Uma pessoa foi assassinada a cada 9 minutos no Brasil em 2015, diz estudo

154

Charge @dincao

Charge @dincao
Charge Latuff @dincao

No total, 58.383 pessoas foram mortas, 160 por dia, segundo anuário. Sergipe é estado com maior taxa e RN teve maior aumento.

Por Cíntia Acayaba

ClippingNo ano passado, cerca de 160 pessoas foram assassinadas por dia no Brasil, uma pessoa a cada nove minutos. No total, 58.383 pessoas foram mortas violentamente e intencionalmente no país, retração de 1,2% em relação a 2014, segundo dados inéditos do 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Já o número de pessoas mortas por policiais aumentou 6,3% (saiba mais aqui).

Os dados de homicídios dolosos, latrocínios e mortes provocadas por intervenção, que configuram as mortes violentas, foram obtidos via Lei de Acesso à Informação pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, autor do anuário que será divulgado no dia 3 de novembro.

De janeiro de 2011 a dezembro de 2015, 278.839 pessoas foram mortas no país, número maior do que o de mortos na guerra da Síria, onde 256.124 morreram no mesmo período, segundo o Fórum. Os números do país do Oriente Médio são do Observatório de Direitos Humanos na Síria e da ONU.

Leia a matéria completa no site do G1, clicando aqui.

mortes-violentas-no-brasil-v2

Subscribe
Notify of
guest

154 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pangloss
Pangloss
7 anos atrás

Essa matéria deveria ser lida por todos que ainda acreditam que o povo brasileiro é cordial e pacífico.
Editores, seria possível substituir a charge? Esse Latuff é um doente mental, ligado à CUT, que consegue até mesmo enaltecer o Kadhafi, se isso redundar em crítica aos EUA.

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
7 anos atrás

Só ontem no meu plantão na Baixada Fluminense houve 10 homicídios violentos.
A BF tem 3,73 milhões de pessoas.
Daí que uma região que possui 1,8% da população brasileira respondeu ontem por 10/160 = 6% dos homicídios brasileiros.
.
Esta gravura da matéria é beeeeem tendenciosa. Só policiais matam, o resto é “reação legítima à redistribuição de renda”… aham…

Caio Romão
Caio Romão
7 anos atrás

Pera aí… Essa reportagem mequetrefe do G1, coloca como ilustração, um homem vestindo a bandeira do Brasil e sendo assassinado por um policial da ROTA e logo em seguida diz que, dos 58.383 assassinatos registrados, apenas 3.345 (mortes) foram cometidas por policiais em serviço (a grande maioria, em defesa de si ou de terceiros, isso é óbvio).
.
Mais uma reportagem “pelo fim da PM” registrada.
Sinto muito, senhora jornalista Cíntia Acayaba, mas se vocês não conseguiram acabar com a PM em 13 anos de governo larápio, não será agora que irão faze-lo.

Caio Romão
Caio Romão
7 anos atrás

Pois é… Essa ilustração de um policial branco matando um homem negro, algemado e indefeso não cola mais.
1- Em primeiro lugar, a própria reportagem desmente isso ao dizer que, os 58.383 assassinatos registrados, apenas 3.345 (mortes) foram cometidas por policiais em serviço.
2- A grande maioria dos assassinatos são cometidos por homens, negros, reincidentes no crime, contra outros homens, negros, e com pelo menos uma “passagem” pela polícia. Ou seja, os “iguais” se matando.

augusto
augusto
7 anos atrás

Bom eu nao sou contra a pc ou pm mas sendo esquerda ou direita ninguem pode negar que uma policia unifica igual a nos paises do norte é muito mais eficiente. E ainda acho que taxar a jornalista de esquerdista ou mesmo fazer apologismo a pm so tende a fazer esses esquerdistas como o cartunistas nos seus argumentos que na vdd nao gostam é da culturam e modo de vida ocidental (burgues )

Caio Romão
Caio Romão
7 anos atrás

3- Tanto a primeira ilustração quanto a segunda, mostram imagens caricaturais de policiais da Polícia Militar de São Paulo (o que causa um impacto imediato no inconsciente do leitor). Atitude típica de jornalistazinhos de quinta categoria, de meios de desinformação como G1, Estadão ou Folha, em claro ato de pirraça contra Alckimin e sua “polícia fascista” (como dizem) que tanto “oprimem” os Black Blocs (os queridinhos da classe jornalística brasileira) e os “justiceiros sociais” do PCC. Sendo que a própria reportagem tem que dar o braço a torcer e dizer que SP é o estado menos violento do país. .… Read more »

Caio Romão
Caio Romão
7 anos atrás

augusto 28 de outubro de 2016 at 13:50 —————————– O senhor me faça o favor de não se fazer de bobo! 1- Será que os policiais (convencionais) do Canadá ou dos EUA aceitariam viver uma semana nesse inferno, ganhando o que ganha um policial brasileiro e com as condições de trabalho (armamento, quantidade de munições, coletes a prova de bala vencidos e etc), graças aos nossos governantes que passam a mão na cabeça dos marginais ???? https://www.youtube.com/watch?v=a3Lx0qpbz_Y . 2- Mais uma vez… Não se faça de bobo! O senhor sabe muito bem que, da “cultura e modo de vida ocidental”,… Read more »

Caio Romão
Caio Romão
7 anos atrás

augusto 28 de outubro de 2016 at 13:50 —————————– Não se faça de bobo, Augusto. 1- Será que os policiais (convencionais) do Canadá ou dos EUA aceitariam viver uma semana nesse inferno, ganhando o que ganha um policial brasileiro e com as condições de trabalho (armamento, quantidade de munições, coletes a prova de bala vencidos e etc), graças aos nossos governantes que passam a mão na cabeça dos marginais ???? https://www.youtube.com/watch?v=a3Lx0qpbz_Y . 2- Mais uma vez… Não se faça de bobo! O senhor sabe muito bem que, da “cultura e modo de vida ocidental”, as esquerdas brasileiras só gostam mesmo… Read more »

TERMINATOR
TERMINATOR
7 anos atrás

Caio Romão, assino embaixo! Aqui esta virando um ¨puxadinho¨ do Plano Brasil????

Daniel Dutra
Daniel Dutra
7 anos atrás

Essa charge passando a imagem de que quem e culpada pela violência no Brasil e a pm.. quem fez essa pesquisa so pode esta de brincadeira, vai ver em um tiroteio eles esperam que a pm se esconda ate a munição do bandido acabar pra só depois efetuar a prisão. Pra essa guerra civil no Brasil acabar tem que primeiro mudar as leis, a maioria desses criminosos que ficam tocando o terror na população ja foram presos mais de uma vez..

augusto
augusto
7 anos atrás

Caio roman estou do sei lado, nao gosto das esquerda como eu disse, eu gosto do modo ocidental de vida e quero o Brasil seja uns EUA ou Canada mas o seu discurso so faz nos que queremos um futuro melhor para nosso pais parecer autoritarios e por isso que a esquerda usa essas imagen. Se nos respondemos ” eles” com educacao e argumentos criveis eles gicam sem palavras e isdo que quiz dizer .

Caio Romão
Caio Romão
7 anos atrás

E pra fechar com chave de ouro… A Polícia brasileira é uma das mais eficientes do mundo, em termos de prisões efetivas (mesmo com todo o descaso das autoridades em relação a esta – falta de infra-estruturas, equipamentos, até material de limpeza e por vezes, congelamentos de salários). Uns 70% dos criminosos presos JÁ FORAM presos… . Os grandes problemas são: 1- As autoridades constituídas pelo voto popular (legislativo e executivo), não querem saber de investir na reforma e construção de presídios, endurecer o código penal, investir em programas de conscientização nas escolas, aumentar o orçamento da própria polícia e… Read more »

Caio Romão
Caio Romão
7 anos atrás

Leia-se: efetivadas.

TERMINATOR
TERMINATOR
7 anos atrás

A causa maior desses 60,000 homicídios foi o pateta torcedor/expert em futebol/cheio de títulos/que veste o ¨manto sagrado¨/etc do brasileiro ter escutado tudo, e pior, feito tudo o que esses esquerdistas de merda propuseram, legislaram, inventaram, etc

Gn
Gn
7 anos atrás

Um dos problemas alem da fraca eficacia da lei no Brasil provavelmente é o poder que o pcc e as faccoes possuem dentro dos presídios, temos que cortar as mordomias deles, cortar o sinal dos celulares em todos os presídios do Brasil e mandar todos os chefões pra longe dos menores. Fazendo isso os bandidos menores quando fossem presos nao teriam motivos para se aliarem a uma dessas faccoes la dentro. Fora que cortando o sinal dos celulares enfraqueceriam eles demais, uma prova disso e que ficaram apavorados quando o governador do RN determinou o corte, uma pena o STF… Read more »

João Augusto
João Augusto
7 anos atrás

A população da Síria é de 22,85 milhões. A comparação é injusta. Proporcionalmente os caras tão matando bagaraio. Não acredito que a culpa pelo elevado número de mortes no Brasil seja da polícia. Esse quadro é, no meu modo de ver, reflexo de uma política de segurança pública mal feita. A crítica ao atual modelo de polícia e de política de segurança pública é uma crítica favorável à melhora da condição dos policiais, inclusive, que, operando como ponta de lanças nesse sistema que mais parece um moedor de carne estão diretamente expostos a risco permanente de morte. Quanto ao fato… Read more »

paco
paco
7 anos atrás

Mais mortos que a guerra do Vietnã. Algumas policias aqui matam muito. Onde mais se ve mortes irregulares pela PM é em SP.

Jorge Tadeu
Jorge Tadeu
7 anos atrás

A esquerdopatia não tem cura!!! Em SP, estão as mais baixas estatísticas de homicídio e, eles colocam a imagem de um PM de SP, matando um negro com a bandeira do Brasil estampada na camiseta, tentando passar a mensagem de que aqui a violência policial é descontrolada… Ridículo, para dizer o mínimo… Por outro lado, vejam que do total de quase 60.000 (sessenta mil) homicídios anuais, pouco mais de 3.300 (tres mil e trezentos) são causados por policiais civis e militares, o que dá um baixíssimo percentual de 5% (cinco por cento) aproximadamente… Chamar de tendenciosa a reportagem é pouco…abs.

REQUENA
REQUENA
7 anos atrás

Essa ilustração é ridícula.
Criada pelo Latuff, um canalha ligado ao MST, CUT e demais lixos de esquerda. E que é anti-semita. Foi inclusive citado por organizações judaicas como um dos maiores antissemitas do mundo.

Lamentável ver esse sujeito aqui na Trilogia, mesmo que sendo uma imagem de um “clipping”.

Glasquis 7
7 anos atrás

Acredito que a imagem (sem dúvida, tendenciosa) se refere ao fato de ter sido considerado que a segunda maior causa de morte violenta de jovens no país, é enfrentamento com a polícia. Mas, se um jovem se enfrenta à polícia é lógico que vai perder ne? quem enfrenta a polícia não deveria ser considerado um “cidadão de bem”. Eu vejo dois problemas aparentes. Primeiro; a imagem da polícia tem sido usada e desgastada frequentemente e isto tem causado um distanciamento da sociedade. Segundo: às vezes vejo na própria mentalidade da polícia, um fracionamento errado na visão do problema social. A… Read more »

Vader
7 anos atrás

Vou abstrair as charges imbecis e os comentários inúteis e xenófobos contra a Polícia do Estado que tem o menor número de homicídios por 100.000 habitantes do Brasil… Vou me concentrar no tópico. . São números de uma GUERRA. . Mas ninguém está nem aí. . Quando se fala de reformar o Código Penal, com instituição de penas duras e coerentes para crimes violentos, e descrimiinalização de alguns tipos penais completamente imbecis, a maioria da Academia, aí incluídos os defensores dos “direitos humanos”, é fragorosamente contrária. . Quando se fala em reformar o Código de Processo Penal, para instituir um… Read more »

augusto
augusto
7 anos atrás

Otimo comentario vader ! E so pra complementar tem juizes e advogados que estao claramento passando por cima do movo codigo civil que foi feito .

Claudio Moreno
7 anos atrás

Vão todos se f…er! Bandido tem que morrer! Rota, BOPE e demais instituições das secretarias de segurança pública do Brasil a fora parabéns por nos livrar e salvar todos os dias de vagabundos fdaP.

Reportagem safada! Vergonha de ler ela aqui! puxa vida !

CM

oganza
7 anos atrás

Os Editores poderiam retirar a charge de estremo mal gosto. Não sei se eles percebem que estão replicando um discurso de construção de um imaginário inútil e equivocado.

Gustavo Borges
7 anos atrás

A violência pública no Brasil atingiu níveis inaceitáveis para qualquer país civilizado do mundo, porém a culpa não é dos policiais ou das forças de seguranças em geral. A culpa é das leis brandas e, principalmente, da transformação cultural pela qual o Brasil passou nas últimas décadas que passou a tolerar o crime como algo justificável pela desigualdade social. Se a desigualdade fosse a culpada por esses altos índices de violência o nosso país seria um inferno desde o descobrimento, mas quem viveu dos anos 80 para trás sabe que no passado a situação não era tão crítica. O Brasil… Read more »

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
7 anos atrás

Eu que sei que vivemos em uma guerra, a começar onde eu trabalho. A Baixada Fluminense tem 3,73 milhões de habitantes em 13 municípios que somam 4.059 km². Dá quase 10.000 habitantes/km². São João de Meriti ostenta 13.000 hab/km², a maior densidade demográfica do Brasil. . Como Latuff é ferrenho – e injusto – defensor da Palestina, vamos aos números. A Cisjordânia (ou Judéia e Samaria, como quiserem) tem 5.650 km² para 1.715.000 habitantes (2010), de cabeça dá 3.000 hab/km². Apesar de ser uma área militarmente ocupada, juridicamente de ninguém, possui números bastante inferiores à BF. Até hoje o número… Read more »

Matheus de oliveira
Matheus de oliveira
7 anos atrás

Brasil país pacífico? Hanhan podem acreditar amigos! Em um país sério os traficantes das favelas seriam considerados terroristas e o país se encontraria em guerra civil entre o Estado e as organizações criminosas como PCC e CV! Eles só não realizam atos de terrorismo e guerrilha, pois a ordem social dos Morros está em “perfeita ordem”, o Estado não interfere de modo a prejudicar as negociatas e muitas fezes até mesmo participando destas, experimenta modificar esta ordem para ver oque acontece! E aliás que reportagenzinha mais safada, tendenciosa e mequetrefe!

carcara_br
carcara_br
7 anos atrás

Já tava ruim com o país crescendo, com ele em crise a tendência é piorar ainda mais.

Gustavo Borges
7 anos atrás

Já o Latuff é um sujeito que nada acrescenta a sociedade brasileira. Utiliza a sua arte para difundir mentiras e sua visão torta do do mundo. Para ele não importa se o sujeito mate, estupre, torture, esquarteje ou cometa qualquer outro tipo de atrocidade, a culpa sempre será da sociedade, independente da motivação do indivíduo. Tenho mais respeito a Judas Escariotes do que a esse cartonista pois o apóstolo pelo menos se arrependeu do erro cometido, já o Latuff não demonstra o menor arrependimento em ser desonesto de difundir o ódio e a divisão na nossa sociedade.

edimur
edimur
7 anos atrás

Esse trouxa que desenhou isso na hora do pega chama a mãe dele por certo.

Colombelli
Colombelli
7 anos atrás

Primeiro, meu integral apoio a PM-SP. A regra e que quem morre na mão da policia é vagabundo. Experimentem dar uma olhada nas noticias sobre a segurança no RS nos ultimos meses. Zona metropolitana de POA esta pior que o Rio. Mas esquecem de falar que quem quebrou o estado depois de dar aumentos irresponsáveis ( dentre outras medidas) foi Tarso Genro, que foi se esconder fora do Estado. Ai voce vê gente como o CEPERS, o sindicato aparelhado dos professores sair as ruas contra Sartori.Por que não fizeram isso quando Tarso quebrava o Estado e legava um caos ao… Read more »

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
7 anos atrás

Estava fazendo uma venda pra um grupo de cubanos,quando de repente começamos a falar sobre segurança pública e eles falaram o óbvio,quê lá tem ladrão.Porém com mãos limpa ou seja sem armas.Nosso problema é quê nos acostumamos com o errado e hoje a polícia tem de fazer tudo para acompanhar o nível de armamento quê os bandidos tem.Armas quê por sinal não deveriam de estar na mão de policiais fazendo segurança pública e muito menos, na de bandidos.Em tempo não levem mal meu comentário poi sei quê tem bravos policiais, quê fazem nossa segurança e dançam conforme a música.Mas essa… Read more »

Gustavo
7 anos atrás

Sobre a charge, a própria matéria a desmente.
Outra informação descabida é a comparação de números absolutos de mortos no Brasil e na Síria.
A população dos dois países são muito diferentes.
O certo seria exibir os dados proporcionais, como o número de mortos para cada 100 mil habitantes.

Pangloss
Pangloss
7 anos atrás

Aqui no RJ, a escalada da criminalidade começou no primeiro governo (?) do Brizola, em 83/86.
Ele proibia a polícia de subir morros para combater o tráfico.
Além disso, deixou de combater a corrida armamentista entre os traficantes, que, à época, formavam apenas uma facção.

Pangloss
Pangloss
7 anos atrás

Aliás, por onde andam os esquerdopatas que apareceram no ForTe para admirar o tamanho do novo míssil russo?
Eles só comentam em tópicos cujos objetos tenham formato fálico?

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
7 anos atrás

É meu caro Pangloss,essa indireta,minha você acertou no alvo,principalmente quando da lei da anistia os exilados voltaram das suas vidas difíceis em Lisboa,Santiago,Londres,Nova York e outros lugares ruins para viver,Cantores,artistas,políticos,religiosos todos com o mesmo mantra “Faça o quê tu queres”há de ser tudo da lei.

Ivan da Silveiraa
Ivan da Silveiraa
7 anos atrás

Boa tarde Não sou policial, mas como cidadão eu digo: Essa imagem do Charge Latuff @dincao é uma vergonha. Essa imagem é extremamente depreciativa com a classe policial, não retrata em nada a realidade brasileira. Cria um preconceito, cria um estereótipo, isso é mais do mesmo, repetem essa besteira o tempo inteiro. Essa virou a retórica dos vagabundos de plantão que defendem bandidos. Desde quando um policial brasileiro sai pelas ruas do país atrás de negro e pobre para matar com as mãos algemadas (de forma covarde). Milhares de policiais brasileiros são pobres/classe média e negros. A morte é reflexo… Read more »

Adriano Luchiari
Adriano Luchiari
7 anos atrás

Esses números são consequência de uma sucessão de erros, alguns vêm de longe: quando os militares permitiram subversivos dividindo celas com outros presos “ladrões de galinha”, naquela época era raro ocorrer crimes hediondos que hoje são rotina. Eles ensinaram a ladrões pés de chinelo técnicas de assalto a bancos e sequestros, que praticavam por motivação política; a lei do desarmamento, que só não desarmou bandidos; a pressão de grupos de interesse movidos por ideologia que impactou nos novos códigos penais e de processo civil, além de atrasar a lei antiterrorismo por anos para não serem enquadrados pela mesma; o descaso… Read more »

Renato Carvalho
7 anos atrás

Sobre a morte de policiais em serviço ou emboscados enquanto de folga nem uma linha…inversão total de valores, levaremos décadas para desinfectar esse ranço esquerdista de m**da.

kfir
kfir
7 anos atrás

NÚMEROS DE UM HOLOCAUSTO, em 20 anos temos 1 milhão de assassinados, em 40 anos 2 milhões em 60 anos 3 milhões…
.
O Brasil é um inferno…números de guerra..
Interessante notar a passividade da população diante de tamanho perigo a que é submetida, o amigo falou sobre a baixada, mas Parati e Cabo Frio estão com 60 mortes / 100 mil,
.
Qual a causa disso tudo? Falta de policiais ? a PF deseja uma pec que mudaria a estrutura da polícia brasileira, sou simpático a proposta.

kfir
kfir
7 anos atrás

tem mais a esquerda se aliou a traficantes de drogas…HOJE!

Carlos Alberto Soares-Israel
Carlos Alberto Soares-Israel
7 anos atrás

Péssima Charge. Morrem no Brasil cerca de 10 policiais por dia, isso chega na média a 4.000 policiais por ano. Estamos pior que a Syria. Ambos são vítimas, população e policiais. Exclua-se a bandidagem, para esses eis a solução: https://www.youtube.com/watch?v=g94tY_bvm1w _______________________________ No Rio de Janeiro a formação de um PM leva 90 dias. _______________________________ Em São Paulo o ciclo é de 40 meses, a escola de formação é certificada ISO 9001. Em cada batalão há um Capital responsável pelas estatísticas SEMANAIS da sua área e responsável para desenvolver ações para diminuição dos eventos, independentemente de estarem “caindo”, é a busca… Read more »

Carlos Alberto Soares-Israel
Carlos Alberto Soares-Israel
7 anos atrás
Agnelo Moreira
Agnelo Moreira
7 anos atrás

É interessante como a informação é dada. Sem nenhum outro ponto, que te leve a chegar a uma conclusão. A conclusão é induzida pelo desenho.
Esse número bruto significa o q? Tem muito bandido enfrentando a polícia e ela está conseguindo atuar com poucas mortes? São muitas mortes? A polícia está mal preparada? A bandidagem está tão grande q já é guerrilha e não caso de polícia?

junior
7 anos atrás

Quando o povão vai perceber que os estados onde o PT e a esquerda reina são os mais violentos? No nordeste está cheio de cidades entre as mais violentas do mundo mas ainda perdem para Caracas na Venezuela que está no topo.

Ivan da Silveiraa
Ivan da Silveiraa
7 anos atrás

Boa noite

Pangloss 28 de outubro de 2016 at 17:52
Pangloss 28 de outubro de 2016 at 17:53

Boa, assino embaixo.

Abraço!

sergio ribamar ferreira
sergio ribamar ferreira
7 anos atrás

Concordo com o Sr. Vader em tudo e demais comentaristas que demonstram indignação. só gostaria de saber quando é que a população poderá obter armas de fogo sem a ‘grande burocracia” para se conseguir ter a posse e àqueles que necessitam o porte? Se eu desse minha opinião realmente sobre a questão penal no Brasil daria uma dissertação. É melhor não. Sr. Vader já disse muita coisa(sei que ainda tem mais a dizer). Abraços para todos.

Daniel
Daniel
7 anos atrás

Aos amigos do fórum, boa noite! Sobre a imagem, me parece desarrazoada. De fato, seria melhor uma imagem de uma guerra civil com as características éticas e sociais brasileiras mas… Vader, perfeita sua postagem! Concordo em gênero, número e grau. Em qualquer país civilizado, os números do Brasil fariam as pessoas pirarem. Na realidade, com 10% disso já havia histeria. E, sobre a polícia, importante frisar que a situação é também absurda: matam muito e morrem demais. Qualquer país civilizado (vejam dados dos mortos por policiais em toda a Alemanha em 2015 – e a Alemanha não é tão pequena… Read more »

Space Jockey
Space Jockey
7 anos atrás

Se um dia eu for eleito, farei de tudo pela pena de morte ! Podem contar comigo !

Carlos Teixeira
Carlos Teixeira
7 anos atrás

A ilustração usada foi extremamente infeliz!