Com mais de 60 anos de atuação nos setores de Defesa e Aeroespacial, a Avibras, empresa brasileira de tecnologia e inovação, assinou nesta segunda-feira, dia 31/07, memorando de entendimento com a empresa saudita SCOPA Defense durante o Fórum de Investimentos Brasil-Arábia Saudita realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) em São Paulo.

A parceria tem por objetivo desenvolver e fabricar equipamentos de Defesa avançados, trazendo importantes capacidades, criando novos empregos e garantindo a soberania do Reino da Arábia Saudita especialmente na área de Defesa.

Para o presidente da Avibras João Brasil Carvalho Leite, a cooperação agrega ainda mais valor aos negócios da Avibras, reforçando a parceria de longa data entre a empresa e a Arábia Saudita.

Um dos objetivos da SCOPA é contribuir para o setor de defesa, identificando formas de investir no setor privado e criar oportunidades de emprego para os cidadãos sauditas. Para tal, a empresa acredita que o estabelecimento de indústrias de defesa privadas estimulará outros setores: equipamento industrial, comunicações e tecnologia da informação.

A SCOPA quer estabelecer parcerias com empresas líderes em nível mundial para fornecer soluções avançadas de defesa com ênfase na fabricação local.

Sobre a Avibras

 A Avibras é uma empresa brasileira de tecnologia e inovação com capacidade industrial única e reconhecida mundialmente pela excelência e qualidade de seus produtos, sistemas e soluções de engenharia nas áreas de Aeronáutica, Espaço, Eletrônica, Veículos e Defesa.

Com mais de 60 anos de atuação e certificada como Empresa Estratégica de Defesa (EED), a Avibras consolidou sua posição como uma das empresas líderes mundiais no segmento de Defesa e Aeroespacial com o desenvolvimento e a fabricação de veículos especiais para fins militares, tornando-se uma referência em Sistema Lançador Múltiplo de Foguetes (MRLS), foguetes balísticos e guiados, mísseis e pioneira participação nos programas de pesquisa espacial.

Conhecida como uma empresa que tem “Competência para construir Competências”, a Avibras é uma System House, oferecendo soluções tecnológicas em atendimento a qualquer necessidade dos clientes, evidenciando a real diversificação e oportunidades de spin-off em Defesa, Espaço e Integração de Sistemas Complexos.

Sediada em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, a empresa é pioneira em tecnologia própria, inovadora e independente, e opera em amplas instalações em Jacareí e Lorena. Sua força de trabalho é composta por engenheiros, pesquisadores e técnicos altamente qualificados e capazes de prover soluções para os mais variados segmentos.

Sobre a SCOPA Defense

Estabelecida como a principal empresa de defesa da Arábia Saudita, a Scopa tem por objetivo contribuir para o programa Visão 2030 através da criação de indústrias militares orgânicas. Ao fornecer sistemas e serviços de defesa inovadores que satisfazem as necessidades e requisitos das Forças Armadas Sauditas, a SCOPA irá expandir e melhorar as capacidades e o ecossistema de defesa do Reino, bem como alcançar os mercados globais de defesa e segurança.

A SCOPA foi fundada por Mohammad bin Abdulaziz Alajlan, o Vice-Presidente do Grupo Ajlan & Bros, fundado em 1979, que detém participações em mais de 75 empresas e emprega cerca de 15 mil funcionários em 25 países, sendo um conglomerado ativo em muitos setores estratégicos.

FONTE: Avibras

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Oseias
Oseias
8 meses atrás

Se ninguém atrapalhar, desse forum sairá muita coisa boa na área de defesa.
O Brasil é parceiro do mundo arabe a muito tempo, e eles já perceberam que o mundo está mudando e não da para deixar todos os ovos na mesma cesta (apostar que o EUA sempre será o salvador). Estão buscando se desenvolver também, e isso será benefico para ambas as partes.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  Oseias
8 meses atrás

Pois é, se ninguém atrapalhar….. deixa eu ficar quieto!!!!

Rui Chapéu
Rui Chapéu
8 meses atrás

Não teve um rolo com um avião brasileiro negociado com uns árabes que os árabes pegaram o projeto e deixaram os brasileiros a ver navios?

Eram os saudistas ou outro país?

Alexandre Galante
Reply to  Rui Chapéu
8 meses atrás

Emirados

Robson Rocha
Robson Rocha
8 meses atrás

“A parceria tem por objetivo desenvolver e fabricar equipamentos de Defesa avançados, trazendo importantes capacidades, criando novos empregos e garantindo a soberania do Reino da Arábia Saudita especialmente na área de Defesa.”

Desse trecho, somado ao restante da matéria, depreendo que a Avibrás entra como uma espécie de consultora, não necessariamente uma fabricante. Na prática, é como se a Avibrás fosse paga para desenvolver uma concorrente dela própria no mercado árabe.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
8 meses atrás

Com sorte, talvez aquele Matador finalmente vá em frente com essa “parceria”, ou uma versão mais aprimorada do Astros.

adriano Madureira
adriano Madureira
Reply to  Willber Rodrigues
8 meses atrás

assim como aquele foguete AV-SS-40G ,guiado por gps, que o EB achou caro…

Melhor mesmo é continuar com um projétil barato mas com imprecisão.

adriano Madureira
adriano Madureira
8 meses atrás

essa cooperação envolve participação acionária?

SGT MAX WOLF FILHO
SGT MAX WOLF FILHO
8 meses atrás

Arrumaram palavras bonitas para enganar todo mundo, pra não dizer diretamente que venderam a AVIBRAS, é a mesma coisa quando um Banco diz que está passando por uma insolvência, mas no português comum seria, vai falir!