás

Parece um pouco aqueles “robôs soldados” do filme Robocop (2014).
Vale lembrar uma coisa aqui. A informática dos anos 1950 até 1990 evoluiu de maneira gradual e depois explodiu, tanto que essa informática que possibilitar a gente “debater aqui” tem apenas 26 anos.
Acho que ainda a robótica andará um pouco devagar, mas vai chegar a hora do seu “bum” em algum momento, daí sim veremos robôs mais parecidos com os dos filmes.

Joao Moita Jr
6 anos atrás

Sure you will, general…

Alexandre Moraes
Alexandre Moraes
6 anos atrás

Bosco 17 de novembro de 2017 at 12:34 “num futuro não muito distante e não duvido que dentro de uns 1000 anos a forma biológica seja considerada ineficiente” Eu acredito que isso possa ocorrer bem antes, e que essa conclusão seja atingida pelas próprias máquinas assim que atingirem a tão famosa singularidade (o que se prevê que ocorra até 2050). O fato é que atualmente nós já temos uma dependência muito grande dos computadores, e uma vez que eles adquiram auto consciência e se tornem mais inteligentes do que nós (com uma dependência homem-máquina ainda maior no futuro) a raça… Read more »

Alessandro
Alessandro
6 anos atrás

sinistro, esses americanos não brinca quando o assunto é tecnologia militar, e tem gente que acha que eles estão falindo, e a China vão supera-los em tudo em 20 anos rsrs..

Alexandre Moraes
Alexandre Moraes
6 anos atrás

Alessandro 17 de novembro de 2017 at 18:24
“sinistro, esses americanos não brinca quando o assunto é tecnologia militar”
Concordo, mas a Boston Dynamics pertence aos japas, e estes também não brincam em serviço tratando-se de robôs e inovação tecnológica.

Bosco
Bosco
6 anos atrás

Boston Dynamics pertence aos japas???

Humberto
Humberto
6 anos atrás

Sim Bosco, Na realidade pertence a um grupo financeiro que tem uma matriz no Japão. Sou de TI, e o que me assusta é a velocidade do IA que se antes andava lentamente, está começando a dar uns pulos. Muita gente boa acredita piamente que o IA vai acabar com uma boa parte da mão de obra qualificada e que em um futuro de médio prazo, não terá emprego para bem mais do que 50 a 60% da população, ou seja, a coisa vai ter que mudar senão….. Carros, ônibus autômatos (vide o Tesla), sistemas de inteligencia que pode substituir… Read more »

Alexandre Moraes
Alexandre Moraes
6 anos atrás

Bosco 17 de novembro de 2017 at 18:57
“Boston Dynamics pertence aos japas???”
Sim, é o que diz a matéria, que a Boston Dynamics foi vendida pela Alphabet (Google) para o SoftBank (multinacional japonesa de telecomunicações e internet).

Bosco
Bosco
6 anos atrás

Valeu pessoal! Confesso que não havia lido o texto e fui direto pro vídeo. Mas mesmo que tivesse lido não teria sabido que a empresa é japonesa. = Alexandre, Sem dúvida a “singularidade” deve ocorrer bem antes de 1000 anos. Esses mil anos que me referi seria relativo à completa eliminação do fator biológico caso haja uma transferência de mentes aos robôs. Haveriam robôs com origem humana e robôs com mente completamente artificiais, para desespero dos teístas. A.C.C. em sua obra faz referências mais de uma vez (inclusive em “2001”) a civilizações que evoluíram para a forma eletromecânica e inclusive… Read more »

Matheus de Oliveira
Matheus de Oliveira
6 anos atrás

Com toda a certeza o fator limitante ainda é a capacidade de processamento, mas com o advento dos processadores de grafeno a partir da próxima década (quem sabe) essa barreira pode ser drasticamente rompida, já pensaram em uma interface homem-máquina, para resultar em um sistema de armadura bio-mecânica para soldados?

Zé
6 anos atrás

Outra balela, como raio laser na atmosfera! Robôs terrestres nunca terão a mobilidade individual do Soldado Humano no campo de batalha. Com os Tipos Drones aéreos, aí a coisa é diferente…

Eduardo
Eduardo
6 anos atrás

Esses robôs podem ser levados inativos pelos pelotões e ativados quando a coisa ficar quente. Tipo serem envolvidos em uma emboscada ou neutraliza um inimigo bem entocado que impede o avanço do pelotão. Ai eles seriam ativados e soltos para detonarem os inimigos ou servirem de dissuasão enquanto o pelotão ou escapa ou anula a ameaça.

Nesse tipo de uso não precisa de bateria muito longeva não, mas o bicho tem que ser bem armado e blindado.

kfir
kfir
6 anos atrás

já se discute a ética de se matar usando inteligência artificial
vamos lá…

uma máquina como essa pode ser programada para reconhecer quem esteja portando uma arma e atirar … isso sem medo, imagina uma fabrica dessas produzindo 10 20 30 milhões de unidades, com objetivo militar poderia controlar populações inteiras..

estas maquinas poderão: construir prédios, varer ruas, colher uvas, plantarem, criarem animais… sacrifica-los ou seja, seria possível substituir boa parte da mão de obra no mundo,

https://www.youtube.com/watch?v=L0K6Cb1ZoG4

pgusmao
pgusmao
6 anos atrás

Impressionante essa matéria, os americanos estão testando aviões com AI, os quais até já pousam em porta-aviões sem controle humano, logo terão um batalhão desses robôs. E nós aqui discutindo quem roubou o quê, estamos muito atrasados. País sem pesquisa e educação de ponta acaba só exportando jogadores de futebol.

Dody Schimitd
Dody Schimitd
6 anos atrás

Já avançaram muito na robótica. Por enquanto ele é quase que um “trambolhão”. Mas daqui um tempinho próximo, será mais ágil, processará mais informação e terá capacidade de pensar e adquirir conhecimento próprio. Quase duvidoso que o ser humano tenha capacidade para desenvolver uma obra prima como essa. Mas assim a tecnologia avança rápido, porém gradual para essa dúvida não pairar sobre as cabeças.

Dody Schimitd
Dody Schimitd
6 anos atrás

(Globo lança campanha pela valorização do professor) Trilha: Ricardo Leão / Cantor: Arnaldo Antunes “Tem gente que faz chip Tem gente que faz site Tem gente que faz gente que faz chip, que faz site …” Então, assim como tem gente que faz chip, tem gente que faz robô. Gente que faz “chip” “processadores” etc… O primeiro computador era enorme. Depois os gabinetes grandes, depois gabinetes CPU menores. Hoje o celular é um computador, a televisão fininha, fininha (sem válvulas) é um computador, e sem a necessidade daquele enorme gabinete CPU. Tocamos na tela do celular, e as informações deslizam… Read more »

kfir
kfir
6 anos atrás

a intel esta também trabalhando nisso, além de vir por ai processadores quânticos…

The Brain-Inspired Computing group at IBM Research built the first gesture-recognition system implemented end-to-end on event-based hardware. Combining the IBM TrueNorth neurosynaptic processor with an iniLabs Dynamic Vision Sensor (DVS), the team trained a spiking neural network to recognize 10 hand gestures in real-time at 96.5 percent accuracy within a tenth of a second from the start of each gesture, while consuming under 200 mW — much lower power than previous frame-based systems

https://www.youtube.com/watch?v=g08IW-qRomM