by Snoron.com
by Snoron.com

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, mencionou pela primeira vez que o país possui a bomba de hidrogênio, informou nesta quinta-feira a agência estatal de notícias “KCNA”, mas especialistas sul-coreanos não acreditam que o país vizinho tenha capacidade para desenvolver essa arma altamente destrutiva.

O ditador afirmou que a Coreia do Norte “se transformou em um poderoso estado possuidor de armas nucleares capaz de detonar de forma autossuficiente uma bomba atômica, e também uma bomba H, para defender eficazmente sua soberania e a dignidade da nação”, publicou a “KCNA” em comunicado.

Kim Jong-un pronunciou essas palavras durante uma visita ao Lugar Revolucionário de Phyongchon, na capital Pyongyang, um enclave histórico da indústria de armamentos do país por ter abrigado a primeira fábrica de munições, há seis décadas.

O líder de 32 anos reafirmou várias vezes que a Coreia do Norte possui armas nucleares, e que este recurso é o principal pilar de sua defesa para resistir aos supostos planos de invasão do país pelos Estados Unidos.

No entanto, analistas na Coreia do Sul indicaram hoje que é a primeira vez que a Coreia do Norte garante ter a bomba de hidrogênio, um explosivo que pode multiplicar por milhares a potência de um míssil nuclear comum como os lançados sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki em 1945.

Já o Serviço Nacional de Inteligência (NIS) sul-coreano “não tem ciência” de que o regime de Kim Jong-un tenha desenvolvido a bomba de hidrogênio, indicou um de seus altos funcionários à agência Yonhap, em Seul.

Segundo o NIS, a “Coreia do Norte ainda não teve sucesso na miniaturização das bombas nucleares, por isso também não pode contar com a tecnologia para produzir uma bomba H”, afirmou o funcionário, que qualificou como simples “retórica” o pronunciamento do líder norte-coreano.

No caso das bombas nucleares comuns, se sabe que o país comunista alcançou um alto desenvolvimento tecnológico e, de fato, realizou três detonações em 2006, 2009 e 2013, mas continua sendo uma incógnita se é capaz ou não de miniaturizar os explosivos atômicos para instalá-los nas ogivas de seus mísseis.

FONTE: EFE, via UOL

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rafael
Rafael
8 anos atrás

Nada que o prompt global strike mais o escudo anti-misseis nao resolva, no mais acho que a fonte sul-coreana mais confiavel que o pronunciamento do Kim alguma coisa

Zoreia
Zoreia
8 anos atrás

Já que a atenção toda está na Síria e tal.. ele esta se sentindo esquecido….

Celso
Celso
8 anos atrás

Nao da para acreditar em nada vindo daquele inseto……..e se isso fosse verdade, duvido q muitos dos viziinhos e dos amis de alem mar ja nao teriam feito algo a respeito…….Querer ou poder, nao eh ter……..no momento q aquele canalha bastardo puser um pe fora do lugar, ele e seu exercito de famelicos vao virar poeira……simples assim.

Bernardo-SP
Bernardo-SP
8 anos atrás

E mesmo que tenha algo em mãos, ele vai lançar como…
barco a vapor?

Jeff
Jeff
8 anos atrás

Isso é sacanagem pô, ninguém brinca lá com o gordinho….

shurulu@gmail.com
shurulu@gmail.com
8 anos atrás

Esse gordinho tá pedindo truco toda hora, uma hora alguém vai pedir 6, aí eu quero ver…

Colombelli
Colombelli
8 anos atrás

Moral da “estória”: fazer gerra psicológica, desestabilizar o regime até o povo jantar este piá em praça publica. O dia que cair vão arrastar o corpo na rua até gastar. Vai acontecer, so questão de tempo.
PS: so para não passar in albis: a manutenção do regine norte coreano é mais um subproduto da politica predatória, individualista, inimiga do ocidente que os chineses promovem. Os chineses são o verdadeiro inimigo.

Rafael
Rafael
8 anos atrás

Colombelli a Coreia do Norte e um enclave para China assim como para os EUA . 1-como um regime comunista nao ha empresas tendo lucro na regiao, a china tem um sistema capitalista. 2-a China tem uma politica de tentar desarmar todos os paises com armas nucleares da India a costa leste a americana ficando so ela e os EUA com os nukes. A Coreia do norte com nukes da o incentivo para outras terem (Japao,Coreia do Sul) . 3-a China mantem a Coreia do Norte porque tem medo de uma quebra do regime possa desistabilizar a regiao tanto que… Read more »

Rafael
Rafael
8 anos atrás

entao nao ha dessa da China cospirar contra o ocidente nessa questao, eles tem a mesma preocupacao

Colombelli
Colombelli
8 anos atrás

Pra mim quem sustenta a coreia do norte é a China, que sabe que nunca será alvo deles, que eles são um entrave impedindo um pais aliados dos EUA faça fronteira com a China, ou seja, são uma barreira; e que usa de um discurso de retórica para esconder suas reais intenções. Falemos chineses o que falarem, atitudes valem muito mais que discursos. Se a coria se mantem é porque tem as costas quentes com os chineses, que são, no minimo, omissos. E mercado pros chineses e coreia não seria, pois vai demorar décadas para recuperar o estrago do que… Read more »

carlos alberto soares
carlos alberto soares
8 anos atrás

Colombelli, é moral da “escória” ! (rs)

carlos alberto soares
carlos alberto soares
8 anos atrás

Eles tem o quê ?
Nós temos “Brasília” e dai !

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
8 anos atrás

Ele está certo, em dizer quê tem,estão guardadas na China!

Johnatan warp drive
8 anos atrás

e se tiverem armas nucleares, entregarem alguma artefatos a terroristas do ISIS ?

Carlos Campos
Carlos Campos
8 anos atrás

é so uma questão de tempo até esse regime nojento acabar, a Coréia vai estar unida e forte no futuro

Nonato
Nonato
8 anos atrás

Carlos Campos, esse é o objetivo de Kim. A Coreia reunificada, sob seu comando.

Vader
8 anos atrás

O mundo tem que ter uma paciência com esse gordinho bizonho…

cassyflu
8 anos atrás

Carlos Alberto, sem dúvida nenhuma a nossa arma de destruição em massa (Brasília) é a mais letal do Universo!!! Ninguém consegue detê-la!!! ???