Nos 82 dias desde que a Rússia ampliou sua guerra contra a Ucrânia, os militares russos perderam um terço de suas forças, segundo o Ministério da Defesa do Reino Unido.

São dezenas de milhares de soldados, marinheiros e aviadores mortos, além de milhares de veículos blindados destruídos, uma dúzia de navios e barcos afundados ou danificados e mais de uma centena de aeronaves abatidas.

As pesadas perdas estão contribuindo para uma espiral de declínio da eficácia do combate. À medida que a Rússia elimina cada vez mais seu melhor armamento e enterra mais de suas tropas mais bem treinadas, conta cada vez mais com armas velhas e tropas mal treinadas para sustentar seu esforço de guerra.

Mas armas obsoletas e tropas de segunda linha são explodidas e mortas ainda mais rápido do que as armas e tropas modernas e de primeira linha que substituíram. Não é à toa que, a cada semana que passa, o Kremlin reduz seus objetivos de guerra.

PROMOVIDO

No final de fevereiro, os russos atacaram simultaneamente em quatro frentes – no norte da Ucrânia em torno da capital Kiev, no nordeste em torno da segunda cidade da Ucrânia Kharkiv, no leste de Donbas controlado pelos separatistas e no sul ao longo de um eixo que aponta para Odesa, a maior cidade da Ucrânia. porta.

Enfrentando forte resistência ucraniana, a ofensiva de Kiev estagnou depois de um mês e depois foi revertida. As formações russas em meados de abril recuaram para a Bielorrússia e o sul da Rússia.

Alguns dos batalhões mais intactos mudaram para leste e sul. Mas as ofensivas nessas frentes também falharam. Depois de deter os russos nos subúrbios de Kharkiv, as brigadas ucranianas contra-atacaram – e agora estão empurrando os últimos batalhões russos para fora do nordeste.

Simultaneamente, as contra-ofensivas ucranianas estão lentamente reduzindo os ganhos russos no sul ao redor de Kherson e em algumas áreas ao redor de Izium, o centro dos esforços russos em Donbas.

Ainda há algumas semanas, muitos analistas deram ao exército russo uma chance igual de cercar as forças ucranianas em Donbass e alcançar seu objetivo de “desmilitarizar” a Ucrânia.

Uma vitória russa não parece mais provável, ou mesmo plausível. “A ofensiva russa em Donbas perdeu força e ficou significativamente atrasada”, concluiu o Ministério da Defesa do Reino Unido no domingo. “Apesar dos avanços iniciais de pequena escala, a Rússia não conseguiu obter ganhos territoriais substanciais no mês passado, mantendo consistentemente altos níveis de atrito”.

Não é difícil explicar os fracassos militares da Rússia. O exército mobilizou cerca de 125 grupos táticos de batalhão com mais de 100.000 soldados – a maioria de sua força terrestre ativa – para a campanha da Ucrânia. Mas esses BTGs nunca tiveram infantaria treinada o suficiente para apoiar os tanques e a artilharia.

Os tanques rolaram desprotegidos ao longo das estradas, quase convidando equipes de mísseis ucranianos e artilheiros de artilharia para emboscá-los. Os analistas do blog Oryx confirmaram a destruição de 361 tanques russos. Os ucranianos capturaram outros 239 tanques russos que a Oryx pode confirmar.

Isso é um quinto dos tanques que o exército russo tinha em serviço antes da guerra. À medida que mais dos melhores tanques T-90 e T-72B3 explodem, muitas vezes lançando suas torres diretamente no ar, o Kremlin cada vez mais envia T-72As de 1979 para a luta – e os perde em grande número também.

A força aérea russa nunca alcançou uma superioridade aérea duradoura sobre a Ucrânia, devido em igual medida à doutrina rígida, falta de munições e resistência heróica das tropas de defesa aérea ucranianas.

Três meses depois da guerra, mísseis ucranianos ainda estão derrubando caças e drones russos. Pilotos ucranianos ainda estão voando em missões de ataque. Os drones TB-2 da Ucrânia atravessam a zona de guerra e entram no Mar Negro, atacando postos de comando russos e navios de guerra com seus mísseis guiados a laser.

“Os ocupantes russos sofreram perdas significativas de mão de obra e equipamentos”, informou o estado-maior das forças armadas ucranianas no domingo. “Em algumas áreas, o número de funcionários das unidades … é inferior a 20 por cento.”

A Rússia não tem uma reserva profunda de infantaria profissional. Para compensar suas perdas, conta cada vez mais com recrutas das “repúblicas” separatistas de Donetsk e Luhansk em Donbas. Mas esses separatistas são velhos ou muito jovens, mal treinados e – em parte devido aos efeitos das sanções estrangeiras sobre a indústria russa – equipados com refugos da era dos museus.

Um vídeo notório que circulou nas mídias sociais mostra recrutas separatistas usando capacetes de aço e carregando rifles Mosin. Tanto os capacetes quanto os rifles são da década de 1950. Não é preciso dizer que esses recrutas morrem em alta taxa em confrontos com tropas ucranianas bem equipadas.

A Rússia apoia grandes empresas mercenárias, em particular o sombrio Grupo Wagner com seus milhares de ex-soldados russos. Moscou supostamente providenciou mil ou mais mercenários Wagner para reforçar os batalhões agredidos em Donbas. “Unidades das tropas aerotransportadas das forças armadas da Federação Russa estão se unindo a representantes de empresas militares privadas russas para mais ações”, informou o estado-maior ucraniano.

Nem todos com laços de Wagner acham que é uma proposta vencedora. Marat Gabidullin, um ex-funcionário de Wagner que lutou em Donbas e na Síria antes de deixar a empresa em 2019 e se mudar para a França, disse à Reuters que rejeitou uma oferta para se juntar a Wagner para a atual campanha na Ucrânia.

Quando os recrutadores lhe asseguraram que os ucranianos não estavam preparados para defender seu país, Gabidullin revidou. “Eu disse a eles: ‘Gente, isso é um erro’”.

A Ucrânia também sofreu perdas. Milhares de soldados. Centenas de tanques e outros veículos blindados. Dezenas de aeronaves. Todos os seus principais navios de guerra. Mas a Ucrânia desfruta de várias vantagens sobre seu atacante que atenuam suas perdas.

As linhas de fornecimento da Ucrânia são curtas e robustas, enquanto as da Rússia são longas e frágeis. Kiev tem aliados fortes que estão gastando dezenas de bilhões de dólares para equipar as tropas ucranianas com os melhores e mais modernos armamentos . Mais importante ainda, a Ucrânia é um grande país com milhões de homens e mulheres em idade militar, muitos dos quais estão fortemente motivados a se alistar. Kiev não precisa convocar separatistas ou pagar mercenários para sustentar seu esforço de guerra.

Os fundamentos do conflito não estavam a favor da Rússia em meados de fevereiro, antes do primeiro batalhão russo cruzar a fronteira, prestes a ser derrotado nos subúrbios de Kiev. Isso não mudou.

Com as forças ucranianas contra-atacando nas três frentes restantes da guerra mais ampla e as forças russas lutando para avançar mais do que alguns quilômetros por semana ao longo de um eixo frágil, está claro quem tem o impulso.

FONTE:
FORBES

Subscribe
Notify of
guest

138 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Beto
Beto
1 ano atrás

Mentira sem tamanho.
A imparcialidade morreu à muito tempo.
Um pena, pois não estamos tendo acesso aqui na trilogia sobre a realidade desta guerra.

Rodes
Rodes
Reply to  Beto
1 ano atrás

Vai chora?

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  Beto
1 ano atrás

Tipo de notícia para levantar moral.
E só.

Luis
Luis
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Ou pra baixar a moral como, provavelmente, baixou a sua!

Slow
Slow
Reply to  Luis
1 ano atrás

Está precisando levantar a moral mesmo afinal quais os números das perdas da Ucrânia ? Eles nem divulgam pra não assustar e desanimar oque restou ..

Last edited 1 ano atrás by Slow
Jacinto
Jacinto
Reply to  Slow
1 ano atrás

Se ausência de divulgação de baixas é indicativo de algo, é bom lembrar que os russos também não divulgam suas baixas…

Luterano
Luterano
Reply to  Slow
1 ano atrás

os dois lados são perdedores, a Russia deveria capitulado a Ucrânia em 15 dias, não o fez! já era! agora se impõe a perdas pesadas, tanto no campo físico, qto no material…

E a Ucrânia tem um país destruído e uma população civil castigada…

Não haverá vencedor…

M.@.K
M.@.K
Reply to  Luterano
1 ano atrás

Boa!

Slow
Slow
Reply to  Luterano
1 ano atrás

Ngm sabe objetivo da Rússia ..

Agora é só olhar a destruição lá pra cada 10 mil mortes russas tem no mínimo 25 mil ucranianos ..

Jodreski
Jodreski
Reply to  Luterano
1 ano atrás

Disse tudo! Os aliados Ucrânianos não financiarão a reconstrução do país de graça, aliás eu acho que o plano de reconstrução da Ucrânia já está traçado há tempo, será um país que provavelmente terá acesso a linhas de crédito e alem de pagar juros eternos provavelmente venderá suas riquezas mineirais pelo preço que o ocidente estiver disposto à pagar. O que sobrar dos ativos estatais será vendido à preço de banana à empresas estrangeiras, essa invasão o Zelensky não vai conseguir frear e nem poderá se opor è ela. Já o futuro da Rússia é tão incerto que nem ouso… Read more »

Andre
Andre
Reply to  Slow
1 ano atrás

Os russos já foram chutados de Kiev, de Sumy e de Kharkiv. Logo o serão de toda a Ucrânia.

Chore em posição fetal porque é tudo que sobrou para as putinzetes.

Slow
Slow
Reply to  Andre
1 ano atrás

To esperando desde 2014 isso e nada ?

Andre
Andre
Reply to  Slow
1 ano atrás

Desde 2014 e a poderosa Rússia não saiu de Donbass…

Zé bombinha
Zé bombinha
Reply to  Beto
1 ano atrás

Acredito que a realidade de uma guerra seja somente visível a quem está lá.. atrás de telas e conforto tudo que aparece sobre a ela se parece com um jogo e conspiração de rivais…. Eu nunca quero saber como na verdade é uma guerra… Só de ver já dimensiona na minha ignorância “como é está lá”. Isso na minha cabeça.

M.@.K
M.@.K
Reply to  Zé bombinha
1 ano atrás

Legal!

Thiago A.
Thiago A.
Reply to  Zé bombinha
1 ano atrás

Pois é Zé, vejo a torcida e gargalhadas de torcedores que acham que é brincadeira, conspiração, jogo de tabuleiro 3D. Outro dia vi as imagens de uma senhorinha idosa, que poderia ser a vó de qualquer um de nós , deixando o seu abrigo encima de uma maca por culpa dos bombardeios. Coisa de partir o coração de qualquer ser humano. Chegar nessa idade e ter que passar ainda por tudo isso. Como os russos fazem essa barbaridade com um povo que eles dizem considerar como irmãos? A única torcida possível é para que tudo isso acabe o mais rápido… Read more »

Luis
Luis
Reply to  Beto
1 ano atrás

Chora neném.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Beto
1 ano atrás

Existe apenas um motivo pelo qual o site publica mais noticias “pro-ocidente” e a culpa disso cai unicamente na Russia que falhou totalmente no aspecto de informações dessa guerra. A Russia focou em censurar totalmente suas mídias tanto digitais quanto convencionais logo não sai muita coisa de la. As declarações de moscou são postadas aqui na mesma medida que são publicadas. vou dar alguns exemplos de noticias do blog que podem muito bem ser classificadas como “pro-Russia” no meu próximo comentário (pra esse aqui não ficar preso) então querendo ou não o numero de noticias que saem de mídias do… Read more »

Slow
Slow
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Quem expulsou a imprensa russa foi o ocidente ..

Luis
Luis
Reply to  Slow
1 ano atrás

Você e o King, me desculpe, e o Felipe, combinaram esta narrativa?

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Slow
1 ano atrás

Resposta para você e o Felipe. se olharem ali em cima vão ver magicamente as versões em inglês desses sites continuam funcionando. ou seja. os editores ainda tem acesso a elas.

eu procurei mais a fundo se o acesso aos sites tinha sido bloqueado. mas não encontrei nada sobre isso.

“Apenas” os canais no YouTube. foram bloqueados para evitar que eles geram monetização

Caerthal
Caerthal
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Falar verdades não cai bem. Por favor pare.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Beto
1 ano atrás

https://www.forte.jor.br/2022/05/14/the-economist-desfaz-narrativa-do-colapso-economico-russo/

Fonte: South Front

https://www.forte.jor.br/2022/05/11/dmitry-medvedev-da-russia-critica-ajuda-dos-eua-a-ucrania/

Fonte: Dmitry Medvedev, vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia.

https://www.forte.jor.br/2022/05/03/usando-tecnologia-de-ponta-camuflagem-russa-promete-tornar-tanques-invisiveis/

Fonte: Eurasian Times

https://www.forte.jor.br/2022/05/05/de-pai-para-filho/

Fonte: BBC Russa

https://www.forte.jor.br/2022/05/01/armar-ainda-mais-a-ucrania-so-a-destruira-o-ocidente-deve-agir-para-acabar-com-esta-guerra-agora/

Autor: *Angus Roxburgh é ex-correspondente da BBC em Moscou e ex-consultor do Kremlin. Ele é o autor de The Strongman: Vladimir Putin and the Struggle for Russia and Moscow Calling: Memoirs of a Foreign Correspondent
Fonte: The Guardian

Como pode ver, até alguns sites do ocidente postam noticias “pro-Russia”

PACRF
Reply to  Beto
1 ano atrás

Se informe com a mídia “chapa-branca” da Rússia, assim você ficará feliz.

Beto
Beto
Reply to  Beto
1 ano atrás

https://youtu.be/FYPoSFQHn58
Assistam esse vídeo.
Vejam quem manda no mundo ocidental e em parte do mundo oriental.
Eles elegeram o Biden, Mácron, Trudeau, Frank Walter Steinmeier, entre outros.
Eles manipulam a vida dos países e de seus povos em prol dos seus interesses .

Luis H
Luis H
Reply to  Beto
1 ano atrás

não conhecia o vídeo apesar de ter essas informações fragmentadas, mas ajudou a deixar mais claro o tamanho do problema. aos q negativaram, estou humildemente muito interessado em fatos q justifiquem a contrariedade do documentário. não gosto e por isso não acredito não é propriamente argumento. no mais, agradecido aos donos do site pelo espaço para este debate.

Andre
Andre
Reply to  Beto
1 ano atrás

A realidade chegou até nos canais oficiais de Moscou: “— Você não deve engolir sedativos sob forma de informação — disse Mikhail Khodaryonok, um coronel aposentado, ao programa “60 Minutos” no Rossiya-1, apresentado por Olga Skabeyeva, uma das jornalistas de posições mais pró-Kremlin da televisão. — A situação, francamente falando, vai piorar para nós. — A principal deficiência de nossa posição político-militar é que estamos em plena solidão geopolítica. E, embora não queiramos admitir, praticamente o mundo inteiro está contra nós. Precisamos sair dessa situação.” https://oglobo.globo.com/mundo/coronel-aposentado-da-russia-fura-censura-na-tv-estatal-diz-que-pais-esta-isolado-sofrera-muito-na-guerra-25511719?utm_source=globo.com&utm_medium=oglobo A realidade só não chegou nos putinzetes, que seguem cegados pelo incondicional amor ao gênio… Read more »

Jodreski
Jodreski
Reply to  Beto
1 ano atrás

Mentira ou não o Putin deve se olhar no espelho e se questionar: “mas que m… que eu fiz? Se eu sair de lá agora vou sair derrotado, se eu insistir na guerra o destino é o mesmo, e agora?”

Luis
Luis
Reply to  Jodreski
1 ano atrás

Ou seja:
Se correr o bicho pegase ficar o bicho come.

Zorann
Zorann
Reply to  Beto
1 ano atrás

Eu não acredito nestes dados informados nesta matéria. Acredito sim em muitas baixas de ambos os lados, principalmente na primeira fase onde os ataques russos foram intensos e em muitos casos displicente. Hoje a guerra é mais de “posição”, com ucranianos e russos em posições fortificadas no Dombass, fortificando posições próximas à linha de frente. E as perdas tem sido menores. Parece que os combates chegaram a um impasse… Os russos não tem usado sua artilharia e força aérea como deveriam, para desalojar os ucranianos de suas posições…. Bem como os ucranianos também não tem força suficiente para desalojar os… Read more »

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Reply to  Beto
1 ano atrás

‘Kings é a realidade.
A Rússia não é o Urso que sempre mostrou ser, ela é no máximo um Cão Bravo.

Más não faz muito mais do que o que está demonstrando.

Zé bombinha
Zé bombinha
1 ano atrás

Não sei se é tão grande assim mas após essa guerra a Rússia levará alguns bons anos para se equipar novamente… Ainda mais após o fracasso do equipamento que até outrora era de outro mundo. Após EUA.. CHINA..INDIA vira a grande menina Rússia.. ou até mais atrás.. O preço está chegando e já está muito maior que o esperado.

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  Zé bombinha
1 ano atrás

Só hoje foram filmados uma coluna de T-90 novinhos saindo da fábrica, bem como uma grande carga de Iskander sendo carregado para a frente de batalha
O que não falta é pólvora.

Thiago A.
Thiago A.
Reply to  Zé bombinha
1 ano atrás

As exportações de material bélico já estão sofrendo repercussões. Não apenas pelo pobre desempenho no campo de batalha, também pelo temor que a Rússia não possa garantir o fornecimento desses meios , cumprindo com os prazos de entrega, qualidade e suporte/manutenção do material.

A indústria bélica russa, durante o conflito, já faltou em duas importantes feiras no sudeste asiático.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Thiago A.
1 ano atrás

As exportações russas de armas está em declínio desde 2018…

Nilton L Junior
Nilton L Junior
1 ano atrás

Ministério da defesa do Reino Unido informa que todas as noticias oficias da mediasteram pro nazo, braço armado do atlanticismo, tem que dar ênfase no sentido que a Russia fracassou nos seus objetivos na Ucrânia.
Segue o resumo.

“Com as forças ucranianas contra-atacando nas três frentes restantes da guerra mais ampla e as forças russas lutando para avançar mais do que alguns quilômetros por semana ao longo de um eixo frágil, está claro quem tem o impulso.

Mas tarde saberemos quem tem o tal impulso.

Sturiale
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

N4zi e atlanticismo; parabéns, você completou a cartela de bot russo aqui do chat.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Sturiale
1 ano atrás

Bah estou fazendo história a alcunha bot e chapéu de alumínio pegou mesmo, estuda que um dia vc chega lá e ai vai conseguir algum comentário melhor que esse seu.

Sturiale
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

estudar o quê?

Andre
Andre
Reply to  Sturiale
1 ano atrás

Pelo menos ele parou de usar “chapéu de alumínio”. Também, depois de passar vergonha ao negar que o Moska tinha sido atingido.

Com os russos tendo sido chutados de Kiev, Sumy e Kharkiv só resta para as putinzetes negarem a verdade até a morte.

Slow
Slow
Reply to  Andre
1 ano atrás

Logo logo Ucrânia anuncia a vitória ..

Andre
Andre
Reply to  Slow
1 ano atrás

Acabaram os argumentos em defesa de seu amado Putin?

Slow
Slow
Reply to  Andre
1 ano atrás

Quem tem tara por gringo aqui nós sabemos quem é ..

César
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Parece que o palhaço voltou com o ¨atlanticismo¨ dele. Isso é o que dá os pais hoje em dia deixar os filhos sem fazer nada o dia inteiro e o tempo todo na internet. Aprendem tudo quanto é besteira. Ajuda a sua mãe pelo menos a lavar a louça hoje, crianção.

Luis
Luis
Reply to  César
1 ano atrás

Na casa dele:
– Olha papai, mamãe aprendi falar ” atlanticismo¨

Pedro
Pedro
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Mais tarde? em 80 dias vi a Rússia tirar as tropas do norte, falhar em Kiev e ocupar regiões que na prática já são ocupadas desde 2014…Vai precisar mais de quanto tempo pra sustentar sua desculpa?

Rodes
Rodes
1 ano atrás

Mariupol salvou Odessa.

O cerco a Mariupol fez os russos gastarem tempo e recursos preciosos que impediram de dar um “push” de Kherson até Odessa. Com isso Odessa conseguiu se fortificar e mobilizar tropas para sua defesa.

Essa mobilização de tropas ucranianas na região de Odessa, agora vai servir para empurrar os russos de volta para a Crimeia.

Slow
Slow
Reply to  Rodes
1 ano atrás

Vai sim confia 🤣🤣

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Slow
1 ano atrás
Slow
Slow
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Só falta você saber se ele quer ..

Enquanto isso ..

https://www.google.com/amp/s/www.cnnbrasil.com.br/business/jeff-bezos-acusa-joe-biden-de-ma-conducao-sobre-o-problema-da-inflacao-nos-eua/%3Famp

Até os bilionários reclamando da inflação nos EUA 🤣🤣🤣

Last edited 1 ano atrás by Slow
Andre
Andre
Reply to  Slow
1 ano atrás

É, ele não quer, prefere ver centenas de MBTs, dezenas de aviões e helicópteros, seu navio capitânia do Mar Negro destruídos e milhares de russos mortos para conquistar dois campos de futebol e uma quadra de volei.

Invadiu a Ucrânia para se livrar de equipamentos antigos e que não entregam o que prometem, como T72, T80, T90, Su30, Su34, Su35, Ka52…..e de soldados covardes. Como não percebemos isso antes?

Mictanos
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Hahahaha, as putinetes xilicam
E ainda está escrito que o Ocidente achava que ele podia ir além…
kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Rogério
Rogério
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

KKKKKKK
Demais os comentários, em 2014 o AK chamava-se Soldat

Last edited 1 ano atrás by Rogério
Thiago Santos
Thiago Santos
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Vendo os comentários, o discurso de “Eurobambis” era forte na época hein, e o comentário do Ivan previu a situação com uma precisão incrível da situação.

fabio_bsb
fabio_bsb
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Os comentários são excelentes, no geral de altíssimo nível e acertaram no alvo, principalmente os comentários do Ivan.

Firmino
Firmino
1 ano atrás

Reino Unido cheio de informações importantes.
Talvez seja James Bond trabalhando.
Eles estão querendo dar a entender que esse 1/3 seria exatamente o que os russos iriam repor com a chegada de novos 50.000 soldados.
Tentativa falha.
Esse pessoal novo é para a preparação dos cercos às cidades ucranianas.

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  Firmino
1 ano atrás

Hoje foi informado que cerca de 15 a 16.000 ucranianos estão para serem cercados em Severodonestsk.
É muita gente.

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

O cerco com 50 mil vai fracassar. O motivo é óbvio força de cerco insuficiente.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Este cerco está sendo anunciado faz mais de um mês…

observador
observador
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Eta Luis Carlos sempre errado, os soldados vermelhos já cercaram a sede da ONU….

Pedro
Pedro
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Desiste Kings

Gabriel ferraz
Gabriel ferraz
1 ano atrás

Tentaremos ser de fato imparciais, é um fato que a Rússia achou uma coisa e foi outra. Pra o azar da Rússia a Ucrânia é um país grande com muitas cidades grandes e um terreno péssimo de se deslocar ,ou se achou mesmo que um contingente de 150000 mil homens é suficiente pra tomar um país daquele tamanho. Acho que putin achou que o exército iria correr. E olhe que do ponto de vista geopolítico eu ainda acho razão a invasão, mas não anula o fato da Rússia ter se preparado mal pra esse conflito é um fato. Acho que… Read more »

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  Gabriel ferraz
1 ano atrás

Taí!
Concordamos.
Só não entendemos porque, até o momento a Rússia, não mobilizou mais, 200, 300 mil homens do enorme Exército que ela tem.

Rogério
Rogério
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Por que na tem condições, simples.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Gabriel ferraz
1 ano atrás

O problema da Rússia não foi/é a dimensão territorial da Ucrânia ou a quantidade de soldados. Os problemas foram dois:

1 – Subestimar a reação ocidental.

2 – Simples incompetência. Nesse quesito incluem-se o despreparo logístico, estratégia deficiente, falta de treinamento e desconhecimento sobre SEAD/DEAD.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Allan Lemos
1 ano atrás

Para invadir um pais de 45 milhões de pessoas com 5 eixos de direção diferentes em uma linha de mais de 1000km, 200 mil soldados é pouco sim.

Slow
Slow
1 ano atrás

Rússia já não tem força aérea, Marinha e exército ..

Aé e também não tem armas nucleares.

Fonte : RU disse .

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Slow
1 ano atrás

Contra ataque

Almeida
Almeida
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Divisão Blindada SS Ukraine Tuk Tuk.

Kkkkkkk

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Almeida
1 ano atrás

É esses ai não tem chip de geladeira

Slow
Slow
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

😂😂😂😂

Leandro
Leandro
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Pra rebocar os tanques russos

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Leandro
1 ano atrás

Depois eu que sou provocador

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  Slow
1 ano atrás

Todos os vilões da trilogia respondendo essa mensagem.

Luis
Luis
Reply to  Pablo Maroka
1 ano atrás

Ou seja, uns dois ou três!

Claudio Moreno
Claudio Moreno
1 ano atrás

…Forbes…Ministerio da Defesa do UK…

Sgt Moreno
(CM)

Leonardo
Leonardo
1 ano atrás

Noticia beira o ridículo, é desperdício de tempo comentar isso, a Trilogia Forças de Defesa é tão parcial, que não vale perder tempo lendo esse lixo.

Almeida
Almeida
Reply to  Leonardo
1 ano atrás

Não sei o que está acontecendo com a Trilogia.
Russos não querem lutar, geladeiras e agora essa.

Leonardo
Leonardo
Reply to  Almeida
1 ano atrás

Pessoal deixem de ler esse lixo da Trilogia, Hoje no Mundo Militar, Águias de Aço, Gigante do Mares só tem lixo, matérias parciais, torcida, basta ver que aqui e em muitos nesses canais ruins citados, volta e meia tem propagandas da Boeing, Bae System, da Elbit, como serão imparciais? KKKKKKKK Aqui só tem matérias da mídia ocidental, torcida e outras babaquices Na boa, quem quiser um pouco de conteúdos decentes, coerentes e imparciais, e nacionalistas acima de tudo, assistam no Youtube aos canais como: Canal A Arte da Guerra, Rogerio Anitablian, Ao Bom Combate, Irmãos Russos, Geoforça Brasil e canal… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Leonardo
Luis
Luis
Reply to  Leonardo
1 ano atrás

Você está passando bem?

Leonardo
Leonardo
Reply to  Luis
1 ano atrás

Bom, prefiro perguntar se vc acredita que a Ucrânia e o ocidente estão vencendo alguma coisa?

A Alemanha depende do fornecimento de energia da Rússia e isso é algo que não se substitui em um mês, ou 1 ano, detalhe a Alemanha é o motor da economia européia, imagine os outros países mais pobres, mas é tudo balela a Ucrânia está vencendo a guerra kkkkkkk

Hcosta
Hcosta
Reply to  Leonardo
1 ano atrás

Pela sua lógica a Alemanha deve ser um país pobre.
Tem um PIB PC menor do que a Finlândia.

Talvez tenha de rever as suas fontes sobre o que se passa na Europa…

Leonardo
Leonardo
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Acho que vc não sabe interpretar um texto simples, onde falei que a Alemanha é pobre? kkkkkkkkkkkkkk

Rogerio
Rogerio
Reply to  Leonardo
1 ano atrás

Você aprendeu isso nesses canais?

Plinio Jr
Plinio Jr
Reply to  Leonardo
1 ano atrás

Suas indicações são horríveis, da próxima vez venha dar dicas de fontes de melhor qualidade e se a Trilogia não te satisfaz, simples, não acesse mais….

Slow
Slow
Reply to  Leonardo
1 ano atrás

Deve ser pra agradar os 90% de puxa saco de americano que comenta aqui .

César
Reply to  Slow
1 ano atrás

Ué, porque tu então não pega a sua trouxa, digo, as suas dezenas de perfis falsos e vai pra um lugar que seja a sua cara e que te agrade? Já sei! São uns pulgueiros cheios de alucinados e perturbados, né!?

Luis
Luis
Reply to  César
1 ano atrás

Também não entendo! Ficam se desgastando e perdendo tempo aqui contrapondo uma maioria absoluta, que, como eles mesmo dizem, chega a 90%. É muito masoquismo. Por outro lado, eu me divirto com eles.

Luciano
Reply to  Slow
1 ano atrás

Não é nada disso de ser puxa saco de americano, a maioria não concorda com um país mais forte que atacou um mais fraco sem nenhum motivo, simples. São pessoas com valores diferentes dos seus.

Slow
Slow
Reply to  Luciano
1 ano atrás

Vcs defende um país que já fez isso com vários quer q eu começo citar ?

Luciano
Reply to  Slow
1 ano atrás

Onde vc leu isso?

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Leonardo
1 ano atrás

Alguns dias atrás publicaram a notícia de que as sanções não estavam tendo o efeito desejado.

Não sei se é parcialidade, talvez seja só difícil encontrar algum site com notícias menos favoráveis ao Ocidente que não seja flagrantemente uma Rússia247, mas acho que já publicaram algumas do SouthFront.

Antunes 1980
Antunes 1980
1 ano atrás

Os ucranianos destruíram tantos equipamentos, blindados e aeronaves russas, que o ocidente não dá conta de enviar tantos armamentos.
E a tendência é da Ucrânia retomar mais regiões.
Está sendo um baile, só não vê quem não quer.

Last edited 1 ano atrás by Antunes 1980
Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Antunes 1980
1 ano atrás

Aham, só não ver quem não quer ainda mais quando o chapéu de alumínio tapa o olho de nióbio, apenas ouça ja que visão esta bloqueada, Z bate, bate, bate, bate, bate, U apanha e perde território e a nazotan assiste vendendo armas para U continuar apanhando.

Rodes
Rodes
1 ano atrás

Finnish parliament votes 188-8 for applying NATO membership

Heitor
Heitor
Reply to  Rodes
1 ano atrás

Erdogan é barato… Jajá ele muda de ideia

Hcosta
Hcosta
1 ano atrás

Talvez seja o início do fim da Guerra.
Já começaram as notícias de que Putin está a liderar diretamente as Forças Armadas para os “salvar” da incompetência dos generais traidores da pátria, evacuação de Mariupol, alguma cedência na expansão da OTAN, etc…
O problema é perceber o quanto o Ocidente e a Ucrânia terá de ceder à Rússia em troca da paz.

Luis
Luis
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Parece que a “curva de aprendizado” do comando russo não tá evoluindo não. pelo contrário.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Luis
1 ano atrás

Mas agora com Putin no comando vai ser tudo “diferente”…

Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
1 ano atrás

Ucrânia é um grande país com milhões de homens e mulheres em idade militar, muitos dos quais estão fortemente motivados a se alistar. Kiev não precisa convocar separatistas ou pagar mercenários para sustentar seu esforço de guerra.

Neste trecho da para ver que não se trata de uma reportagem séria…

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Jefferson Ferreira
1 ano atrás

Kiev não convocou mercenários ou Separatistas, aliás muitos dos que estão lá estão por vontade própria. A vantagem do defensor é essa e qualquer argumento contra é fanatismo.

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  Jefferson Ferreira
1 ano atrás

E essa?

À medida que a Rússia elimina cada vez mais seu melhor armamento……

Como dito acima.
É só para aumentar a moral.

Luis
Luis
Reply to  Guilherme Poggio
1 ano atrás

Esse se deu mal!

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Guilherme Poggio
1 ano atrás

Esse twitter é muito bom.

Dario
Dario
Reply to  Guilherme Poggio
1 ano atrás

Tropas russas chegaram a roubar tratores de uma concessionária em Melitopol que foram rastreados pelo GPS até o interior da Chechênia e bloqueados remotamente.
Haviam diferentes gangues disputando o roubo dentro das tropas russas.

Last edited 1 ano atrás by Dario
Wellington Jr
Wellington Jr
1 ano atrás

Em 2014 quando a mídia noticiava que Putin havia dito que ocuparia Kiev em 2 semanas os putinetes ficavam eufóricos, agora noticiam que a Rússia fracassou na sua conquista de 2 semanas e as Putinetes dizem que é parcial a mídia e que o Forte não era sendo imparcial. Conselho as Putinetes chora na cama que é lugar quentinho.
https://www.forte.jor.br/2014/09/02/se-eu-quiser-ocupo-kiev-em-duas-semanas-diz-putin/

Jacinto
Jacinto
1 ano atrás

Os russos têm um problema demográfico para sustentar a guerra. A idade média dos russos está em mais de 39 anos, o que denota uma população envelhecida, e a massa populacional russa está encolhendo – morre mais do que nascem. Para um país com população envelhecida e declinante, uma guerra é uma catástrofe demográfica porque retira do convívio familiar centenas de milhares de pessoas jovens, justamente aquelas que estão em idade de reproduzir – e que por causa da guerra, não têm filhos, seja pelo afastamento familiar, seja pela insegurança que a guerra naturalmente traz. Quando soma-se tudo – jovens… Read more »

Hcosta
Hcosta
Reply to  Jacinto
1 ano atrás

Não há problema nenhum. Segundo alguns o PIB da Rússia é maior do que o da Alemanha, a China vai fornecer tudo o que é necessário para a economia recuperar e as alterações climáticas vão fazer da Rússia a maior potência Mundial.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Para solucionar problemas demográfico, só se a China fornecer reprodutores…

fabio_bsb
fabio_bsb
Reply to  Jacinto
1 ano atrás

Sim, esse é um grande problema da Russia e que aflige a Ucrania também.
Na matéria de 2014 da “invasão em dois dias” (link em um comentário acima) teve um comentário falando nisso, inclusive lembrando que a expectativa de vida do homem russo é muito menor que da mulher.
E não é só a perda por morte pela guerra, tem também o êxodo de jovens preparados, no geral bem formados em “hard science” e tecnologia que conseguem trabalhar fora do país. É uma desgraça em todos os sentidos.

dfa
dfa
1 ano atrás

Vai ser muito difícil, mas existem condições que estão a ser construídas que poderão proporcionar uma vitória aos Ucranianos.

Nunca escondi a minha torcida pelos Ucranianos, acima de tudo motivada por um profundo respeito ao espírito de luta que embebe seu povo na defesa de sua pátria.

Mas o que me satisfaz a nível interno, é lição que está a ser dada aos “mega-machos” de direita que idolatram Putin , e aos esquerdopatas que anseiam por uma queda do Ocidente.

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  dfa
1 ano atrás

A Ucrânia está com três grandes ameaças de cerco, com dezenas de milhares de soldados perdidos e vc vem falar de vitória ucraniana?
Cê é doido?

Luis H
Luis H
Reply to  dfa
1 ano atrás

aparentemente conceitos básicos estão embaralhados na cabeça de muita gente. a frase “de direita q idolatram putin” não tem lógica. em várias declarações putin mostra q é uma viúva da união soviética e no desfile do dia 9 o q mais tem é exibição da foice e martelo comunista. a essência da direita é a liberdade e a politica de putin obviamente restringe liberdades individuais e econômicas.não podemos cair na falsa dicotomia, qdo dois brigam, achar q um está certo e o outro errado, um sempre estará errado, mas as vezes os dois estão. exemplo: comando verrmelho e pcc guerreiam… Read more »

Henrique
Henrique
Reply to  Luis H
1 ano atrás

Com uma rápida pesquisa nas redes sociais vc pode encontrar n só bolsogados apoiando essa invasão russa, como tmb o próprio bolsonaro passando pano pra esse ato do putin jogando a culpa por essa guerra estar acontecendo n no invasor russo, mas sim no zelensky, ao qual ele chamou de “palhaço” (tentando diminuir o presidente ucraniano por conta do seu histórico como comediante). O Putin admira a URSS n pela sua ideologia, mas sim pq da importância geopolítica q ela representava na época em q esse país existia, mas a ideologia comunista em si o putin sempre se demonstrou ser… Read more »

Luis H
Luis H
Reply to  Henrique
1 ano atrás

vc pode dar um duplo twist carpado nos fatos e acreditar no q quiser, é direito seu, a verdade continua sendo a verdade e suas declarações continuam sendo suas declarações, elas depõe contra vc quando usa falácias e omite fatos óbvios: 1º https://pt.wikipedia.org/wiki/Composi%C3%A7%C3%A3o_(fal%C3%A1cia) alguns identificados como sendo de direita manifestam-se neutros ou dando razão a alguma alegação russa, cria a narrativa de q a direita apoia a russia. tentativa muito, muito fraca, primeiro porque todas as minhas referências de direita condenam a agressão russa, de forma q vc encontra o q quiser encontrar de acordo com a seleção cuidadosa de… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Luis H
Rocha
Rocha
1 ano atrás

O grande estrategista deveria ter ficado apenas nas bravatas, pois assim a Rússia continuava a impor respeito. Foi se meter a besta, passou de ditador a tirano, e mostrou ao mundo que o urso é mais feio do que bravo . Resultados pífios, desempenho beirando o ridículo, perdas enormes, e tudo para quê? Ego de um sujeito desprezível, que se tornou o dono do país, pouco se importando com a vida, mesmo de seus soldados, o que dirá dos civis ucranianos. A Rússia de grande ameaça, passa a exemplo típico do gigante com pés de barro. O gnomo vermelho de… Read more »

Caerthal
Caerthal
1 ano atrás

Uma guerra é o confronto de pelo menos 2 lados. Tão importante quanto saber (ou estimar) a perda de um dos lados é pesá-las com as perdas do lado oposto, sem esse contexto a gente chega a conclusões práticas. Esse artigo parece se qualificar como material de propaganda, para digestão do grande público. Em seu livro “O Choque de Civilizações” de Samuel Hantington (1996) o autor já chamava atenção para a oposição entre as reiões Oeste vs Leste/Sul da Ucrânia. Como muitos acredito que uma casa dividida não fica de pé, especialmente se essa casa tem um histórico de governos… Read more »

Silent Eagle
Silent Eagle
1 ano atrás

A verdade é nua e crua a torcida dos russos aqui esperam avanços significativos e qualquer coisa um pequeno ato é grande vitória para enfatizar algo que eles não gostem de ouvir, tudo vai ser mentira noticia tendenciosa culpa do site etc e contrariar as verdades. E julgam os que torcem para quem se defende de um pais agressor numericamente maior em tudo e irrelevante destruindo suas casa e famílias e sua terra. Então só tenho a dizer se lasque Rússia merece ser punido afinal quem começou com essa merda foram eles, tomaram que acumule muitas derrotas e veja como… Read more »

Rodes
Rodes
1 ano atrás

O descontrole emocional dos militantes de es.querda está beirando o surrealismo aqui na Trilogia. Estão querendo pautar o site, pois não publicam o que eles querem.

Heitor
Heitor
Reply to  Rodes
1 ano atrás

Bolsonaro então é de esquerda? Não é esquerda ou direita, apoiar essa guerra estúpida e ser “solidário” ao ex-ditador em atividade é sandice mesmo…

Victor Filipe
Victor Filipe
1 ano atrás

Usando o Oryxs como fonte das perdas Russas e a estrutura padrão de um BTG Russo: (oque pode mudar já que existem BTGs reforçados e etc) Segundo o Oryxs 671 Tanks Destruídos 721 IFVs Destruídos 108 APCs Destruídos O BTG Russo usa em media (e como eu disse acima, números podem mudar de acordo de como é estruturado no campo de batalha) 10 MBTs e 33 IFVs/APCs Para uma compreensão melhor: BTG Sub Units: To further understand the BTG, let’s look at each subunit in detail. The subunits in a Battalion Tactical Group are BTG’s command and control, one tank… Read more »

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Engraçado nenhum dos bots responder isso.

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Os argumentos são zeros.

Jacinto
Jacinto
1 ano atrás

Por que os russos se incomodam tanto com reality show de artistas?

Segio
1 ano atrás

Nessa materia, diz mais de uma centena de aeronaves abatidas. Alguém sabe de algum site aonde tem uma lista dessas aeronaves abatidas? Não imaginava que a Rússia perdeu tantas aeronaves assim….

Last edited 1 ano atrás by Segio
Rogério
Rogério
1 ano atrás

Normal, ninguém gosta de ladrões invasores e assassinos.

Last edited 1 ano atrás by Rogério
Slow
Slow
Reply to  Rogério
1 ano atrás

Está falando de quem EUA OU RUSSIA ?

Vamos por na balança ?

Last edited 1 ano atrás by Slow
Rogério
Rogério
Reply to  Slow
1 ano atrás

Dos 2, mas o foco agora é a Rússia mesmo, afinal nenhum dos países invadidos pelos EUA tiveram terras anexadas e isso nunca foi a intenção, já a Rússia …..

Régis
Régis
1 ano atrás

Capacetes e rifles da década de 1950, sério isso? Agora só falta enviar os MiG-15 para combater, pois os Su-34/35 claramente estão falhando.

Lucas
1 ano atrás

É indiscutível que os russos estão com muita dificuldade em vencer na Ucrânia.
Refutar essa informação é como ser antivax – negando o óbvio.

Bueno
Bueno
1 ano atrás

UralVagonZavod entregando mais T-90M Para Rússia…
 
Estão começando a usar reserva ou são entregas de novos!

https://twitter.com/Liveuamap/status/1526469872359727104

Bueno
Bueno
Reply to  Bueno
1 ano atrás

Tem publicações informando que BMPT “Terminator” já opera na Ucrânia

https://twitter.com/200_zoka/status/1526594286879375360

Oswaldo
Oswaldo
1 ano atrás

Esse Blog e claramente Anti Russia…. E so ler a pagina inicial…kkkk

David
David
1 ano atrás

Essa notícia é completamente falsa. Os russos não tiveram tantas perdas. Quem acompanha a política internacional sabe que a alta cúpula política dos países imperialistas está fabricando notícias falsas para desmoralizar a Rússia. O problema é que os russos avançam constantemente, tomando territórios e libertando cidades das mãos dos batalhões nacionalistas. Há inúmeros vídeos de equipamentos militares abandonados pelos combatentes ucranianos e capturados pelas forças russas, de Donetsk e Lugansk. Agora, a imprensa lacaia do imperialismo já procura uma maneira de dizer um pouco a verdade sobre os fatos. Essa guerra não é entre a Ucrânia e a Rússia, mas… Read more »