Os sinais de que a tão esperada contra-ofensiva da Ucrânia começou estão aparecendo.

Satélites militares dos EUA – que podem rastrear lançamentos de artilharia e mísseis – captaram maior movimento de posições ucranianas e o Ministério da Defesa da Rússia disse que a Ucrânia lançou um ataque de “grande escala” ao longo de cinco áreas no sudeste da província de Donetsk e que as tropas de Moscou o repeliram ( um alegação que a Ucrânia nega ). Um oficial do DoD também disse ao NatSec Daily que a contra-ofensiva começou oficialmente.

Alguns especialistas concordam. “Acho que estamos vendo os estágios iniciais”, disse MICHAEL KOFMAN , diretor do programa de estudos da Rússia no Centro de Análises Navais e um dos principais analistas da guerra. Ele acrescentou, no entanto, “este ainda não é o esforço principal”.

É importante ressaltar que as autoridades ucranianas negam que a manobra esteja em andamento. “Todas as notícias do ‘grande começo’ são propaganda russa. Eles estão tentando desviar a atenção de seu fiasco em Bakhmut”, disse um oficial de defesa ucraniano que, como outros, manteve o anonimato para discutir uma operação militar delicada. “Acompanhe apenas as notícias oficiais da Ucrânia se quiser saber a verdade”, tuitou MYKHAILO PODOLYAK , conselheiro do presidente VOLODYMYR ZELENSKYY .

A Ucrânia se preocupa com sua segurança operacional. Kiev divulgou um vídeo no fim de semana de tropas colocando o dedo nos lábios, pedindo menos especulações sobre a contra-ofensiva. ” Plans Love Silence “, dizia o slogan.

Mas no sábado, Zelenskyy disse ao Wall Street Journal que seus militares estavam prontos para partir. “Não sei quanto tempo vai demorar”, disse ele. “Para ser honesto, pode acontecer de várias maneiras, completamente diferentes. Mas vamos fazer isso e estamos prontos.”

O governo Biden, por sua vez, está calado. Outro oficial do DoD disse que o Pentágono estava vendo um “aumento” na atividade militar ucraniana, mas não confirmou que isso significasse que a contra-ofensiva estava acontecendo agora. O Conselho de Segurança Nacional também recusou vários pedidos de comentários, em vez disso nos indicou a Ucrânia para comentar sobre suas próprias operações. Mas o porta-voz do NSC, JOHN KIRBY , disse do pódio da Casa Branca que “o presidente está confiante de que fizemos tudo o que pudemos” para ajudar a Ucrânia a ter sucesso.

Então, a contra-ofensiva está acontecendo ou não? As autoridades americanas dizem que sim, os ucranianos dizem que não. A partir de agora, o equilíbrio das evidências parece estar do lado americano.

“As autoridades americanas acreditam que a Ucrânia desenvolveu células de sabotagem dentro da Rússia compostas por uma mistura de simpatizantes pró-ucranianos e agentes bem treinados neste tipo de guerra. Acredita-se que a Ucrânia tenha fornecido a eles drones fabricados na Ucrânia, e duas autoridades dos EUA disseram à CNN que não há evidências de que qualquer um dos ataques com drones tenha sido conduzido usando drones fornecidos pelos EUA ”, escrevem eles.

Não está claro quem, precisamente, está controlando os agentes e ativos, embora as autoridades americanas acreditem que elementos da comunidade de inteligência da Ucrânia sejam os culpados mais prováveis. Em maio, o Washington Post informou que Zelenskyy estava planejando ataques ousados ​​dentro da Rússia, citando documentos vazados da inteligência dos EUA.

RECOMPRA: Aparentemente, a Rússia está comprando de volta equipamentos militares que havia vendido anteriormente a Mianmar e à Índia, relatam YUKO SEKI e SHOTA FUJII do Nikkei Asia.

Uma revisão dos dados de liberação alfandegária mostra “recompras russas de peças para tanques e mísseis que foram exportados para Mianmar e Índia”, escrevem eles. “A Rússia pode reimportar os componentes para melhorar as armas mais antigas destinadas ao uso na Ucrânia, contando com a ajuda de países com os quais mantém laços militares de longa data.”

Por exemplo, a UralVagonZavod, uma fabricante russa de tanques, importou cerca de US$ 24 milhões em produtos militares de Mianmar em dezembro de 2022. Os produtos adquiridos foram fabricados pela UralVagonZavod.

A notícia chega quando o Ocidente continua a restringir as importações russas de componentes necessários para armar suas forças armadas, forçando Moscou a encontrar novas respostas para seus problemas de equipamento.

FONTE: Politico

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Douglas Targino
Douglas Targino
10 meses atrás

Olha, eu sendo a Rússia pediria logo ajuda ao Brasil para acabar com isso! Enviaríamos duas pessoas na qual por medida de segurança, não posso falar os nomes, mas onde uma delas iria da 24 horas para a Ucrânia acabar com a guerra e a outra iria roubar todas as armas dos Ucranianos fazendo-os se render.

Last edited 10 meses atrás by Douglas Targino
MFB
MFB
Reply to  Douglas Targino
10 meses atrás

Se a solução for roubar os ucranianos, não seriam apenas duas pessoas como opção. Pode colocar uns milhões aí. Se tem uma coisa que o brasileiro bom é se fantasiar de honesto e praticar as mesmas pequenas corrupções e safadezas em geral diariamente. A palhaçada aqui é universal, seja você um mane de vermelho ou um mane com camisa da CBF.

Nativo
Nativo
Reply to  MFB
10 meses atrás

PERFEITISSIMO o comentário.

Vitor
Vitor
Reply to  MFB
10 meses atrás

Acertou no alvo.

Augusto
Augusto
Reply to  MFB
10 meses atrás

Isso e verdade, infelizmente faz parte da nossa cultura, e ainda falamos “orgulhosos” do nosso “jeitinho” de fazer as coisas.

MFB
MFB
10 meses atrás

A Rússia, para variar um pouco, já “repeliu” uma coisa que mal começou. Nesse ritmo fabuloso, em um mês eles já terão destruído todos os f-16 que ainda não chegaram e conquistado Kiev. Segundos os números de Moscou, eles já derrotaram o exército ucraniano algumas vezes. Deve ser um exército zumbi e os russos estao esquecendo de atirar na cabeça.

Last edited 10 meses atrás by MFB
Kommander
Kommander
Reply to  MFB
10 meses atrás

Pelo menos existem imagens e vídeos. Se você não quer acreditar, é só continuar assistindo CNN.

Charles António Conga Cassicai
Charles António Conga Cassicai
Reply to  MFB
10 meses atrás

Será que você ainda não viu o vídeo de um Leopard a arder? Deveria ter-sido levado para a linha da frente para contabilizar tudo o que está ardet da Ucrânia!

Utama
Utama
Reply to  Charles António Conga Cassicai
10 meses atrás

A colheitadeira Massey Fergusson modelo Leopard 2 são muito vulneráveis a ataques de helicópteros, estão sendo explodidas aos montes.

Nilo
Nilo
10 meses atrás

A afirmação do início da contra ofensiva tem vindo dos americanos como dos russos, tem sido consistente as notícias por parte dos dois no dia de hoje 05/06/23, menos do Zé Lascado, que vacila em dar a notícia com receio do fiasco ou medo de não apresentar uma vitória convicente aos europeus e americanos.

MFB
MFB
Reply to  Nilo
10 meses atrás

Eu não entendo esse termo Zé lascado. Se o presidente de um país é um tal de Zé lascado, vossa senhoria seria Zé o que? Quem?

Last edited 10 meses atrás by MFB
Nilo
Nilo
Reply to  Nilo
10 meses atrás

Tropas da Ucrânia está se concentrando na área de Vuhledar-Velyka Novosilka.
Ponto fraco, Aguardemos rsrsrs

Last edited 10 meses atrás by Nilo
Arthur
Arthur
10 meses atrás

E aí? Vamos fazer um batuque para tudo dar certo desta vez? Na boa, a gente chega numa encruzilhada com galinha, pipoca, doces e evoca algumas entidades ucranianas que recentemente foram para o além. E vamos torcer para que desta vez a coisa engrene, ao invés de ouvir as ladainhas de sempre, do tipo: “foi mal”, “deu ruim”, “são coisas do futebol”, etc.

Fernando
Fernando
10 meses atrás

O duro é fazer uma contra ofensiva e deixar Kiev desguarnecida. Os russos são arcaicos em certos planejamentos, mas não são bobos.
A Ucrânia tem um grande dilema. Eles não tem tropas e nem equipamentos suficientes para armar uma grande ofensiva e defender Kiev ao mesmo tempo. A Rússia está melhor nesse aspecto, uma vez que pode bombardear de seu próprio território e sua força aérea ainda está praticamente intacta.

Georgenor Gomes
Georgenor Gomes
Reply to  Fernando
10 meses atrás

Quem falou pra vc que kiev tá abandonada? Duvido kkkk

Fernando
Fernando
Reply to  Georgenor Gomes
10 meses atrás

Eu não disse que Kiev está desguarnecida. Eu só comentei que para fazer uma grande contra ofensiva, vai demandar muitas tropas e equipamentos militares, artigos que a Ucrânia não em quantidade no momento. Então, “SE” os ucranianos botarem todas suas forças no fronte, ficarão suscetíveis em outros pontos

Utama
Utama
Reply to  Fernando
10 meses atrás

Kiev está a mil km do soldado russo mais próximo. Não está mais ameaçada. Acredito que queira dizer que essa contra-ofensiva pode tirar recursos de outros setores da linha de frente

Marco Aurélio
Marco Aurélio
10 meses atrás

São tantas notícias a favor da Ucrânia, com a Otan ajudando com armas, os EUA com empréstimos, de batalhas ganhas, russos morrendo e perdendo equipamentos, que a Ucrania já deve estar chegando às portas de Moscou na semana que vem!

Paulo Roberto de Oliveira santos
Paulo Roberto de Oliveira santos
10 meses atrás

Eu acho quê esses comentários deveria ser restritos somente para quem realmente entendessem sobre o assunto ,,
São tantos ________________________

EDITADO:
3 – Mantenha o blog limpo: não use palavras de baixo calão ou xingamentos.

Comentários não são restritos para quem “realmente entende sobre o assunto”, mas são restritos para pessoas educadas e para aqueles que querem aprender, debater e compartilhar conhecimentos.

Last edited 10 meses atrás by Franz A. Neeracher