As manobras Vostok 2018 foram iniciadas no território do Extremo Oriente e do Oceano Pacífico nos dias 11 e 17 de setembro de acordo com as Forças Armadas russas sob a liderança do general do exército Sergei Shoigu.

As tropas irão treinar a guerra de forças conjuntas, a fim de garantir a segurança militar da Federação Russa.

Os principais objetivos das manobras são – verificar a prontidão dos órgãos de comando e controle no planejamento e reagrupamento de tropas, cooperação de forças terrestres e da Marinha, melhorar habilidades de comandantes e equipes em comando e controle (C2) ao preparar e conduzir ações de combate.

As manobras serão realizadas em dois estágios: durante a primeira etapa, as tropas concluirão o desdobramento no Extremo Oriente, aumentarão as forças da Marinha nas zonas marítimas do norte e do Extremo Oriente, praticarão ações conjuntas e apoio total das ações de combate.

No segundo estágio, os comandantes e equipes irão praticar o C2 de unidades combinadas para treinar a guerra defensiva e ofensiva.

As principais etapas das manobras serão realizadas nos campos de treinamento do Distrito Militar do Leste: Tsugol, Bamburovo, Radigino, Uspenovsky, Bikinsky e também nos campos de testes da Força Aérea e Defesa Aérea – Litovko, Novoselskoye, Telemba e Bukhta Anna, em as águas dos mares de Bering e Okhotsk, as baías de Avachinsky e Kronotsky.

Unidades militares de comando e controle, tropas dos distritos militares do leste e do centro, forças da frota do norte, tropas aerotransportadas, aviação de longo alcance e transporte militar das Forças Aeroespaciais estarão envolvidas nas manobras.

Além disso, unidades militares do Exército de Libertação Popular da China participarão das etapas no campo de treinamento Tsugol.

As manobras são realizadas em conformidade com as disposições do Acordo de Abril de 1996 entre a Federação da Rússia, a República do Cazaquistão, a República do Quirguizistão, a República do Tajiquistão e a República Popular da China que prevê medidas de segurança e confiança nas fronteiras.

No total, cerca de 300.000 soldados participarão de manobras, mais de 1.000 aeronaves, helicópteros e veículos aéreos não tripulados, até 36.000 tanques, veículos de combate de infantaria, veículos blindados e outros veículos, até 80 navios e embarcações de apoio.

FONTE: Ministério da Defesa da Rússia

Subscribe
Notify of
guest

51 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bueno
Bueno
5 anos atrás

300 mil soldados, 36.000 tanques , 1000 aeronaves , os números são impressionantes. A China desenvolvendo uma força expedicionária. Fico imaginando um alinhamento com a Rússia na África e na região do oriente

Fila
Fila
Reply to  Bueno
5 anos atrás

É tão impressionante que dá pra duvidar.

Antonio
Antonio
5 anos atrás

E impressionante mesmo. Agora, um maior alinhamento entre Rússia e China é o maior e talvez último pesadelo dos EUA e OTAN.

Victor Filipe
Victor Filipe
5 anos atrás

Eu só consigo pensar no quanto vai ser gasto com esse exercício…

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
5 anos atrás

Dá pra duvidar? Realmente essas manobras estão em andamento, e a renascença militar da Rússia é no mínimo impressionante. Se fossemos nos aqui mais ao norte com um exercício com 300 efetivos, então seria algo impressionante, novo patamar e etc. Devemos deixar essa mentalidade de 1985 de lado, para poder enxergar o novo cenário mundial. O alinhamento Rússia-China também já existe, e anda muito saudável. O histórico poderio russo, alinhado com a China são simplesmente incríveis. Enquanto isso aqui no oeste estamos esticando tudo para cobrir um pouquinho mais, e imprimindo dinheiro em escala monumental para adiar o colapso financeiro… Read more »

Augusto L
Augusto L
Reply to  Joao Moita Jr
5 anos atrás

Rapaz, eles estão praticando serem alvos.
Como ser um bom Peru, no futuro Turkey shoot que a Otan dara na Rússia. Rrsrsrsr

Marcos R.
Marcos R.
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

Equipamento chinês não solta pecinha… Imagine!
https://youtu.be/lkYdtpU58ak

Ivan BC
Ivan BC
Reply to  Joao Moita Jr
5 anos atrás

João, vamos ser sinceros, a Rússia como país está muito aquém do desejado, tem problemas enormes na área social e econômica, além de uma administração pública problemática, um país com pouquíssima transparência pública, regido por um Estado fechado e com legislação estranha. Na área econômica, até pouco tempo estava em recessão e tem um dependência econômica enorme de commodities, principalmente gás e petróleo, para piorar suas exportações no campo da defesa, principais produtos de exportação, certamente irão declinar na próxima década, tendo os países a tendência de se aproximar da China e não dá Rússia. Na área de defesa o… Read more »

Diego K
Diego K
Reply to  Ivan BC
5 anos atrás

Sim lógico os EUA não podem dar uma saúde melhor aos americanos com o Obamacare gastando nada comparado ao que gasta com armas. Tdo dinheiro do contribuinte americano deve ir à indústria bélica que mantém alguns bilionários, milionários, afinal aquele país é movido à guerras, e em tempo de paz falência. Logo sai mais uma pra parar o crescimento chinês.

Ivan BC
Ivan BC
Reply to  Diego K
5 anos atrás

Diego K 12 de setembro de 2018 at 16:12 A arrecadação dos EUA é pequena, por ser um país liberal o Estado tem pouca interferência na economia, ou seja, pouca tributação, justamente porque há pouco gasto público…a despesa é baixa, o principal gasto americano é a defesa. Saúde pública é terrível, são poucos países que conseguiram fazer uma saúde pública de qualidade (normalmente países com população pequena, pouco violenta, com boa estrutura de vida e com grande PIB/percapita), eu como brasileiro sei exatamente como é, tenho parentes na Florida (inclusive uma menina de 2 anos) e eles não querem nem… Read more »

Antonio
Antonio
Reply to  Joao Moita Jr
5 anos atrás

João. Assino embaixo. Só retiro ‘os tempos ruins se aproximam’. Penso o contrário. Uma nova ordem se aproxima com outros e poderosos protagonistas em cena.

Bosco
Bosco
Reply to  Antonio
5 anos atrás

“… outros e poderosos protagonistas em cena.”
Seria melhor se fossem “outros e melhores protagonistas em cena”. Ainda bem que tem a exata noção que o mundo vai sair do espeto pra cair na brasa.

Eduardo Lima
Eduardo Lima
5 anos atrás

Hora se a OTAN brinca no meu quintal então tenho de mostrar-lhe o meu potencial. Cade um demonstrando força e suas capacidades.

Marcelo Danton
Marcelo Danton
5 anos atrás

Vixiii! SAiu da moita pra falar estultices…esse pessoal tem o poder mesmo né?! rsrsrs
Bom.. penso que os satélites do ocidente estão “todos” de olho nas “manobras”. Aprendizado.
Já as pessoas mais sagazes do ocidente, devem estar olhando outros lados e se perguntando “do porquê desse grandioso espetáculo”. Russo não é bobo. Estão desviando a atenção de outra coisa.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Marcelo Danton
5 anos atrás

Treinamento de deslocamento de grande distância. Em termos logisticos não é necessário deslocar isso tudo, como os russos fizeram, para poder aprender. Voce so desloca uma fração depois faz os cálculos de como seria uma grande parte. É por isso que o ocidente não faz esse tipo de manobra, ela é feita somente pra intimidar, é uma manobra militar, não um exercício. O ultimo que o ocidente fez foi em 83 no Able Archer e todas as outras em conjunto que participaram. Os Russos sabendo que a Otan reforcou o baltico, o que impedem a Rússia, de toma-los com as… Read more »

ScudB
ScudB
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

Em parte sim -propaganda e intimidação (do mesmo jeito que EUA , Japão e Coreia fazia ao lado da CN). Porem em outra parte – um estresse de equipamento e pessoal : – estresse das vias e meios de transporte ; – treinamento e uso dos meios bem complexos para tentar “mascarar” alguns deslocamentos e instalações dos olhos dos satélites e espionagem (EM , óptica e IR); – um teste incalculável(!) dos meios automatizados de C2 com saturação e feedback; – uma renovação dos estoques e teste de condições de armazenagem e distribuição de ração , agua e etc E… Read more »

Augusto L
Augusto L
Reply to  ScudB
5 anos atrás

O escopo é parecido com as manobras na península coreana, só que astronômicamente maior em termos de força envolvida.
Como eu disse não é estritamente necessário ter exercicios nessa escala de forças.
Pegue o Able Reacher 83 e todas as outras manobras que os EUA fez em conjunto no âmbito da Otan e junto com a CS e Japão na época, totalmente desnecessárias, em termos doutrinários naquela grandiosidade.
Era pura e simplesmente demonstração de força, inclusive hoje se tem a noção que foram não foram exercicios militares mas sim, uma manobra militar.

Victor Filipe
Victor Filipe
5 anos atrás

Eu só consigo pensar em quanto esse exercício vai custar…

Rafa_positron
Rafa_positron
5 anos atrás

Um exercicio desse porte com ctza deve acontecer uma vez por ano….

Eu fico imaginando a preparação envolvida pra mobilizar todo esse aparato

Mas é o tipo do exercicio que é ESSENCIAL pra aprimorar a logistica e o tempo de resposta em caso de agressão!

Estão de parabens

Samuca
Samuca
5 anos atrás

Interessante artigo e que chega a surpreender por não adotar um tom patriótico-propagandístico, vindo da fonte que vem. Não que estivesse ‘errado’ caso adotasse o tom patriota. Até mais informativo que uma matéria da BBC sobre o mesmo assunto que fica insistindo naquela toada de que as tensões com a Rússia se dão por causa da anexação da Crimeia. NÃO! Seria de se esperar que uma fonte de notícia como a BBC fosse mais ‘honesta’ até porque são apenas fatos e cada um que lesse teria seu próprio juízo de valor sobre quem estaria ‘certo’ ou ‘errado’: logo após a… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

Quero só ver a super arma destruidora do Ocidente, recauchutada da década de 60 que os russos vão mostrar desta vez…

Aguardando ansioso..

Guilherme Poggio
Editor
5 anos atrás

Imagina um exercício em que o EB tem que mobilizar 100% do seu efetivo? Pronto, é isso que está acontecendo na Rússia.

Agnelo
Agnelo
5 anos atrás

Senhores
A Russia está “parada” ha muito tempo de ações de grandes efetivos. Precisa fazer um exercício deste para ajustar o prumo.
Os EUA realizaram a Tempestade do Deserto e a Invasão do Iraque, além do Afeganistão, com efetivos também grandes e os mantiveram em combate.
A Russia não poderia perder essa capacidade, ou tê-la só no papel.

Antonio
Antonio
Reply to  Agnelo
5 anos atrás

Com todo o respeito, as operações contra Iraque e Afeganistão seria como o Mike Tyson treinar com um anão de jardim. Contra Rússia ou China seria um outro patamar. Muitíssimo mais alto .

Agnelo
Agnelo
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Acho q vc nao entendeu.
Concentrar, mobilizar, transportar e coordenar um efetivo grande, os EUA fez nas campanhas, testou real.
A Rússia está treinando o q os EUA já fez….
Um exercício pra treinar e ajustar Log, C2 etc nunca se comparará a uma campanha, independente do inimigo.

Ridge
Ridge
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Durante a Guerra do Golfo, o Comando Central dos Estados Unidos (CENTCOM) gerenciou um máximo de 520.000 homens no TO.

Só o Vll Corpo tinha 142.661 homens, 1.487 carros de combate, 1.384 VBCI/APC, 568 peças de artilharia de tubo e 132 lançadores de foguetes.

Delfim
Delfim
5 anos atrás

Não sei como a Rússia, com um PIB inferior ao do BR, com um território que é o dobro, população 30% menor, consegue fazer estas graças.

Binho
Binho
Reply to  Delfim
5 anos atrás

Lá não tem 80% das verbas públicas pra pagar políticos e suas mamatas, juízes e promotores com suas mamatas, papagaios de palanque, gabinetes, 5 funcionários públicos que fazem serviço pra 1, bolsa pesca, bolsa família, auxilo reclusão, aposentadoria rural sem nunca contribuir com nada……….e por ai vai.

Brasil hoje é a Russia do passado.

Wilson França
Wilson França
Reply to  Binho
5 anos atrás

É porque a Rússia foi por muito tempo comunista!
O comunismo dá certo!

colombelli
colombelli
5 anos atrás

A china é inimigo de todos, e os russos deveriam lembrar que tem fronteiras com eles.
PS a Russia nem tem 36.000 “tanques.” Muto embuste. Menos, menos batista…

Aliás imagens bem mirradas perto do que se via em vídeos dos anos 70 e 80 com sobrevoo de centenar de CC em campo aberto.

ScudB
ScudB
Reply to  colombelli
5 anos atrás

Amigo Colombelli.
Essa coisa de 36 mil tanques um resultado da competência dos jornalistas. No texto original falava-se “36 mil tanques , BMPs , BTRs e outros veículos”..
Um grande abraço!

ScudB
ScudB
Reply to  ScudB
5 anos atrás

Pois é . Detalhe , eles nem trouxeram o agrupamento do Sul. Mas tiraram T-62M e T-72 da conservação e mobilizaram os reservistas.Ou seja : eles não trouxeram carros de TODOS os lugares! Pelo mapa (passei alguns dias atrás) eles estão brincando de operação “rebite” considerando que os Azuis (Ocidente) destruíram “a primeira fileira” com um ataque maciço com misseis e aviação e neste cenário o agrupamento Central é que tem que se virar (dai vem o exercício de mobilização e reativação dos carros de conservação). Estão mexendo só com umas 25-28 (das 128) brigadas táticas disponíveis. Azuis (4 brigadas… Read more »

Épsilon
Épsilon
Reply to  colombelli
5 anos atrás

Colombelli mas o russos não são nada bobos em relação a China e só procurar na net por ai que você vai ver que os Russos vem reforçando e modernizando suas forças ao leste que recebeu desde de novas baterias de misseis táticos Iskander, novos ICBMs Topol, caças Su-34, Su-35, novos helicópteros de transporte e ataque, novos navios de patrulha e de combate como também novos submarinos convencionais e tem planos pra receber novos submarinos Balísticos, a própria China sabe que não e vantajoso se ter um inimigo poderoso as suas fronteiras quando tenta e já começa a desafiar a… Read more »

Alessandro
Alessandro
5 anos atrás

quanto essa manobra deve ter custado ao contribuinte russo eim ? já estão em situação difícil, e o Putin se dá o luxo de fazer isso só para aparecer bem na foto.

Ypojucan
Ypojucan
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

Estão muito melhor do que o Brasil. Desemprego de 4,7%, inflação baixa e crescimento (dados de ontem do FMI de 1,7 em 2018 e 1,5 em 2019 – só como comparação o Brasil deve crescer 1,5% esse ano), nesse ano aliás haverá sobra de orçamento já que o orçamento russo é aprovado com o barril de petróleo na faixa dos 50/55 dolares (hoje o barril se mantém na faixa dos 75 para cima). Claro que as sanções atrapalham e muito, são mais de 430 empresas sancionadas e centenas de oligarcas/empresários e colaboradores do governo russo e também a indústria de… Read more »

Carlos Araújo
Carlos Araújo
5 anos atrás

Sei lá… lembro-me de um exercício militar russo perto da fronteira com a Ucrânia em que os ucranianos denunciaram a mobilização de mais de 100 mil homens e muito tanque… os russos se apressaram dizendo q não passava de 15 mil. Agora, eles, espalhafatosamente falam em 300 mil. Isso pra mim tá com cara de blefe…

RL
RL
5 anos atrás

Não duvido que anunciem uns 300 mil de efetivo e mandem uns 50 mil …

Achei muito exagerado.

A conta ai não fecha.

Não estão podendo tanto assim não.

A grana anda meio curtinha para aqueles lados.

Yan Klows
Yan Klows
5 anos atrás

Depois dos videos que e noticias em forums que os russos mobilizaram até a reserva dos distrito Central e leste mesmo não sendo a nata do exercito russo é impressionante.
T-72B3/B3M/BMP-2/BMD-2/4M/2S19 Msta M1/M2/TOR-M1/M2/BukM1-M2 etc
Na reserva T-72B/BA/T-62 e outros

No vídeo temos da parada, temos unidades operacionais Russos e Chines e depois e lado de fora a reserva.
Não temos T-90A/90M e BMP-3/3M e alguns outros por esses serem dos distritos Sul e Ocidental. E o grosso do exercito russo esta voltado pra frente ocidental/Otan

https://www.youtube.com/watch?time_continue=13&v=f3A-LsK-yVw

Сергей из России
Сергей из России
5 anos atrás
Binho
Binho
Reply to  Сергей из России
5 anos atrás

Privet

Сергей из России
Сергей из России
Reply to  Binho
5 anos atrás

Olá 🙂

Binho
Binho
Reply to  Сергей из России
5 anos atrás

Russian?

Сергей из России
Сергей из России
Reply to  Binho
5 anos atrás

O mais real! Do Extremo Oriente da Rússia

Binho
Binho
Reply to  Binho
5 anos atrás

Sério? aonde aprendeu português? haha

Eu conheço russos de Tomsk e Omsk na Sibéria

Сергей из России
Сергей из России
Reply to  Binho
5 anos atrás

Eu sou de Blagoveshchensk na região de Amur. A cidade no Amur. E do outro lado do rio é a cidade chinesa de Heihe

ScudB
ScudB
Reply to  Binho
5 anos atrás

Vish!
Ta na época de salmão!
Tenho ate inveja 🙂 ..

Сергей из России
Сергей из России
Reply to  Binho
5 anos atrás

Salmão tão alto até o rio não sobe, infelizmente

Épsilon
Épsilon
5 anos atrás

A Russia e uma pedra no sapato europeu a quase 5 seculos e vai continuar sendo por muito tempo ainda não importando a forma de regime politico passando desde o Grande Jogo, Guerra Fria e as novas tensões Russia/otan, e problemas econômicos e sociais não são exclusivos da Russia como alguns leitores querem taxar acontecem em todo mundo inclusive nos EUA e em toda a Europa ocidental, pior mesmo e o Brasil que cresce menos, tem mais desempregados, mais inflação e burocracia que a Russia sofrendo embargos e sanções e isso não é achismo meu e só procurarem as fontes… Read more »

Épsilon
Épsilon
5 anos atrás

E essa informação vaga de 36 mil tanques poderia ter sido melhor ambientada não são 36.000 tanques puros a maioria são compostas de blindados como Brt-80, 90, BMPs, BMDs e acho que a maioria foram retiradas da reserva, já que os Russos mantém apenas uma pequena parte em atividade.