multicam oficial 1

vinheta-especial-forteFoi informado pelo US Army que as unidades que estão no Afeganistão e as unidades que estão sendo enviadas para esse TO irão adotar o padrão de camuflagem MultiCam como oficial. O US Army já estava dando sinal que iria “aposentar” o seu padrão digital ACU pois certas unidades especiais já apareciam vestindo o MultiCam e esse fato já havia sido alertado pelo nosso amigo e colaborador Marine e pelo Blog ForTe.

COLABOROU: Parafal – Airsoft Brasil

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
samuel
samuel
14 anos atrás

Este padão de camuflagem é muito interessante!

Tem um site muito visitado por curiosos do mundo militar, que tem fotos muito legais destes uniformes em ambientes diversos. É muito dificil de identificar o militar de longe. Alem disso ele tem umas soluções tecnicas muito praticas!
Os governos que adoram imitar o que os americanos fazem terão um enorme problema em mudar de novo seu padão de camuflagem!

E nós??? Quando teremos um FN ou PQD com este padrão de camuflagem???

http://www.militarymorons.com/gear/crye1.html

OTV
OTV
14 anos atrás

Eu ollheo site, muito interessante.
Alguem poderia me dizer qual a diferença de como são pensando/produzidos os uniformes nos EUA e aqui? Ou me indicar um site para pesquisa?

Samuel
Samuel
14 anos atrás

Este site ai em baixo tem fotos melhores ainda!!!
Parece que este padrão veio para ficar!

http://www.multicampattern.com/

Cinquini
Cinquini
14 anos atrás

Pela minha experiência de “soldado de fim de semana” (apelido dado pelo Marine). O MultiCam é muito bom mas não serve pra nossa mata, no máximo poderíamos adota-lo no Cerrado e Caatinga.

Eu penso como o USMC, nao acredito numa unica camuflagem para todos os terrenos, o próprio USMC tem o MARPAT Woodland (Selva) e o MARPAT Desert (Deserto) um para cada ambiente.

Abração,

Cinquini

@MauroVS
@MauroVS
14 anos atrás

Muito bom.

Mas estou esperando a boa, para falar do mauseio de armas no modo tático.

ezeca
14 anos atrás

poxa eu fico pensando nos estamos cresendo tanto na industria textil mundial esportando moda e materias de alta qualidade. calçados sandalias somos os que mas se desemvolveram nos ultimos anos -Tênis Ind/Carteiro Masculino Cadarço Modelo BTF esse tênis desemvolvido para os carteiros que reclamavam de dores e calos alem de apresetarem um aumento em lesões que reduziam a capacidade e eficiência dos trabalhadores não so foi resolvido como outros países se interesarão em produtos ñ me lembro exatamente qual mas o fato e que temos industria e tecnologia para desemvolver materiais para soldados de qualidade e preço que outros pises… Read more »

samuel
samuel
14 anos atrás

Cinquini em 21 fev, 2010 às 21:17 Concordo com você! Mas poderiamos tentar um padrão expecifico para nossas matas. Acho que nosso exercito poderia se mexer um pouco e tentar novos padões de camuflagem! Tambem acho muito esquisito este padrão de calça bombacha com apenas dois bolsos grandes laterais. Você acaba enfiando tudo ali, e quando precisa não encontra nada! tabem tenho uma pequena duvida, quando servi, nosso uniforme ia ficando branco quando muito lavado. Sei que o exercito americano abandonou diversos tipos de uniformas por este problema, será que o material atual ainda sofre este tipo de problema? Só… Read more »

Marine
14 anos atrás

Samuel, Perdao por entrar na sua pergunta ao Cinquini mas gostaria de esclarece-la. Bem o camuflado antigo das FAs americanas – o BDU (Battle Dress Uniform) era famoso por depois de muitas lavadas perder a cor assim como voce citou e o que acontecia e que os homens com mais tempo de casa, sargentos e tal tinham um certo orgulho em ter uniformes assim mais claros. Isso mostrava a todos que esses homens tinham experiencia, tinham anos e anos de treinamento. Do ponto de vista tatico esse uniformes eram usados somente em treinamentos no CONUS (Continental United States) enquanto que… Read more »

Bronco
Bronco
14 anos atrás

Que eu saiba, a camuflagem padrão do EB foi pensada para o ambiente tropical, tanto de floresta densa como de vegetação rasteira, e se dá muito bem por essas bandas. E já ouvi de oficiais que o fato dela ir desbotando com o tempo é natural e desejável, uma vez que o ambiente de emprego da camuflagem muitas vezes é de sol intenso (natural em ambiente tropical), e a farda desbotada ajuda a minimizar o destaque do soldado imitando o reflexo do sol na vegetação menos densa. Dos Pampas à Amazônia a camuflagem é excelente, perdendo apenas para a Caatinga… Read more »

Cinquini
Cinquini
14 anos atrás

Vou falar da minha pequena experiência. O Tecido usado para fazer as fardas hoje em dia sofre um tingimento diferente do que se tinha antes, mas lógico que a farda com ouso vai perdendo a suas propriedades até mesmo pq ela fai pro “ralo” mesmo, ou seja, literalmente ela é esfregada, arrastada, surrada e usado em situações extremas. Eu tenho uma calça em Rip Stop aqui que foi pro ralo pesado, desci fazendo o famoso “esqui bunda” e a parte que ficou em contato com o morrinho esta com um tom de camuflagem diferente do resto da farda, mas nada… Read more »

ezeca
14 anos atrás

então qual a opinião de vcs!!!
então devemos mordenizar a farda ou não
do EB e se caso necessario como seria processo DE DESEMVOLVIMENTO
do modelo e meterial?
ou só um modernização do que já esta pro em uso ?

CosmeBR
CosmeBR
14 anos atrás

Na minha opinião a camuflagem do EB não necessita de modernização. Caso contrário, o SIGS já teria reivindicado novo tipo de farda!

Samuel
Samuel
14 anos atrás

Bronco em 22 fev, 2010 às 11:52 Marine em 22 fev, 2010 às 3:53 Cinquini em 22 fev, 2010 às 13:33 Muito obrigado por suas respostas! Eu concordo com voce Bronco, que nosso padrão de camuflagem é muito bom! O que eu não gosto é o tipo de costura que é adotada (o desenho do uniforme). O uniforme dos Fuzileiros Navais é muito grande…o combatente fica parecendo uma criança com a roupa do seu Pai! O nosso grande Marine deve perceber isso, pois o uniforme USMC é muito bem feito, tem uma costura não muito justa e nem muito larga!… Read more »

Hugo
Hugo
14 anos atrás

Meio offtopic, mas vai: Há uns 20 e poucos anos, quando eu era apenas uma criança e o EB ainda usava o uniforme verde oliva (brilhante), surgiu uma camuflagem em 4 tons (um fundo bege, um verde claro – cor de vegetação mesmo – um marrom meio avermelhado e um verde mais escuro, formado pela mistura do marrom com o outro verde quanto essas corres se sobrepunham). Fiquei doido com aquilo e obriguei minha mãe a fazer uma farda com aquele pano para mim. Até hoje eu ainda tenho aquele uniforme – só que hoje quem usa ele é a… Read more »

Hugo
Hugo
14 anos atrás

Continuando… Para quem não sabe de qual padrão estou falando, é bem parecido com o da Polícia ambiental do DF e acho que como a do Mato Grosso. Mas pelo que observei, são cópias mal-feitas, com cores que não se misturam, etc. Testamos esse padrão num jogo no cerrado, em época de seca, e minha esposa praticamente desaparecia. Era muito bom mesmo. Eu estava com um woodland, e era menos eficiente. Um EB então, ia saltar aos olhos. Mas depois que jogamos em uma época que que a vegetação estava mais verde ele não foi tão eficiente. Resumindo, aparentemente a… Read more »

Variedades
Variedades
13 anos atrás

Revivendo a conversa, comento que o Multicam se adequou muitíssimo bem aqui nas “bandas do sul”, em locais onde não tem muita mata fechada. Nestas condições o camuflado do EB é muito escuro, salta aos olhos, o multicam foi mais efetivo, tanto que nosso grupo de Airsoft aqui o preferiu mesmo todos já tendo o seu velho e bom uniforme do EB. Problema do Multicam é que mesmo entre fornecedores autorizados há diferença de tonalidade entre as peças, e o original custa uma fortuna!