O Japão juntou-se aos países ocidentais na imposição de sanções à Rússia e forneceu ajuda humanitária, embora não militar, à Ucrânia desde a invasão russa da Ucrânia, lançada em 24 de fevereiro de 2022. Em fevereiro de 2023, o Japão ofereceu novo apoio financeiro à Ucrânia no valor de $ 5,5 bilhões.

O Japão enviou apenas coletes à prova de balas e outros equipamentos não letais para a Ucrânia. Sob as regras atuais, Tóquio só pode transferir aviões de guerra, veículos blindados e mísseis para países que desenvolvam e produzam o hardware em conjunto.

Atualmente, o exército japonês conta com 60 sistemas M270MLRS (Multiple Launch Rocket Systems). O Japão pode se oferecer para entregar à Ucrânia esse tipo de arma e complementar os sistemas M270 já doados pela França, Itália, Alemanha, Noruega e Reino Unido.

Citando o site “Nikkei Asia”, o governo japonês e a coalizão governista devem iniciar um debate sobre a exportação de armas após as eleições locais em abril, em deferência a Komeito. Isso deixaria um tempo limitado antes de Kishida comparecer à cúpula do G-7.

O Japão tem regras estritas que regem a exportação de armamentos, descritas nos Três Princípios sobre Exportação de Armas. Esses princípios foram estabelecidos em 1967 e foram revisados ​​várias vezes, mais recentemente em 2014.

Os Três Princípios estabelecem que o Japão não deve exportar armas para países que estejam envolvidos em conflitos ou que possam se envolver em conflitos, nem para países que não atendam a determinados padrões internacionais. Além disso, o Japão não exportará armas com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de capacidades militares que representem uma ameaça à paz e segurança internacionais.

Esses princípios limitaram historicamente a capacidade do Japão de exportar armas, embora o governo tenha recentemente tomado medidas para afrouxar essas restrições a fim de promover a cooperação de defesa com aliados e apoiar os fornecedores de defesa japoneses. No entanto, o Japão ainda mantém controles rígidos sobre a exportação de certos tipos de armamentos e tecnologias, principalmente aqueles que podem ser usados ​​para desenvolver armas de destruição em massa.

A indústria de defesa japonesa é composta por várias grandes empresas que desenvolvem e fabricam produtos relacionados à defesa, incluindo Mitsubishi Heavy Industries, Kawasaki Heavy Industries e Toshiba.

Essas empresas produzem uma variedade de equipamentos de defesa, incluindo navios, submarinos, caças, helicópteros e sistemas de mísseis. Nos últimos anos, o governo japonês procurou aumentar o investimento em pesquisa e desenvolvimento de defesa para aumentar as capacidades de autodefesa do país.

FONTE: AmyRecognition

NOTA DO EDITOR: o Japão adquiriu 99 unidades do lançador M270  e pretende se desfazer delas para se concentrar em sistemas com alcance maior, conforme tuite abaixo.

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ildo
Ildo
1 ano atrás

Vamos ajudar o Army Recognition com um título mais adequado geopoliticamente:

EUA estuda (ordena) opções do Japão para exportar armas para a Ucrânia

Nei
Nei
Reply to  Ildo
1 ano atrás

Puro ciúmes neste comentário.

Japão quer doar, é problema deles!

Ildo
Ildo
Reply to  Nei
1 ano atrás

O que tu chama de “ciúmes” (?) eu chamo de Geopolítica.

O Japão desde 1945 não tem Política de Estado e Soberania Nacional. É território ocupado. Embarca automaticamente em todas a guerras dos EUA ou apoiadas por eles.

Toda sua geopolítica é ditada por Washington.

Walsh
Walsh
Reply to  Ildo
1 ano atrás

Ai meu deus que raivinha, o Japão não faz o que eu quero, faz o que eles acham certo. Como ousam?!

Rui Mendes
Rui Mendes
Reply to  Ildo
1 ano atrás

Vocês deliram, só pode, devem pensar que todos são fan-boys dos EUA, dos Russos ou Chineses, os países não podem pensar em agir por si próprios, que vem logo a ladaínha do costume.
O Japão é uma grande potência, não obedece a ninguém, a não ser aos Japoneses, agora têm aliados e a ajudar alguém, ajuda os seus aliados, nomeadamente o maior de todos os seus aliados, os EUA.

Last edited 1 ano atrás by Rui Mendes
Ildo
Ildo
Reply to  Rui Mendes
1 ano atrás

O Japão não é aliado de ninguém; é território ocupado pelos EUA e quem dita sua Política de Estado é Washington desde 1945.

História e geopolítica.

Chevalier
Chevalier
Reply to  Ildo
1 ano atrás

Mimimi. Ai tudo é culpa dos EUA! A gente pode massacrar civis em Bucha, crime humanitário a torto e a direito, bomabrdear cidades, pq os EUA…
Quanto mais aço na cabeça da união soviética melhor.

Ildo
Ildo
Reply to  Chevalier
1 ano atrás

EDITADO

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Wellington R. Soares
Wellington R. Soares
1 ano atrás

Logicamente o maior sofrimento está sendo para o povo Ucraniano. Não consigo nem imaginar de ver tudo destruído, sua casa, empresa onde trabalha, carro e ainda por cima vários conhecidos mortos, porém tenho certeza que a Rússia não estava esperando tanta doação militar para Ucrânia.
Até esses dias tinha certeza que mais cedo ou mais tarde a Rússia iria conseguir os seus objetivos, hoje já não tenho mais tanta certeza.