LM, Oshkosh e AM General selecionadas para a próxima fase do JLTV

1

Os três grupos selecionados para a próxima fase do renascido programa JLTV (Joint Light Tactical Vehicle), cujo propósito é buscar um utilitário leve de emprego tático que substitua parte dos atuais Humvee, receberam contratos para produção de 22 prototipos em até um ano.

O programa passou por um processo de “simplificação” e parte das exigências foram retiradas, refletindo em um custo de aquisição que não ultrapasse US$ 250 mil por unidade (considerando valores de 2011).

Sendo assim os grupos BAE Systems, Navistar e GTV foram eliminados do programa. A AM General, fabricante do atual Humvee, participou de duas maneiras. Como integrante do consórcio GTV (em conjunto com a Geneal Dynamics Land Systems) e independentemente, sendo classificada no segundo caso com uma proposta que não fazia parte da fase inicial do programa.

Depois da fase EMD (Engineerind and Manufacturing Phase), o Pentágono espera dar início ao LRIP (Low Rate Initial Production) e selecionar apenas uma das três propostas.

Este é um dos maiores programas de veículos sobre rodas do planeta, com a provável compra de 50 mil veículos pelo Exército dos EUA, além de outros 5.000 para os Fuzileiros (US Marines).

A AM General compete com o BRV-O (Blast-Resistant Vehicle – Off Road). O modelo da Lockheed Maritm é uma variante mais simples do seu veículo MRAP  (foto acima) e a Oshkosh concorre com o L-ATV, derivado do MRAP M-ATV.

VEJA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bosco Jr
Bosco Jr
11 anos atrás

Independente de quererem um veículo utilitário mais resistente em combate que o Humvee, sempre haverá a necessidade de um veículo utilitário menos “guerreiro” e mais utilitário.
Não seria melhor então reduzir a quantidade de Humvees e aumentar a quantidade de ASVs (M1117) ao invés de introduzir outro veículo?