20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China traça futuro da modernização socialista

44

A China estabeleceu metas, tarefas e políticas para a causa do Partido Comunista da China (PCC) e do país para os próximos cinco anos e além, quando o PCC abriu seu 20º Congresso Nacional no domingo.

O PCCh garantiu conquistas históricas e viu mudanças históricas na causa do Partido e do país na última década, disse Xi Jinping, que entregou um relatório ao congresso em nome do 19º Comitê Central do PCC.

“Os próximos cinco anos serão cruciais para que os esforços para construir um país socialista moderno em todos os aspectos tenham um bom começo”, disse ele.

‘Feitos históricos’ na última década

Olhando para os últimos 10 anos, Xi disse que o país alcançou muitos “feitos históricos”.

“Abraçámos o centenário do Partido Comunista da China; inauguramos uma nova era de socialismo com características chinesas, erradicamos a pobreza absoluta e terminamos de construir uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos, completando assim o Primeiro Objetivo do Centenário”, disse, acrescentando que foram “feitos históricos” que ficarão para sempre registrados na história da nação chinesa e influenciarão profundamente o mundo.

Rumo à ‘modernização chinesa’

Explanando sobre a tarefa central do PCC na nova jornada à frente, Xi disse que o PCC levará o povo chinês a realizar o Segundo Objetivo do Centenário e promover o rejuvenescimento da nação chinesa em todas as frentes por meio de “um caminho chinês para a modernização”.

Os requisitos essenciais da modernização chinesa são defender a liderança do PCC e o socialismo com características chinesas, buscar um desenvolvimento de alta qualidade, desenvolver a democracia popular em todo o processo, enriquecer a vida cultural das pessoas, alcançar a prosperidade comum para todos, promover a harmonia entre a humanidade e a natureza, construindo uma comunidade humana com um futuro compartilhado e criando uma nova forma de avanço humano, de acordo com Xi.

“Ele contém elementos comuns aos processos de modernização de todos os países, mas é mais caracterizado por características próprias do contexto chinês”, disse.

Para construir um país socialista moderno em todos os aspectos, ele enfatizou ainda vários aspectos importantes, como a criação de um novo padrão de desenvolvimento e a busca de um desenvolvimento de alta qualidade, revigorando a China por meio da ciência e da educação e melhorando o bem-estar do povo.

“Nosso futuro é brilhante, mas ainda temos um longo caminho a percorrer”, disse Xi, pedindo ao Partido que enfrente obstáculos e dificuldades de frente, garanta o desenvolvimento e a segurança e se aprofunde para superar as dificuldades e desafios no caminho à frente.

FONTE: CGTN

SAIBA MAIS:

As 10 maiores cidades da China por população

China está a caminho de escapar das proibições de equipamentos de fabricação de chips dos EUA

Maior fundição da China causa alarme com produção de chipsets básicos de 7 nm

VÍDEO: China: de país pobre a superpotência

Supercomputador da China alcança o primeiro lugar global com modelo de IA em ‘escala cerebral’

A UEE e a China desenvolverão um projeto de um sistema financeiro internacional

Por que o Ocidente acha que a China deseja hegemonia global?

 

Subscribe
Notify of
guest

44 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Renato Lessa
Renato Lessa
1 ano atrás

Fato que a China assumiu a liderança global em diversas áreas, principalmente no campo econômico e científica.
Estamos no Século chinês.

George
George
Reply to  Renato Lessa
1 ano atrás

PCC. Nome bem sugestivo.

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
Reply to  George
1 ano atrás

O problema nos acrônimos e siglas é ainda pior do que nas palavras em geral, daí que se use entre nós PCCh como desesperada tentativa de diferenciar da outra sigla e não reforçá-la. Claro que isso é uma tolice pois o contexto já direciona a entender a sopa de letrinhas: se falamos da China não falamos de associações de criminosos. Mas o ser humano só é racional em lampejos ao passo sua loucura frívola é lux aeterna.

Wellington
Wellington
Reply to  Alex Barreto Cypriano
1 ano atrás

O PC é uma associação de criminosos.

WSilva
WSilva
Reply to  George
1 ano atrás

Não existe relação entre PCC e Partido Comunista da China, nenhum chinês sabe o que é PCC e muito menos sobre a facção criminosa brasileira na qual você quis fazer à conexão.

Partido Comunista da China em chinês mandarim é: 中国共产党.

Devo lembrar também que Mao em Mao Ze Dong(Mao Tsé Tung) nada tem a ver com o sujeito ter sido MAU ou porque só praticava o MAL.

Olha o nível que chegamos. rs

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  WSilva
1 ano atrás

é verdade.
Certos estão os mineiros, quando falam que o Putin tá Putin.

O cara deve estar bem nervoso

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Renato Lessa
1 ano atrás

no campo economico ainda não superou e cientifica tudo aponta que igualou.

Palpiteiro
Palpiteiro
Reply to  Carlos Campos
1 ano atrás

Os indicadores de produção científica mostram que já estão a frente

Digo
Digo
Reply to  Carlos Campos
1 ano atrás

A China já passou sim, na paridade do poder de compra.

Rui Chapéu
Rui Chapéu
1 ano atrás

” erradicamos a pobreza absoluta “

Se erradicaram mesmo, pq tem tanto chines vindo trabalhar por migalhas no brasil quase semi-escravo que trabalham todos os dias? Só ir num centro de sao paulo e conferir…

Se tava sem pobreza lá pq eles vem pra cá pra se tornar pobres?

Acredite quem quiser …….

Rogerio
Rogerio
Reply to  Rui Chapéu
1 ano atrás

Que nem o Loola disse q erradicou a pobreza no Brasil. Em 5 minutos do governo Temer ela voltou com tudo kkkk.

Alexandre
Alexandre
Reply to  Rui Chapéu
1 ano atrás

Você pode me explicar por quê quem vem ao Brasil esta condenado a ser pobre? Afinal o capitalismo neoliberal brasileiro deveria ser uma solução e não uma condenação para as vítimas dos regimes ” comunistas “. Ahhh, já sei! O capitalismo brasileiro é apenas para os brasileiros , para os chineses sobra apenas a miséria! De repente milhões de brasileiros viraram chineses? Maniqueísmo infantil é a base da retórica dos sofistas medíocres!

Luis H
Luis H
Reply to  Alexandre
1 ano atrás

condenado não está, mas é mais difícil prosperar aqui do q em país rico e bem estruturado. quem dera algum dia nas próximas décadas ou séculos o brasil chegue vagamente próximo de ser neoliberal, quanto mais minarquista ou libertário, ainda assim, com o pouco menos de socialismo q temos atualmente já é o suficiente para receber e ajudar uma parcela do povo da venezuela, cuba e argentina, principalmente. se busca a verdade e não apenas o prazer íntimo de parecer ter razão para justificar alguma preferência a priori, parece ter um longo caminho, felizmente existe muita informação disponível, o q… Read more »

pangloss
pangloss
Reply to  Rui Chapéu
1 ano atrás

Talvez a erradicação da pobreza inclua a expulsão do território chinês. Ou a eliminação física, pura e simples.

Ostrogodo
Ostrogodo
Reply to  Rui Chapéu
1 ano atrás

Rui, pq tantos brasileiros saem do brasil? A resposta pra sua pergunta está ai.

Slowz
Slowz
Reply to  Rui Chapéu
1 ano atrás

Tirar da pobreza não significa que virou rico ..

Não sei se você sabe .

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Slowz
1 ano atrás

é verdade.
Mas, no mínimo, tirar da pobreza seria tirar de uma situação que não precisasse ir morar, com sua família, em um outro país, cujos salários não são lá essas coisas, em uma cultura totalmente diferente, idiomas totalmente divergentes etc.

Luis H
Luis H
Reply to  Rui Chapéu
1 ano atrás

a china é aqui, não se pode criticar ursinho pooh nem o pcc com block imediato, viva a demogracinha e a pluralidade de ideias

Luis H
Luis H
Reply to  Luis H
1 ano atrás

amordaçando é fácil “ter razão”

Luis H
Luis H
Reply to  Luis H
1 ano atrás

agradeço pelo espaço e retiro o q disse.

Andreo Tomaz
Andreo Tomaz
Reply to  Rui Chapéu
1 ano atrás

Vc já perguntou se o sujeito é Chinês kkkk? Ainda sim, alguns que vêm pra cá acabam fazendo fortuna, e se não tivessem dinheiro não conseguiriam nem viajar ao Brasil e montar seu comércio.

WSilva
WSilva
Reply to  Rui Chapéu
1 ano atrás

A maioria dos chineses que você encontra no Brasil são de uma, duas gerações passadas. Nenhum chinês em sã consciencia hoje deixaria a China para vir morar no Brasil, especialmente os mais jovens. O Brasil para o chinês jovem é país de terceiro mundo, um vassalo dos EUA. É necessário entender também a diferença entre pobreza e pobreza absoluta, ainda existe muita pobreza na China, mas o trabalho feito para erradicar pobreza absoluta é realmente impressionante, fato reconhecimento mundialmente. Questionar a erradicação da pobreza absoluta na China trazendo pro debate chineses de uma, duas gerações passadas morando fora da China… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  WSilva
1 ano atrás

Ai o cara sai do paraíso chinês para um país de terceiro mundo vassalo dos EUA..

Não tem um lugar melhor não para ir ?

A real é que os únicos que gostam de viver a mercê do estado e de boca fechada…são vocês comunas criados pela vó tomando leite de pêra do Brasil

E o nro de chineses aqui não para de crescer e não são somente velhos que vem para cá..

Não sei qual o lugar do Brasil que você vive para falar uma m…. destas.

Last edited 1 ano atrás by Rodrigo Martins Ferreira
WSilva
WSilva
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

”Não tem um lugar melhor não para ir ?” Tem sim, olha o que é Singapura…75% da população é chinesa, um dos idiomas oficiais é chinês mandarim…Tá ruim? rs ”E o nro de chineses aqui não para de crescer e não são somente velhos que vem para cá..” Japoneses no Brasil também não para de crescer. Nesse ritimo, em 100 anos haverá mais japoneses fora do Japão do que dentro. rs Essa história de chinês jovem saindo da China para buscar vida melhor no Brasil é conversa pra boi dormir, isso foi lá trás, o cenário mudou muito. Apertem F5… Read more »

Luis H
Luis H
Reply to  WSilva
1 ano atrás

Singapura e china continental são opostos, não equivalentes. ainda q Singapura não fosse um caldeirão cultural e sim composta 100% de chineses continentais só os faria ainda mais semelhantes a situação de taiwan. a prosperidade de Singapura demonstra q etnia não faz diferença, a diferença está em priorizar liberdade individual e relações consensuais ou coletivismo e planejamento central forçado.

WSilva
WSilva
Reply to  Luis H
1 ano atrás

Errou. O modelo chinês foi baseado no modelo de Singapura que por sua vez tem grande influência confucionista, o próprio Deng Xiaoping disse que faria centenas de Singapuras dentro do território chinês. É inegável que Singapura inspirou Deng Xiaoping, e até hoje é o único modelo em que a China publicamente elogia e diz ser exemplar para ela. Aqui um trecho escrito por Erza Vogel, escritora da biografia de Deng. ‘“Deng admired what Lee had accomplished in Singapore, and Lee admired how Deng was dealing with problems in China. Before Deng’s visit to Singapore, the Chinese press had referred to… Read more »

Luis H
Luis H
Reply to  Luis H
1 ano atrás

espero q seu comentário seja aprovado. se for: “priorizar liberdade individual e relações consensuais (Singapura) ou coletivismo e planejamento central forçado (china).” não há como ser mais claro do q isso. vc argumenta q Singapura teve restrições políticas, sim, tal qual Coreia do Sul, Hungria, Letõnia, Indonésia, Polõnia, Ucrãnia, Lituania, etc, restrições destinadas a PROIBIR o discurso e símbolos como os da china, ou seja, são OPOSTOS. todas as abordagens coletivistas são ruins e algumas mais do q outras, as duas um pouco menos criminosas q vc mencionou são irmãs mais novas assumidamente socialistas em suas origens e seus discursos,… Read more »

WSilva
WSilva
Reply to  Luis H
1 ano atrás

Singapura não é uma democracia liberal como é Taiwan, você errou aqui. Existem mais semelhanças entre o modelo da China e Singapura do que Singapura e Taiwan. PAP, KMT e PCCh estão mais conectados do que o DPP de Taiwan, primeiro porque são chineses e orgulhosos da história e do povo chinês, já o DPP de Taiwan que originalmente também é chinês acha que mudou de genética e virou outro povo, segundo porque o DPP é uma aberração progressista trazida do ocidente, esse progressismo ocidental não é bem vindo na China e Singapura pois corrompe tradições e traz consigo a… Read more »

Carlos
Carlos
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

O socialismo deles experimentou um pouco de liberdade econômica e social que gerou este progresso, mas como todo regime socialista este também está cada vez mais pendendo para o totalitarismo. No mais com o recrudescimento para ter prosperidade neste tipo de regime tem que ser vassalo do governo, coisa que os betas que elogiam regimes totalitarios se dispõe a fazer, tem a ver com psicologia, os fracassados acreditam que somente tendo o governo para controlar todos os aspectos de sua vida irão ter sucesso e acaba que o governante de cerca destas pessoas. Observe a Russia, os vassalos contavam ao… Read more »

europeu
europeu
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Lá está você outra vez Rodrigo!! Só falta criticar o Partido Comunista Chinês, a ditadura do proletariado, perdão, do partido e o centralismo democrático! No fim daquele congresso votam todos de braço no ar e o Xi fica mais cinco anos! quer melhor democracia do que isto!? Vai ver que tem cem por cento dos votos! Quanto pouparam em campanhas eleitorais e esse tipo de modernices e vícios ocidentais!? Mas… pensando bem, em Portugal está tudo cheio de chineses e ontem o seu representante defendeu o regime chinês com unhas e dentes…!!! Também vêm imensos brasileiros que nós recebemos de… Read more »

Palpiteiro
Palpiteiro
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Amigo. De boa, para emitir esse tipo de comentário, é interessante conhecer bem o Brasil, outros países e a China. O desenvolvimento chinês é brutal. As cidades chinesas são de longe muito mais modernas que as brasileiras, dando a impressão de serem muito mais ricos que o Brasil. Lá, se tem também uma percepção de segurança muito maior que no Brasil. Não se pode misturar o sistema político com o sistema econômico. Estando lá, a percepção que se tem é que o modelo econômico é muito mais capitalista que em países ocidentais. Sem conhecer, acaba-se emitindo opinião baseada em pré… Read more »

Rui Chapéu
Rui Chapéu
Reply to  WSilva
1 ano atrás

Tá cheio de chinês jovem e que mal e mal sabem falar portugues…

Essa conversa de 2 gerações é balela pq antes eles nem podiam sair de lá.

Os que estão ai são tudo novos, então pq eles estão trocando a China pelo brasil?

Falar até papagaio fala, a realidade tá ai e é diferente do que vc escreveu.

WSilva
WSilva
Reply to  Rui Chapéu
1 ano atrás

”Tá cheio de chinês jovem e que mal e mal sabem falar portugues…” Consumo mídia chinesa todo dia e garanto para você que nenhum chinês jovem tem interesse no Brasil. Esses chineses jovens que você diz conhecer são frutos da primeira e segunda leva de chineses que vieram pro Brasil em busca de melhores oportunidades lá nos anos 90 e 2000. ”Os que estão ai são tudo novos, então pq eles estão trocando a China pelo brasil?” Há também muito japonês jovem no Brasil, então por que estão trocando o Japão pelo Brasil? rs rs Nenhum chinês, japonês jovem hoje… Read more »

Slowz
Slowz
Reply to  Rui Chapéu
1 ano atrás

Xi não tinha sido derrubado ? 😂😂 aceita cara supera ..

Luciano Prado
Reply to  Rui Chapéu
1 ano atrás

Aqui em Curitiba, os chineses que vejo, geralmente são proprietários de negócios.

WSilva
WSilva
1 ano atrás

Enquanto isso no Brasil dois patetas discutindo quem é menos corrupto, incompetente e menos mentiroso e mais de 100 milhões de brasileiros batendo palma pra esses loucos dançar…

Renato B.
Renato B.
1 ano atrás

O crescimento chinês é algo impressionante mas mantê-lo é um desafio cada vez maior. Porém, se tem um erro que eu acho que os chineses cometeram foi permitir múltiplos mandatos ao seu líder máximo. Como dizem: “Políticos e fraldas devem ser trocados de tempos em tempos, pelo mesmo motivo.” O sistema deles já tem uma tendência forte à autocracia e tirar um dos poucos freios é um convite ao desastre.

naval762
naval762
1 ano atrás

Tá cheio de wumao por aqui.

Jagdv#44
Jagdv#44
1 ano atrás

Socialismo “moderno”?

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
1 ano atrás

A China nada tem de socialista senão a palavra (bem esvaziada de sentido original e infectada de ressignificação manipulativa) na boca de seus líderes autoritários (pra mim, totalitários): Antônio Cândido, no que nos lembra Paulo Arantes, dizia que o socialismo era em toda parte uma idéia vitoriosa mas sempre derrotada (malograda) onde quer que chegasse ao poder (pense-se nos horrores do Stalinismo, denunciado quase em primeira hora no Darkness at Noon -O Zero e o Infinito-, 1940, do Koestler, que aliás sofreu anátema por isso). Curiosamente o capitalismo guiado por finanças é em toda parte uma prática (destrutiva e suicida)… Read more »

Luis H
Luis H
Reply to  Alex Barreto Cypriano
1 ano atrás

sou ateu mas alegra-me o fato pelo menos aventar alguma ojeriza ao mal na figura do capeta. agora só falta clarear as ideias e mudar de alinhamento.

Luiz Trindade
Luiz Trindade
1 ano atrás

Aprenderam com a derrocada da ex-URSS e agora utilizam a arma do inimigo para fortalecer o partido comunista chinês que usar a Bolsa de Valores. O ocidente já deu de bandeja todos os meios de produção para lá por ser mais barato. Vai ser muito difícil bater de frente com a China. Pode ser até possível mas tem de ter uma movimentação sobre a liderança do EUA como fizeram no passado para poder rivalizar, senão vai ser triste!

Cidadão das Sombras
Cidadão das Sombras
1 ano atrás
Cidadão das Sombras
Cidadão das Sombras
Reply to  Cidadão das Sombras
1 ano atrás

Entrevista com Chaz Freeman ex-embaixador americano na China e um internacionalista de peso nos EUA.